Autor Tópico: Canon RF 50mm f/1.8 STM  (Lida 10637 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2020, 18:01:57
Que top; a lente ficou bonita rsrsrs. Sobre a qualidade de imagem, ela a partir de 2.5 é bem nítida, com cores bem contrastadas. Embora a DF de 50MM nao sejam minha favorita, é inegável que essa lente em ótica desempenhe melhor que a EF, os projetos óticos sempre recebem melhorias a cada nova versão. (PS: tá demorando pra vir algum Nikonzeiro vir aqui falar que a 50MM 1.8G é melhor  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: )

Acho que essa vai ser melhor que qualquer EF 50mm f/1.8 que já existiu. Aposto que vai ser no mínimo muito boa em f/1.8. Não comparável à Nikon Z 50mm f/1.8, que é uma lente fantástica e custa quase 600 dólares. Se essa sair por 200 como dizem, é 1/3 do preço.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2020, 18:05:47
Acho que essa vai ser melhor que qualquer EF 50mm f/1.8 que já existiu. Aposto que vai ser no mínimo muito boa em f/1.8. Não comparável à Nikon Z 50mm f/1.8, que é uma lente fantástica e custa quase 600 dólares. Se essa sair por 200 como dizem, é 1/3 do preço.

Também acho. A Canon não teve nenhuma 50/1.8 muito boa, mas pelo menos a STM já é bem usável em f/1.8, essa RF tende a ser melhor já só pelo fato de ser mais nova.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2020, 18:10:20
Que top; a lente ficou bonita rsrsrs. Sobre a qualidade de imagem, ela a partir de 2.5 é bem nítida, com cores bem contrastadas. Embora a DF de 50MM nao sejam minha favorita, é inegável que essa lente em ótica desempenhe melhor que a EF, os projetos óticos sempre recebem melhorias a cada nova versão. (PS: tá demorando pra vir algum Nikonzeiro vir aqui falar que a 50MM 1.8G é melhor  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: )

Fiquei confuso, você está falando da EF?   :shock:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 29 de Outubro de 2020, 18:27:36
Fiquei confuso, você está falando da EF?   :shock:

Sim estou falando da EF , Nikonzeiros fanáticos adoram falar isso rs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 29 de Outubro de 2020, 22:08:55


https://www.canonrumors.com/lens-design-comparison-canon-ef-50mm-f-1-8-stm-and-the-canon-rf-50mm-f-1-8-stm/

Segundo os entendidos, é praticamente o mesmo design.
E não aproveita a flange curta, veja que os elementos óticos foram afastados do sensor.

O grande diferencial pode ser esse elemento em verde.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2020, 00:11:13
Segundo os entendidos, é praticamente o mesmo design.

É um tanto diferente. O elemento traseiro maior é um grande fator. Quanto menor ele for, mais preciso e de vidro mais nobre ele precisa ser. O oposto é relativamente verdadeiro: mais fácil é fazer uma objetiva razoável com vidro mais barato, ou uma objetiva boa com os mesmos "ingredientes". O elemento amarelo é uma lente separada. No projeto antigo, era um elemento provavelmente composto por lente aesférica de vidro+lente de plástico moldado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 30 de Outubro de 2020, 02:50:11


https://www.canonrumors.com/lens-design-comparison-canon-ef-50mm-f-1-8-stm-and-the-canon-rf-50mm-f-1-8-stm/

Segundo os entendidos, é praticamente o mesmo design.
E não aproveita a flange curta, veja que os elementos óticos foram afastados do sensor.

O grande diferencial pode ser esse elemento em verde.

EU não sou entendedor de lentes haha, mas olhando o projeto me parece que há sim alguma diferença nos tamanhos de alguns elementos óticos e isso pode fazer uma grande diferença na qualidade ótica.

De maneira geral, a Canon , Nikon, Fuji e todos os fabricantes melhoram os seus projetos de uma versão pra outra. Aqui mesmo no fórum tem o review da 50MM 1.8 STM EF e alguém postou as fotos comparando com a versão anterior 50MM 1.8 II - é visível a diferença na abertura máxima e em aberturas mais fechadas, a STM é melhor (não é uma coisa tãoooo abissal, mas há diferença e vantagem pra STM) nas cores, contraste, bokeh, etc. A 50MM 1.8II era inutilizável em abertura máxima; já a STM dá pra usar, não é o ponto máximo de nitidez, mas ela é bem utilizável.

Creio que nessa nova RF com certeza farão melhorias, não tenho dúvida disso. O bom é que o sistema terá uma 50MM de baixo custo, algo que estava faltando no sistema RF.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2020, 08:01:24
É um tanto diferente. O elemento traseiro maior é um grande fator. Quanto menor ele for, mais preciso e de vidro mais nobre ele precisa ser. O oposto é relativamente verdadeiro: mais fácil é fazer uma objetiva razoável com vidro mais barato, ou uma objetiva boa com os mesmos "ingredientes". O elemento amarelo é uma lente separada. No projeto antigo, era um elemento provavelmente composto por lente aesférica de vidro+lente de plástico moldado.

