Eu acho que durante um tempo havia uma limitação grande nos sensores Canon aps-c, isso impede alguém de fazer fotos? Não.
Mas sem dúvida o aps-c é o standard nos tempos de digital como foi o formato 135 nos tempos de fotografia analógica.
Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Em relação a Canon , o alcance dinâmico (que só é valido em ISO baixo) , era fraco. Você tirava uma foto em RAW, e os detalhes nas sombras ficavam meio apagados e/ou com ruído, iso em APSC Canon com ISO 100. Mas veja, isso em partes é PRECIOSISMO de fotógrafo que fica ampliando 100% uma imagem no Lightroom ou Photoshop hahahahahaahah. Eu mesmo nunca senti muito a falta disso, porque eu não gosto muito de mexer em sombras, acho que sombra é sombra, não é pra ficar recuperando. Sou mais que todos precisam estudar técnicas adequadas de fotometria. Com as mirrorless então isso ficou mamão com açúcar de tão fácil kkkk .
O que me incomodava nos sensores da Canon era em ISOs mais altos, onde os detalhes na área de sombra realmente eram pouco captados. Os sensores da Sony são superiores , pois eles tem uma tecnologia de retro-iluminação , por isso as marcas como Nikon e Fuji se beneficiam dessa tecnologia de sensores da Sony.
Sobre o APSC eu digo gosto muito do formato. Pra mim é o standard da fotografia digital há muito tempo. È só observar que as câmeras com sensor APSC são as mais vendidas , principalmente Canon e Nikon (de uns anos pra cá a Sony idem).
Usar lentes de Fullframe em APSC pra mim é um negócio mega-vantajoso, você não tem vinhetas em abertura máxima, e aproveita mais o miolo da imagem onde se encontra maior nitidez. Acho que em questão de custo x benefício na fotografia digital o APSC ainda continua reinando.