Autor Tópico: auxílio de foco em lentes de foco manual.  (Lida 1926 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Novembro de 2020, 22:16:02

Dúvida: qual o sistema de auxílio de foco vocês preferem e usam com lentes de foco manual em suas câmeras digitais?

Venho utilizando a opção de lupa no ponto de foco, que ajuda mas prejudica o enquadramento. Entretanto entre conhecidos meus percebi que o preferido é focus peaking.

Tento utilizar este modo mas não me adapto a ele, acho que não estou usando direito. Alguma dica sobre seu uso ou seria limitação minha mesmo?


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2020, 22:25:50
Dúvida: qual o sistema de auxílio de foco vocês preferem e usam com lentes de foco manual em suas câmeras digitais?

Venho utilizando a opção de lupa no ponto de foco, que ajuda mas prejudica o enquadramento. Entretanto entre conhecidos meus percebi que o preferido é focus peaking.

Tento utilizar este modo mas não me adapto a ele, acho que não estou usando direito. Alguma dica sobre seu uso ou seria limitação minha mesmo?
Na Fuji tenho algumas opções a saber:

Standard;
Focus Peak Highlight;
Digital Split Image;
Digital Microprism;

Abaixo um exemplo do último modo de foco citado usando tela de zoom separada ao mesmo momento e sem separar, que pode ser alternado pressionando DISP/BACK.





Sent from my SM-N975F using Tapatalk
« Última modificação: 05 de Novembro de 2020, 22:26:27 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2020, 22:27:22
Esqueci de postar as imagens

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2020, 22:43:28


 :ok:

Na Fuji tenho algumas opções
<...>
Digital Split Image;
<...>

Se for o que estou pensando, cacete, nem sabia que isto existia em formato digital.  Sempre foi meu preferido nas slr.  Vou pesquisar sobre.

Boa!
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2020, 23:33:15
cxpostal:

Na minha Sony eu uso focus peaking, com o recurso eventual de ampliar a zona onde quero focar para fazer um ajuste fino (sempre com a ajuda do focus peaking).

Tem dado certo. Mas também tenho que esclarecer que não sou caçador de píxeis, então o meu "suficientemente bem focado" pode não ser suficiente para você.

Tem algumas imagens minhas na área de postagem de lentes manuais, se quiser ver.

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2020, 00:15:52

 :ok:

Se for o que estou pensando, cacete, nem sabia que isto existia em formato digital.  Sempre foi meu preferido nas slr.  Vou pesquisar sobre.

Boa!

Eu uso esse com lentes longas durante o dia. Funciona bem. Mas com lentes claras (f/2 e mais claras), o focus peak é o que há.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2020, 07:00:38
Dúvida: qual o sistema de auxílio de foco vocês preferem e usam com lentes de foco manual em suas câmeras digitais?

Venho utilizando a opção de lupa no ponto de foco, que ajuda mas prejudica o enquadramento. Entretanto entre conhecidos meus percebi que o preferido é focus peaking.

Tento utilizar este modo mas não me adapto a ele, acho que não estou usando direito. Alguma dica sobre seu uso ou seria limitação minha mesmo?




Acho que nenhum sistema é 100% perfeito. Eu gosto muito do focus peaking; ele acerta em 99,9% das vezes; funciona muito bem. Uma vez instalei o Magic Lantern em duas DSLRs da Canon e um dos motivos era pra usar o focus peaking, ledo engano, o focus peaking funciona, mas não chega aos pés das mirrorless.

O único incoveniente do focus peaking é quando você vai fotografar um objeto da mesma cor que você configura os pontos de peaking. Por exemplo eu configuro o meu pra vermelho, se eu acho um objeto vermelho ou meio roxo, as vezes fica um pouco difícil fazer o foco. Mas tirando isso, é um excelente recurso.

