Autor Tópico: Ajuda D.I.Y.  (Lida 1414 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 06 de Novembro de 2020, 17:18:53
D.I.Y. ja fiz acessórios que foram total perda tempo... a maioria apresentava resultados ruins ou eram inviáveis de transportar, mas é um exercício e um aprendizado legal, aprendi que existem coisas que devemos comprar e comprar do bom!  :assobi: Mas por exemplo meu beauty dish é fantástico! Fiz com um bacia de metal, serralheiro me ajudou nos detalhes, depois fiz um difusor com elástico na costureira e tal...enfim, valeu a pena.

Agora estou afim de produzir um eyelighter reflector, Já defini que usarei um protetor solar de para brisa veicular, porém quanto a estrutura não cheguei a uma ideia, pois eu fotografo muito na locação do cliente, ou seja, precisa ser pratico de transportar e montar. Quero a ajuda de vocês em relação a esse ponto, sugestões do que e como fazer.
Quero que seja arredondada, como a do video 1, achei esse o mais legal, mas quero uma estrutura desmontável para transportar
O video 2 boa intenção, mas quero arredondado.
O video 3 Zuado! Embora o resultado apresentado em foto seja bom.
O Video 4 e ok...mas preciso transportar, por isso usarei o protetor solar de para brisa

Video 1 - https://www.youtube.com/watch?v=r7JYiGp6gLM

Video 2 - https://www.youtube.com/watch?v=qmUreeMGxn0

Video 3 - https://www.youtube.com/watch?v=Ol-FUjrfHec

Video 4 - https://www.youtube.com/watch?v=IXc2-ovuFh4

Engenheiros de plantão, sugestões por favor.

Abs
M Rezende


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2020, 18:53:41
Marcelo, esse primeiro que você postou, e que gostou também, daria pra fazer o seguinte:

Cortar os dois arcos ao meio de maneira que se tornem 4 metades;
No lugar do cano central, usar duas barras de ferro chato (pequenas e leves), e soldar os arcos nas barras;
Unir as duas barras com dobradiças pequenas na parte superior;
Deixar um furo para travar com parafuso quando aberto.

Dessa forma você pode fechar a traquitana para guardar, mais ou menos assim:
PS: desenho meia boca, as dobradiças são bem menores.





Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2020, 11:35:33
Marcelo, esse primeiro que você postou, e que gostou também, daria pra fazer o seguinte:

Cortar os dois arcos ao meio de maneira que se tornem 4 metades;
No lugar do cano central, usar duas barras de ferro chato (pequenas e leves), e soldar os arcos nas barras;
Unir as duas barras com dobradiças pequenas na parte superior;
Deixar um furo para travar com parafuso quando aberto.

Dessa forma você pode fechar a traquitana para guardar, mais ou menos assim:
PS: desenho meia boca, as dobradiças são bem menores.



Caraca, o cara e engenheiro mesmo rsrs
Boa Dellano! Deixaria a parte da dobradiça menor para não ficar ruim de transportar e tb sujeito a quebrar ou prender em algo.
Vamos ver o que mais será sugerido.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2020, 12:19:00
Caraca, o cara e engenheiro mesmo rsrs

Prof Pardal!  :hysterical:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2020, 22:49:57
Gostei da ideia do Dellano, mas eu executaria um pouco diferente. Faria somente com tubos e conexões de PVC 1/2". A parte mais difícil é dobrar os tubos. Pra isso, é colocar no forno em baixa temperatura por cerca de 5 minutos e depois dobrar contra um molde e resfriar com água em seguida. Pelas minhas contas, tem como fazer com 8 joelhos e 3 T's, incluindo um pra prender no tripé, se usar esse esquema aqui.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2020, 12:48:30
Gostei da ideia do Dellano, mas eu executaria um pouco diferente. Faria somente com tubos e conexões de PVC 1/2". A parte mais difícil é dobrar os tubos. Pra isso, é colocar no forno em baixa temperatura por cerca de 5 minutos e depois dobrar contra um molde e resfriar com água em seguida. Pelas minhas contas, tem como fazer com 8 joelhos e 3 T's, incluindo um pra prender no tripé, se usar esse esquema aqui.

Corrigindo: 10 joelhos e 3 T's se vc não quiser inclinação pra frente e pra trás, mais um joelho se vc quiser. Isso pra uma estrutura um pouco mais rígida. Se for na pão-durice, dá pra fazer uma estrutura menos rígida usando somente 6 joelhos. Pra curvar os tubos, vou usar a mesa redonda da cozinha como molde.

Gostei tanto da ideia que vou fazer um também. Não conhecia o equipamento.

« Última modificação: 08 de Novembro de 2020, 12:52:02 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2020, 13:32:09
Montei aqui. As boas notícias são:
1. Foi relativamente rápido, levei menos de duas horas cortando tubos, dobrando, montando e colando o parassol de carro com cola quente. Mas tenho todas as ferramentas à mão.
2. Foi barato. Gastei 18 dólares. No Brasil, este tipo de material é mais barato, deve custar menos que o que gastei.

As más notícias são:
3. Não consegui fazer o parassol ficar desamassado. Talvez com mais estrutura, mas aí fica mais caro e mais difícil de transportar. Isso é extremamente importante, pois os amassados aparecem claramente no olho. Na terceira foto dá pra ver bem como ficou amassado.
4. O correto seria usar uma curva parabólica, mas como usei a mesa da cozinha, ficou redondo.  Mas esse é um problema menor.
5. O ideal é usar uma fonte de luz bem larga, da largura do refletor. Eu não tenho um desses.
6. Não é fácil de trabalhar com isso. Qualquer movimento de cabeça, e o reflexo sai da posição ideal.

Bizus:
7. Pra manter o rebatedor aberto corretamente, fiz um furo no T e no tubo, e passei um parafuso. O parafuso pode ser facilmente removido pra dobrar.
8. Alarguei os T's de cima e de baixo na primeira foto, pra que o tubo passasse por dentro deles e servisse de articulação.
9. O T do meio, fiz quase a mesma coisa, mas só alarguei de um lado, de forma que o tubo fique bastante justo, e o conjunto fique razoavelmente firme. Eu coloco na posição e, se ninguém esbarrar, fica tudo no lugar.





Em resumo: dá pra fazer algo meia-boca sem gastar muito. Porém o resultado depende muito da habilidade. Eu estava vendo, um chinês custa cerca de 75 dólares. É bem mais caro, porém parece funcionar bem e é melhor apresentável.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2020, 16:55:37
Montei aqui.

Parece que vale a pena comprar. Dá pra fazer um bom, mas não deve ser fácil. Eu aqui tive que refazer a estrutura, pra deixar mais estreito e remover o vinco da parte central:


Note que a estrutura não dobra mais, sendo necessária a desmontagem de tudo pra guardar. Pelo menos o conjunto desmontado fica bem pequeno.

No caso da minha, os tubos atravessados nas extremidades ficaram brancos e, apesar de o resultado ter ficado razoável, todos os defeitos do refletor aparecem. Teria como pintar o tubo de preto, mas ficaria difícil deixar a parte reflexiva totalmente lisa, de forma a uniformizar o reflexo. Note que a mancha à direita é sombra do meu próprio nariz.




Resumo, pra mim que sou amador, resolve. Pra quem leva isso a sério ou vai precisar imprimir em grande formato, melhor comprar um.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2020, 16:58:15 por felipemendes »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2020, 13:18:13
Bom eu pensei em outra coisa aqui... mas não é muito DIY... Usar um rebatedor desses 5 em 1  aí junto com ele levar um gancho elástico (desses que vendem no supermercado para fixar as coisas no bagageiro), para dar aquela curvada. Aí apóia numa mesa ou banquinho mesmo. Ficaria tipo (| (girado 90°)  onde o elástico seria o "|" tracionando.
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2020, 02:37:07
Bom eu pensei em outra coisa aqui... mas não é muito DIY... Usar um rebatedor desses 5 em 1  aí junto com ele levar um gancho elástico (desses que vendem no supermercado para fixar as coisas no bagageiro), para dar aquela curvada. Aí apóia numa mesa ou banquinho mesmo. Ficaria tipo (| (girado 90°)  onde o elástico seria o "|" tracionando.

Isso é bastante DIY! A dica é boa, dependendo do grau de precisão que vc precisa. No exemplo acima já melhorei a curvatura e as bordas do rebatedor, e ainda assim não encaixa perfeitamente na pupila, embora chegue perto.

Depois de estudar um tanto sobre o assunto, cheguei à conclusão que a melhor forma depende de onde vc vai colocar seu flash. Se estiver sobre a câmera, os circulares tendem a encaixar melhor. Se estiverem sobre a cabeça do modelo, melhor o parabólico.