Disseram que é apenas uma variação do double gauss.
Podemos esperar o mesmo bokeh mais marcado que o pessoal não gosta na atual.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2020, 08:14:47
Citar
#29
Both the EF 50mm f/1.8 STM and RF 50mm f/1.8 STM are Planar derivatives.

The EF version has an Ultron design (split front doublet) whilst the RF one has a Pancolar design (split rear doublet).

Do canon rumors, pra quem souber o que é isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2020, 08:47:37
Fico animado em mudar para ML só pela melhora absurda de nitidez.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 30 de Outubro de 2020, 11:15:29


https://www.canonrumors.com/lens-design-comparison-canon-ef-50mm-f-1-8-stm-and-the-canon-rf-50mm-f-1-8-stm/

Segundo os entendidos, é praticamente o mesmo design.
E não aproveita a flange curta, veja que os elementos óticos foram afastados do sensor.

O grande diferencial pode ser esse elemento em verde.

O double gauss não tem como variar muito, vai ser sempre essa fórmula parecida. Mas vi comentários por aí tem diferenças significativas: os elementos curvos em ambos os lados (não sei dizer quanto isso influencia a imagem) e esse tal elemento verde. Dizem que essa cor é usada pela Canon do Japão pra se referir a elementos asféricos. Eu nunca entendi o que é isso e que diferença dá, mas aparentemente é bom, rsrs. E claro, tem as coisas que a gente não consegue ver, como o revestimento dos elementos e o revestimento interno da lente.

Sobre a distância de flange, nesse caso eles não aproveitaram como fizeram na maioria das outras lentes, mas ainda assim um povo por aí estimou as medidas e parece que o elemento traseiro ainda está um pouco mais próximo do sensor do que na EF, não sei se faz alguma diferença.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #26 Online: 30 de Outubro de 2020, 12:37:01
O double gauss não tem como variar muito, vai ser sempre essa fórmula parecida. Mas vi comentários por aí tem diferenças significativas: os elementos curvos em ambos os lados (não sei dizer quanto isso influencia a imagem) e esse tal elemento verde. Dizem que essa cor é usada pela Canon do Japão pra se referir a elementos asféricos. Eu nunca entendi o que é isso e que diferença dá, mas aparentemente é bom, rsrs. E claro, tem as coisas que a gente não consegue ver, como o revestimento dos elementos e o revestimento interno da lente.

Sobre a distância de flange, nesse caso eles não aproveitaram como fizeram na maioria das outras lentes, mas ainda assim um povo por aí estimou as medidas e parece que o elemento traseiro ainda está um pouco mais próximo do sensor do que na EF, não sei se faz alguma diferença.

Humberto, nesse link de uma ótica (óculos) tem uma explicação da diferença de lentes asféricas (maior distorção) e esféricas (mais próximo do que o olho humano enxerga, e menos distorção), bem interessante a leitura:
https://lenscope.com.br/blog/lentes-asfericas-ou-esfericas-como-ter-lentes-mais-finas/

De toda forma, a Canon sempre melhora as suas lentes a cada nova versão; acho que isso é padrão pra todos os fabricantes rs. Então considerando essa cinquentinha é uma lente "de entrada" não me espantaria atualizarem o projeto ótico dela, com algumas melhorias, mas nem tanto assim.

Se formos pensar, essa 50MM 1.8 saiu rápido, a antiga 1.8II demorou 22 anos pra ser substituída pela STM.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2020, 12:39:07 por cheferson »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 30 de Outubro de 2020, 15:24:48
Humberto, nesse link de uma ótica (óculos) tem uma explicação da diferença de lentes asféricas (maior distorção) e esféricas (mais próximo do que o olho humano enxerga, e menos distorção), bem interessante a leitura:
https://lenscope.com.br/blog/lentes-asfericas-ou-esfericas-como-ter-lentes-mais-finas/

Opa, valeu, vou dar uma lida!  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 30 de Outubro de 2020, 19:05:17
Humberto, nesse link de uma ótica (óculos) tem uma explicação da diferença de lentes asféricas (maior distorção) e esféricas (mais próximo do que o olho humano enxerga, e menos distorção), bem interessante a leitura:
https://lenscope.com.br/blog/lentes-asfericas-ou-esfericas-como-ter-lentes-mais-finas/

Muito interessante a leitura. Mas note que o artigo vale pra lentes individuais. Uma objetiva (composta por lentes) possui componentes que compensam esta distorção, porém causam aberrações.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 30 de Outubro de 2020, 23:22:59
Sobre a lente acho que a Canon tem (e deve) lançar lentes de baixo custo. Eu arrisco dizer que o preço será de 200 dólares. Barato o suficiente para vender fácil mas com o dobro do preço da versão EF.

Oticamente falando eu tenho certeza que era será impecável como tem sido todos os vidros RF. Só o fato de reeditarem essa lente em 2020 e com o elemento traseiro mais perto do sensor diminuindo difração e outros efeitos, já garantirá certeza de qualidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales