Autor Tópico: Dando a cara a tapa!  (Lida 1989 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 03 de Novembro de 2020, 15:26:50
Bom pessoal, inspirado no tópico "Mais foto menos equipamento, estou aqui dando a cara a tapa.

E para facilitar, vou começar fazendo uma autocritica.

Eu gostaria muito de fotografar casamento como eu fotografo crianças, mas minha fotografia de casamento é anos luz atrás dos meus ensaios infantis, eu sei que são estilos fotográficos completamente diferentes, não tem como aplicar as mesmas técnicas nas duas vertentes, mas o que quero dizer é que sinto que não consigo progredir na fotografia de casamento como ocorreu na fotografia infantil.

Se pegar um ensaio infantil meu de 10 anos atrás e um de hoje, nem parece que foi feito pelo mesmo fotógrafo, mas se pegar um casamento de 10 anos atrás e um de hoje, quase não há diferença.

Sempre que estou em uma cerimonia (essa é a parte mais engessada), meus neurônios fervem, penso, observo, mas tudo é muito limitado, e você não tem muitas opções, e isso me frustra.

Deixar a criatividade fluir em casamento não fácil, e fazer o tradicional te deixa igual a todo mundo.


Dito isso fiquem a vontade para criticar, e a medida que forem questionando eu vou respondendo.

Esse casamento foi de sábado passado (31/10/2020), meu primeiro "após" a pandemia.
Quando a noiva entrou já era 18:30h. Da foto 7 em diante todas estão com flash direto, ISO alto, velocidade baixa, "e respiração presa"
A recepção foi muito restrita, por isso apenas a ultima foto é referente a ela.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


Aguardando o próximo tópico!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2020, 16:14:13
Gostei, eu contrataria!

Na 1, 2 e 3 nao vi nada além do tradicional. A do buque de rosas, talvez ficasse mais interessante com o primeiro plano ligeiramente desfocado e com a noiva nitida.
Todas as demais ficaram muito boas em termos de composiçao, espontaneidade dos modelos, cores..
Muito interessante a 9, em que aparece o Barak Obama  :D
A ultima também ficou 10!
« Última modificação: 03 de Novembro de 2020, 16:16:45 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2020, 16:55:44
Obrigado por dar a cara a tapa, meu caro!!!! Precisamos mais disso.

Como são muitas fotos, vou comentar especificamente só a 1 e a 3, mesmo não entendendo nada de foto de casamento.

1. Está meio bruta (oposto de refinada), mas tem potencial. Talvez vc ganhasse mais força na imagem removendo elementos desnecessários, tais como a tomada e o interfone. Também uma composição um pouco mais fechada tirando o espaço vazio dos lados. Isso tiraria a foto da proporção, então creio que teria que ser uma escolha sobre o que cortar e o que manter.

3. Essa também achei que tem elementos demais. Eu removeria toda a árvore, deixando só do poste pra direita. Teria o mesmo problema de proporção, e a mesma escolha a fazer: manter a proporção ou cortar os elementos que não acrescentam?

A 2, 4 e 8 eu curti.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2020, 17:09:28
A primeira tem potencial, o efeito de quebra-cabeças (na verdade "tiling") é bacana

A segunda achei muito legal porque foge bastante dos clichês de fotos de casamentos. A composição é interessante e faz um bom uso do desfoque, coisa RARA de se ver. Ou seja, o próprio desfoque insere contexto na imagem. E está na medida certa.

A terceira eu gostei basicamente pelo mesmo motivo. É diferente e inusitada. Tem realmente elementos demais mas nem sempre temos controle sobre isso, as vezes não dá para pensar muito. Ou aproveita-se o momento ou perde-se a oportunidade.

Quanto as outras, me abstenho. Não curto fotografia de casamento, para mim salvo raras exceções são todas muito parecidas como o Dellano mesmo disse: "Sempre que estou em uma cerimonia (essa é a parte mais engessada), meus neurônios fervem, penso, observo, mas tudo é muito limitado, e você não tem muitas opções, e isso me frustra.Deixar a criatividade fluir em casamento não fácil, e fazer o tradicional te deixa igual a todo mundo."
« Última modificação: 03 de Novembro de 2020, 17:11:49 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2020, 22:19:05
Apesar de eu me incomodar um pouco em criticar e ser criticado, tudo faz parte da vida, e sigamos o jogo  :D :D :D

Vamos lá

Foto 1-  A idéia da foto é boa, mas a composição tá confusa. Seria legal se fechasse o zoom no espelho bem no rosto da noiva. Do jeito que está minha tendência é olhar mais pras pernas. Lembrando que na fotografia, nosso cérebro lê da esquerda pra direita. APrendi isso com um grande mestre de fotografia do Paraná, das antigas. Então se você posicionar algo que venha da esquerda pra direita, a foto será mais impactante. Resumo: eu vejo mais as pernas da noiva do que o rosto nos espelhos. Se essa foi a intenção beleza. Mas não me senti muito agradável olhando a foto;

Foto 2- Muito boa, simples e criativa. Eu gosto quando a própria imagem fala por si; o enquadramento da flor em foco com o fundo desfocado da noiva na maquiagem deu um toque a mais. De olhar a foto bem uma impressão muito boa.

Foto 3 - Tá boa, mas é uma foto ok apenas.

Foto 4- Adorei a menina beijando o espelho; como uma prova de amor próprio. Curti muito ter tirado fotos de momentos como esse, muito bom!

Foto 5- Making of da noiva; muito bom; gostei da foto. Seria legal tirar foto dela num momento mais descontraído e natural, sem saber que ela tá tirando foto. Uma dica legal é falar pra maquiadora ir falando com a noiva pra ela se soltar e tirar fotos desses momentos.

Foto 6 - gostei da composição e das cores, do fundo, muito bonito. Só deixaria um pouco mais exposta e umas cores mais contrastadas; pro meu gosto particular (cada um tem o seu kkkk )

Foto 7 - Linda foto! Nem precisa de comentários.

Foto 8 - Se tivesse usado uma grande angular ou fechado o ângulo mais próximo da capela ficaria mais impactante ou simplesmente fazer um crop na região da capela. Acho que a foto ficou com muitos elementos que distraem o olhar.

Fico 9 - Quase perfeita; não fosse um detalhe; a cabeça do pai da noiva abaixada; nessas horas quando fotografa casamentos usava lente 1.8 sem o flash pra super-expor um pouco a imagem e bater várias em sequencia porque 1 ia dar certo nessa hora kkkk

Foto 10- Perfeita; cores, foco cravado, desfoque bonito; e a foto mostra o que diz, sem texto algum. Muito bom.



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2020, 23:36:06
bahhh me lembrou os velhos tempos onde o Santana, fazia uma análise detalhada de cada foto.

Parabéns Dellano por postar seu trabalho.. isso era bem frequente no fórum e acabou se perdendo. Lembro dos ensaios do Mike Castro por exemplo... da sua evolução..

E dos teus ensaios Dellano, me marcaram bastante aqueles meninos com maquete de avião, etc...

 :clap: :clap: :clap: :clap:


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2020, 00:45:57


E dos teus ensaios Dellano, me marcaram bastante aqueles meninos com maquete de avião, etc...

 :clap: :clap: :clap: :clap:

Eu ia comentar exatamente isso. Os ensaios infantis e o quanto Dellano os transforma em contos de fadas...

A alegria e as traquitanas que tinham, somados ao tratamento que faz, propicia um resultado único. Até hoje lembro de uma vez em que postou 2 fotos, mostrando o "antes" e o "depois" com um resultado final surpreendente.

Não sou fã de fotos de casamento, mas quando vejo uma foto com a de número 3, com o vestido da noiva pendurado em uma árvore no meio da rua, não tem como não gostar. No mínimo pelo nonsense, pelo inusitado da cena. Muito bom!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2020, 10:37:26
Pessoal, obrigado a todos pela participação, acho que essa é a intenção.

É interessante ver as diferentes opiniões a respeito do tema.

Vou tentar responder alguns comentários, não que sejam mais relevantes, mas sim, que tenho uma resposta ou também um comentário, mas todos são interstates e bem vindos.


3. Essa também achei que tem elementos demais. Eu removeria toda a árvore, deixando só do poste pra direita. Teria o mesmo problema de proporção, e a mesma escolha a fazer: manter a proporção ou cortar os elementos que não acrescentam?

Então Felipe, fotografia de casamento é preciso muito cuidado com oque você faz na edição, remover objetos pode se tornar um tiro pela culatra, pois ao ver uma foto onde foi feito uma manipulação, a noiva vai ficar procurando defeitos em outras, e vai querer que você "arrume", tirar uma lixeira, tirar um extintor, uma placa de sinalização, uma porta de banheiro aberta, e já pensou você manipulando mil fotos de um casamento... Eu limito no contrato as edições pra não ter noiva querendo edições demasiadas.


Fico 9 - Quase perfeita; não fosse um detalhe; a cabeça do pai da noiva abaixada

Devo ter mais de 10 fotos desse momento, e acredite, em todas o pai da noiva está de cabeça baixa, isso é muito comum acontecer com pajens e daminhas, com o pai da noiva é mais difícil.


Foto 1-  A idéia da foto é boa, mas a composição tá confusa. Seria legal se fechasse o zoom no espelho bem no rosto da noiva

Foto 8 - Se tivesse usado uma grande angular ou fechado o ângulo mais próximo da capela ficaria mais impactante ou simplesmente fazer um crop na região da capela. Acho que a foto ficou com muitos elementos que distraem o olhar.

Dessas duas imagens, eu tenho a versão fechada, a do espelho, ficou um retrato comum, e a da capela só uma foto, mas é claro que é um gosto pessoal, e é curioso como gostos e visão mudam, por exemplo a ultima foto que parece ter agradado a todos é uma foto que não vejo muita coisa, faço por que geralmente os noivos gostam, e as vezes uso de fundo para alguma lamina do album.


Novamente obrigado a todos que estão participando.
Abraço.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2020, 11:52:34
Então Felipe, fotografia de casamento é preciso muito cuidado com oque você faz na edição, remover objetos pode se tornar um tiro pela culatra, pois ao ver uma foto onde foi feito uma manipulação, a noiva vai ficar procurando defeitos em outras, e vai querer que você "arrume", tirar uma lixeira, tirar um extintor, uma placa de sinalização, uma porta de banheiro aberta, e já pensou você manipulando mil fotos de um casamento... Eu limito no contrato as edições pra não ter noiva querendo edições demasiadas.

Faz total sentido. Eu tenho obsessão em remover tomadas, me incomodam profundamente. Se eu fosse fazer um contrato desses, colocaria que remoção das tomadas está incluso!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2020, 12:08:23
Dellano, de uma forma geral estão todas tecnicamente muito bem feitas (fotometria, edição, foco).
Como estou vendo as fotos em um laptop que a tela não é lá essas coisas, fica difícil avaliar as cores e a exposição de maneira correta.

No tratamento eu colocaria um pouquinho mais de trabalho nas cores e contraste só para dar um tom um pouco mais artístico. A foto 1 é um exemplo onde eu faria isso.
A foto 3 o que me incomoda é a composição poluída (não tem muito o que fazer) e me pareceu que o horizonte em relação ao vestido está torto. Eu teria corrigido na pós.
Fotos 6 e 7 faltou uma expressão facial mais favorável mas você não tem controle sobre essas coisas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2020, 19:39:39
Deixar a criatividade fluir em casamento não fácil, e fazer o tradicional te deixa igual a todo mundo.
1


4

Oi Dellano, depende do seu cliente, mas normalmente se vc deixar a criatividade ir muito longe pode ser que o seu cliente não entenda.

