Autor Tópico: Canon 6d Mark II nova no Mercadolivre pelo mesmo preço da B&H: sonho ou golpe?  (Lida 3917 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Galera, é claro que deve ser golpe. Mas eu trouxe a informação aqui para alertar quem não está acostumado a negociar por lá, ou mesmo para quem vai comprar uma câmera, não sabe bem qual o valor médio dela e pode ficar tentado a arriscar.

Encontrei ontem no Mercadolivre um vendedor anunciando o corpo da 6D Mark II nova por valores até menores do que é cobrado hoje na B&H. Hoje ela custa no site da B&H $1,399
o que no câmbio de hoje dá em média R$ 7.820 (sem frete, sem imposto, apenas o valor do site).

O vendedor tem nada menos que uns 25 anúncios diferentes de 6D Mark II, todos bem parecidos, com o preços variando entre R$7.342,99 até R$8.952,30. Anunciada com garantia, nova. Alguns anúncios até com brindes como cartão e bolsa. A entrega é sempre "a combinar com o vendedor". Fiz algumas perguntas em alguns deles, querendo saber se era nova, se tinha garantia, etc. A resposta foi apenas um lacônico "sim".

Vou deixar o link do anúncio mais barato pra quem quiser ver e ficar esperto: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1691579215-canon-6d-mark-ii-corpo-fullframe-garantia-novo-_JM#position=38&type=item&tracking_id=c8bd31c9-16a6-47aa-a96d-00866f3a01a6
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
A entrega é sempre "a combinar com o vendedor".

O Mercado Envios não permite mais envios baterias, então agora quando se trata de câmeras a entrega é quase sempre "a combinar com o vendedor", só de vez em quando que "escapa" do radar deles.

Se não for golpe, provavelmente essa câmera é dos mesmos fornecedores dos xing ling da Av. Paulista, ou seja, contrabando. Lá eles conseguem fazer os preços iguais da B&H mesmo.

Mas claro, tem chance de ser golpe mesmo, nunca se sabe. Melhor sempre ficar atento!


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
O Mercado Envios não permite mais envios baterias, então agora quando se trata de câmeras a entrega é quase sempre "a combinar com o vendedor", só de vez em quando que "escapa" do radar deles.

Se não for golpe, provavelmente essa câmera é dos mesmos fornecedores dos xing ling da Av. Paulista, ou seja, contrabando. Lá eles conseguem fazer os preços iguais da B&H mesmo.

Mas claro, tem chance de ser golpe mesmo, nunca se sabe. Melhor sempre ficar atento!
Pra mim, essa "entrega a combinar com o vendedor", entrega tudo...

Sent from my motorola one using Tapatalk



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
O Mercado Envios não permite mais envios baterias, então agora quando se trata de câmeras a entrega é quase sempre "a combinar com o vendedor", só de vez em quando que "escapa" do radar deles.

Se não for golpe, provavelmente essa câmera é dos mesmos fornecedores dos xing ling da Av. Paulista, ou seja, contrabando. Lá eles conseguem fazer os preços iguais da B&H mesmo.

Mas claro, tem chance de ser golpe mesmo, nunca se sabe. Melhor sempre ficar atento!

Não sabia desse lance da bateria.

Bem, suponhamos que seja contrabando. Mesmo assim, um valor abaixo ou o mesmo da B&H fica difícil de acreditar. A pessoa, ainda dando o frete, estaria praticamente pagando para o comprador levar. Não sei, achei estranho.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
O Mercado Envios não permite mais envios baterias, então agora quando se trata de câmeras a entrega é quase sempre "a combinar com o vendedor", só de vez em quando que "escapa" do radar deles.

Será Teté?

Eu dei uma checada nos anúncios do ML e vi varias câmeras, inclusive usadas com baterias e com a opção de marcado envios.

Também vi notebooks usados (que tem uma grande bateria), telefones, e ferramentas a bateria, todos com mercado envios.

Inclusive vi baterias avulsas por mercado envios.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Será Teté?

Eu dei uma checada nos anúncios do ML e vi varias câmeras, inclusive usadas com baterias e com a opção de marcado envios.

Também vi notebooks usados (que tem uma grande bateria), telefones, e ferramentas a bateria, todos com mercado envios.

Inclusive vi baterias avulsas por mercado envios.

Quando eu estava vendendo a 1Dx, recebi uma mensagem dizendo que não poderia mais oferecer Mercado Envios por causa da bateria. Tinha até um link onde eu podia ler sobre essa mudança na regra. Mas agora lembro que pegou só no meu anúncio gratuito, eu tinha um anúncio pago também que não foi afetado. Pode ser isso...


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Não sabia desse lance da bateria.

Bem, suponhamos que seja contrabando. Mesmo assim, um valor abaixo ou o mesmo da B&H fica difícil de acreditar. A pessoa, ainda dando o frete, estaria praticamente pagando para o comprador levar. Não sei, achei estranho.
Não é incomum encontrar produtos no mercado nacional com valor equivalente ou abaixo do valor "do site" do B&H. A Canon EF 50mm f/1.4 é um dos exemplos mais citados neste fórum, inclusive.

