Autor Tópico: Falar portugês incorretamente é reflexo de insegurança ?  (Lida 5396 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #30 Online: 04 de Novembro de 2020, 00:45:34

kkkkk

Saudade de uma treta pra esquentar os ânimos.

Ô, isso é o que não falta!  :fight:


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 04 de Novembro de 2020, 07:41:11
Não precisa ser portugues castiço ou vernáculo, mas pelo menos para mim quando há um erro grave de portugues tendo a não dar muita credibilidade no conteúdo.
Por exemplo, estava lendo o website da Honda e lá está escrito nas especificações da moto mais cara deles "passagem do fluxo de ar até o ACENTO". Não dá vontade de comprar a moto.
Eu não vou muito longe, erros de portugues não são reflexo de insegurança e sim educação deficiente e falta de leitura. Qual a média de livros lidos per capita temos hoje?
Queria fazer uma campanha nacional para as pessoas pararem de escrever VIAJEM ao invés de viagem. CONCERTEZA.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 08 de Novembro de 2020, 07:53:31
Em essencia somos todos inseguros e buscamos compensar nossas insegurancas de alguma forma. Por isso que existem religioes, astrologias, teorias conspiratorias e demais crencas. E eh tambem o motivo de termos rituais, culturas, costumes, instituicoes publicas, familia, etc.

O conhecimento especifico em uma area eh sim usado por muitas pessoas para se sentirem mais seguras consigo mesmas, compensando suas demais insegurancas. Mas o mesmo eh para titulos, curriculos, profissoes, status sociais, consumismo, ideologias e muitas dessas coisas subistituiram a seguranca que antes eram dadas pelas religioes.

E a essencia de nossa inseguranca eh a conciencia de nossa propria morte. O que nos causa anxiedades por motivos homeostaticos.

Otto Rank (na antropologia e psicanalise), Antonio Damasio (na Neuro ciencia), Heidigger (mas para o final da conclusao filosofica dele), etc explicam tudo isso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 08 de Novembro de 2020, 08:01:30
Eu não vou muito longe, erros de portugues não são reflexo de insegurança e sim educação deficiente e falta de leitura. Qual a média de livros lidos per capita temos hoje?
Queria fazer uma campanha nacional para as pessoas pararem de escrever VIAJEM ao invés de viagem. CONCERTEZA.

Educacao deficiente pode ser, mas eu sempre li muito e escrevi muito e mesmo assim eu sempre escrevi muito errado.

E por educacao deficiente eu nao me refiro apenas ao aprendizado gramatical, pq eu aprendi e reaprendi varias vezes. Mas sim as condicoes que sociais e psicologicas que formam a maneira cognitiva de aprendermos. Criancas que crescem em ambiente extressante terao maior dificuldade de reter conhecimentos do que aprenderam. Eu acho que nao eh atoa que o Brasil, que eh onde as pessoas sao mais anxiosas de acordo com a OMS, a educacao eh tao focada em memorizar informacao e nao ao conhecimento de verdade.

Informacao nao eh conhecimento. O que mais existe hoje em dias sao pessoas cheias de informacoes, e consequentemente cheias de correlacoes, que confundem tais correlacoes com conhecimento. Mas de conhecimento em si nao costumam ter quase nada.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2020, 08:04:05 por C R O I X »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #34 Online: 08 de Novembro de 2020, 08:20:23
Que legal te ver por aqui novamente Márcio  :clap: :clap: :clap:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 08 de Novembro de 2020, 10:37:15
Que legal te ver por aqui novamente Márcio  :clap: :clap: :clap:

  :)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #36 Online: 08 de Novembro de 2020, 19:13:42
Algo que me incomoda na escrita Facebook a fora, é a falta de "r" no final dos verbos, compra(r), anda(r), faze(r), chora(r), etc.

Porém, esse erro tão grosseiro na escrita, e quase que universal na língua falada, eu comecei a observar isso com mais ênfase nos meus próprios videos do Youtube, e começou a me incomodar demais, a ponto de pensar em deletar os vídeos, ai comecei a observar outros vídeos e me conformei (um pouco), se apresentadores famosos de jornais televisivos "comem" o r no final dos verbos, deixar meus vídeos antigos com esse "problema" não tem mal algum, e tenho tentado melhorar nessa dicção, mas ainda sai muito verbo sem r.

E agora tenho um outro problema, fico prestando atenção em tudo que tenha narração pra ver se estão "comendo" o r.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 08 de Novembro de 2020, 19:31:49
E agora tenho um outro problema, fico prestando atenção em tudo que tenha narração pra ver se estão "comendo" o r.

Acho que só os radialistas antigos pronunciavam esse R. Mas penso que omitir esse R na escrita é erro crasso.
Há alguns erros que num futuro próximo serão perdoados. Exemplos:

João namora com a Maria (em vez de "João namora Maria")
Prefiro x do que Y (em vez de "Prefiro x a y)
O cartão implicou em expulsão (em vez de "O cartão implicou expulsão)

E há outros erros horríveis que, creio, não têm condições de ser considerados corretos nunca, tipo, "1,4 milhões"...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #38 Online: 08 de Novembro de 2020, 19:47:11
Há alguns erros que num futuro próximo serão perdoados. Exemplos:

João namora com a Maria (em vez de "João namora Maria")
Prefiro x do que Y (em vez de "Prefiro x a y)
O cartão implicou em expulsão (em vez de "O cartão implicou expulsão)


E agora tenho um outro problema

E agora tenho outro problema.

 :hysterical:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2020, 19:47:50 por Roberto Dellano »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #39 Online: 09 de Novembro de 2020, 02:39:05
Algo que me incomoda na escrita Facebook a fora, é a falta de "r" no final dos verbos, compra(r), anda(r), faze(r), chora(r), etc.

Eu tenho dificuldade de dicção, acho que nem consigo falar esse R...  :shock:

Mas na escrita é uma coisa que me irrita um pouco.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 09 de Novembro de 2020, 09:28:15
Qual mudanca linguistica que nao passou a se tornar o "correto" que nao nasceu do uso errado da lingua falada e escrita anteriormente?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 09 de Novembro de 2020, 09:30:07
Qual mudanca linguistica que nao passou a se tornar o "correto" que nao nasceu do uso errado da lingua falada e escrita anteriormente?
Um bom ponto este.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 09 de Novembro de 2020, 11:10:13


Lembrei de vocês!  :D :D :D

Como o Dellano citou a falta do "R", eu acho um absurdo, coisa de débil mental, não usar uma porcaria de interrogação.
Se alguém me manda pergunta sem o "?", pode ser mãe, parente, namorada, ah, eu esculacho. "Você está perguntando ou afirmando?"

Só relevo em caso de cliente, né  :D :D
Algo tipo o "o ensaio pré uédin tá incluso" a gente responde macio, hehehehe...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #43 Online: 09 de Novembro de 2020, 11:23:13


Lembrei de vocês!  :D :D :D

Como o Dellano citou a falta do "R", eu acho um absurdo, coisa de débil mental, não usar uma porcaria de interrogação.
Se alguém me manda pergunta sem o "?", pode ser mãe, parente, namorada, ah, eu esculacho. "Você está perguntando ou afirmando?"

Só relevo em caso de cliente, né  :D :D
Algo tipo o "o ensaio pré uédin tá incluso" a gente responde macio, hehehehe...

Dá uma agonia.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 09 de Novembro de 2020, 11:24:31
Lembrei de vocês!  :D :D :D


 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Lembrei daquele outro: