Autor Tópico: Por quanto tempo vc olha para uma foto que vc aprecie?  (Lida 2008 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 12 de Novembro de 2020, 05:07:19
Nao existe tempo ideal para a cultura popular, nem para a cultura erudita, nem para ninguem. O tempo ideal eh o tempo que passamos a enxergar a realidade por tras dos vicios dos significados da linguagem. O tempo para isso vai depender da pratica e olhar de cada um, como tambem do ambiente e midia.


O bom eh que para tal percepcao nao eh preciso ser um intelectual mas o contrario, eh preciso apenas dar o devido tempo e atencao e esquecer de tudo. O intelectualismo, no caso, so vai servir para descrever ou explicar tal experiencia, ou conceitualizar o que se percebeu.

Croix,  o que voce esta falando estaria mais proximo de um metodo? O que vc descreveu me parece  o exercicio da filosofia da arte. Obrigado pela orientacao.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Novembro de 2020, 19:47:49
De todo modo, ficar 30 ou 20 minutos filosofando, meditando é algo interessante. Por sinal, desconectar se do ritmo absurdamente rapido é otimo.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #17 Online: 12 de Novembro de 2020, 22:17:34

Isso que o pessoal disse é verdade, ver em tela de celular invalida muito a análise, não consigo ver nenhuma imagem no celular por mais que alguns segundos. Na tela do computador, em tamanho grande já dá pra ver por bem mais tempo, mas foto impressa em álbuns, livros, etc a gente consegue ver quanto tempo quiser e aprecia bem melhor.


Concordo.. o tamanho da tela influencia bastante no tempo de observação.
Atualmente estou muito superficial. A foto tem que ser muito boa para eu me dedicar mais de 1 minuto. Em geral, alguns segundos é o suficiente pra ir pra próxima.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2020, 10:32:14
Croix,  o que voce esta falando estaria mais proximo de um metodo? O que vc descreveu me parece  o exercicio da filosofia da arte. Obrigado pela orientacao.

Eu nao sei sobre exercicios e filosofia da arte. Pode ser que isso seja usado para tal, nesse nosso mundo de exercicios, mas eu me refiro apenas ao olhar natural mesmo. Tal como olhar uma paisagem ou qualquer objeto que nos atraia. No final das contas, obras de arte eh antes de mais nada um objeto para ser apreciado tal como apreciamos uma arvore no campo, as ondas se formando no mar e as estrelas nas noites escuras.

O olhar focado na esperiencia somatica (emocao: em como o nosso corpo percebe e reage) e nao na esperiencia mental (sentimento: em como nossa mente interpreta experiencias associando a experiencias e sentimentos passados).

Se for um exercicio eh mais um exercicio neuro-biologico mesmo, o que no fundo nao difere tanto do que chamamos de esperiencia artistica.