Autor Tópico: Canon RF 50mm f/1.8 STM  (Lida 10661 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #45 Online: 12 de Novembro de 2020, 11:15:14
...o sistema R tá ficando muito interessante!
Tá ficando não, já é!
Ontem estava assistindo o vídeo da 85 f/2 vs 85 f/1.2. Se a 50 1.8 STM tiver a mesma performance dessa 85 f/2 já está excelente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #46 Online: 12 de Novembro de 2020, 14:35:20
Aproveitar o seu espaço para debatermos sobre algo.

Vocês conseguem perceber diferença nas imagens de uma R5/6 de uma DSLR ? como por exemplo uma 5D, 6D ou 1DX?
Digo isso pois eu acompanho muito fotos esportivas em um grupo no facebook e me dá a sensação, alias, não só para mim, para alguns outros membros também, que a R5/R6 tem uma cor diferente das DSLR, até mesmo o aspecto da foto, aparenta ser mais FLAT, ou uma imagem um pouco mais lavada, enfim, é difícil conseguir explicar.

Alguém percebe isso?
Nunca se esqueça que o espectro das cores também depende muito das lentes. Há lentes cujas cores são mais lavadas, outras que puxam mais pra verde, outras que puxam mais pra amarelo, etc. Usando Canon e Sony em diversas câmeras e lentes antigas com adaptador, pude perceber que a variação de cores mais "lavadas" para mais "contrastadas" direto no RAW depende mais da lente do que do sensor. E há também a aplicação feita pelo processador de imagens da câmera. Portanto, acho que seria injusto dizer isso apenas de um sensor, há todo um conjunto que determina isso.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2020, 14:35:51 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #47 Online: 12 de Novembro de 2020, 14:36:39
Tá ficando não, já é!
Ontem estava assistindo o vídeo da 85 f/2 vs 85 f/1.2. Se a 50 1.8 STM tiver a mesma performance dessa 85 f/2 já está excelente.

Pois é eu sempre achei a EF 50MM 1.8 STM uma lente honesta, baixo preço e boa ótica. Penso que uma evolução dela será muito bem vinda pra quem usa RF. :)


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #48 Online: 12 de Novembro de 2020, 14:40:28
Nunca se esqueça que o espectro das cores também depende muito das lentes. Há lentes cujas cores são mais lavadas, outras que puxam mais pra verde, outras que puxam mais pra amarelo, etc. Usando Canon e Sony em diversas câmeras e lentes antigas com adaptador, pude perceber que a variação de cores mais "lavadas" para mais "contrastadas" direto no RAW depende mais da lente do que do sensor. E há também a aplicação feita pelo processador de imagens da câmera. Portanto, acho que seria injusto dizer isso apenas de um sensor, há todo um conjunto que determina isso.
Sem falar numa coisa bem simples que é a escolha do perfil de cores...
Super fácil esquecer de mudar o perfil de landscape para Portrait e perceber que as cores não estão muito consistentes com o tipo de fotografia que se deseja fazer.

E, especificamente sobre os "tons verdes na pele", pode ser comum em retratos tirados em um gramado.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 12 de Novembro de 2020, 14:44:33
Ontem estava assistindo o vídeo da 85 f/2 vs 85 f/1.2. Se a 50 1.8 STM tiver a mesma performance dessa 85 f/2 já está excelente.

Acho que não vai ter o mesmo desempenho da RF 85/2, que já é uma lente bem mais cara, acho que vai ser mais pro nível da RF 35/1.8.

Se for melhor que a EF 50/1.8 num nível que justifique a diferença de preços, já vai ser uma ótima aquisição! Deu pra ver que, obviamente, a RF 50/1.2 é muito melhor mesmo, mas não achei que a RF 50/1.8 faz feio não...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #50 Online: 12 de Novembro de 2020, 17:19:29
Sem falar numa coisa bem simples que é a escolha do perfil de cores...
Super fácil esquecer de mudar o perfil de landscape para Portrait e perceber que as cores não estão muito consistentes com o tipo de fotografia que se deseja fazer.

