Autor Tópico: Canon RF 50mm f/1.8 STM  (Lida 10712 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #75 Online: 17 de Março de 2021, 09:01:06
A 50 1.4 da Canon é um projeto optico e mecânico de meados de 1990. Já passou da hora de uma atualização no padrão IS USM igual as 24mm f/2.8 e 35mm f/2, nem precisaria IS.
A Canon tem uma 50mm barata, que tem um custo benefício muito melhor que a 1.4, só perde no bokeh e de leve. Depois disso só uma 1.2 que tem um abismo de dinheiro pra conseguir.
Uma boa 50 1.4, com um motor USM que custasse uns 2 mil (nos dias atuais, dolar a 5,60) já estaria de um bom tamanho. Mas assim a STM só peca um pouco no foco, eu tive e ela é precisa, mas em AI servo, ou na correria de um evento acontecem perdas de fotos. Coisa que nunca aconteceu usando a 35 IS USM por exemplo. Mas a qualidade óptica da 50 1.8 STM é muito boa.
Uma terceira parte poderia preencher esta lacuna... Uma 50mm f/1.4 com weather sealing.

Sent from my motorola one using Tapatalk



adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #76 Online: 17 de Março de 2021, 10:31:17
Jamais rsrs
A 85mm é muito superior.
A começar pelo AF que é anel ultrassônico.

A 50mm 1.4 é usa um micro motor usm, famoso por dar defeito.

Jurava que eram iguais. Lembro sempre de ver falarem bem da 85mm 1.8 mesmo.

Outra coisa que eu vi foi dizerem que ela é muuuuito próxima da 85 1.2 L

Tenho as duas EF 50mm (e a 1a versão da Yongnuo 50mm também).
Concordo que a Canon EF 50mm f/1.8 STM é um projeto mais honesto e tem uma relação de custo/benefício melhor que as outras duas.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Puxa vida, pense num cara arrependido. Vendi minha 1.8 linda, leve e prática, pra trocar pela 1.4 porque (na época, em outubro passado) a diferença era de uns 450,00 (isso contando com cupons de desconto no site da Canon). Agora os preços dispararam.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #77 Online: 17 de Março de 2021, 10:45:06
Uma terceira parte poderia preencher esta lacuna... Uma 50mm f/1.4 com weather sealing.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Puxa, com certeza seria bem vendida. Mesmo uma atualização desse projeto da década de 90 já seria bem vinddo.

Levando em conta o que dizem os comparativos entre a no RF 50mm 1.8 e a antiga 1.8 dá pra concluir, para quem tem a antiga, que não vale a troca. O preço da nova está duas vezes mais alto. Parece muito para apenas alguns recursos a mais e qualidade ótica e física semelhante.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #78 Online: 17 de Março de 2021, 14:32:12
Jamais rsrs
A 85mm é muito superior.
A começar pelo AF que é anel ultrassônico.

A 50mm 1.4 é usa um micro motor usm, famoso por dar defeito.

Embora sejam projetos de 1990, tanto a 50MM 1.4, quanto a 85mM 1.8 são dois projetos bem diferentes. Em resumo tanto na qualidade ótica, quanto na construção e autofoco a 85MM 1.8 é bem superior.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #79 Online: 17 de Março de 2021, 14:41:10
Eu já tive uma 1.8 Ela é realmente um baita custo benefício. É leve, nunca tive problema com foco, etc. E depois, quanto a esse lance de ser mais doce em 1.8 ou até mesmo em 2.0 dá pra chamar a nitidez na edição.

Agora todos os reviews que assisti dizem que a 1.4 é superior em qualidade de desfoque (a transição do focado pro desfocado), a nitidez em abertura máxima, etc. Não posso falar pois nunca testei, mas como você parece ter testado, eu acho válido pensar nisso. Já houve equipamentos em que assisti trilhões de reviews e quando fui testar notei algo ruim (para o meu uso pelo menos) que não haviam dito. Digo que é algo para se pensar pois vendi minha 50tinha 1.8 que gostava tanto pra ir pra 1.4 , mas como demorei pra juntar a grana o preço da 1.4 (mesmo as usadas) aumentou demais. Agora uma 1.8 nova tá quase o preço que custava uma 1.4 em dezembro.