De qq maneira, as únicas duas fotos que gostei e achei que vc conseguiu bons registros foram essas duas ai, que tem um grau de atenção e uma dificuldade a mais, digamos que foram fotos "criativas".

A primeira pela brincadeira com o reflexo dos espelhos e a falta da cabeça da mulher no reflexo.
A quarta foto pq vc conseguiu um registro bacana, não sei se foi posado ou espontâneo, mas ficou bom.

Em minha opinião as demais fotos são fotos comuns onde se repete o padrão daquilo que o mercado pede, aquilo que o mercado deseja, meio que padrão. Bom, acho que seu cliente ficou feliz, e isso é o que importa.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2020, 22:26:50
Dellano meu comentario não seria muito diferente do que ja foi abordado pelo os colegas e voce mesmo ja respondeu o motivo dos quais nao o fez, que é justamente a parte das manipulações, realmente vendo por este lado voce iria se atolar em manipulações.

1. remover a tomada e o controle do ar acima da cabeça e tentar realçar o papel de parede que parece ser bem legal,

3. essa foto só voce e o casal sabe a historia por tras dela,fica dificil comentar

5. Crop

6. remover as distrações do fundo ( pessoas )

8. crop,acho que tem muito ceu , ou uma foto com uma grande angular pegando a reação de todos aguardando a noiva ,sei lá, essa foto ta bem confusa pra mim com muita informação.

Nunca fiz um casamento,na verdade não conheço todos os detalhes de como funciona os bastidores e etc,so comentando em relação a foto em si no meu ponto de vista,
imagino que eu comentar que fazia isso e fazia aquilo pra tal foto iria depender de varios fatores do momento.

Voce trabalha sozinho ou tem algum segundo fotografo com voce ?




hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2020, 09:52:42
Vamos aos poucos. Tem um mói de foto.
Primeiro as que gostei.

A 2 - buquê no chão.
Ótima ideia. Criativa.
Só mudava uma pequenina coisa: Cortava um pouquinho à direita para retirar um móvel
claro que forma uma ponta. Mas deixava o cabide com o vestido!

A 4 está perfeita. Não mudaria nada. O momento foi a chave da foto.
E o olhar da garota.

A 10. Muito boa. Talvez deixasse um pouco menos saturada. Questão pessoal, claro.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2020, 10:20:53
No tratamento eu colocaria um pouquinho mais de trabalho nas cores e contraste só para dar um tom um pouco mais artístico...

Então Tales, teve uma época que eu tentei passar um pouco do tratamento de ensaios para a fotografia de casamento, mas esse é um outro ponto complexo, veja, a fotografia de casamento deve ser eterna para o casal, e tratamento pode ser uma coisa passageira, não entregamos o RAW para o cliente (pelo eu não entrego), então hoje eu procuro entregar um JPG menos carregado possível, ainda que com edição, é fácil editar, mas inverter a edição em um JPG é praticamente impossível.


A primeira pela brincadeira com o reflexo dos espelhos e a falta da cabeça da mulher no reflexo.

Bingo!!  :D


Voce trabalha sozinho ou tem algum segundo fotografo com voce ?

Esse casamento eu estava sozinho, era um casamento pequeno, mas vendo pacote com dois fotógrafos também.


A 10. Muito boa. Talvez deixasse um pouco menos saturada. Questão pessoal, claro.

Talvez um PB, não tinha pensado nisso.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2020, 10:22:01
Faz total sentido. Eu tenho obsessão em remover tomadas, me incomodam profundamente. Se eu fosse fazer um contrato desses, colocaria que remoção das tomadas está incluso!

Teria que pegar um casamento por mês  :D