Autor Tópico: Por quanto tempo vc olha para uma foto que vc aprecie?  (Lida 2003 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 08 de Novembro de 2020, 07:20:58
Por causa das telase midias sociais, as pessoas nao olham realmente para as imagem. Por outro lado, vemos realmente quando damos e devido tempo e espaco para que a a imagem apareca para nos.

Vc da esse espaco para que a imagem se revele aos seus olhos. Se sim, quanto tempo vc costuma dar as imagens que vc aprecia? Ou para facilitar, quanto tempo vc ja dedicou para observar uma unica foto (ou mesmo pintura, escultura, etc)?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2020, 12:40:08
Por causa das telase midias sociais, as pessoas nao olham realmente para as imagem. Por outro lado, vemos realmente quando damos e devido tempo e espaco para que a a imagem apareca para nos.

Vc da esse espaco para que a imagem se revele aos seus olhos. Se sim, quanto tempo vc costuma dar as imagens que vc aprecia? Ou para facilitar, quanto tempo vc ja dedicou para observar uma unica foto (ou mesmo pintura, escultura, etc)?

Tem umas fotos que eu sempre vou no Flickr e tenho que rever, de tão bacanas. Mas fico saturado rápido de olhar a mesma imagem.

Por outro lado, minhas TVs têm Chromecast, que permite vc selecionar uma galeria e definir quanto tempo passa cada imagem. Tem umas que eu fico olhando até a trocar a imagem, que demora até 2 minutos.

Mas não consigo lembrar de ficar mais tempo que isso olhando uma foto. Uma escultura, com certeza. Uma pintura, talvez.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2020, 13:04:46
Depende muito do tipo de foto. Tem fotos que eu adoro e vejo por uns 10 segundos, tem foto que eu vejo por vários minutos. No meu caso não tem uma relação proporcional entre o quanto gostei da fotos e quanto tempo fico vendo. Acho que tem mais a ver é com a quantidade de informação e com a condução do olhar.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2020, 14:10:08
Depende da foto.
Tenho que esclarecer que 90% das vezes acesso a internet no meu computador, com monitor de 22 polegadas. Quase não uso celular e não curto muito ler ou visualizar imagens nele.
Isso me possibilita apreciar melhor as fotos que vejo. Se gosto de uma, posso ficar mais de 2, 3 ou 5 minutos apreciando-a e às vezes, tentando entender os motivos pelos quais gosto. Estou tentando "educar" meu olhar para aprender com o que vejo... mesmo que não goste. Isso só é possível dedicando algum tempo e em uma tela de tamanho razoável, onde se possa ampliar a imagem nas áreas de interesse.
Você mencionou também pintura e escultura.
Minha resposta anterior vale também para uma pintura visualizada numa tela de computador, mas para uma escultura não.
Não aprecio olhar esculturas na tela (só para conhecé-las, não para apreciá-las, que é como chamaria a sensação estética que uma obra de arte me provoca... deve ter um nome técnico para isto). Gosto de perambular ao redor das esculturas, olhar de vários ângulos... Em geral, não é possível fazer isso por muito tempo em museus, mas já ficamos (com minha esposa) passeando ao redor de esculturas de que gostamos por mais de 10 minutos, em museus e igrejas. O museu Rodin em Paris e as igrejas de Roma são lugares onde é perfeitamente possível fazer isso sem atrapalhar os demais visitantes.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2020, 14:12:25 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2020, 18:37:21
Depende Marcio, se a foto de cara já desperta algum interesse, olho bastante para ela, aprecio mesmo.

No geral as imagens de midia sociais são imagens comuns sem interesse, porem já vi ótimas fotos em mídia social.
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2020, 09:21:57
Para mim nao eh realmente a quantidade de detalhe que me faz ficar admirando uma foto, mas sem se ha algo na imagem que me chame a atencao.

Entao eu fico olhando a foto ate eu nao me sentir mais hipinotizado por ela, ou quando tenho que fazer outra coisa.

Mas em condicoes ideias, eu posso ficar ate 20 ou mais minutos olhando apenaspara uma imagem. Tem muitas obras que quanto mais olhamos mais coisas acabam se revelando nela, e assim, fico olhando ate parar de achar algo de novo na imagem, ou ate parar de sentir que ha mais a ser revelado pela imagem. Teve obras que consegui ver algo novo apenas apos 30 minutos de intensa observacao.

Mas midias sociais e telas nao dao tais condicoes ideiais. Telas cansam os olhos e midias sociais criam essa anciedade em vem mais coisas, e de tanta informacao que ha para ver acabamos vendo tudo muit rapido.

Eu acho que muita gente vai em museus, galerias ou mesmo ve obras online mas sem realmente ver muito das obras. As pessoas se preocupam em correr para ver as obras famosas e o maximo de obras possivel. Mas eu sinto que vale muito mais apena para mim ver completamente meia duzia de obras do que scanear o museu todo.

E eu acho interessante essa questao do tempo, que buscamos tanto eliminar para sermos "eficientes" quando eh no tempo em que esta a essencia. Essa eliminacao do tempo cria um vazio em tudo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2020, 10:28:47
Isso que o pessoal disse é verdade, ver em tela de celular invalida muito a análise, não consigo ver nenhuma imagem no celular por mais que alguns segundos. Na tela do computador, em tamanho grande já dá pra ver por bem mais tempo, mas foto impressa em álbuns, livros, etc a gente consegue ver quanto tempo quiser e aprecia bem melhor.

Em relação à pinturas, eu não consigo ver pelo computador, pra mim tem que ser ao vivo mesmo. E fico um tempão vendo as que eu gosto, sentado quando possível. Tem muita coisa pra se apreciar numa boa pintura além da imagem em si, as texturas, a pincelada, a escolha de cores, como o artista resolve alguns desafios técnicos... Quando eu morava em Nova Iorque, ia quase toda semana no museu Metropolitan, e tinha umas pinturas que toda vez eu parava uns minutos.

Não dá pra generalizar, mas acho que posso dizer que gosto mais de pinturas do que de fotos.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2020, 15:31:27
Por causa das telase midias sociais, as pessoas nao olham realmente para as imagem. Por outro lado, vemos realmente quando damos e devido tempo e espaco para que a a imagem apareca para nos.

Vc da esse espaco para que a imagem se revele aos seus olhos. Se sim, quanto tempo vc costuma dar as imagens que vc aprecia? Ou para facilitar, quanto tempo vc ja dedicou para observar uma unica foto (ou mesmo pintura, escultura, etc)?

Croix, confesso que nao sou metodico como deveria.  Cerca de dez minutos quando as pinturas me atraiam.  Um otimo topico!
« Última modificação: 09 de Novembro de 2020, 15:33:19 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2020, 15:58:48
Não dá pra generalizar, mas acho que posso dizer que gosto mais de pinturas do que de fotos.

Eu tambem. Antes da fotografia eu pintava em tela.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2020, 16:21:07
Eu tambem. Antes da fotografia eu pintava em tela.

Que legal! Eu nunca me arrisquei na pintura, acho que me faltaria paciência, rsrs... E também nunca estudei sobre o assunto, só gosto mesmo de apreciar


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2020, 17:18:51
Poucos cultivaram interesse ou tempo para apreciacao da arte fora do meio artistico. Seria uma conversa no fórum muito interessante para se ter com arte educadores,  ou com algum pesquisador sobre pscicologia da percepcao.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2020, 07:39:10
Por causa das telase midias sociais, as pessoas nao olham realmente para as imagem. Por outro lado, vemos realmente quando damos e devido tempo e espaco para que a a imagem apareca para nos.

Vc da esse espaco para que a imagem se revele aos seus olhos. Se sim, quanto tempo vc costuma dar as imagens que vc aprecia? Ou para facilitar, quanto tempo vc ja dedicou para observar uma unica foto (ou mesmo pintura, escultura, etc)?

Apesar da apreciacao ser possivel para qualquer um, geralmente tempo ideal nao é algo para a cultura popular, é como quando Joao Gilberto pediu silencio ideal para a plateia ou quando se busca fidelidade de cor, entre monitor, impressao.

Mas acho que ai esta a graca.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2020, 08:26:25
Respondendo a pergunta do tópico:

    Depende do meio e do lugar. Quando vou há uma exposição, fico alguns minutos apreciando. Recentemente fui à uma exposição do De Pardon, me recordo, fiquei olhando cada uma daquelas belissimas fotos, com cores maravilhosas por minutos, é simplesmente fantástico.

   Já no instagram nunca dou tanta atenção e no Flickr pra mim ao menos, só entro lá para postar fotos no fórum.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Novembro de 2020, 07:46:31
Na Irlanda, fui na exposicao do pintor Johannes Wermeer. Gostaria de ter o estudado mais entre outros.
Eu nao sou um intelectual, que apreende Informacao com facilidade. Mas a percepcao de visualizar uma pintura ou uma impressao eu percebi. É muito mais precisa, eficiente do que ver em um monitor.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2020, 07:47:17 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 11 de Novembro de 2020, 13:16:06
Apesar da apreciacao ser possivel para qualquer um, geralmente tempo ideal nao é algo para a cultura popular, é como quando Joao Gilberto pediu silencio ideal para a plateia ou quando se busca fidelidade de cor, entre monitor, impressao.

Mas acho que ai esta a graca.

Nao existe tempo ideal para a cultura popular, nem para a cultura erudita, nem para ninguem. O tempo ideal eh o tempo que passamos a enxergar a realidade por tras dos vicios dos significados da linguagem. O tempo para isso vai depender da pratica e olhar de cada um, como tambem do ambiente e midia.


Na Irlanda, fui na exposicao do pintor Johannes Wermeer. Gostaria de ter o estudado mais entre outros.
Eu nao sou um intelectual, que apreende Informacao com facilidade. Mas a percepcao de visualizar uma pintura ou uma impressao eu percebi. É muito mais precisa, eficiente do que ver em um monitor.

O bom eh que para tal percepcao nao eh preciso ser um intelectual mas o contrario, eh preciso apenas dar o devido tempo e atencao e esquecer de tudo. O intelectualismo, no caso, so vai servir para descrever ou explicar tal experiencia, ou conceitualizar o que se percebeu.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2020, 13:19:16 por C R O I X »