Autor Tópico: Pouca Luz com Flash Manual  (Lida 1371 vezes)

Breno Marx - Oficial

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 01 de Novembro de 2020, 13:18:06
o que fazer na seguinte situacao.

Camera Nikon D7100
Lente Kit 18-105
Flash YN 565 exll
Ambiente com pouca luz,
Objetivo : Congelar o assunto

O que fiz: Aumentei a velocidade 1/125
F:5.6.
Flash Manual em 1/2
Apareceu a faixa preta em baixo da foto


Informações adicionais: este flash externo só funciona no manual (pois o modelo é para Canon) não  sei acionar o HSS se é que ele possui.

Tentei de tudo que eu sabia.

Se alguém puder ajudar dando opiniões tecnicas eu agradeço


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2020, 16:08:54
Bem vindo, Breno.

Estranho, a D7100 tem velocidade de sincronia de 1/250, não deveria ter problema em 1/125. Vc testou outras velocidades? Aparentemente sim, pois você aumentou pra 1/125. Experimente aumentar pra 250.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2020, 22:41:15
o que fazer na seguinte situacao.

Camera Nikon D7100
Lente Kit 18-105
Flash YN 565 exll
Ambiente com pouca luz,
Objetivo : Congelar o assunto

O que fiz: Aumentei a velocidade 1/125
F:5.6.
Flash Manual em 1/2
Apareceu a faixa preta em baixo da foto


Informações adicionais: este flash externo só funciona no manual (pois o modelo é para Canon) não  sei acionar o HSS se é que ele possui.

Tentei de tudo que eu sabia.

Se alguém puder ajudar dando opiniões tecnicas eu agradeço

Cara, eu não me lembro se a 7100 tinha HSS; as séries D3000 e D5000 não possuem HSS (salvo um rádio flash da Youngnuo que transforma todo flash em HSS pelo transmissor, mas ai é outra história).

De qualquer forma, o Youngnuo 565 Não possui HSS. O 568 possui.

Sobre o flash em si; a potência de iluminação do seu flash sobe com o ISO mais alto. Um ISO mais baixo , fará o sensor captar menos luz ; então uma dica prática : sobe o ISO pra 800 ou 1600 pelo menos. Em relação à potência do flash, tem um aplicativo de nome "Keylight Expressions" pra Android que você cadastra o número guia do seu flash; informa o ISO, a abertura, a distância e o sistema te informa a potência necessária do flash, é muito bom, funciona perfeitamente. Ou você pode usar um flash-meter.

Quando falamos em iluminar com o flash a velocidade do obturador tem pouca interferência; as variáveis importantes são a abertura, o ISO, e a distância do flash para o que você vai fotografar (em metros) .

Verifique também se na sua câmera o flash está configurado para disparar na primeira ou segunda cortina. Eu gosto mais da segunda cortina pois dá pra congelar o movimento.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2020, 22:43:46 por cheferson »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2020, 16:03:20
Apareceu a faixa preta em baixo da foto

Se apareceu a faixa preta na foto é problema de sincronismo. Não necessariamente com a velocidade de sincronismo em si, mas pode ser a comunicação entre o flash e a câmera. Acontece bastante com flashes de terceiros usados remotamente. Eu tive um YN que precisava usar 1/160s quando remoto pra não aparecer a faixa, mas com o flash em cima da câmera usava 1/250s normal.

Meu conselho é ir baixando a velocidade pra ver quando a faixa preta deixa de aparecer. Na verdade 1/125s já é uma velocidade bem baixa, então é bem provável que a sincronia não fique perfeita mesmo e talvez fosse uma boa ideia buscar outro flash.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2020, 18:49:40
Se apareceu a faixa preta na foto é problema de sincronismo. Não necessariamente com a velocidade de sincronismo em si, mas pode ser a comunicação entre o flash e a câmera. Acontece bastante com flashes de terceiros usados remotamente. Eu tive um YN que precisava usar 1/160s quando remoto pra não aparecer a faixa, mas com o flash em cima da câmera usava 1/250s normal.

Meu conselho é ir baixando a velocidade pra ver quando a faixa preta deixa de aparecer. Na verdade 1/125s já é uma velocidade bem baixa, então é bem provável que a sincronia não fique perfeita mesmo e talvez fosse uma boa ideia buscar outro flash.

Exatamente.
Eu tinha um rádio não funcionava direito se ficasse muito perto do transmissor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2020, 23:09:38
Se apareceu a faixa preta na foto é problema de sincronismo. Não necessariamente com a velocidade de sincronismo em si, mas pode ser a comunicação entre o flash e a câmera. Acontece bastante com flashes de terceiros usados remotamente. Eu tive um YN que precisava usar 1/160s quando remoto pra não aparecer a faixa, mas com o flash em cima da câmera usava 1/250s normal.

Meu conselho é ir baixando a velocidade pra ver quando a faixa preta deixa de aparecer. Na verdade 1/125s já é uma velocidade bem baixa, então é bem provável que a sincronia não fique perfeita mesmo e talvez fosse uma boa ideia buscar outro flash.

Então é que cada modelo de rádio tem uma velocidade de sincronismo diferente. TEm razão; se a velocidade for configurada mais rápido na câmera, as faixas pretas podem aparecer. Geralmente aparecem mais quando estão configuradas pra primeira cortina (por isso é melhor trocar pra segunda). Mas há um problema, o autor da pergunta não especificou se o flash foi usado com rádio ou em cima da câmera.

Sobre o HSS dos flashs Youngnuo: os dois 568EX III que tenho tem HSS, mas eles só funcionam na Canon. Já liguei um deles nas Nikon D31000 e D90 e o flash perde o TTL e também o HSS. Pra usar o HSS de um flash Youngnuo ele precisa ser produzido especificamente pra Nikon e ainda as câmeras da Nikon tem que ter esse recurso. Portanto se usar o HSS nas séries D3000 e D5000 , o HSS não vai funcionar do mesmo jeito.

Se você usar rádio-flash , a velocidade de sincronismo sempre será a do rádio, sempre. Tem um rádio flash da Youngnuo que permite a qualquer flash disparar via HSS, já que quem faz o HSS (sincronismo) é o próprio transmissor. Não me lembro exatamente o modelo; senão estiver enganado a Godox também tem um rádio flash que tem essa função.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2020, 23:12:02 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2020, 23:13:45
Nota: esse radio flash que dispara qualquer flash via HSS da Youngnuo é muito bom pra fazer ensaio externo; onde se usa grandes aberturas e pode disparar em velocidades rápidas :)


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2020, 08:07:29
D7100 funciona sim auto FP (HSS) ele deve estar ativado no menu...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2020, 19:44:43
D7100 funciona sim auto FP (HSS) ele deve estar ativado no menu...

Sim a série D7000 (7000, 7100, 7200, 7500) possui o HSS, as séries mais de entrada não. Embora já tenha trabalhado com D90, não me lembro se ela tinha HSS já que só usei o flash em sincronia normal.

Sobre o modelo do rádio é o Youngnuo YN622C.... ele sincroniza em qualquer câmera Canon ou Nikon, com qualquer flash, em HSS. Ou seja, dá pra usar velocidades de sincronismo rápidas (acima da velocidade de sincronismo da sua câmera) em Canon ou Nikon. Mas atenção o YN622C é para Canon e o YN622N é pra Nikon. Ou seja, se sua câmera for Canon, precisa ser o YN622C, se for Nikon YN622N.

Desconheço se há outro rádio com essa função ou se a Youngnuo tem versões para outros sistemas como Fuji e Sony.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2020, 19:49:18
Acredito que HSS não seja a fonte do problema e nem a solução nesse caso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2020, 19:51:15
Acredito que HSS não seja a fonte do problema e nem a solução nesse caso.

Talvez seja configuração de primeira ou segunda cortina; ou ISO baixo; ou ainda se o flash estiver fora da cãmera, a distância do que está em foco na foto para o flash. Acho que faltou o usuário postar isso também.

Outro defeito pode ser uma queda na vida útil da lâmpada, é normal isso acontecer. Já tive um flash que fazia isso e era a lâmpada que precisei trocar numa assistência.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2020, 19:52:00 por cheferson »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2020, 07:49:27
Acredito que HSS não seja a fonte do problema e nem a solução nesse caso.

Certeza que não é