Autor Tópico: Dúvida: Sujeira no sensor ou na lente  (Lida 1040 vezes)

MagnunOA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 06 de Março de 2021, 18:04:20
Gostaria de tirar essa dúvida, reparei que sempre aparece uma mancha na parte superior esquerda das minhas fotos, como é minha primeira câmera, não sei se seria sujeira na lente ou no sensor, ou até se seria fundo. É recomendável limpar por conta própria(seguindo tutoriais) ou ir na assistência? Desde já agradeço a todos





Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2021, 18:57:01
Parece ser no sensor, um fio de roupa, se for do lado de fora é fácil limpar


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2021, 23:04:31
Parece ser sujeira no sensor.
Minha sugestão:
1 - Retire a lente
2 - Segure a câmera com uma mão, com o encaixe da lente apontando para o chão
3 - Com a outra mão utilize uma "bombinha fuc-fuc" para soprar ar para dentro da câmera. Repita esta operação algumas vezes
4 - Recoloque a lente e teste a câmera apontando para uma superfície clara com abertura bem pequena (f/16 por exemplo): se a manchinha sumiu ou mudou de lugar, então é sujeira no sensor mesmo.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2021, 03:57:50
Muito provavelmente é sujeira no filtro do sensor. Em um caso mais raro (que já aconteceu comigo), pode ser sujeira por trás do filtro do sensor. Nesse caso, é mais difícil limpar.

Já foi comentado várias vezes, mas aquilo que limpamos achando que é o sensor, na verdade, é só um filtro de proteção. Por baixo dele, normalmente ainda há um filtro IR/UV antes de chegar no sensor.


MagnunOA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2021, 10:14:34
Agradeço as respostas de todos, eu vou comprar a bomba de ar, quando eu resolver eu posto o resultado


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2021, 10:42:05
Só lembre que a imagem do sensor é de cabeça pra baixo, na hora de procurar a sujeira.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


MagnunOA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2021, 16:40:54
Comprei a bomba de ar, dei umas duas sopradas e a sujeira saiu. Sem masi ovinis nas minhas fotos. Agradeço a atenção de todos


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2021, 21:22:21
Comprei a bomba de ar, dei umas duas sopradas e a sujeira saiu. Sem masi ovinis nas minhas fotos. Agradeço a atenção de todos
Legal que deu um retorno...
É isso mesmo: é assim que deveria funcionar sempre.
Boas fotos!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...