Autor Tópico: Da série - Retratos -  (Lida 1573 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Novembro de 2020, 02:12:25
Fotos de pessoas na rua:























Fotos em estúdio:






« Última modificação: 11 de Novembro de 2020, 02:20:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2020, 02:15:56
Por algum motivo a postagem no fórum perde um pouco a nitidez, mas clicando na foto vai direto para o ImageBB, onde a visualização é melhor.
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2020, 09:06:29
Linda série de retratos!  :clap:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2020, 09:54:08
show de fotos  :clap: :clap: :clap:

Compartilhe conosco como é feito a abordagem com as pessoas na rua?

Com estranhos tem que ter muito jogo de cintura nos dias de hoje... pessoal anda muito estressado


em tempo: gostei mais das fotos externas
« Última modificação: 11 de Novembro de 2020, 09:55:18 por amador47sc »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2020, 09:58:48
Bela série!


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2020, 17:11:28
Eu tive a mesma curiosidade do Amador, mas não necessariamente sobre a abordagem e sim se as fotos são feitas ao acaso ou se vc sai especificamente para isso. Não sei se me fiz entender... Se é durante seu dia a dia e a medida que alguém te chama a atenção, você registra ou é feito como uma "saída fotográfica" com o objetivo específico desse tipo de registro. Não sei se melhorei ou definitivamente me perdi...
Lindsay, o bacana é que, seja como for, são fotos incríveis.  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2020, 17:46:00


Gostei de todas , mas a 2 e a 8 estão maravilhosas.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2020, 18:53:39
Beleza de retratos!
Algumas estão fantásticas, como a do senhor com chapéu, da idosa e da moça no estúdio..
Nas próximas séries nao deixe de numerar, facilita os comentários..
« Última modificação: 11 de Novembro de 2020, 18:55:01 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2020, 19:03:16
Prezados Ernesto, Leandro, Amador47sc, Felipe, Maneco, Dellano e Angelone, muito obrigado pelos comentários, valew mesmo!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2020, 19:28:37
Eu tive a mesma curiosidade do Amador, mas não necessariamente sobre a abordagem e sim se as fotos são feitas ao acaso ou se vc sai especificamente para isso. Não sei se me fiz entender... Se é durante seu dia a dia e a medida que alguém te chama a atenção, você registra ou é feito como uma "saída fotográfica" com o objetivo específico desse tipo de registro. Não sei se melhorei ou definitivamente me perdi...
Lindsay, o bacana é que, seja como for, são fotos incríveis.  :ok:

show de fotos  :clap: :clap: :clap:

Compartilhe conosco como é feito a abordagem com as pessoas na rua?

Com estranhos tem que ter muito jogo de cintura nos dias de hoje... pessoal anda muito estressado


em tempo: gostei mais das fotos externas
Olá Maneco e Amador47sc (desculpe te chamar pelo nick, pois não sei o seu nome) realmente hoje em dia o pessoal anda muito estressado. Ao longo dos anos me deparei com varias pessoas que não permitiram o retrato, mas encontrei tbm bastante gente que permite e não se incomoda com isso. Acho até que com a popularização do selfie, das fotos em redes sociais, o pessoal anda mais tranquilo com isso.

Esta serie e é um trabalho autoral que ja tem mais de 100 fotos, mas nenhuma delas é foto de trabalho profissional, a maioria absoluta das fotos de rua são de pessoas desconhecidas. Estou vendo aqui nesta seleção, que foto mais antiga é de 2009, e foi tirada com uma 50D...

A abordagem é simples, normalmente chego na pessoa desconhecida e peço licença para tirar a foto, digo que sou fotografo que faço um trabalho de retratar os brasileiros, digo que que gostaria muito da foto dele para publicar em meu portfólio, usar no trabalho autoral, em redes sociais, essas coisas. Na maioria absoluta das vezes eu gravo ali na hora um videozinho perguntando se a pessoa permite o uso das fotos, gravo esse vídeo antes ou depois das fotos com a pessoa aceitando, não existe uma regra para isso.

