Autor Tópico: Minha busca de 10 anos pela câmera perfeita me fez voltar ao APS-C.  (Lida 3263 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2020, 15:37:26
Algo que eu sempre percebi é que o pessoal mais "caga-regra" diz:
APS-C Fuji, ótimo, qualidade top, pequena e leve.
APS-C Canon, aff, lixo não presta, tem que "ir pra fufreime logo", como se APS-C fosse um estágio probatório, uma fase.
Eu acho que durante um tempo havia uma limitação grande nos sensores Canon aps-c, isso impede alguém de fazer fotos? Não.

Mas sem dúvida o aps-c é o standard nos tempos de digital como foi o formato 135 nos tempos de fotografia analógica.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 16 de Novembro de 2020, 17:21:27
Eu acho que durante um tempo havia uma limitação grande nos sensores Canon aps-c, isso impede alguém de fazer fotos? Não.


Era a mesma limitação dos FF dela.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 16 de Novembro de 2020, 19:23:45
Algo que eu sempre percebi é que o pessoal mais "caga-regra" diz:
APS-C Fuji, ótimo, qualidade top, pequena e leve.
APS-C Canon, aff, lixo não presta, tem que "ir pra fufreime logo", como se APS-C fosse um estágio probatório, uma fase.


Acho que isso está muito relacionado aos sensores mais antigos (antes da 80D) e às lentes dedicadas meia boca!
Em questão de sensor a canon evoluiu muito, em lentes continuou abandonado, mesmo na M que é uma baita câmera...


Hoje quero distância de FF, não traria benefício nenhum pra mim, bem pelo contrário...

Mas em compensação já pensei em ir pra M4/3. Pena que rolou o que rolou com a oly


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2020, 21:38:10
Algo que eu sempre percebi é que o pessoal mais "caga-regra" diz:
APS-C Fuji, ótimo, qualidade top, pequena e leve.
APS-C Canon, aff, lixo não presta, tem que "ir pra fufreime logo", como se APS-C fosse um estágio probatório, uma fase.

Eu até lembro dessa época, onde 5D IV perde feio para Fuji em qualidade de imagem ISO e tudo mais, lembro também que os arquivos RAW do Dpreview eram "adulterados", e só faltou a distorção dos testes com print no do modo claro do Dpreview para dizer que é tudo igual sem mostrar o primeiro link...
Velhos tempos onde eu ria até não aguentar mais, com as discussões e tópicos trancados pérolas ditas etc...


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #19 Online: 17 de Novembro de 2020, 10:22:50
Hoje quero distância de FF, não traria benefício nenhum pra mim, bem pelo contrário...

Mas em compensação já pensei em ir pra M4/3. Pena que rolou o que rolou com a oly

 :ponder:
Acho que falta um pouco disso no pessoal: definir qual o sistema é melhor para a sua fotografia e sentar o dedo no obturador.
 :assobi:

 :D
« Última modificação: 17 de Novembro de 2020, 10:23:01 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 17 de Novembro de 2020, 19:35:15
Eu acho que durante um tempo havia uma limitação grande nos sensores Canon aps-c, isso impede alguém de fazer fotos? Não.

Mas sem dúvida o aps-c é o standard nos tempos de digital como foi o formato 135 nos tempos de fotografia analógica.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Em relação a Canon , o alcance dinâmico (que só é valido em ISO baixo) , era fraco. Você tirava uma foto em RAW, e os detalhes nas sombras ficavam meio apagados e/ou com ruído, iso em APSC Canon com ISO 100. Mas veja, isso em partes é PRECIOSISMO de fotógrafo que fica ampliando 100% uma imagem no Lightroom ou Photoshop hahahahahaahah. Eu mesmo nunca senti muito a falta disso, porque eu não gosto muito de mexer em sombras, acho que sombra é sombra, não é pra ficar recuperando. Sou mais que todos precisam estudar técnicas adequadas de fotometria. Com as mirrorless então isso ficou mamão com açúcar de tão fácil kkkk .

O que me incomodava nos sensores da Canon era em ISOs mais altos, onde os detalhes na área de sombra realmente eram pouco captados. Os sensores da Sony são superiores , pois eles tem uma tecnologia de retro-iluminação , por isso as marcas como Nikon e Fuji se beneficiam dessa tecnologia de sensores da Sony.

Sobre o APSC eu digo gosto muito do formato. Pra mim é o standard da fotografia digital há muito tempo. È só observar que as câmeras com sensor APSC são as mais vendidas , principalmente Canon e Nikon (de uns anos pra cá a Sony idem).

Usar lentes de Fullframe em APSC pra mim é um negócio mega-vantajoso, você não tem vinhetas em abertura máxima, e aproveita mais o miolo da imagem onde se encontra maior nitidez. Acho que em questão de custo x benefício na fotografia digital o APSC ainda continua reinando.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 18 de Novembro de 2020, 01:27:05
Pois é !

E o mercado parece seguir essa ideia

Eu gosto de compartilhar lentes entre minhas câmeras APS-C e FullFrame



Acho legal também Ernesto.  Possivelmente a única lentes da Canon que eu gosto muito mais em Fullframe é a 85MM M 18 -- não sei porque mas em APSC 85MM fica muito ruim pra enquadrar e perde o  desfoque característico, em Fullframe acho  melhor.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Novembro de 2020, 11:40:39
90% das pessoas que trabalham com fotografia não precisam do TOP, podem até ter, mas que é essencial não é.
90% do meu trabalho eu percebi que não preciso de uma FF, queria ir pro ML, fui pro APS-C e to satisfeito demais, vendi todo meu set Canon, montei um bom set ML e sobrou grana. :o
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2020, 09:43:23
90% das pessoas que trabalham com fotografia não precisam do TOP, podem até ter, mas que é essencial não é.
90% do meu trabalho eu percebi que não preciso de uma FF, queria ir pro ML, fui pro APS-C e to satisfeito demais, vendi todo meu set Canon, montei um bom set ML e sobrou grana. :o

Grande dificuldade do meu trabalho, é mercadológica... É conseguir novos clientes.

Tecnicamente, cliente meu não vê diferenças das fotos que faço com 80d para a foto que meu freela faz com a 6d. Tecnicamente me falta muito mais direção e composição do que nitidez e ruído.

Se eu trocasse todo meu set por FF e lentes L, a foto ia sair a mesma coisa. Com menos ruiído, lúque fufreime, aspecto 3d e boqué cremoso, mas a composição/direção/técnica ia ser a mesma m****  :hysterical: :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2020, 10:45:15
Grande dificuldade do meu trabalho, é mercadológica... É conseguir novos clientes.

Tecnicamente, cliente meu não vê diferenças das fotos que faço com 80d para a foto que meu freela faz com a 6d. Tecnicamente me falta muito mais direção e composição do que nitidez e ruído.

Se eu trocasse todo meu set por FF e lentes L, a foto ia sair a mesma coisa. Com menos ruiído, lúque fufreime, aspecto 3d e boqué cremoso, mas a composição/direção/técnica ia ser a mesma m****  :hysterical: :hysterical:

A verdade é essa.
Mas nos enganamos achando que o equipamento vai melhorar nossa fotografia.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2020, 12:07:15
90% das pessoas que trabalham com fotografia não precisam do TOP, podem até ter, mas que é essencial não é.
90% do meu trabalho eu percebi que não preciso de uma FF, queria ir pro ML, fui pro APS-C e to satisfeito demais, vendi todo meu set Canon, montei um bom set ML e sobrou grana. :o

Exatamente por aí.

O único motivo que mantive uma FF além das que tenho com sensor menor, foi para poder usar algumas objetivas GA/UGA antigas de foco manual que não fariam sentido em serem usadas com sensores menores, por exemplo uma 17mm retilinear para FF não faz sentido algum em uma APS, pra isso tem uma 18mm especifica, pela metade do preço, e 1/4 do tamanho e peso. Mas o fato é que eu quero usar a 17mm na FF. Na verdade, cada caso é um caso.

Mas garanto que nunca mais viajo com conjuntos tipo 5D + lente L.. É muito peso, chama atenção e no final é muito dinheiro para uma melhora marginal (quando há), pelo menos no meu caso.


No final a câmera boa é a que está com você.


felintoj

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #26 Online: 27 de Dezembro de 2020, 19:18:07
Muito interessante está discussão, ainda mais que me encontro no dilema de vender ou não meu set Canon 60D e lentes para migrar para Mirrorless ou upar para fullframe...
No fim me parece que esquecer isto e investir em mais lentes é o mais sensato, ainda que algum dia troque para um corpo APSC melhor(sensor melhor).

Enviado de meu Mi 9T Pro usando o Tapatalk