Autor Tópico: DaVinci Resolve 17  (Lida 18719 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 09 de Novembro de 2020, 15:50:23
DaVinci Resolve 17

Nesse exato momento a Blackmagic Design está com um evento ao vivo introduzindo os novos recursos da nova versão.




Para quem quiser saber as diferenças do versão free vs paga (studio):

https://www.pcguide.com/software/guide/davinci-resolve-free-vs-studio/

« Última modificação: 30 de Agosto de 2021, 13:27:46 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2020, 16:39:13
Beta público já está disponível para download:

https://www.blackmagicdesign.com/products/davinciresolve/
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2020, 18:01:42
Vou baixar, valew  :ok:
« Última modificação: 09 de Novembro de 2020, 18:02:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2020, 23:43:08
Esqueci do evento. Baixando aqui.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2020, 12:01:48
Testei aqui. Gostei dos atalhos de navegação no Cut, mas o vídeo que eu estava trabalhando semana passada no 16 sem problemas começou a engasgar no 17. Gerei mídia otimizada e o problema acabou.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2020, 16:54:39
Comecei à editar vídeos esse final de ano, pela primeira vez ví minha placa de vídeo em 99% de uso em um software de edição :eek:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2020, 17:29:42
Eu depois de 15 anos de Premiere ainda não entendi direito a interface. Tentei usar este ano e desisti... mas ano que vem vou tentar novamente.

Normalmente faço edições multicameras alinhando pelo menos 4 câmeras simultaneas, sendo o primeiro passo toda aquela questão de correção de cores. Depois vem o resto.

Conto com as dicas dos colegas aqui, se alguém tiver uma sugestão de como entrar pra valer nas edições já de antemão agradeco.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2020, 17:32:05 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2020, 05:21:27
Eu depois de 15 anos de Premiere ainda não entendi direito a interface. Tentei usar este ano e desisti... mas ano que vem vou tentar novamente.

Normalmente faço edições multicameras alinhando pelo menos 4 câmeras simultaneas, sendo o primeiro passo toda aquela questão de correção de cores. Depois vem o resto.

Conto com as dicas dos colegas aqui, se alguém tiver uma sugestão de como entrar pra valer nas edições já de antemão agradeco.

A filosofia é a mesma, porém os passos são trocados. No Resolve vc primeiro edita depois colore, embora nada impeça de colorizar depois editar, só é um pouco mais devagar. Cada câmera entra em uma faixa de vídeo, ao invés das camadas do Premiere. Vc "corta" (esconde talvez seja uma palavra melhor) os trechos que vc não quer de cada vídeo, depois faz as transições entre eles.

Eu já não conheço nada de Premiere, então o pouco que sei sobre as diferenças vi nos comparativos do Youtube.
 


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2020, 08:17:32
Aproveitando para tirar umas dúvidas também :D
É normal demorar 20 minutos para exportar um vídeo 4K de 30 segundos?
O processador fica em 25% de uso à placa de vídeo fica em 99%.

I7 3820@ 4.3
GTX 1070 TI
16 RAM 4x4 1600

À linha do tempo deve estar na mesma resolução da câmera?

Desculpe a ignorância :doh:



pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2020, 08:40:02
Davinci utiliza muito mais memória VRAM (de vídeo) que a própria RAM do PC (diferente do premiere), então invista pelo menos numa placa de 4gb de vídeo no mínimo. Eu utilizo raramente pra edição de vídeo e minha plaquinha de 2gb já fica esguelada com qualquer vídeo de um minuto haha. Mas não chega a travar muito, só ter um pouco de paciência, agora se eu fosse utilizar o PC só pra vídeo seria um saco trabalhar assim. Vídeo em geral precisa de uma máquina "cara"

Ah e o DAvinci utiliza melhor recursos de placas da Nvidea, embora funcione bem com minha Radeon. Não sei se essa versão 17 mudou algo nesse quesito.

Aproveitando para tirar umas dúvidas também :D
É normal demorar 20 minutos para exportar um vídeo 4K de 30 segundos?
O processador fica em 25% de uso à placa de vídeo fica em 99%.

I7 3820@ 4.3
GTX 1070 TI
16 RAM 4x4 1600

À linha do tempo deve estar na mesma resolução da câmera?

Desculpe a ignorância :doh:



A resolução do seu projeto geralmente fica na mesma da camera, a não ser que queira fazer diferente, mas não é regra, a maioria dos videos que trabalho eu faço em 24fps, gravados em 30 ou 60fps na camera quando quero poder diminuir a velocidade um pouco. Senão é sempre 30fps. O que pode ajudar a não travar a time line é criar midias otimizadas, onde a "amostra" da linha do tempo fica numa resolução bem menor facilitando o trabalhos da placa de vídeo ao renderizar pra te mostrar, isso não altera o resultado final do vídeo exportado.

Seu PC parece um pouco fraco pra renderização 4K, memória lenta principalmente. E como comentei acima, é normal a placa de vídeo ficar em 99% a menos que tu tenha uma placa com, sei lá, 16gb e ainda assim é possivel que fique no talo. O processamento é feito na GPU.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2020, 15:23:26
Davinci utiliza muito mais memória VRAM (de vídeo) que a própria RAM do PC (diferente do premiere), então invista pelo menos numa placa de 4gb de vídeo no mínimo. Eu utilizo raramente pra edição de vídeo e minha plaquinha de 2gb já fica esguelada com qualquer vídeo de um minuto haha. Mas não chega a travar muito, só ter um pouco de paciência, agora se eu fosse utilizar o PC só pra vídeo seria um saco trabalhar assim. Vídeo em geral precisa de uma máquina "cara"

Ah e o DAvinci utiliza melhor recursos de placas da Nvidea, embora funcione bem com minha Radeon. Não sei se essa versão 17 mudou algo nesse quesito.

A resolução do seu projeto geralmente fica na mesma da camera, a não ser que queira fazer diferente, mas não é regra, a maioria dos videos que trabalho eu faço em 24fps, gravados em 30 ou 60fps na camera quando quero poder diminuir a velocidade um pouco. Senão é sempre 30fps. O que pode ajudar a não travar a time line é criar midias otimizadas, onde a "amostra" da linha do tempo fica numa resolução bem menor facilitando o trabalhos da placa de vídeo ao renderizar pra te mostrar, isso não altera o resultado final do vídeo exportado.

Seu PC parece um pouco fraco pra renderização 4K, memória lenta principalmente. E como comentei acima, é normal a placa de vídeo ficar em 99% a menos que tu tenha uma placa com, sei lá, 16gb e ainda assim é possivel que fique no talo. O processamento é feito na GPU.

Obrigado por esclarecer, agora está explicado porque o estoque de RTX 3090 esgotou em menos de uma semana :eek:

À memória vou dar uma puxada nela no overclock para ver se ajuda por enquanto.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Dezembro de 2020, 11:42:50
A filosofia é a mesma, porém os passos são trocados. No Resolve vc primeiro edita depois colore, embora nada impeça de colorizar depois editar, só é um pouco mais devagar. Cada câmera entra em uma faixa de vídeo, ao invés das camadas do Premiere. Vc "corta" (esconde talvez seja uma palavra melhor) os trechos que vc não quer de cada vídeo, depois faz as transições entre eles.

Eu já não conheço nada de Premiere, então o pouco que sei sobre as diferenças vi nos comparativos do Youtube.
Sim, mas como é que eu faço para editar simultaneamente varias câmeras???

Achei uns print screen antigos, veja, o Premiere me mostra simultaneamente até 4 câmeras e eu vou com o mouse selecionando a imagem que fica, como se fosse uma mesa de edição. Eu queria entender como fazer isso no Davinci...

Achei umas telas antigas aqui, veja:

Na primeira imagem um vídeo com 3 câmeras;
Na segunda imagem, um vídeo com 6 câmeras, escolho 4 para o Premiere me mostrar simultaneamente na tela:





Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 31 de Dezembro de 2020, 16:15:45
Sim, mas como é que eu faço para editar simultaneamente varias câmeras???

Eu faço assim, mas não sei se é a resposta que vc está buscando. O que vai pro vídeo final é sempre o que está na faixa de vídeo superior. Como eu também gosto de trabalhar com música, esta abordagem me pareceu bem intuitiva.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 01 de Janeiro de 2021, 09:41:16
Sim, mas como é que eu faço para editar simultaneamente varias câmeras???

Achei uns print screen antigos, veja, o Premiere me mostra simultaneamente até 4 câmeras e eu vou com o mouse selecionando a imagem que fica, como se fosse uma mesa de edição. Eu queria entender como fazer isso no Davinci...

Achei umas telas antigas aqui, veja:

Na primeira imagem um vídeo com 3 câmeras;
Na segunda imagem, um vídeo com 6 câmeras, escolho 4 para o Premiere me mostrar simultaneamente na tela:


Resolve: Multicam clip

Aqui tem um tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=ZzPZe36RdkU
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.