Autor Tópico: Canon RF 50mm f/1.8 STM  (Lida 10680 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #30 Online: 31 de Outubro de 2020, 07:51:10
Sobre a lente acho que a Canon tem (e deve) lançar lentes de baixo custo. Eu arrisco dizer que o preço será de 200 dólares. Barato o suficiente para vender fácil mas com o dobro do preço da versão EF.

Oticamente falando eu tenho certeza que era será impecável como tem sido todos os vidros RF. Só o fato de reeditarem essa lente em 2020 e com o elemento traseiro mais perto do sensor diminuindo difração e outros efeitos, já garantirá certeza de qualidade.

Não tenho dúvidas; a Canon melhorou bastante o patamar das suas lentes de 2014 pra cá. E toda versão nova sempre tem melhorias em relação a anterior, mesmo que sejam poucas. Isso, repito, vale pra todos os fabricantes. Pegando de exemplo a Nikon a 50MM 1.8G é muito melhor que a 50MM 1.8D (pra mim uma lente comum igual a 50MM 1.8II da canon) ; já a 1.8G é excelente . De forma analóga a 50 1.8 STM se provou melhor que a 1.8 II ; essa 1.8RF com certeza será melhor que as duas anteriores.

Seria ainda  mais interessante a Canon lançar uma nova 50MM 1.4 RF que ficaria na linha intermediária do RF. Essa EF 50MM 1.4 acredito que precisa de uma boa atualização em construção e ótica.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #31 Online: 03 de Novembro de 2020, 21:13:38
Não sei não, ela não tem IS nem macro, é só a lente basicona e ainda com um anel só, acho que a ideia é ser barata. Possivelmente vai ser mais cara que a EF, principalmente no Brasil, mas acho difícil que passe de US$200.

Lembrando que a RF 35/1.8 IS macro (US$500) é mais barata que a EF 35/2 IS (US$600), então nem é impossível que a 50/1.8 custe o mesmo que a EF...
200 dólares https://www.canonrumors.com/pricing-for-the-rf-50mm-f-1-8-stm-and-rf-70-200mm-f-4l-is-usm-has-leaked/

Sent from my motorola one using Tapatalk



Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #32 Online: 04 de Novembro de 2020, 01:27:10
Apresentação da cinquentinha RF


Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

« Última modificação: 04 de Novembro de 2020, 11:01:42 por Thales Souto »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 04 de Novembro de 2020, 11:04:30
Eu acertei o valor.... 200 dólares tá muito bem pago. Se seguir o padrão de qualidade de imagem das lentes RF (mesmo as mais baratas), é um golaço da Canon. Vocês viram que também lançou a 70-200 f/4? Primeiro tópico que abro nos últimos dias, provavelmente deve ter um tópico já aberto para ela.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 04 de Novembro de 2020, 11:15:24
Eu acertei o valor.... 200 dólares tá muito bem pago. Se seguir o padrão de qualidade de imagem das lentes RF (mesmo as mais baratas), é um golaço da Canon.

O preço tá ótimo em dólares, o problema é que vai chegar aqui pra gente acima de R$1.500... Chuto que a qualidade de imagem não vá ser no nível da RF 35/1.8, deve ser um pouco abaixo, mas com certeza vai ser melhor que da EF 50/1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #35 Online: 04 de Novembro de 2020, 11:31:17
O preço tá ótimo em dólares, o problema é que vai chegar aqui pra gente acima de R$1.500... Chuto que a qualidade de imagem não vá ser no nível da RF 35/1.8, deve ser um pouco abaixo, mas com certeza vai ser melhor que da EF 50/1.8
Sei não Humberto, acho que tem tudo para ser no mesmo nível da 35 1.8. A Canon sabe como fazer lente e só o fato de ser design/fabricação em 2020 e ter um mount novo com o elemento traseiro mais próximo da lente já vai dar ótimo resultado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 04 de Novembro de 2020, 11:35:21
Sei não Humberto, acho que tem tudo para ser no mesmo nível da 35 1.8. A Canon sabe como fazer lente e só o fato de ser design/fabricação em 2020 e ter um mount novo com o elemento traseiro mais próximo da lente já vai dar ótimo resultado.

Pode ser, eu tinha pensado na questão do preço. Mas a 50/1.8 não tem IS nem macro e só tem um anel, daí até cabe a diferença de preço...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 04 de Novembro de 2020, 12:11:38
Pode ser, eu tinha pensado na questão do preço. Mas a 50/1.8 não tem IS nem macro e só tem um anel, daí até cabe a diferença de preço...
Além disso 50 mm permite pela física da ótica projetos mais simples e baratos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 04 de Novembro de 2020, 12:14:09
Além disso 50 mm permite pela física da ótica projetos mais simples e baratos.

Sim, isso também


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #39 Online: 11 de Novembro de 2020, 18:15:52
Além disso 50 mm permite pela física da ótica projetos mais simples e baratos.
Pra mim, isso é fundamental.
Daqui a uns 5 anos, devo entrar no mirrorless por esta porta, aí.
Devo pegar uma RP usada (ou crio coragem de comprar a RP Mark II...) com a 50mm.

Pelo teste da Irene Rudnyk me pareceu um kit bem consistente.

https://petapixel.com/2020/11/11/photographer-reviews-the-rf-50mm-f-1-8-stm-on-the-canon-eos-rp/

Sent from my motorola one using Tapatalk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #40 Online: 11 de Novembro de 2020, 22:33:47
R Mount com lentes de baixo custo, ótica atualizada, sensores melhores, IBIS na R5 e R6, possibilidade de uso de lentes vintage (como toda mirrorless). Sim, o sistema R tá ficando muito interessante!


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #41 Online: 12 de Novembro de 2020, 08:13:43
R Mount com lentes de baixo custo, ótica atualizada, sensores melhores, IBIS na R5 e R6, possibilidade de uso de lentes vintage (como toda mirrorless). Sim, o sistema R tá ficando muito interessante!
Aproveitar o seu espaço para debatermos sobre algo.

Vocês conseguem perceber diferença nas imagens de uma R5/6 de uma DSLR ? como por exemplo uma 5D, 6D ou 1DX?
Digo isso pois eu acompanho muito fotos esportivas em um grupo no facebook e me dá a sensação, alias, não só para mim, para alguns outros membros também, que a R5/R6 tem uma cor diferente das DSLR, até mesmo o aspecto da foto, aparenta ser mais FLAT, ou uma imagem um pouco mais lavada, enfim, é difícil conseguir explicar.

Alguém percebe isso?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Monjardim

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #43 Online: 12 de Novembro de 2020, 09:55:20


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #44 Online: 12 de Novembro de 2020, 09:56:08
Aproveitar o seu espaço para debatermos sobre algo.

Vocês conseguem perceber diferença nas imagens de uma R5/6 de uma DSLR ? como por exemplo uma 5D, 6D ou 1DX?
Digo isso pois eu acompanho muito fotos esportivas em um grupo no facebook e me dá a sensação, alias, não só para mim, para alguns outros membros também, que a R5/R6 tem uma cor diferente das DSLR, até mesmo o aspecto da foto, aparenta ser mais FLAT, ou uma imagem um pouco mais lavada, enfim, é difícil conseguir explicar.

Alguém percebe isso?

Acho essa discussão bem válida, mas acho que pode postar no tópico da R5/R6, nesse aqui vai ficar meio perdido... - https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,137410.0.html