O foco pelo visor ótico das DSLR também é usável, mas eu entendo que nem todos conseguem usá-lo se tiver alguma miopia .
Já a ampliação pelo visor eletrônico ou LCD eu não uso, nunca gostei desse recurso, principalmente se você precisa de agilidade. Pra fotografar produtos ou outras fotos onde você tem tempo pra pensar na foto, dai tudo bem. Mas no meu gosto particular, acho que o focus peaking continua sendo o melhor custo x benefício.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2020, 17:37:16

 :ok:

Obrigado pelo retorno de vocês.  Vou dar mais uma chance ao 'focus peaking' já que muita gente usa.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2020, 17:41:29

<...>
Para piorar, na época do foco manual haviam várias telas que eram trocadas no viewfinder e cada uma era melhor para uma determinada situação. Nós as trocávamos com facilidade  :ok:



Este era conjunto disponível para F e F2, nikon:




Pois é, quando uso lentes manuais em dslr sinto falta do tipo 'split image' com 'microprisma' ao redor, o tipo A acima que vinha em câmeras dos diversos fabricantes.  Não é fácil encontrar mas até vi vendendo para a D7200 mas os de qualidade são muito caros.




Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2020, 12:44:28
A explicação é que as telas de foco manual, atrapalham o sistema eletrônico de foco automático. (e até onde sei, as melhores telas de foco manual, não são mais fabricadas)

Eu sempre achei que a luz percorresse caminhos diferentes pra tela e pro sensor de foco, uma vez que a primeira está logo abaixo do pentaprisma e o segundo, abaixo do espelho principal.

A reclamação que sempre ouvi sobre a tela de foco é que as melhores roubam muita luz do visor.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2020, 15:58:28
Com alguns modelos de DSLR isso ainda é possível de se fazer:

https://www.focusingscreen.com

Esse fabricante tem modelos p/ diversas câmeras.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2020, 23:14:32
Com alguns modelos de DSLR isso ainda é possível de se fazer:

https://www.focusingscreen.com

Esse fabricante tem modelos p/ diversas câmeras.

👍
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2020, 13:37:54
Bem, se a câmera é uma dslr com visor ótico de verdade, a troca da tela de foco original por uma com split/microprisma não afeta o sistema de foco automático, mas pode causar alguns inconvenientes, quase todos contornáveis.

O mais frequente é causado pela variação na fotometria, pois existem telas de foco mais e menos claras. Por isso algumas câmeras tem nas configurações uma opção na qual você informa o tipo de tela. Mas você pode perfeitamente aplicar uma compensação de exposição para mais ou para menos. Geralmente esse valor é na faixa de +/- meio ponto, mas pode chegar a 1 ponto.

O segundo problema é mais enjoado. As marcações gravadas na tela de foco podem ser diferentes, por exemplo o tamanho do spot, ou podem até estarem ausentes, como no caso dos pontos de foco. Algumas câmeras iluminavam diretamente essas gravações onde estavam os pontos de foco, e outras tinham uma segunda tela 100% transparente para tal, o que mantinha a iluminação dos pontos funcionando perfeitamente. Por exemplo a 5D tem a segunda tela e a 350D não tem.

O terceiro problema é que existem telas com finalidades muito diferentes. Algumas, feitas para GA e UGA tem compensação para o chamado light falloff nas bordas (escurecimento), outras não. Então uma tela de má qualidade apresentará bordas bem mais escuras quando uma UGA estiver sendo usada.

A explicação de por que não afeta o AF se for uma SLR verdadeira é simples. O sistema de AF nas SLR (quando pelo OVF) é composto pelo espelho principal, que é na verdade um semi-espelho (pelo menos no centro), e o sensor de AF é posicionado por trás do espelho. As vezes o sensor fica diretamente sob o espelho e outras, na base da caixa do espelho (5D por exemplo). Quando é na base, existe um espelho secundário que desvia a imagem para o sensor de AF.

https://www.reikanfocal.com/about-autofocus.html


 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2020, 13:38:59
Com alguns modelos de DSLR isso ainda é possível de se fazer:

https://www.focusingscreen.com

Esse fabricante tem modelos p/ diversas câmeras.

Já usei as telas deles. São ótimas, tenho para a Pentax K3-II e K5-II


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2020, 14:13:38
Já usei as telas deles. São ótimas, tenho para a Pentax K3-II e K5-II

Na faixa dos US$80.  Achava que tinha visto por um preço bem maior no passado. 

A sua pentax está com o despolido deste fabricante?

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna