Autor Tópico: Notebook PARRUDO para edição + games  (Lida 8567 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Online: 21 de Outubro de 2020, 21:47:21
Fala pessoal, beleza? Tô meio sumido mas tô por aqui rsrs

Estou em busca de um Notebook para edição que vá me atender por uns bons anos, e que seja bom pra jogos também pq ninguém é de ferro rsrs

Hoje tenho um Macbook Pro 2015 com Core i5, 8gb de Ram e SSD. Pro dia a dia atende bem, pra edição no Lightroom já dá uma patinada e pra edição de vídeos no Premiere tem que ter bastante paciencia e perseverança, mas DÁ pra fazer.
Esse notebook fica 98% do tempo com a minha esposa (meio que dei pra ela), é uma ótima máquina pra ela tocar o negócio dela e pra levar pra cima e pra baixo, e quando eu for nos eventos pretendo levar ele pra fazer os backups lá no local.

Porém preciso de uma máquina PRA MIM, pra que eu possa fazer minhas edições e jogar meus joguin sem precisar ficar pegando o notebook dela e atrapalhando o trampo dela. Estou sofrendo aqui com um notebook emprestado que mal abre 3 abas do Chrome sem sofrer.

Dito isto, estava de olho em 2 máquinas a principio:

- Avell Liv C62 RTX
- Lenovo Legion i5

Ambos rodando Core i7 10705H com 16gb DDR4, SSD NVME e placa de vídeo RTX 2060. Na minha concepção é uma maquina parruda que vai me suprir por boons anos, e é isso que eu quero.

Vocês teriam alguma outra recomendação? De outros modelos, marcas que tenham um bom custo (o preço desse Avell é meio salgadinho, mas pelo visto tem uma tela boa tanto pra games quanto pra edição).
Sei que o dólar não tá ajudando e que talvez o ideal seja esperar mais um pouco, mas não é tão urgente assim.

Por que não um Desktop? Pq ultimamente minha vida tá muito móvel, até mesmo dentro de casa rsrs. Não fico mais sentado no escritório, sempre estou em um cômodo diferente, às vezes na casa dos pais, dos sogros, etc...

Valeuuu
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2020, 21:52:57
O melhor custo benefício é acer nitro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2020, 22:55:21
Por que não um Desktop? Pq ultimamente minha vida tá muito móvel, até mesmo dentro de casa rsrs. Não fico mais sentado no escritório, sempre estou em um cômodo diferente, às vezes na casa dos pais, dos sogros, etc...

Eu também escolhi um laptop (no caso, um Asus TUF com Ryzen 7-3750H), pelo mesmo motivo, além do preço ser quase o mesmo que de um desktop com "mesmo processador". As aspas são porque o H do meu processador significa que ele é pra laptop, e que tem desempenho pior que do equivalente desktop. Não sei quanto pior, mas sugiro investigar.

Finalmente, uso meu computador pra edição de fotos, vídeos, pra CAD e modelagem 3d. A única hora em que sinto lentidão é no Windows Explorer:shock:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2020, 11:51:23
Dell Alienware, são muito rápidos mas não são baratos.
Os Dell G5 também são excelentes

Mas se você tem Mac, já tentou o FinalCut ? É muito mais rápido que o Premiere.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2020, 11:57:04 por AFShalders »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.709
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2020, 13:33:56
Dell Alienware, são muito rápidos mas não são baratos.
<...>

Pooorr@! R$28k. (a partir de)
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2020, 13:45:25
O melhor custo benefício é acer nitro.

Opa, vou dar uma olhada mais com calma. Mas unico porém pelo que eu vi aqui é que os Nitro não suportam a placa de vídeo RTX né, só as GTX. Sei que são placas boas, mas eu tenho um receio de daqui a uns 2 ou 3 anos elas já começarem a dever alguma performance, sabe? Mas o custo x benefício pareceu bom sim.

Dell Alienware, são muito rápidos mas não são baratos.
Os Dell G5 também são excelentes

Mas se você tem Mac, já tentou o FinalCut ? É muito mais rápido que o Premiere.

É, uma pena que os Alienware aqui tem um preço tão inconcebível  :(
Os G5 eu estava desconsiderando pelo mesmo motivo que comentei acima pro vange, mas acabei de ver que dá pra configurar ele com a RTX e aí fica bem no nível dos que eu estava vendo. Vou considerar ele também.

