Autor Tópico: Alguma dica para sites de venda de fotografia estilo "Uber da foto"(FOTOP, etc)?  (Lida 943 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Pessoal, antes da pandemia congelar todos os eventos, eu fui um dos últimos que fez evento fotográfico naquele site chamado Fotop.

Para quem não conhece, é um site no estilo UBER, onde você se cadastra sem muita burocracia, depois solicita a participação para os eventos do site ou os que você criar. A maioria são de eventos de corrida ou ciclismo, mas existem muitos outros que são possíveis de se fotografar, basta cadastrar.

Funciona da seguinte maneira, quem faz o cadastro do evento ganha 75% do valor de venda de cada foto. Você estipula o valor que será cobrado (começa em R$6,90 por foto e é progressivo conforme a resolução). As pessoas acessam o site e compram a foto, você recebe sua parte - simples assim. Eles fazem a divulgação, a hospedagem, o nós fotógrafos fazemos as fotos e a numeração.

Vantagens: fácil e acessível, baixo investimento inicial.
Desvantagens: sem vínculo, você só vende foto unitária, tem bastante trabalho em numerar manual, apesar que é possível pagar para outros (ou até o site mesmo tem um OCR pago) fazer a numeração dos atletas.

Existem vários sites desses, eu sei pois sou corredor então vejo muito a galera fazendo job nas corridas. Alguns exemplos: FOTOP, Foco Radical, De Olho no Atleta, Sport Click, Corra pra Foto, entre outros.


Como disse eu fiz o último evento antes do lockdown, foi um Aquathlon em Bertioga. Moro em Mogi das Cruzes SP, dá uma hora de carro pra descer a serra. Fiquei a manhã toda, cliquei aproximadamente 2000 fotos. Gastei o resto do domingo numerando a foto (o site do FOTOP funciona com os ateltas buscando seu número de peito/inscrição) então praticamente só vende foto se estiver numerada.  Numerar manualmente é bem chato, demorei umas 3h, mas depois que pega o jeito vai rápido.
O problema é que fiquei bem frustado com as vendas, na real foi um bom prejuízo... vendi 4 ou 5 fotos, deu um valor de R$39,00 mais o desconto de 3 reais da taxa do banco. Com os gastos, o tempo investido e tals, 2k cliques a menos na camera e a maresia que peguei o mínimo deveria ter sido uns 200 reais pra se pagar.

Desta forma, gostaria de saber dos colegas, se existe algumas dicas para vender mais fotos?????

Vou deixar algumas que me dei conta aqui:
-não clicar pessoas sem número;
-não investir tempo em séries de natação (eles não fazem idéia de que isso é um serviço e que existe um site para se comprar foto), a numeração deles é horrível para ler, a canetinha do braço desbota fácil;
-Usar câmeras velhas e parrudas, tipo 7D, 40D, 50D, D90, D200 que metralham rápido e são resistentes à umidade, além de durar mais (afinal rajadas são o jeito mais eficiente de moer seu obturador).
-Ir uniformizado, com camiseta e colete do site (esse foi o meu maior erro, fui com roupa de corrida, não fui notado), se possível colocar plaquinha;
-Levar um banquinho e um monopé para não cansar.
-Incentivar os corredores com frases tipo: "Dá um sorriso para o FOTOP!!!", "Mostra o Número!", etc.
-Levar os panfletos do site e distribuir, no Fotop eles dão de graça 10k panfletos.
Fotógrafo oficial Foco Radical