Autor Tópico: Ruído com ISO em 100, o que mais influencia?  (Lida 1823 vezes)

VictorBruno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 05 de Novembro de 2020, 21:16:45
Olá, pessoas

A foto foi capturada em ISO 100, f14,0 e 1/200. Lente 18-55 EF-S II com a Canon 350D (XT)

Estou treinando foto de produtos e me deparei com este ruído, consegui dar uma melhorada na pós, mas gostaria de compreender que outro fator esteja interferindo na aparição destes ruídos

Segue o link da imagem sem a tentativa de amenizar a ocorrência: https://drive.google.com/file/d/1fNFYSCN6DEtcnYbmHxBFC5TKgSNfEAQU/view?usp=sharing

Há uma irregularidade no adesivo frontal, como tenho um único flash eu compilei diversas fotos para montar esta imagem, passou batido e como é pra fins de aprendizagem acabei deixando
« Última modificação: 05 de Novembro de 2020, 21:24:08 por VictorBruno »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2020, 21:18:41
Falta de luz é o que causa ruído.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2020, 21:50:04
Olá, pessoas

A foto foi capturada em ISO 100, f14,0 e 1/200. Lente 18-55 EF-S II com a Canon 350D (XT)

Estou treinando foto de produtos e me deparei com este ruído, consegui dar uma melhorada na pós, mas gostaria de compreender que outro fator esteja interferindo na aparição destes ruídos

Segue o link da imagem sem a tentativa de amenizar a ocorrência: https://drive.google.com/file/d/1fNFYSCN6DEtcnYbmHxBFC5TKgSNfEAQU/view?usp=sharing

Há uma irregularidade no adesivo frontal, como tenho um único flash eu compilei diversas fotos para montar esta imagem, passou batido e como é pra fins de aprendizagem acabei deixando


Fala brother, então , o que basicamente causa ruído em ISOs, seja qual for, são as áreas de sombra. Minhas dicas:

-> Expõe tua foto pra direita (tipo no fotômetro ao invés de deixar em zero, usa a exposição de compensação e deixa em +0.7 ou +1 ) ;

-> Boa iluminação. Acho que ter objetos que rebatam a luz deixaria a foto mais impactante.

-> Sempre, sempre, fotografe em RAW. É melhor super-expor a imagem com a exposição de compensação (eu por exemplo, faço isso usando o modo AV, seto o ISO desejado, faço a exposição em +1 EV , e depois diminuo as altas luzes e sombras na pós). Fazendo assim, você reduz 90% o ruído nas regiões escuras da sua imagem. O motivo principal disso é que o sensor - ou filme - armazena mais informações de áreas luminosas. Logo, áreas bom boa luminosidade irão produzir menos ruído.

Outro detalhe, parece ter boa quantidade de poeira no sensor da sua câmera.

E lente de kit, tem nitidez Top em F9 ou F10, tenta usar essas aberturas fica animal a definição do produto.

« Última modificação: 05 de Novembro de 2020, 21:53:06 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2020, 23:20:02
F stops acima de F11, geram ruído em vários sensores digitais (aí o digital é diferente do filme)

No filme, muitos usavam F16 e essa prática morreu pq vários sebsores digitais, "não agentam" mesmo que a exposição esteja correta e sob Sol forte



Não sabia disso, vivendo e aprendendo; Obrigado pela informação! Como raramente passo de F10 em minhas fotos, nunca parei pra perceber isso rs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2020, 00:20:34
F stops acima de F11, geram ruído em vários sensores digitais (aí o digital é diferente do filme)

No filme, muitos usavam F16 e essa prática morreu pq vários sebsores digitais, "não agentam" mesmo que a exposição esteja correta e sob Sol forte

Qual seria a explicação disso?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2020, 19:53:55
A questão do ruído em fotos sub-expostas, resumida em 5 minutos:



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2020, 21:15:22
F stops acima de F11, geram ruído em vários sensores digitais (aí o digital é diferente do filme)

No filme, muitos usavam F16 e essa prática morreu pq vários sebsores digitais, "não agentam" mesmo que a exposição esteja correta e sob Sol forte


Minha câmera não sabe disso então, canso de usar aberturas pequenas, o problema quando acontece é de difração, e depende muito da lente.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2020, 22:40:00
Umas dicas para melhorar a aparência do ruído, e da foto em sí.

Deixe o fundo mais longe, vai ajudar no ruído e aparência da foto, se estiver no tripé reduz um pouco a velocidade para deixar um pouco mais clara.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2020, 07:53:48
É legal ter esses caras para explicar  :ok:

Ernesto, esse Lucas do vídeo resumiu em 5 minutos o que eu tentei explicar com um textão  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 07 de Novembro de 2020, 07:54:01 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2020, 19:22:51

O cara é bom  :ok:

Sim rs

Mas confesso que desconheço esse lance de ruído em aberturas mais fechadas. Ainda farei alguns testes para isso. Eu acho que tem uma galera que se preocupa demais com ruído. Tudo bem pra fotos de produtos eu acho essencial, mas pra algumas coisas ter um ruído dá um charme nas fotos kk