Autor Tópico: Câmeras antigas  (Lida 3817 vezes)

pvcfernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 09 de Novembro de 2020, 13:32:14
Olá

Meu pai foi fotografo nos anos 60 até o começo dos anos 90, quando as digitais começaram a surgir ele mudou para o ramo gráfico.

Ele trabalhou um tempo ainda, mas chegou a se desfazer de todo equipamento que ele possuía, eram muitas câmeras e de todas as marcas, várias lentes, revelador e outros produtos relacionados.

Achei que ele não tinha mais nada até esse final de semana.

Fazendo uma limpeza no sótão, encontrei uma caixa lacrada com fita adesiva e veja o que encontrei dentro:



Listando, câmeras:

5 Yashicas, Modelos: 635, 2 Mat, Mat 124 G e Copal-SV
3 Pentax k1000
1 Olympus Pen
1 Canon Canonet

Acessórios:

7 Filmes de 35 mm
1 de 120 mm
1 que não conheço, tem a metade do de 120 mm
1 lente E-lucky 1:3.5/50 
1 flash Popular 180m-x
E 1 cabo de flash (no multímetro deu continuidade.)

Pergunte a ele do que se tratava aquelas câmeras, ele me disse que era as que ele usou por um tempo depois de ter parado (bico e freelance). Usava para tirar fotos 3x4 e pequenas reportagens, como casamento, eventos etc, usou até mais ou menos no inicio dos anos 2000, ele ia dar a um amigo fotografo, mas infelizmente ele veio a falecer antes, depois lacrou tudo que sobrou nessa caixa e acabou esquecendo lá.

As pentax não estão em bom estado, precisa de uma boa manutenção.
As Yashicas, aparentemente estão todas em funcionamento.
A Olympus Pen ( essa é daquela que tirava meio quadro e dobrava o numero de fotos) também esta funcionando apesar de estar bem surradinha.
A Canon eu não conheço essa câmera, sei que é bem antiga, acho que foi uma das primeiras câmeras dele quando iniciou na profissão (nem ele lembra).

Vi no ebay, mercado livre e e outros a venda câmeras semelhantes. A minha questão é tem mercado para essas câmeras? Sei que ainda usam as Rolleiflex para alguns tipos específicos de captura. E elas são semelhantes a essas Yashicas.

Outra questão, os filmes são virgens, eles estragam com o tempo?

Gostaria de me desfazer deles, porém quero saber o que tenho em mãos primeiro.

Agradeço se puderem me ajudar com essas duvidas.







spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2020, 13:39:26
Salve, pode me dizer o modelo da Canonet? Abs


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2020, 13:43:04
Salve, indo ao Mercado Livre vc. terá alguma nocão do que vc. tem em mãos.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2020, 14:01:46
pvcfernandes:

Tudo o que você tem em mãos tem valor... para quem sabe apreciar.

Tem  mercado certo para essas suas Yashica.

Também tem um pessoal que curte muito fotografar com filme vencido.

Eu mesmo, se suas Pentax fossem Spotmatic ou com mount M42, teria interesse nelas. Como disse que são Pentax K significa que são câmeras (e lentes) com mount K, que já não são muito a minha praia. Mesmo assim, tem mercado para elas.

Lhe dou uma sugestão: faça um levantamento detalhado dos equipamentos, anotando o modelo da câmera ou da lente e o estado em que se encontra (se procurar aqui no fórum vai achar uma lista do que se deve verificar ao avaliar um equipamento usado). Seu pai poderá lhe ajudar na descrição do estado. Quanto mais informação você puder fornecer ao possível comprador, mais fácil será vender e mais satisfeitos você e o comprador vão ficar.

Boa sorte!

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


pvcfernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2020, 14:05:19
Salve, pode me dizer o modelo da Canonet? Abs
Não faço ideia, não tem nada escrito além do canonet em cima e ao lado do visor esta "canon camera co,, inc. made in japan 1544311"

Só tem isso anotado na camera.

Salve, indo ao Mercado Livre vc. terá alguma nocão do que vc. tem em mãos.

Sim, eu vi já tinha visto lá essas câmeras, vi também no ebay etc, sei que pode ter um certo valor. A questão não é se tem ou não valor, é se há mercado para elas. Posso abrir um anuncio e demorar anos para vender e se vender... se ainda tem demanda é diferente. Só quero saber se existe demanda para esse material antigo.

Valeu


pvcfernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2020, 14:10:58
pvcfernandes:

Tudo o que você tem em mãos tem valor... para quem sabe apreciar.

Tem  mercado certo para essas suas Yashica.

Também tem um pessoal que curte muito fotografar com filme vencido.

Eu mesmo, se suas Pentax fossem Spotmatic ou com mount M42, teria interesse nelas. Como disse que são Pentax K significa que são câmeras (e lentes) com mount K, que já não são muito a minha praia. Mesmo assim, tem mercado para elas.

Lhe dou uma sugestão: faça um levantamento detalhado dos equipamentos, anotando o modelo da câmera ou da lente e o estado em que se encontra (se procurar aqui no fórum vai achar uma lista do que se deve verificar ao avaliar um equipamento usado). Seu pai poderá lhe ajudar na descrição do estado. Quanto mais informação você puder fornecer ao possível comprador, mais fácil será vender e mais satisfeitos você e o comprador vão ficar.

Boa sorte!

Muito obrigado,

Era mais ou menos que eu imaginava, há um mercado bem especifico, vou tentar detalhar mais o possível.

Eu gostaria de limpar elas, mas tenho medo de estragar, prefiro deixar como esta.

Muito obrigado pela sugestão..


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2020, 14:17:08
Muito obrigado,
De nada... conte sempre com a ajuda do pessoal do fórum. É (também) para isso que ele existe.
Eu gostaria de limpar elas, mas tenho medo de estragar, prefiro deixar como esta.
Se nunca abriu e limpou câmeras e lentes, minha sugestão é que deixe como está, mas descreva o mais exatamente possível o estado real do equipamento quando for vender. Muitas vezes o próprio comprador gosta de limpar o que compra, ou tem seu técnico de confiança. Isso é preferível a estragar um belo equipamento vintage na tentativa de limpá-lo.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2020, 17:30:38
Não faço ideia, não tem nada escrito além do canonet em cima e ao lado do visor esta "canon camera co,, inc. made in japan 1544311"

Só tem isso anotado na camera.

 

Na Canonet vem escrito na frente da lente o modelo dela. Assim sabemos


pvcfernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2020, 20:12:11
Na Canonet vem escrito na frente da lente o modelo dela. Assim sabemos

Ainda não consegui, tirei uma foto, veja se consegue definir:


O que vi, o obturador é Copal-SV e a lente SE 45mm 1:1.9  ...


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2020, 18:26:21

A grosso modo , e dependendo do estado do fungos , que com certeza devem ter , as
TLRs valem cerca de 150 a 200 reais cada , e as Pentax com as lentes , de 200 a 250 reais cada . Não vale a pena voce limpar ou mandar limpar , vais gastar o que vais pedir . Mercado tem sim , pars os amantes desse tipo de equipamento .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2020, 11:13:55
As Rolleiflex são muito valiosas se estiverem em bom estado :ok:

São Yashicas.

Em BOM estado, limpas, sem fungos, funcionando perfeitamente eu diria uns R$600 cada, mas depende do modelo. Algo a ser verificado é o fotômetro, que embora não sejam grande coisa nessas Yashicas, sempre valorizam a câmera quando estão funcionado.


jozania

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2020, 10:33:08
ola, eu tenho usado filmes vencidos e eles tem dado bons resultados. Qual o ano eles tem de validade?


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2020, 17:07:14
Muito obrigado,

Era mais ou menos que eu imaginava, há um mercado bem especifico, vou tentar detalhar mais o possível.

Eu gostaria de limpar elas, mas tenho medo de estragar, prefiro deixar como esta.

Muito obrigado pela sugestão..

