Autor Tópico: Mais fotos, menos equipamento  (Lida 16778 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 01 de Novembro de 2020, 04:08:21
Venho pensando no que me faz continuar neste fórum. São as novidades sobre equipamento? É o debate sobre qual marca, ou qual tipo de câmera é melhor? Ou é pelas fotos excelentes que vejo de alguns foristas, que me servem de inspiração a fazer fotos melhores?

Creio que em um fórum destes, deva se falar sobre equipamento sim, desde que hajam empecilhos a fazer certo tipo de foto com certo tipo de equipamento. Porém, além deste limite, a discussão sobre "melhor equipamento" é meio vazia, uma vez que a grande maioria dos esquipamentos hoje em dia é melhor que os fotógrafos que os usam. Mas acho que o foco (com o perdão do trocadilho) deveria ser mais em foto e menos em equipamento. Ninguém pergunta, quando vê uma foto sensacional aqui, qual câmera foi usada. Por que o equipamento precisa funcionar, mas nem de longe é tão importante quanto a ideia, a sacada. E temos no fórum muita gente que tem fotos sensacionais. E tem gente como eu, que está aprendendo a fazer fotos melhores.

Então, gostaria de convidar aos fotógrafos experientes deste fórum a postarem mais fotos. Eu sei que essa história de fazer upload, pegar o link e criar o post aqui cansa. Mas é o que temos no momento. Postem mais fotos, mostrem o que é possível fazer.

Também aos fotógrafos iniciantes, postem fotos. De que adianta ter todos os equipamentos e suas configurações na ponta da língua, se ninguém vê o resultado? No mais, o pessoal aqui gosta de comentar e ver o progresso dos novos fotógrafos. É reconfortante ver este ofício seguir adiante.

Era isso que eu gostaria de sugerir: Vamos fotografar mais? Vamos conversar mais sobre fotografia e menos sobre equipamento?

Abraço a todos.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:01:38
Venho pensando no que me faz continuar neste fórum. São as novidades sobre equipamento? É o debate sobre qual marca, ou qual tipo de câmera é melhor? Ou é pelas fotos excelentes que vejo de alguns foristas, que me servem de inspiração a fazer fotos melhores?

Creio que em um fórum destes, deva se falar sobre equipamento sim, desde que hajam empecilhos a fazer certo tipo de foto com certo tipo de equipamento. Porém, além deste limite, a discussão sobre "melhor equipamento" é meio vazia, uma vez que a grande maioria dos esquipamentos hoje em dia é melhor que os fotógrafos que os usam. Mas acho que o foco (com o perdão do trocadilho) deveria ser mais em foto e menos em equipamento. Ninguém pergunta, quando vê uma foto sensacional aqui, qual câmera foi usada. Por que o equipamento precisa funcionar, mas nem de longe é tão importante quanto a ideia, a sacada. E temos no fórum muita gente que tem fotos sensacionais. E tem gente como eu, que está aprendendo a fazer fotos melhores.

Então, gostaria de convidar aos fotógrafos experientes deste fórum a postarem mais fotos. Eu sei que essa história de fazer upload, pegar o link e criar o post aqui cansa. Mas é o que temos no momento. Postem mais fotos, mostrem o que é possível fazer.

Também aos fotógrafos iniciantes, postem fotos. De que adianta ter todos os equipamentos e suas configurações na ponta da língua, se ninguém vê o resultado? No mais, o pessoal aqui gosta de comentar e ver o progresso dos novos fotógrafos. É reconfortante ver este ofício seguir adiante.

Era isso que eu gostaria de sugerir: Vamos fotografar mais? Vamos conversar mais sobre fotografia e menos sobre equipamento?

Abraço a todos.

