Autor Tópico: Fotografe apenas em JPEG usando as Receitas custom  (Lida 4201 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.019
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2020, 11:56:48
Nada mais apropriado...


Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.500
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2020, 12:30:04

Meus parabéns pela coragem de falar isso aqui :clap: :worship:

E você não é o primeiro que me fala isso.  :ok:

Da minha parte, eu nunca comparei diretamente mas usei muito filme até 2012 e nunca vi, nos filmes Fuji, o comportamento destas "simulações" Fuji.

Não sei qual o ganho que a Fuji espera nesse estilo de marketing mas, acho que quando o cliente descobre, isso causa dano à imagem da marca.


 :wub: Apesar de repetir que quando eu não fazia RAW, eu gostava delas e ainda gosto. :wub:

Só que não uso mais e nem e vejo sando no futuro porque RAW, é um caminho sem volta.


Até que as da própria Fuji não são assim tãoooooo fora. Eles realmente lembram, mas tem aspectos que não reproduzem, por exemplo a puxada para o magenta que o Velvia dava, principalmente o Velvia 50. O Sensia real era um filme muito, muito lavado e a simulação da Fuji não é muito parecida. O Classic Chrome não imita nenhum filme com precisão, mas tem um resultado interessante.

Quando eu fotografava mais com Fuji, sempre era em raw e depois usava o Silkypix para as simulações, o resultado sempre foi bem superior. O Silkypix desde a versão 6 vem com os LUTs Fuji incluidos, mas só aplica aos raws da mesma.

Essas "simulações" que simplesmente modificam meia duzia de parâmetros tais como DR, saturação, WB são bem deficientes, principalmente quando alguém que usou durante décadas esses filmes vê as imagens feitas assim. As simulações de Kodachrome e Ektar são as que menos tem a ver. Simular filmes razoavelmente bem, só com LUTs profissionais, sejam comerciais ou não.

Existiram dezenas de tipos de Kodachrome e Ektachrome e a resposta deles varia demais com a geração e a sensibilidade do filme. O mesmo vale para o próprio Provia da Fuji. Qual provia ? 100, 400 ? Qual geração ? Um Provia 400X é muito diferente de um Provia 400.

Logico que falando-se em pós digital, varias coisas podem ser afinadas depois, mas dar os nomes do jeito que fazem é complicado, é aquilo de que uma mentira repetida muitas vezes acaba virando uma "verdade". Em vez de chamarem de Kodachrome 100, por que não algo tipo MyKodachrome, Fulano's Kodachrome, etc ?

Não sou contra simulações, pelo contrário, gosto delas. Mas não acho justo venderem sardinha como se fosse linguado. Sardinha é sardinha e linguado é linguado. E eu gosto dos dois.

No final isso tudo são só observações para indicar que os nomes não fazem juz aos filmes. Não tem nada a ver com usar simulação ou não.




« Última modificação: 27 de Outubro de 2020, 12:33:33 por AFShalders »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.635
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2020, 12:58:54
Sabemos que as simulações não são fiéis ao filme,até pq as cores do filme mudam se fotografado subexposto ou superexposto, se comportam de várias formas. Sei lá eu encontrei uma maneira de sempre ter as mesmas tonalidades seja em fotos de trabalho ou fotos de lazer JPG direto da câmera passada direto pro celular.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.019
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2020, 13:14:14
Pois é, eu também não vejo problema na nomenclatura, se eu quero algo fiel, busco o filme e se não tiver como, tem várias empresas como a Mastinlabs que produzem presets aclamados, fiéis e muito caros.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.500
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2020, 18:10:21
:clap: :worship:

Exatamente !  :clap: :worship:

O cliente que compra sardinha, também compra linguado.

Mas não é por isso, que ele merece "meias-verdades"

E ainda que a Fuji diga que não engana ninguém, ao meu ver, estes nomes, malandramente, atuam favoravelmente para iludir iniciantes nas mãos de vendedores.

Depois que o cara descobre, isso só faz com que o respeito que ele tenha pela marca, diminua.

Não acho que a Fuji "engana", tanto que ela diz Provia e não Provia 100F ou 400X. Mas é generalista demais.
Eu gosto dos looks, não me entenda mal.

A bronca (na verdade seria mais uma puxada de orelha) são esses looks genéricos com nome de filmes clássicos sem ter lá muito a ver.
Já tive a oportunidade de tester uns 5 Provias e Kodachromes... Todos bem diferentes entre si haha.

Só tem um jeito de fazer um perfil decente, com espectrofotometro e com um cuidado medonho. Só que isso exige que quem faz tenha um perfil ICC ou IT8 feito a partir de filme, que então tem que ser escaneado com um scanner devidamente calibrado, exibido em um monitor calibrado e então gerar o LUT a partir da medida na tela. Não é fácil, exige tempo e dinheiro, por isso os LUTs profissionais são caros e os bons gratuitos são feitos por aficcionados.

Se no final for para usar em um monitor sem o gamut necessário e a correção correta, aí já era... Qualquer coisa serve, inclusive esses genericões "custom".

Como já disse, eu curto essas coisas, só os nomes que me deixam meio irritado. É tipo " Ó ! Eu fiz um perfil de VELVIA !". Fez porra nenhuma. Fez no máximo um perfil bacana, que pode ser parecido.