É muito fácil "passar batido" que o valor do B&H também não inclui os impostos estaduais — o que frequentemente induz a erros comparativos. Os colegas do fórum, que moram nos EUA sempre enfatizam isso.

O melhor parâmetro (de preço), para detectar indícios de golpe, continua sendo "a loja do lado", ou seja a média praticada pelas outras lojas, dentro do nosso mercado. Se está barato demais pra ser verdade, é por que provavelmente é.

E, sinceramente... A 6D Mark II nova não vale mais do que mil dólares. Tanto ela, quanto a 5D Mark IV, precisam baixar de preço — os investimentos em pesquisa de desenvolvimento e lançamento dos produtos já retornou faz tempo.

Talvez a própria 5D Mark IV não seja mais um câmera de mais de 2 mil dólares.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
O valor da B&H é de varejo. Muitos importadores "independentes" ( :D :D :assobi:) adquirem grandes quantidades e por um valor menor direto do fabricante e trazem para cá sem pagar os impostos.

Lembrando que esse anúncio do ML oferece parcelamento sem juros e isso significa que o vendedor está pagando 16% de comissão para o site (então ele está ganhando menos que o valor anunciado).



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
O valor da B&H é de varejo. Muitos importadores "independentes" ( :D :D :assobi:) adquirem grandes quantidades e por um valor menor direto do fabricante e trazem para cá sem pagar os impostos.

Lembrando que esse anúncio do ML oferece parcelamento sem juros e isso significa que o vendedor está pagando 16% de comissão para o site (então ele está ganhando menos que o valor anunciado).
Seria muito difícil interromper o pagamento das parcelas do cartão de crédito, caso o vendedor não cumpra o prometido?

Sent from my motorola one using Tapatalk



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Não é incomum encontrar produtos no mercado nacional com valor equivalente ou abaixo do valor "do site" do B&H. A Canon EF 50mm f/1.4 é um dos exemplos mais citados neste fórum, inclusive.

É muito fácil "passar batido" que o valor do B&H também não inclui os impostos estaduais — o que frequentemente induz a erros comparativos. Os colegas do fórum, que moram nos EUA sempre enfatizam isso.

O melhor parâmetro (de preço), para detectar indícios de golpe, continua sendo "a loja do lado", ou seja a média praticada pelas outras lojas, dentro do nosso mercado. Se está barato demais pra ser verdade, é por que provavelmente é.

E, sinceramente... A 6D Mark II nova não vale mais do que mil dólares. Tanto ela, quanto a 5D Mark IV, precisam baixar de preço — os investimentos em pesquisa de desenvolvimento e lançamento dos produtos já retornou faz tempo.

Talvez a própria 5D Mark IV não seja mais um câmera de mais de 2 mil dólares.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Aliás, a 6D MkII, A 5D Mark IV e a RP especificamente são as campeãs desse delírio que tomou conta dos "importadores". Todas custando pelo menos 600 dólares além do valor médio.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2020, 17:01:09
O valor da B&H é de varejo. Muitos importadores "independentes" ( :D :D :assobi:) adquirem grandes quantidades e por um valor menor direto do fabricante e trazem para cá sem pagar os impostos.

Lembrando que esse anúncio do ML oferece parcelamento sem juros e isso significa que o vendedor está pagando 16% de comissão para o site (então ele está ganhando menos que o valor anunciado).

A resposta do vendedor para as minhas perguntas (apenas um "sim") também traz desconfiança. 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2020, 20:03:59
Quando fui para NY a 6d estava mais barata na Paulista do que na BH (considerando a taxa de NY).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2020, 21:52:25
Quando fui para NY a 6d estava mais barata na Paulista do que na BH (considerando a taxa de NY).

Caramba! Pois é, antes aqui desse tópico eu jurava que a BH era parâmetro certo. Agora sei que é uma média.

Puxa, SP (Paulista, Santa Efigênia, os ching lings) parecem ser realmente o lugar mais barato pra comprar nesses tempos de alta de dólar.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2020, 08:55:11
Seria muito difícil interromper o pagamento das parcelas do cartão de crédito, caso o vendedor não cumpra o prometido?

Sent from my motorola one using Tapatalk

Isso até é possível, mas é um processo trabalhoso, cansativo (o suporte do ML é ruim e demorado no caso de estornos) e provavelmente seria necessário abrir um BO. O jeito mais fácil é devolver o produto imediatamente se constatar irregularidades. O ML segue o Código de Defesa ao Consumidor (CDC) e garante um prazo entre 7 até 30 dias para devoluções e ressarcimento total do valor pago com o produto e frete. Neste caso, quem perderá é o vendedor.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2020, 08:58:18
A resposta do vendedor para as minhas perguntas (apenas um "sim") também traz desconfiança.

Sim, nesse caso é melhor pular fora.