Autor Tópico: Tecnólogo em Fotografia: Belas Artes ou Unip?  (Lida 1585 vezes)

JonathanV

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 22 de Outubro de 2020, 04:42:44
Olá Pessoal!

Decidi fazer um Tecnólogo em Fotografia, pois um curso técnico ou livre não me satisfaz, já que preciso de uma graduação para seguir uma carreira acadêmica, com um mestrado em Cinema, que é meu sonho.
Sempre me interessei por fotografia, comprando livros teóricos e vendo documentários, além do conhecimento que adquiri através do cinema, mas nunca tive uma câmera profissional, entendo pouco de lentes, técnicas desse tipo.

Alguém ai é formado pela Unip ou pela Belas Artes aqui em SP?
(Pois são as únicas que eu conseguiria uma bolsa integral para poder estudar, pois teria muito gastos com os equipamentos, o que impossibilitaria eu pagar por qualquer tipo de curso.)

Gostaria de saber se vale a pena, qual é a que vocês me recomendam, etc. ou acaba sendo tudo igual, já que fotografia é um tipo de graduação que você aprende mais na prática e por fora das faculdades?

Agradeço muito desde ja!
Valeu!!!  :D :ok: 8-)


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2020, 14:29:52
Jonathan, seja bem vindo ao fórum.

Você comparou o currículo de cada curso? Porque dependendo das disciplinas ofertadas um deles vai ser mais interessante para suas necessidades.

Outra coisa que poderia fazer e entrar em contato com o coordenador de cada curso para conhecer melhor a proposta de cada um.

É  perfeitamente possível apreender fotografia sendo auto-ditada, fazendo cursos livres e workshops. Mas, se você quer seguir uma carreira acadêmica, não tem jeito, a porta de entrada é um curso de graduação. :ok:

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2020, 20:09:15
De todos os amigos que eu conversei que fizeram fotografia a unanimidade é que a prática é muito superior ao que aprende na faculdade. Acho que vale por conta da sua idéia de um mestrado em cinema (aliás, existe  em Cuba um curso de cinema incrível.... Eu queria fazer mas não é barato para estrangeiro).
Agora se sua vontade é aprender a fotografar a pior escolha é uma faculdade de fotografia (na minha opinião considerando duração do curso, tempo e investimento)
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2020, 13:54:04
Acho que o curso de tecnólogo é voltado para o mercado de trabalho. Se você pretende seguir a carreira acadêmica acredito que a graduação regular - que não precisaria ser necessariamente de fotografia - facilitaria encontrar um professor para a sua orientação no mestrado.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2020, 14:08:45
Cursos Superiores de Tecnologia são considerados de graduação.

Conforme a Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2020, 14:11:37 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2020, 12:51:16
Cursos Superiores de Tecnologia são considerados de graduação.

Conforme a Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”.
Sim, eu sei, mas os cursos regulares de graduação, ou seja, aqueles que têm duração mais longa em relação ao de tecnólogo, são melhores "vistos" aos olhos dos orientadores para o mestrado acadêmico. Por exemplo, a agência de fomento à pesquisa FAPESP não aceita solicitação de bolsa de mestrado de candidato que esteja cursando  mestrado profissional.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2020, 19:07:24
Sim, eu sei, mas os cursos regulares de graduação, ou seja, aqueles que têm duração mais longa em relação ao de tecnólogo, são melhores "vistos" aos olhos dos orientadores para o mestrado acadêmico. Por exemplo, a agência de fomento à pesquisa FAPESP não aceita solicitação de bolsa de mestrado de candidato que esteja cursando  mestrado profissional.

Entendi. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2020, 20:58:39
O Senac talvez seja a mais tradicional faculdade de fotografia do BR.

Bacharelado em 3,5 anos diurno:
https://www.sp.senac.br/graduacao/curso/bacharelado/fotografia

Pelo que vi agora eles tem tbm curso no nível de tecnólogo, 2 anos:
https://www.sp.senac.br/graduacao/curso/tecnologia/fotografia

Conheço varias pessoas que se formaram ali.
Conhecimento importa mais que equipamento.