Sobre o Mac, não cheguei a testar ainda o FinalCut, mas meu problema maior tá sendo USAR o Mac mesmo hahaha. Ficar rachando 1 notebook entre eu e a minha esposa não vai dar certo
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2020, 13:54:04
Pra ser sincero, notebook eu não vejo muito esses detalhes não.
Só vejo se é dedicada e se a memoria ram não está soldada.
E hoje estou favorecendo os com slot M2 além do sata.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2020, 14:20:55
É, uma pena que os Alienware aqui tem um preço tão inconcebível  :(
Os G5 eu estava desconsiderando pelo mesmo motivo que comentei acima pro vange, mas acabei de ver que dá pra configurar ele com a RTX e aí fica bem no nível dos que eu estava vendo. Vou considerar ele também.

Sobre o Mac, não cheguei a testar ainda o FinalCut, mas meu problema maior tá sendo USAR o Mac mesmo hahaha. Ficar rachando 1 notebook entre eu e a minha esposa não vai dar certo

O G5 é bem configurável e o preço acho que compensa, principalmente levando em conta a garantia da Dell.
Acho que dá até para escolher a tela.

O FinalCut é bem legal, bem fluido. Concordo sobre comunhão de notebooks ser um problema sério haha... Ainda bem que não preciso de note com alta performance, senão estava lascado mesmo. O mais rápido que tenho aqui é um Acer Aspire 5 i7 com uma Nvidia 940MX haha... Ainda assim o hardware dele dá de dez no MBP antigo que é i5 e HD4000 ... Mas o ridículo é que mesmo esse MBP roda bem o iMovie e o FinalCut aceitavelmente. Óbvio que para 4K fica pesado, mas funciona melhor que o Acer com o DaVinci Resolve no Windows 10.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2020, 14:21:37 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2020, 14:49:47
Tem os Lenovo Legion 5i, bem bons. Só não sei quanto a tela deles.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2020, 15:57:39
Mas o ridículo é que mesmo esse MBP roda bem o iMovie e o FinalCut aceitavelmente. Óbvio que para 4K fica pesado, mas funciona melhor que o Acer com o DaVinci Resolve no Windows 10.

software otimizado para o hardware é foda as vezes.... :D 8-)
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2020, 16:12:42
software otimizado para o hardware é foda as vezes.... :D 8-)

Pois é. Mas no caso acho que a diferença é o SO mesmo.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2020, 16:13:06 por AFShalders »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2020, 17:44:20
Vou falar sobre a minha experiência...
Um Dell G7 e um Alienware. Os dois tem o mesmo processador mas o Alienware é bem mais rápido! Agora em placa de vídeo o meu Alienware tem uma muito superior então não tem comparação.
Eu sempre opto pelo Dell e compro a garantia. Tenho pelo menos 3 anos (5 no alienware) sem dor de cabeça e a assistência é em casa em até dois dias. Avell você tem que mandar o micro para a fábrica por Sedex (e tem que pagar o envio).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2020, 18:08:25
Agora o que eu acho legal e interessante :
Processador ser i7 no mínimo oitava geração é obrigatório se quer um micro potente e que daqui a anos ainda seja muito rápido. Fuja da linha U que é baixa voltagem e não prioriza performance.
Ddr4 em Dual channel também é obrigatório. Se quer performance opte por 2x16gb. Daqui a uns 3 anos se precisar faça o upgrade para 2x32gb.
SSD tem que ser m2 nvme para performance. Escolha um que a taxa de leitura seja pelo menos 3000 e escrita 1500 (o ssd Sata fica na média de 400, para você ter uma idéia da diferença de performance).
Placa de vídeo aí é com você.... Eu edito em uma GTX 1050ti e em uma Rtx 2080. Sinceramente dá para editar em FHD na 1050 de boa. Para exportar demora mais. Agora em 4k tem que ser na 2080 mesmo
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2020, 15:54:03
E esqueci de um detalhe :
O Alienware tem a opção de usar uma placa de vídeo externa - chama Amplificador Gráfico. Você compra o case da Dell, coloca uma placa, pluga no notebook e passa a usar a gpu mais potente sem precisar trocar o micro. Se não engano Razer e MSI também tem isso.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2020, 19:53:33
Agora o que eu acho legal e interessante :
Processador ser i7 no mínimo oitava geração

Eu tinha esquecido desse detalhe. Parece que as gerações anteriores não sabem decodificar o h.265 ( sei lá quais outros formatos) direito. O meu computador anterior era um i7 com 16 Gb e nem tocava vídeo h.265 direito. A edição era uma tortura.