Autor Tópico: Notebook PARRUDO para edição + games  (Lida 8574 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #60 Online: 31 de Dezembro de 2020, 15:33:21
Resumindo, por melhor que seja o notebook, resfriamento sempre será o tendão de Aquiles e conseguentemente o desempenho por causa do throttle na frequencia de clock para manter a temperatura dentro dos parâmetros operacionais. Dá para entender pefeitamente por que os notes gamers Alienware usam aqueles sistemas super complicados. O problema é o preço dessas coisas...
Exatamente! E tem outra: os Alienware tem um perfil que permite trabalhar mais "quente". O limite do meu processador para a Intel é 100°. Então é normal o processador ficar em 90° quando usado em 100%. Isso após a troca da pasta porque antes batia 100 fácil
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 31 de Dezembro de 2020, 20:15:39
Uma opinião, de um ângulo um pouco diferente mas que tem tudo a ver, não se trata de CPU e PC e sim de placas de efeito peltier e dissipadores, para sistemas de resfriamento a sério para uso industrial e científico.

Em 2019-2020 fiz alguns protótipos usando unidades peltier de 15 a 30 amperes, ou seja, BEM potentes ! O fator crítico é a remoção do calor da face quente com a máxima eficiência possível.

Testei diversos tipos de interfaces de acoplamento entre as placas e os dissipadores: alumina, elastomeros diversos, grafeno, pasta comum de óxido de zinco, pastas com coloide de prata, cobre, etc.

Quanto às pastas térmicas, a diferença foi muito pouca, não chegando a 5% se a coisa toda for feita da maneira correta, ou seja: aplica-se uma camada finissima, espalhada homogeneamente. O maior problema é sempre causado pelo acoplamento errado, ou seja, superfícies irregulares nos dissipadores e pressão de contato mal distribuida, o que causa pontos mais quentes e mais frios nas superfícies. Isso tudo foi checado com um termovisor FLIR.

O que resolveu melhor o problema foi lixar a base do dissipador com lixa 2000 até ficar espelhada. Esse procedimento tem que ser checado muitas vezes durante o processo a fim de manter a superficie absolutamente plana, o que é feito com a ajuda de uma placa de vidro e uma gota de um óleo colorido.

Feito isso, mesmo com uma pasta barata, aplicada de forma a obter uma camada finissima e um dissipador com a base polida, a diferença de eficiência é imensa.
Bem legal.

Eu sempre vi que realizar o lapping melhora bem as temperaturas.
Tem um pessoal que faz na base do cooler e na tampa do cpu também.
Outros até fazem delid para trocar a pasta interna do cpu.

Sempre quis fazer lapping mas tive preguiça kkk
Após lixar lembro que deveria passar polidor de metais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #62 Online: 31 de Dezembro de 2020, 21:49:44
Bem legal.

Eu sempre vi que realizar o lapping melhora bem as temperaturas.
Tem um pessoal que faz na base do cooler e na tampa do cpu também.
Outros até fazem delid para trocar a pasta interna do cpu.

Sempre quis fazer lapping mas tive preguiça kkk
Após lixar lembro que deveria passar polidor de metais.

O mais fácil e com lixa d'água, 1200 depois 2000 mas tem que ter cuidado para ficar realmente plano senão o problema piora.
Polidor de metais é para o acabamento final mesmo.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #63 Online: 01 de Janeiro de 2021, 12:26:36
Olha, se for desktop o mais fácil é colocar um watercooler. Compra um da CoolerMaster ou outro de primeira linha. Pode usar até pasta de dente que ele deixa a temperatura baixa... Kkkkkkk
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


vivie.fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #64 Online: 13 de Novembro de 2021, 19:37:51
O melhor custo benefício é acer nitro.

Cara eu tenho um Acer Nitro 5 eu acho muito top. tem um vídeo no youtube que mostra ele.


vivie.fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #65 Online: 13 de Novembro de 2021, 19:43:20
Olha, se for desktop o mais fácil é colocar um watercooler. Compra um da CoolerMaster ou outro de primeira linha. Pode usar até pasta de dente que ele deixa a temperatura baixa... Kkkkkkk

Cara você já viu o as placas mães x99 e os xeon? da uma olhada são bem top e bem mais barato. Se você não conhece da uma olhada nesse vídeo aqui.