Continuo tendo o maior respeito pela Fuji, o que eles fizeram é bom, mas do jeito que comentei.

Acho que não vale mais a pena comentar sobre isso. Foram observações apenas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.019
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2020, 18:13:32
O importante é que a Fuji oferece diversas ferramentas aos fotografos que permitem exercer sua criatividade, nomes são apenas detalhes.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2020, 22:08:29

Esse problema de vender gato por lebre, se é que ele existe, se resolve fácil. Ponha um *tipo* alguma coisa antes ou *like* depois e pronto. Assunto resolvido.

Não tenho conta, por exemplo, de quantos queijos *tipo* parmesão ralado comprei, e fui feliz.

Chame de Provia *like* e todo mundo fica satisfeito. Quem vende e quem compra.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2020, 22:16:02

Uma curiosidade: nos presets de fábrica das cameras fuji tem alguma referência a filmes de outros fabricantes que não fujifilm?
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.019
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2020, 22:35:35
Uma curiosidade: nos presets de fábrica das cameras fuji tem alguma referência a filmes de outros fabricantes que não fujifilm?
Não, somente Fujifilm.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.500
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2020, 23:05:36
Esse problema de vender gato por lebre, se é que ele existe, se resolve fácil. Ponha um *tipo* alguma coisa antes ou *like* depois e pronto. Assunto resolvido.

Não tenho conta, por exemplo, de quantos queijos *tipo* parmesão ralado comprei, e fui feliz.

Chame de Provia *like* e todo mundo fica satisfeito. Quem vende e quem compra.

É isso aí !


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.019
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 27 de Outubro de 2020, 23:18:25
Só acho que ninguém tá vendendo "gato por lebre", como estão pintando aqui. O cara montou um site que acho, ninguém se deu ao trabalho de ver, onde ele mostra e explica como chegou aos resultados que ele, fez pra si. Ou seja, quem for lá, sabe o que busca e o faz entendendo que não se trata da película.

Então no fim das contas isso pra mim é algo que nem sei porque estou discutindo aqui. Talvez mais por não concordar como tentaram pintar o ato de uma pessoa montar um blog com varios presets e ensinar pras pessoas, mesmo que batizando com o nome sagrado do filme que já nem existe mais.

Seguem mais alguns presets:
« Última modificação: 27 de Outubro de 2020, 23:20:21 por cfcsosa »


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Outubro de 2020, 08:35:37
Resgatei este artigo que mostra o processo usado pela VSCO para criar uma simulação para o Kodachrome:

https://petapixel.com/2020/09/15/vsco-went-full-macgyver-to-create-an-authentic-kodachome-film-simulation/



---
Um comentário sobre minha postagem meia duzia de tópicos atrás: não sei se deu a impressão, mas não quis afirmar que estejam vendendo gato por lebre. Os *se* no texto foram parcelas de dúvida mesmo, pois não conheço o assunto para dar uma opinião formal assim como não tinha lido o tópico todo. Só quis mesmo propor uma alternativa para reduzir a discussão.
 :ok:

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2020, 08:42:54
Super interessante o artigo. JPG realmente pode render da câmera direto, bem configurado, resultados interessantes. Até antes de surgir toda essa coisa que vivemos em 2020, 80% do meu workflow é fotografia de esportes, portanto as fotos precisavam necessariamente já sair JPG pronto da câmera, motivo: tempo para entregar todos os arquivos - eram mais de 3.000 fotos, inviável tratar tudo em RAW.

No final do dia, se isso coloca $ no seu bolso é o que importa; mas pra eventos e ensaios , eu uso RAW sempre. A flexibilidade e capacidade de armazenar informações do Raw é infinitamente superior, não há comparação. Mas gostei bastante do JpG da fuji, parece bem legal as customizações que os processadores da Fuji possuem.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Outubro de 2020, 08:47:11
Eu acho bem legal essa ideia do jpg no estilo de algum famoso filme de antigamente, e realmente a Fuji é bem organizada neste sentido. O pessoal que entende disso poderia expandir o conceito para a Canon usando os pictures styles programáveis diretamente na câmera, ajudaria bastante tbm.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.019
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 28 de Outubro de 2020, 09:03:03
Super interessante o artigo. JPG realmente pode render da câmera direto, bem configurado, resultados interessantes. Até antes de surgir toda essa coisa que vivemos em 2020, 80% do meu workflow é fotografia de esportes, portanto as fotos precisavam necessariamente já sair JPG pronto da câmera, motivo: tempo para entregar todos os arquivos - eram mais de 3.000 fotos, inviável tratar tudo em RAW.

No final do dia, se isso coloca $ no seu bolso é o que importa; mas pra eventos e ensaios , eu uso RAW sempre. A flexibilidade e capacidade de armazenar informações do Raw é infinitamente superior, não há comparação. Mas gostei bastante do JpG da fuji, parece bem legal as customizações que os processadores da Fuji possuem.
Esse é um dos pontos a destacar! Uma vez que você já tem o jeito que edita e consegue incluir isso na sua camera, pra que perder tempo editando em RAW?

Sent from my SM-N975F using Tapatalk