Normalmente é assim o convencimento, bem simples mesmo, mas já tomei muito não.

Inclusive vou fazer o seguinte, vou contar a historia de alguns desses retratos de como foi a saída, o contesto do que aconteceu no dia, tenho lembranças  maravilhosas desses momentos.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2020, 19:30:33 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2020, 21:26:50

Inclusive vou fazer o seguinte, vou contar a historia de alguns desses retratos de como foi a saída, o contesto do que aconteceu no dia, tenho lembranças  maravilhosas desses momentos.


 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2020, 21:34:17

A abordagem é simples, normalmente chego na pessoa desconhecida e peço licença para tirar a foto


Essa parte "legal" é interessante porque você não vai ter problemas com a pessoa e isso é um ponto positivo, porém,
O fato de alguém posar pra foto não tira a expontaneidade do momento?
Você já tentou clicar a pessoa e DEPOIS ir conversar com ela, mostrar a foto e pedir autorização para divulgar?


em tempo.. aqui no fórum tem um tópico  COLETIVO - Fotografia de rua - Street photography
caso alguém não conheça e queira dar uma olhadinha

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=114056.465
« Última modificação: 12 de Novembro de 2020, 21:41:05 por amador47sc »


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2020, 22:52:41
Rapaz, que maravilha!
A foto da garota de Pentax é sublime!
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:
 :clap: :clap: :clap:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2020, 00:56:10
Essa parte "legal" é interessante porque você não vai ter problemas com a pessoa e isso é um ponto positivo, porém,
O fato de alguém posar pra foto não tira a expontaneidade do momento?
Você já tentou clicar a pessoa e DEPOIS ir conversar com ela, mostrar a foto e pedir autorização para divulgar?


em tempo.. aqui no fórum tem um tópico  COLETIVO - Fotografia de rua - Street photography
caso alguém não conheça e queira dar uma olhadinha

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=114056.465
Já aconteceu sim, mas é raro, poucas vezes.

Por ex essa moça abaixo, ela percebeu que eu estava fotografando e deixou. Qd eu notei que ela já tinha me visto, fui falar com ela e pedi que permitisse continuar tirando fotos dela. Então fiz mais algumas fotos. Isso foi na Tatoo Week de 2013, ela estava na entrada da feira perto da sala de imprensa esperando alguém, peguei os dados e depois enviei as fotos para ela. Algum tempo depois eu a vi na TV em um programa sobre tatuagens. Descobri que ela é modelo (muito bonita mesmo), e acostumada com câmeras, penso que ela entendeu o que eu queria fazer e ficou a vontade. Para algumas fotos ela sorriu, em outras ela estava compenetrada resolvendo alguma questão profissional/pessoal. Fiquei uns 20 minutos fotografando ela.



Quanto a espontaneidade é assim, tem pessoa que vai ficar envolvida com seus pensamentos, problemas, atividade... e tem outras que não. Veja o caso desse rapaz abaixo, ele me permitiu fotografar, isso foi na galeria do Rock aqui em Sampa, mas veja ele estava preocupado com alguma coisa, dava pra perceber no olhar dele. Fiz algumas fotos, depois que abri no computador gostei da expressão dele.



Tem varias questões, por ex o jeito que o fotografo chega, o relacionamento e empatia ali na hora, muitas vezes não tem jeito, foto nenhuma foto fica boa.
No geral qd uma pessoa permite que fotografe, ai tenho tempo de fazer varias fotos e possivelmente alguma será boa. Isso depende mais da reação/jeitão da pessoa, do que do fotografo em si.

Cada saída é uma surpresa, é como uma pescaria, umas vezes da sorte, outras não.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2020, 00:59:14

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Então depois vou contar a historia dessas duas fotos, mas lá no tópico novo que vc criou  :ok: só me da um tempo para eu achar mais uma fotos para ilustrar melhor como foi o dia.



« Última modificação: 13 de Novembro de 2020, 01:03:59 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.