Querendo listar os equipamentos eu posso mandar para um amigo que vende equipamento analógico, pra ver se ele tem interesse em comprar o lote, sempre vale mais a pena vender separado, mas pode ser mais rapido vender o lote todo.
um abraço


pvcfernandes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2020, 10:30:37
ola, eu tenho usado filmes vencidos e eles tem dado bons resultados. Qual o ano eles tem de validade?

São bem antigos, creio que umas duas décadas, os de 120 mm até mais tempo. Ele deve ter mais filmes lá ainda, assim como equipamentos perdidos, eu ainda não cheguei no porão da casa, tem muita caixa lá ainda e bem mais que havia no sótão.

Querendo listar os equipamentos eu posso mandar para um amigo que vende equipamento analógico, pra ver se ele tem interesse em comprar o lote, sempre vale mais a pena vender separado, mas pode ser mais rapido vender o lote todo.
um abraço

O que eu tenho em mãos é o que esta aqui no primeiro tópico. Quando tiver tempo em limpar o porão talvez aumente o repertório.

Peço desculpas a demora em responder aqui, só vim dar uma satisfação, ando resolvendo problemas familiares e com essa pandemia tudo anda lento, não tive tempo em dar andamento aqui, mas pretende retomar em breve e vender cada peça a um preço justo para ambos os lados.

Agradeço a todos por me ajudarem aqui. Obrigado


stanoc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #14 Online: 31 de Março de 2021, 09:33:16
Olá

Meu pai foi fotografo nos anos 60 até o começo dos anos 90, quando as digitais começaram a surgir ele mudou para o ramo gráfico.

Ele trabalhou um tempo ainda, mas chegou a se desfazer de todo equipamento que ele possuía, eram muitas câmeras e de todas as marcas, várias lentes, revelador e outros produtos relacionados.

Achei que ele não tinha mais nada até esse final de semana.

Fazendo uma limpeza no sótão, encontrei uma caixa lacrada com fita adesiva e veja o que encontrei dentro:



Listando, câmeras:

5 Yashicas, Modelos: 635, 2 Mat, Mat 124 G e Copal-SV
3 Pentax k1000
1 Olympus Pen
1 Canon Canonet

Acessórios:

7 Filmes de 35 mm
1 de 120 mm
1 que não conheço, tem a metade do de 120 mm
1 lente E-lucky 1:3.5/50 
1 flash Popular 180m-x
E 1 cabo de flash (no multímetro deu continuidade.)

Pergunte a ele do que se tratava aquelas câmeras, ele me disse que era as que ele usou por um tempo depois de ter parado (bico e freelance). Usava para tirar fotos 3x4 e pequenas reportagens, como casamento, eventos etc, usou até mais ou menos no inicio dos anos 2000, ele ia dar a um amigo fotografo, mas infelizmente ele veio a falecer antes, depois lacrou tudo que sobrou nessa caixa e acabou esquecendo lá.

As pentax não estão em bom estado, precisa de uma boa manutenção.
As Yashicas, aparentemente estão todas em funcionamento.
A Olympus Pen ( essa é daquela que tirava meio quadro e dobrava o numero de fotos) também esta funcionando apesar de estar bem surradinha.
A Canon eu não conheço essa câmera, sei que é bem antiga, acho que foi uma das primeiras câmeras dele quando iniciou na profissão (nem ele lembra).

Vi no ebay, mercado livre e e outros a venda câmeras semelhantes. A minha questão é tem mercado para essas câmeras? Sei que ainda usam as Rolleiflex para alguns tipos específicos de captura. E elas são semelhantes a essas Yashicas.

Outra questão, os filmes são virgens, eles estragam com o tempo?

Gostaria de me desfazer deles, porém quero saber o que tenho em mãos primeiro.

Agradeço se puderem me ajudar com essas duvidas.

Ola amigo, a canon se trata de uma canonet 1.9, modelo bacana que pode ser usado tanto com o fotometro quanto no manual..

SObre os filmes: tenho interesse na compra, consegue me contatar? Abraço