Agora fiquei surpreso de você também dizer que prefere a 85mm 1.8 ao invés da 50mm 1.4 Eu jurava que por serem da mesma série elas eram 'iguais' na construção, qualidade ótica, etc.


Sim há alguns elementos óticos na 1.4 pra tratar do desfoque é um pouco melhor que a 1.8 , mas veja, o tipo de desfoque é algo muito subjetivo. Outra coisa, a 50MM 1.8 II não é usável em 1.8 ; já a STM sim. A 50MM 1.4, já é bem nítida em 1.8. Mas o que incomoda nela é a construção do anel de foco, dá problema com o tempo, alguns problemas de precisão de foco, principalmente em 1.4; problemas que não ocorrem com  a 1.8 STM e nem com a antiga 1.8 II


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #80 Online: 17 de Março de 2021, 16:56:15

Sim há alguns elementos óticos na 1.4 pra tratar do desfoque é um pouco melhor que a 1.8 , mas veja, o tipo de desfoque é algo muito subjetivo. Outra coisa, a 50MM 1.8 II não é usável em 1.8 ; já a STM sim. A 50MM 1.4, já é bem nítida em 1.8. Mas o que incomoda nela é a construção do anel de foco, dá problema com o tempo, alguns problemas de precisão de foco, principalmente em 1.4; problemas que não ocorrem com  a 1.8 STM e nem com a antiga 1.8 II

Puxa, cheferson, acho que agora pra mim só resta: "volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído, e com o rabo entre as patas" :hysterical:

Além de tudo isso, por motivo$ de força maior, talvez eu volte pra querida 1.8
Engraçado, lembro quando comprei essa lente, como fiquei surpreso com o peso. A preguiça de carregar a câmera sumiu. Depois fui seduzido pelas propagandas e pelo preço que estava bom.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #81 Online: 17 de Março de 2021, 20:49:39
Puxa, cheferson, acho que agora pra mim só resta: "volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído, e com o rabo entre as patas" :hysterical:

Além de tudo isso, por motivo$ de força maior, talvez eu volte pra querida 1.8
Engraçado, lembro quando comprei essa lente, como fiquei surpreso com o peso. A preguiça de carregar a câmera sumiu. Depois fui seduzido pelas propagandas e pelo preço que estava bom.



Puxa quer  ver kit compacto é colocar qualquer Rebel como SL2, SL3, e uma pancake 24//40MM ... essas  duas lentes são lindas , compactas e entregam muito bom resultado.

Sobre a 85MM se vc usa FF eu acho ela melhor pra retratos do que a 50. No line-up da  Canon, pra mim dois bons investimentos FF 40MM 2.8 e 85MM 1.8 , imbatível pra fotos de produtos, gestantes, ensaios

E lembrei do ep. do Chaves kkkkkkk


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #82 Online: 18 de Março de 2021, 13:38:17
Puxa, cheferson, acho que agora pra mim só resta: "volta o cão arrependido, com suas orelhas tão fartas, com seu osso roído, e com o rabo entre as patas" :hysterical:

Além de tudo isso, por motivo$ de força maior, talvez eu volte pra querida 1.8
Engraçado, lembro quando comprei essa lente, como fiquei surpreso com o peso. A preguiça de carregar a câmera sumiu. Depois fui seduzido pelas propagandas e pelo preço que estava bom.

Olha, apesar dos problemas citados pelo Cheferson, que não sei se é algo que ele viveu pessoalmente ou se é algo comum do modelo (que tenha inumeros relatos na internet) eu não me arrependo nenhum pouco da troca.
Mas, troquei somente pq um amigo estava desapegando de uma super barata, em estado de nova, por 800,00 apenas, qdo nova custava 1200,00 e usadas não achava por menos de 950,00 e a 1.8 STM custava 550,00.
E não me arrependo tb por que acho a 1.4 bem mais ágil no corre corre de um casamento por exemplo... foco mais rápido e preciso que a 1.8 STM.
Mas essa é a sensação que tenho comparando as duas... a 1.8 STM eu comprei nova


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #83 Online: 18 de Março de 2021, 17:13:11
Olha, apesar dos problemas citados pelo Cheferson, que não sei se é algo que ele viveu pessoalmente ou se é algo comum do modelo (que tenha inumeros relatos na internet) eu não me arrependo nenhum pouco da troca.
Mas, troquei somente pq um amigo estava desapegando de uma super barata, em estado de nova, por 800,00 apenas, qdo nova custava 1200,00 e usadas não achava por menos de 950,00 e a 1.8 STM custava 550,00.
E não me arrependo tb por que acho a 1.4 bem mais ágil no corre corre de um casamento por exemplo... foco mais rápido e preciso que a 1.8 STM.
Mas essa é a sensação que tenho comparando as duas... a 1.8 STM eu comprei nova

No canal do Armando Vernaglia tem um comparativo com  4 lentes 50MM da Canon e ele acha a 1.4 o melhor custo-benefício.

Sobre impressão minha  é porque já tive e trabalhei com a  50MM 1.4; veja na ótica ela é excelente em 1.8 ou mais fechada, mas é um consenso bem grande de que essa lente precisa de uma atualização. Eu acho que eles poderiam lançar uma 1.4 para o RF atualizada.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #84 Online: 18 de Março de 2021, 18:22:26
No canal do Armando Vernaglia tem um comparativo com  4 lentes 50MM da Canon e ele acha a 1.4 o melhor custo-benefício.

Sobre impressão minha  é porque já tive e trabalhei com a  50MM 1.4; veja na ótica ela é excelente em 1.8 ou mais fechada, mas é um consenso bem grande de que essa lente precisa de uma atualização. Eu acho que eles poderiam lançar uma 1.4 para o RF atualizada.

Ahhh Cheferson, não tenho duvida que ela precisa de uma atualização mesmo. Pq é uma excelente lente mesmo sendo um projeto tão antigo e MERECE mesmo esse update. Ela não é mesmo um primor na abertura máxima, embora eu consiga algumas vezes excelentes fotos nessa abertura, mas o emprenho tem de ser maior realmente. E ela em abertura menores, é de uma nitidez incrível, em f/4.5 por exemplo... consegue-se ver até mesmo os pelinhos do rosto daquelas pessoas tem isso bem pronunciado. Pra ensaios eu acho excelente.

Sobre os testes do Vernaglia eu vi esse video. Muito bom. o que eu gosto mais nela é a agilidade no foco. Eu tenho uma camera antiga e lenta, 5D mk II e nela a 50 1.4 é bem mais rapida no foco que a 85 1.8. Sei que é culpa da camera e não das lentes, mas no meu caso ela casou perfeita. Experimentei a 85 1.8 de um amigo num casamento e me arrependi, rsrs.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.789
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #85 Online: 18 de Março de 2021, 18:29:32
A 85mm tem o AF mais rápido dessa geração de lentes....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #86 Online: 18 de Março de 2021, 18:57:34
Feita com ela em 1.4



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #87 Online: 18 de Março de 2021, 18:58:46
A 85mm tem o AF mais rápido dessa geração de lentes....

Provavelmente não me dei pq na minha camera ela não era tão rapida quanto a 50 1.4.
Ter camera velha da nisso. rsrs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #88 Online: 18 de Março de 2021, 19:08:29
A 50mm f/1.4 da Yongnuo é bem superior a da Canon.
Acho que isso mostra o quanto essa lente precisa de uma atualização.

No mais, essa cinquentinha da Yongnuo é uma jóia perdida.
A qualidade do desfoque é fenomenal, extremamente cremoso, deixa a da Canon no chinelo.
Uma das melhores lentes nesse quesito que já usei.
Se eu gostasse de 50mm estaria com essa da Yongnuo até hoje.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #89 Online: 18 de Março de 2021, 19:21:36
A 50mm f/1.4 da Yongnuo é bem superior a da Canon.
Acho que isso mostra o quanto essa lente precisa de uma atualização.

No mais, essa cinquentinha da Yongnuo é uma jóia perdida.
A qualidade do desfoque é fenomenal, extremamente cremoso, deixa a da Canon no chinelo.
Uma das melhores lentes nesse quesito que já usei.
Se eu gostasse de 50mm estaria com essa da Yongnuo até hoje.

Sério isso? Ainda não tinha ouvido relatos dessa lente.
Algumas fotos suas de exemplo do que vc está falando?