E, especificamente sobre os "tons verdes na pele", pode ser comum em retratos tirados em um gramado.
Eu demorei para me converter para o uso de colorchecker mas depois que criei uns 3 a 4 perfis de cores/calibração para minha câmera, as cores ficaram muito mais agradáveis, em especial, os tons de pele. Eu achei que esses últimos lançamentos FF da Canon deram uma "estragada" naquele tom de pele das primeiras 5D. Mas isso é muito subjetivo. Por isso que o colorchecker tira qualquer subjetividade.

Acho que não vai ter o mesmo desempenho da RF 85/2, que já é uma lente bem mais cara, acho que vai ser mais pro nível da RF 35/1.8.

Se for melhor que a EF 50/1.8 num nível que justifique a diferença de preços, já vai ser uma ótima aquisição! Deu pra ver que, obviamente, a RF 50/1.2 é muito melhor mesmo, mas não achei que a RF 50/1.8 faz feio não...
Se chegar no nível da 35 f/1.8 está de ótimo tamanho. Um problema grave das 50 mm clássicas do EF é a nitidez bem fraca até 1 stop fechado, pelo menos. Nas duas análises que eu vi da 50 1.8 STM RF, esse problema foi solucionado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #51 Online: 12 de Novembro de 2020, 18:23:44
Eu demorei para me converter para o uso de colorchecker mas depois que criei uns 3 a 4 perfis de cores/calibração para minha câmera, as cores ficaram muito mais agradáveis, em especial, os tons de pele. Eu achei que esses últimos lançamentos FF da Canon deram uma "estragada" naquele tom de pele das primeiras 5D. Mas isso é muito subjetivo. Por isso que o colorchecker tira qualquer subjetividade.
Se chegar no nível da 35 f/1.8 está de ótimo tamanho. Um problema grave das 50 mm clássicas do EF é a nitidez bem fraca até 1 stop fechado, pelo menos. Nas duas análises que eu vi da 50 1.8 STM RF, esse problema foi solucionado.

Thales, depois vou ver o vídeo do seu canal sobre o color checker. Você acha que deu uma boa diferença em retratos por exemplo?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #52 Online: 12 de Novembro de 2020, 18:26:17
Sem falar numa coisa bem simples que é a escolha do perfil de cores...
Super fácil esquecer de mudar o perfil de landscape para Portrait e perceber que as cores não estão muito consistentes com o tipo de fotografia que se deseja fazer.

E, especificamente sobre os "tons verdes na pele", pode ser comum em retratos tirados em um gramado.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Exatamente e encontrar um estilo de cores, contraste, saturação que te agrade na câmera nem sempre é algo tão fácil assim. As vezes você muda de lente e aquela lente puxa mais para um tom , entende. É um assunto bem vasto que renderia até um tópico pra isso rs . Mas realmente a foto é lente + sensor + processador de imagem com a configuração. O que eu notei é que pro meu gosto as lentes e sensores da Canon me entregam cores mais do meu gosto, mas veja, tem MUITA variação entre várias gerações de câmeras. Como disse o Talles, aquelas cores da 5d Mark 1 e 2 são fantásticas e até hoje a Canon não teve igual... vai entender.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #53 Online: 13 de Novembro de 2020, 13:36:27
Além da distância focal de 50mm, acredito que 35mm também mereça uma opção de baixo custo — pelo menos pra gente escapar da Yongnuo, como alternativa.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #54 Online: 13 de Novembro de 2020, 18:48:47
Thales, depois vou ver o vídeo do seu canal sobre o color checker. Você acha que deu uma boa diferença em retratos por exemplo?
Deu sim...
O vídeo que eu postei foi o inicial. Estou devendo um segundo ou acho que uma postagem específica aqui no Fórum. Também estou devendo postar algumas dessas fotos lá na Galeria.
No meu caso específico, além do tom de pele que migrou do Tint verde para vermelhado, algumas cores ganharam muito mais vibração. Eu lembro com toda certeza do Azul e seus subtons mas a outra acho que foi no rosa/magenta.

