Autor Tópico: Exportando em "ALTA" no Lightroom  (Lida 1954 vezes)

marcmax

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 28 de Outubro de 2020, 10:46:15
Olá pessoal! Estou precisando de uma ajuda quanto a exportação das fotos. Fotografo em RAW médio (20Mb) e quando exporto em alta 300 dpi, a foto perde muito em tamanho.
Explicando melhor: A foto vai com 20mb para o lightroom. Após editar as fotos sem cropá-las, eu exporto em:
JPEG,
Com qualidade 100%,
Espaço de cor em sRGB,
Não redimensiono a imagem para ajustar (para ter o máximo do tamanho)
E ainda não uso a nitidez de saída (coloco nitidez na hora da edição).

Com essa configuração eu não consigo manter as fotos perto dos 20mb, elas ficam em 3mb, no máximo em 5mb. Porém gostaria de mantê-las próximo do tamanho do RAW médio. Alguém saberia o que estaria fazendo de errado na exportação?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2020, 11:00:38
Isso é por conta da compressão de dados do formato JPEG.

Por exemplo:
RAW Nikon Z6: 35,1 MB
JPG exportado com as mesmas configurações que você citou: 14,8 MB
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2020, 13:28:22
Porque você quer um jpg de 20mb?

Não vai ter ganho de qualidade nenhum, esqueça o tamanho em mega.

No mundo ideal o jpg em 100% iria ter 1kb kkkkk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcmax

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2020, 18:25:43
Isso é por conta da compressão de dados do formato JPEG.

Por exemplo:
RAW Nikon Z6: 35,1 MB
JPG exportado com as mesmas configurações que você citou: 14,8 MB
É até aceitável a compressão mas de 20mb para 3mb, é muito exagero. Por isso achei que estaria fazendo alguma coisa errada na exportação em alta. Então, para exportar em JPEG não tenho muito o que fazer?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2020, 18:47:21
Eu tenho 3 padrões de exportação de arquivos JPEG usando o LR.
Todas as minhas fotos de uso pessoal eu exporto em qualidade 100% mas com tamanho de 5MP. Esse é o mesmo tamanho que eu entrego para meus clientes no que eu falo para eles como "Menor resolução mas com qualidade máxima". O outro formato é exportar em JPEG no tamanho 100% do arquivo para meus clientes terem a opção "Alta resolução". O terceiro formato é para o Instagram (2040 px no lado maior).

Se eu vou revelar alguma foto em álbum ou coisa do tipo que requer mais que 5MB eu faço algo customizado e pontual.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2020, 18:48:05
É até aceitável a compressão mas de 20mb para 3mb, é muito exagero. Por isso achei que estaria fazendo alguma coisa errada na exportação em alta. Então, para exportar em JPEG não tenho muito o que fazer?
Mantenha seus RAWs que você editou. Desta forma, se realmente precisar/perceber que precisa de mais, você pega aquela foto em específico e exporta de novo em tamanho maior. Infelizmente, todo o RAW que eu tinha antes de 2017 eu acabei não salvando e me arrependo até hoje.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2020, 18:48:53 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2020, 19:44:57
marcmax

Só para tirar uma dúvida.

Você criou visualizações inteligentes para essas fotos?

Porque estou perguntando isso: se você criou visualização inteligente e por algum motivo qualquer moveu os arquivos RAW's para outra pasta, o LR vai usar a visualização inteligente para gerar o JPG.

Fiz um teste aqui:

RAW 28.9 MB
JPEG exportado 11,5 MB
JPEG a partir da visualização inteligente (mudei o arquivo raw de pasta intencionalmente) 1,5 MB
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2020, 19:52:36
marcmax

Só para tirar uma dúvida.

Você criou visualizações inteligentes para essas fotos?

Porque estou perguntando isso: se você criou visualização inteligente e por algum motivo qualquer moveu os arquivos RAW's para outra pasta, o LR vai usar a visualização inteligente para gerar o JPG.

Fiz um teste aqui:

RAW 28.9 MB
JPEG exportado 11,5 MB
JPEG a partir da visualização inteligente (mudei o arquivo raw de pasta intencionalmente) 1,5 MB

Um fator importante é a cena.
Uma floresta caótica vai ser um jpg maior que um pessoa num fundo liso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcmax

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2020, 20:38:22
Isso é por conta da compressão de dados do formato JPEG.

Por exemplo:
RAW Nikon Z6: 35,1 MB
JPG exportado com as mesmas configurações que você citou: 14,8 MB
marcmax

Só para tirar uma dúvida.

Você criou visualizações inteligentes para essas fotos?

Porque estou perguntando isso: se você criou visualização inteligente e por algum motivo qualquer moveu os arquivos RAW's para outra pasta, o LR vai usar a visualização inteligente para gerar o JPG.

Fiz um teste aqui:

RAW 28.9 MB
JPEG exportado 11,5 MB
JPEG a partir da visualização inteligente (mudei o arquivo raw de pasta intencionalmente) 1,5 MB
Esse pensamento não tinha me ocorrido. Eu crio Visualização 1:1 mas não movo ou movi os arquivos RAW's. Até fiz um teste aqui agora com Visualização Minima e caiu muito o tamanho da foto em alta. Mas enfim, sigo tentando resolver essa questão. Obrigado a todos pelas dicas!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2020, 20:50:59
Qual versão do LR você está usando?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2020, 21:06:34
Você já testou com RAW normal, sem ser sRAW ou mRAW p/ ver como fica o tamanho em Mb do JPG?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2020, 09:54:45
Olá amigo.
Conforme já te disseram, JPG sofre compressão. Não tem jeito. É assim que ele é, e pra isso que ele serve.
O que não quer dizer que o resultado não seja uma foto em ALTA RESOLUÇÃO.
Afinal, o que é ALTA RESOLUÇÃO?
Tendo em vista que os dispositivos convencionais de maior resolução que existem no mercado são em 8K (7680 × 4320), acredito que essa seria uma resolução extrema... E, penso eu, que 4k (3860 x 2160), já seria considerado ALTA RESOLUÇÃO.

... e quando exporto em alta 300 dpi
Aqui há uma confusão. Pois os softwares colocam essa informação na exportação, mas na verdade o que define o DPI é o dispositivo de saída (monitor, impressora, etc). Você exporta em pixels... L x A - 1920 x 1080, 3860 x 2160, 1000 x 1000, enfim, não tem TAMANHO aqui, só pixels. O tamanho (polegadas, cm, m) só será definido na saída, no dispositivo de exposição dessa imagem.

Porém você está atrelando definição ao tamanho do arquivo... O que não entendo que seja correto. São parâmetros distintos.
Pois mesmo com IDÊNTICA definição (LxA), um RAW será maior que um JPG, que será menor que um PNG ou TIFF.  :shock:

Mas entendi a tua necessidade e acredito que só tem 3 formas de resolver:
- EXPORTAR OS ARQUIVOS EM RAW - DNG no caso do Lightroom, mantendo todas as informações do arquivo original.
- EXPORTAR OS ARQUIVOS EM TIFF - que é um formato de imagem que vários programas lêem, mas que não tem quase nada de compressão.
- EXPORTAR EM JPG 100%, sem crop, sem limite de tamanho - e aceitar que o arquivo ficará menor (pra isso mesmo que o JPG foi criado).

Sugiro que exporte os 3 e depois verifique se há diferença pro seu uso. Desencana de tamanho. Visualiza a imagem na forma que irá usar. É isso que define qual melhor formato pra você.

Abraço!
« Última modificação: 02 de Novembro de 2020, 10:03:22 por nandoespinosa »