É verdade. Se esse fosse um fórum sobre culinária, tudo o que teríamos aqui seriam reviews de fornos e fogões  :D


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:08:17
Mas falando sério agora. Concordo que realmente se deixou de falar de fotografia, aqui. Acredito que em boa parte porque quem mais discutia sobre fotografia não frequenta mais o fórum, por diversos motivos. O Ivan faleceu, o Sávio não entra mais e mesmo o Leo aparece aqui uma vez por ano... Falar sobre técnica fotográfica até que era bem aceito, mas quando se ia um pouco mais para o aspecto filosófico da coisa, gerava muita animosidade. Dizia-se que não valia a pena discutir esses assuntos, acusava-se de serem "intelectualismos". Isso acaba afastando as pessoas.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:09:47
Sempre posto algumas fotos na galeria,  acho que seria legal um espaço para colocar junto com as fotos as técnicas usadas (configuração do equipamento, composição pensada, e tratamento).
Aprendi muita coisa sobre fotos de aves, em um grupo italiano no Flickr dessa forma, eram extremamente críticos, infelizmente ele praticamente acabou depois que o Flickr ficou pago.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:11:33
Otima iniciativa, gostei !!!  :clap: :worship:

A estatística do forum, somados 16 anos, nos diz que:

a) Galeria é sala número 1 (430mil mensagens)
b) Classificados, já lá atrás, é a segunda (141mil)
c) Depois vem o Papo-Furado !!! (Vejam só !! Papo-Furado !! ) 119mil
d) E só lá em quarto lugar vem uma sala de equipamentos...

Então... o que nos traz uma percepção diferente ??

----+

Bem...
Quem faz as salas do forum cheias, somos nós  :ok:

Esse tópico é uma boa ideia para:
1) Mantermos a Galeria aquecida :ok:
2) Incentivarmos mais gente para usarem as salas que nos atraem :ok:
3) Ajudarmos as salas que mais gostamos a se tornarem mais atraentes :ok:

Acho que vale como sugestão :ok: :ok:

Se considerar apenas os últimos anos, o resultado será outro. E, ainda assim, dê uma olhada nas três primeiras páginas da sala de arte fotográfica. Temos um monte de assuntos diversos (incluindo um monte sobre equipamentos) e bem poucos sobre arte fotográfica de fato.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:14:00
Sempre posto algumas fotos na galeria,  acho que seria legal um espaço para colocar junto com as fotos as técnicas usadas (configuração do equipamento, composição pensada, e tratamento).
Aprendi muita coisa sobre fotos de aves, em um grupo italiano no Flickr dessa forma, eram extremamente críticos, infelizmente ele praticamente acabou depois que o Flickr ficou pago.

Ainda assim a conversa seria direcionada para equipamento. Eu gostaria de ver fotos com comentários que nada tivessem a ver com equipamento. Tipo:

1. Por que você escolheu fazer essa foto?
2. Onde ela foi feita?
3. O que você pode dizer sobre a luz na foto?
4. O que você sente/pensa ao olhar para a foto?


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2020, 09:50:43
A estatística do forum, somados 16 anos, nos diz que:

a) Galeria é sala número 1 (430mil mensagens)
b) Classificados, já lá atrás, é a segunda (141mil)
c) Depois vem o Papo-Furado !!! (Vejam só !! Papo-Furado !! ) 119mil
d) E só lá em quarto lugar vem uma sala de equipamentos...

Esta estatística é de todo período do fórum, não reflete o atual padrão de postagens e assuntos abordados.

Se algum moderador possui, por exemplo, uma mapa dos últimos 6 meses, seria interessante analisarmos estes dados.

Eu sempre deixo um atalho para ver as postagens não lidas desde a última visita, o que menos vejo são tópicos sobre fotografia e fotos, isso é fato!

Só se fala da porr@ da ML da Nikon, Z5, Z6, Z7, Z9, Zdocú, choramingação, carência e insatisfação... tá deprê mesmo... como podemos mudar?
(efetivamente, sem o papo "são os usuários que fazem o fórum blá, blá blá...)


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2020, 10:04:08
Eu já dei esta sugestão antes, mais de uma vez, vou dar de novo:

Exemplo:
- área temática Nikon
   - Câmeras D3XXX
   - Câmeras D5XXX
   - Câmeras D7XXX
   - Câmeras de categoria superior

Só para separar, como vai ser feito, se vai ser agrupado, não importa, é para direcionar o usuário para áreas específicas por assunto

Continuando, dentro de D3XXX, um tópico fixo "Fotos feitas com câmeras D3XXX", título ilustrativo.
- Modelo
- Lente
- Exif automático

Apenas fotos, sem perguntas sobre equipamentos.

Chegando na parte mais interessante!

Uma seção com lentes dos sistemas!

Área Nikon
- 35mm f/1.8G
- 100mm f/1.8 Macro
- 14-140VR

etc

Nestes tópicos apenas fotos feitas com estas lentes, não importa o corpo, mantendo as informações de EXIF.

Não sei o quanto isso envolve de programação, recursos humanos e financeiros ou apenas boa vontade.

Deixo como exemplo o melhor fórum onde aprendi e aprendo muito:
https://photography-on-the.net/forum/index.php

Tenho muito mais ideias, mas estas ajudariam a separar melhor os assuntos e propiciar novas áreas para postagem de fotos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2020, 10:53:47
Eu sei que essa história de fazer upload, pegar o link e criar o post aqui cansa.

Felipe, esse é o maior motivo de eu não postar fotos aqui no fórum, e sei que tem mais gente comigo. É chato o processo de postar foto aqui, no começo eu me animava mais, com o tempo começa a ficar cansativo. Mas além disso, toda foto que se posta os comentários são sempre muito parecidos. Depois que se atinge alguma fama no fórum, parece que o povo fica meio sem jeito de criticar, daí ficam mais elogios vazios, sei lá... Eu senti que não estava mais me acrescentando.

Mas eu acho que falar de equipamento é bom demais, e acho que faz parte da vida de fotógrafo. Além disso, com esses lançamentos todos de mirrorless atualmente, não tem como isso não ser assunto, e acho até importante para o fórum que isso seja bem discutido e divulgado.

Vou tentar me esforçar pra ver se consigo postar algumas fotos por aqui. Nesse último ano tá bem difícil também, com a pandemia praticamente todas as fotos que tenho são de pães e pizzas caseiro, ahahahah...


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2020, 11:18:49
Sou fotógrafo diletante e, para mim, as discussões que mais me interessam é sobre estética fotográfica, e não sobre equipamentos.
Eu sinto falta de ver mais crítica sobre fotos, tipo, erros, acertos, composição, etc.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.745
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2020, 11:45:04
Vou tentar me esforçar pra ver se consigo postar algumas fotos por aqui. Nesse último ano tá bem difícil também, com a pandemia praticamente todas as fotos que tenho são de pães e pizzas caseiro, ahahahah...

Por favor, poste as fotos e as receitas junto!  :assobi: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2020, 12:04:39
Concordo plenamente. Na verdade esse fórum está um saco de tão chato, desculpem a sinceridade.

Realmente só se fala em equipamento, e mesmo assim nenhuma informação realmente útil, só repetição de notícias publicadas em outros lugares. Não acrescenta nada e só enche linguiça e virou prática comum. Um porre, xarope total.

Rarissimamente ocorrem discussões técnicas e mais raramente ainda alguém publica uma foto interessante que valha a pena falar sobre ela, daí os comentários óbvios e rasos que se lê por aqui. Ahh, o horizonte está um pouco torto, estourou um pouquinho, as cores teriam ficado melhores na xxxxx, gostei, não gostei... Sério isso ? De que serve ? Se é para falar o óbvio melhor ficar quieto.

Essas são as postagens que vejo no MF ultimamente (na verdade ultimamente no "modo estendido")

Cada vez posto menos, tenho menos paciência e menos vontade de entrar. Não é de se estranhar que a turma que discute fotografia, seja em arte, documentação ou técnica cada vez evade mais.
 
P.S.

Muitas vezes é bom falar de equipamento, mas prefiro mil vezes ver esse tipo de material nas fontes originais ou em sites que eu considero menos tendenciosos com marcas (não que o MF o seja). Tem foruns especializados lá fora com qualidade infinitamente maior nesse tipo de informações.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2020, 12:07:17 por AFShalders »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2020, 12:21:25
Por favor, poste as fotos e as receitas junto!  :assobi: :hysterical:

 :D :D :D :D


Ahh, o horizonte está um pouco torto, estourou um pouquinho, as cores teriam ficado melhores na xxxxx, gostei, não gostei... Sério isso ? De que serve ? Se é para falar o óbvio melhor ficar quieto.

Pois é, esse tipo de comentário que desanima de postar foto, não acrescenta em nada.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2020, 16:26:12
Até hoje uns insistem que nunca coloquei fotos aqui ou que preciso colocar mais mas, a "leitura" que ficou na minha mente é que a Galeria é um clube de ótimos fotógrafos mas, é um clube fechado, aonde o nome do autor, fala muito antes da imagem ser comentada.

Taí uma coisa que pode ser sugerida à moderação, embora eu nem saiba se isso é possível: criar uma sala "anônima": os moderadores, que precisam ter controle, sabem quem postou aquela foto, mas os foristas, não. De novo, não sei se isso é possível, mas elimina um possível problema.

Felipe, esse é o maior motivo de eu não postar fotos aqui no fórum, e sei que tem mais gente comigo. É chato o processo de postar foto aqui, no começo eu me animava mais, com o tempo começa a ficar cansativo. Mas além disso, toda foto que se posta os comentários são sempre muito parecidos. Depois que se atinge alguma fama no fórum, parece que o povo fica meio sem jeito de criticar, daí ficam mais elogios vazios, sei lá... Eu senti que não estava mais me acrescentando.

Essa é a parte mais chata (por isso que coloquei este aspecto no primeiro post), realmente. E fazer isso todo dia, cansa mesmo. Mas e uma vez por semana, talvez? Uma vez por mês?

Sobre o segundo problema, é possível que ele exista porque também dexamos um pouco de parar e analisar fotos, e com isto perdemos a prática. Mas creio que, excercitando esta prática, possamos apurar o senso crítico.

Tô com uma ideia aqui, vou conversar com a moderação pra ver se há implicação.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2020, 17:30:47
Venho pensando no que me faz continuar neste fórum. São as novidades sobre equipamento? É o debate sobre qual marca, ou qual tipo de câmera é melhor? Ou é pelas fotos excelentes que vejo de alguns foristas, que me servem de inspiração a fazer fotos melhores?

Creio que em um fórum destes, deva se falar sobre equipamento sim, desde que hajam empecilhos a fazer certo tipo de foto com certo tipo de equipamento. Porém, além deste limite, a discussão sobre "melhor equipamento" é meio vazia, uma vez que a grande maioria dos esquipamentos hoje em dia é melhor que os fotógrafos que os usam. Mas acho que o foco (com o perdão do trocadilho) deveria ser mais em foto e menos em equipamento. Ninguém pergunta, quando vê uma foto sensacional aqui, qual câmera foi usada. Por que o equipamento precisa funcionar, mas nem de longe é tão importante quanto a ideia, a sacada. E temos no fórum muita gente que tem fotos sensacionais. E tem gente como eu, que está aprendendo a fazer fotos melhores.

Então, gostaria de convidar aos fotógrafos experientes deste fórum a postarem mais fotos. Eu sei que essa história de fazer upload, pegar o link e criar o post aqui cansa. Mas é o que temos no momento. Postem mais fotos, mostrem o que é possível fazer.

Também aos fotógrafos iniciantes, postem fotos. De que adianta ter todos os equipamentos e suas configurações na ponta da língua, se ninguém vê o resultado? No mais, o pessoal aqui gosta de comentar e ver o progresso dos novos fotógrafos. É reconfortante ver este ofício seguir adiante.

Era isso que eu gostaria de sugerir: Vamos fotografar mais? Vamos conversar mais sobre fotografia e menos sobre equipamento?

Abraço a todos.

Caraca, fiquei feliz de ver o seu depoimento.  :clap: :clap: :clap: é isso ai  :ok:

Muito bom, parabéns pelo comentário!!!

Conhecimento importa mais que equipamento.