Sobre as cores de tom de pele da Canon, andei olhando arquivos das R, R5 e R6 e não me convenceu muito. É melhor que a A7, com certeza, mas me pareceu muito mais para Sony do que para as Canons mais antigas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #55 Online: 15 de Novembro de 2020, 20:43:56
Deu sim...
O vídeo que eu postei foi o inicial. Estou devendo um segundo ou acho que uma postagem específica aqui no Fórum. Também estou devendo postar algumas dessas fotos lá na Galeria.
No meu caso específico, além do tom de pele que migrou do Tint verde para vermelhado, algumas cores ganharam muito mais vibração. Eu lembro com toda certeza do Azul e seus subtons mas a outra acho que foi no rosa/magenta.

Sobre as cores de tom de pele da Canon, andei olhando arquivos das R, R5 e R6 e não me convenceu muito. É melhor que a A7, com certeza, mas me pareceu muito mais para Sony do que para as Canons mais antigas.

Pois é ; eu ainda acho que as cores antigas (até 2010) das cãmeras da Canon eram ótimas. Não sei porque mudaram, talvez por que as demandas de vídeo é o que tem mantido o mercado fotográfico e as marcas em pé (infelizmente).

Vou ver melhor seus vídeos depois. Bom saber que melhorou , acho que os sensores da Sony tem esse lance do verde pra retratos é meio estranho kkkk . Mas é meio preciosismo um pouco também rs.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #56 Online: 15 de Novembro de 2020, 20:45:38
Além da distância focal de 50mm, acredito que 35mm também mereça uma opção de baixo custo — pelo menos pra gente escapar da Yongnuo, como alternativa.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Cara a 35MM da Younguo é a pior lente que já usei na vida, em todos os sentidos. É sério, é difícil tirar uma foto nítida. A resolução dela é baixíssima, falta tratamento químico nos vidros pra melhorar o contraste, a construção é ridícula, parece que a lente vai desmontar. Mesmo com a lente do kit 18-55 em 35MM eu conseguia resultados bem melhores que essa Younguo. Sempre digo, peguem a 40MM 2.8 e sejam felizes haha


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 16 de Novembro de 2020, 09:43:38
Cara a 35MM da Younguo é a pior lente que já usei na vida, em todos os sentidos. É sério, é difícil tirar uma foto nítida. A resolução dela é baixíssima, falta tratamento químico nos vidros pra melhorar o contraste, a construção é ridícula, parece que a lente vai desmontar. Mesmo com a lente do kit 18-55 em 35MM eu conseguia resultados bem melhores que essa Younguo. Sempre digo, peguem a 40MM 2.8 e sejam felizes haha

Nossa, eu não achei ela ruim assim não... Achei ruim a construção e o foco, mas em qualidade de imagem a cópia que eu tinha era bem decente. Mas isso também é outro fator que faz diferença nessas marcas mais acessíveis, o controle de qualidade não é dos melhores e passam muitas cópias ruins...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #58 Online: 17 de Novembro de 2020, 19:55:13
Nossa, eu não achei ela ruim assim não... Achei ruim a construção e o foco, mas em qualidade de imagem a cópia que eu tinha era bem decente. Mas isso também é outro fator que faz diferença nessas marcas mais acessíveis, o controle de qualidade não é dos melhores e passam muitas cópias ruins...

Humberto então eu já umas fotos legais com ela, mas a minha cópia, aliás as duas que eu tive eram horríveis. Aquele tubo dos elementos óticos balançava e isso podia fazer a lente desalinhar os elementos óticos. A construção dela ruim podia fazer isso. Eu não sei essas novas 1.4 que eles andaram lançando. Eu testei a 50MM 1.8II da Youngnuo e achei uma lente muito boa, chega muito perto mesmo da STM e tem um foco bem rápido e preciso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #59 Online: 11 de Dezembro de 2020, 10:21:08

Resumo:

Só vale a pena pra quem quer se livrar do adaptador.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2020, 10:29:08 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs