Autor Tópico: O Jardim de dona Severina  (Lida 688 vezes)

bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Novembro de 2020, 23:01:50
Para quem gosta de jardim e flores aí vão as mais recentes fotos de 2020. As fotos foram feitas com a
 Valdai Helios 44M-4 em abertura máxima e na Tair-3S a f5.6.

As fotos com a Helios 44M-4

1. A mata


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.


11. Liquens no caule de Acassia chuva-de-ouro


Com a Tair-3S:

12.


13.


14. Orquídea


15. Na minha infância eu conhecia por mijão
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2020, 00:08:34
Gostei bastante das 4, 5 e 6. Essas Helios são meu xodó kkkkk


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2020, 02:10:32
bjp77

Obrigado por compartilhar. Mas é sacanagem isso... está trapaceando... você já sabe que o cheferson e eu adoramos as Helios.

Gostei do conjunto e vou comentar uma a uma:

1 - está legal para ter uma visão geral do jardim; gostei menos da folha grande que aparece à direita, porque parece estar com uma parte "queimada".
2 - gostei do fundo desfocado, que combina com o reflexo na mosca; fiquei pensando se não ficaria ainda melhor girada em 90 graus, em sentido antihorário, cropada e com a mosca "olhando" para a direita...
3  e 4 - gostei muito do contraste de cores
5 - aqui é que eu acho que trapaceou demais... já sabia que eu ia bater palmas para esse bokeh lá no canto superior direito, não sabia?...  :clap: :clap: :clap:
6 - esse lindo galho que "pula" para o observador, fazendo essa curva (gosto de curvas) está muito bem capturado;  não gostei do que parece ser uma alvenaria, à esquerda; será que não tinha como tirar a foto se posicionando um pouquinho mais para a direita, para deixar essa alvenaria fora do quadro?
7, 8, 9 e 10 - todas muito bonitas, mas minha preferida entre estas é a 8
11 - essas curvas que os galhos dos líquens fazem estão demais... parabéns!
12 - gostei muito da linha descendente que as flores formam, desde a parte superior esquerda até (quase) a parte inferior do quadro; o ângulo da foto foi muito feliz para conseguir esse efeito.
13 e 14 - as cores e o contraste entre elas ficou muito agradável, mas acho que faltou definir o foco; em geral eu não me importo muito se o foco não está cravado, mas gosto de saber qual a área da foto onde o autor tentou conduzir meu olhar e nestas me senti meio perdido
15 - mais uma com as cores bem bonitas; esses fios, porém, atrapalham um pouquinho.

Mais uma vez, obrigado por compartilhar bjp77!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2020, 12:18:53
Lasg, Ernesto, Cheferson,


LASG a 12 foi feita com a Tair 300mm. Ela é perfeita e o contraste dos bons. A gente nota o bokeh diferente do da Helios 44M. Eu me sentei na cadeira e o que aparece ao lado direito é a grade.

A foto 6 tem uma alvenaria.
A foto 14 o galho está alto e balançando com o vento. Disparei varias vezes e também não podia fechar o diafragma porque eram os últimos raios solares - então a profundidade de foco foi prejudicada.
A foto 13 também o diafragma ficou aberto.
Na foto 15 estou a uns 8 m do assunto. A Tair-3S é boa de resolução.
A primeira foto era pra mostrar um panorama, mas a Helios não é ideal num espaço pequeno. Tá parecendo uma mata, fica escuro o jardim.

Todas as fotos deste post foram feitas ao cair da tarde.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro