Autor Tópico: Além de falar sobre equipamentos e comprar equipamentos, alguma vez você comprou fotografias?  (Lida 13729 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Essa eh uma visao muito mercantilista/financeira, e portanto utilitalista, sobre arte.
No mais, qual arte nao da para ser reproduzida?

Valor eh algo tao abistrato que nao tem como ser medido, no maximo especulado.

O que existe sao artes que expressam a particularidade de uma experiencia e visao de um artista, momento, epoca e cultura e esse supposto valor vai ser especulado de acordo com o quanto as pessoas estao interessadas nessas particularidades de tais artistas e momentos. Que pode ter o interesse do publico hoje mas nao amanha.

Concordo, quem conseguiria fazer isso ? Muitos foram até lá, mas só ele fez :



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Não sabia que o Kojima era fotografo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Concordo, quem conseguiria fazer isso ? Muitos foram até lá, mas só ele fez :



Provavelmente esta marcado algum papel dizendo o numero de reproducoes (no caso de fotos impressas) que foram feitas.
Existe todo um circuito de curadores, colecionadores, criticos, galeristas, que analisam esses detalhes.
A gravura também passa pelo mesmo procedimento. Para conservar é preciso ter um arquivo, desumidificador, ter cuidados com a luz, etc.. 
« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 02:48:25 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Concordo, quem conseguiria fazer isso ? Muitos foram até lá, mas só ele fez :


Essa eh uma das fortos mais reproduzidas que existe.

A galeria Nacional de Londres e o Louvre em Paris, ambos alegam ter a obra original de Leonardo chamada "A virgem das pedras". Obviamente so uma delas eh a original e a outra eh uma reproducao perfeita. Mas ninguem sabe qual eh a original e qual eh a reproducao entao ambos alegam ter a original.

Essa foto eh muito mais facil de se reproduzir do que as pinturas de Leonardo da Vinci. Nao precisa nem ir no local onde foi feita, basta criar um cenario em um terreno vazio ou mesmo usar arte digital.

Alem disso, essa imagem que estamos vendo em nossas telas eh uma reproducao. Ao mostrar a imagem aqui vc esta reprodizindo ela.

Sabe qual eh a origem do termo original? Vem da epoca em que pinturas, esculturas e designs eram feitas especificadamente para um ambiente. Ou seja, significava que a Pintura X era a original feita para a parede de um ambiente Y, e que foi tirada do lugar por algum colecionador, tendo a parede sibistituida por outra obra. Tais obras de arte historicas que vemos em museus nao foram feitas para serem vistas a vulsas mas sim em seus determinados ambientes ao qual elas foram feitas originalmente.

O termo original que usamos hoje nasceu com a tecnologia que possibilitou a fotografia e a fotocopia que passaram a reproduzir as obras. Esse termo usado hoje foi criado por colecionadores, galerias e museus como alternativa para justificar/manter o valor das obras de suas colecoes. Ou seja, para fins puramente mercantilistas e utilitarista.

No final das contas, o que eh dito ser original hoje eh o artista dizer que aprova ou nao o resultado com a assinatura dele, e um numero de serie. Fotografos como eu fazemos reproducoes de nossas proprias obras com um numero de serie limitado para puro fins mercantilistas.

Vc pode dizer que muitos foram la e nao fizeram uma foto igual a essa, mas a verdade eh que nao sabemos. Muitos podem ter ido la e ter feito fotos ainda melhores, so que nao ficamos sabendo. E quem sabe tal foto nao seria tao apreciada, mas sim ignorada, se nao fosse o nome do fotografo ter popularizado?

Essa eh a questao interessante no mundo da arte. Nao nao vemos as coisas em si mas sim como elas no fazem sentir. Um nome conhecido em uma obra faz ela parecer melhor para nos pq nos traz um sentimento melhor relacionado ao autor da obra, nao por causa da obra. Sem contexto da situacao e da historia do autor da obra, essa foto eh apenas uma foto de briga entre autoridade e reprimido como muitas outras que ha por ai. A beleza dessa foto esta na historia dela.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 05:38:21 por C R O I X »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
     Sim Croix, mas o mercantilismo, estrutura a arte. É preciso discernimento, e ter conhecimento para tal funcao. Nao é alguem sem conhecimento que ira avaliar.

O nome de alguns ficam, por merecimento, por amor ao que fazem ( o melhor de todos os motivos, mas nao basta) por saber se relacionar, também por sorte.

O glamour nao existe. Se existiu anos atras, esta cada vez menor. É algo ruin, eu acho.

Nao sei se a foto foi dirigida, ou de fato é real. Por favor, se souberem, me digam.

« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 07:47:08 por Leonardo Tonin »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino

Essa eh a questao interessante no mundo da arte. Nao nao vemos as coisas em si mas sim como elas no fazem sentir. Um nome conhecido em uma obra faz ela parecer melhor para nos pq nos traz um sentimento melhor relacionado ao autor da obra, nao por causa da obra. Sem contexto da situacao e da historia do autor da obra, essa foto eh apenas uma foto de briga entre autoridade e reprimido como muitas outras que ha por ai. A beleza dessa foto esta na historia dela.

Esse é o ponto nevrálgico aqui. Pouco importa se qualquer um poderia ter feito, o fato é que o cidadão se dispôs a ir pra lá e ficar meses fazendo esse trabalho, só quem viu de perto e ao vivo consegue conceber a grandiosidade desta obra.

Qualquer um pode pintar um quadro também, qualquer um com uma faculdade de belas artes nas costas pode fazer arte e isso não quer dizer que será algo de valor. A arte não está no valor ou no sucesso, a arte está na concepção de quem a cria.

Se eu postar uma foto aqui, você pode dizer que não é arte, pois alguém poderia fazer igual. A questão é: Fez? Quem congelou aquele momento único e deu o toque final que gostaria foi quem produziu a imagem, isto por si só já determina que aquela imagem é única.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
     Sim Croix, mas o mercantilismo, estrutura a arte. É preciso discernimento, e ter conhecimento para tal funcao. Nao é alguem sem conhecimento que ira avaliar.

O nome de alguns ficam, por merecimento, por amor ao que fazem ( o melhor de todos os motivos, mas nao basta) por saber se relacionar, também por sorte.

O glamour nao existe. Se existiu anos atras, esta cada vez menor. É algo ruin, eu acho.

Nao sei se a foto foi dirigida, ou de fato é real. Por favor, se souberem, me digam.

Não dá pra afirmar, mas existem outras, não interessa se fizeram mil cópias daquela foto, pouco importa isso na verdade.



Aqui no fórum diriam que essas imagens do SS estão sub.  :assobi:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Vale lembrar que SS àquela época não era nada mais que um fotojornalista sem expressão, trabalhando pra bancar suas contas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
     Sim Croix, mas o mercantilismo, estrutura a arte. É preciso discernimento, e ter conhecimento para tal funcao. Nao é alguem sem conhecimento que ira avaliar.

O nome de alguns ficam, por merecimento, por amor ao que fazem ( o melhor de todos os motivos, mas nao basta) por saber se relacionar, também por sorte.

O glamour nao existe. Se existiu anos atras, esta cada vez menor. É algo ruin, eu acho.

Nao sei se a foto foi dirigida, ou de fato é real. Por favor, se souberem, me digam.

O mercantilismo nao estrutura a arte mas sim o mercantilismo da arte.
Ja o glamour nunca esteve tao forte. Quanto mais a sociedade acredita na pessoa que se auto-fez, maior eh o glamour.

[...] Pouco importa se qualquer um poderia ter feito, o fato é que o cidadão se dispôs a ir pra lá e ficar meses fazendo esse trabalho, só quem viu de perto e ao vivo consegue conceber a grandiosidade desta obra.

Qualquer um pode pintar um quadro também, qualquer um com uma faculdade de belas artes nas costas pode fazer arte e isso não quer dizer que será algo de valor. A arte não está no valor ou no sucesso, a arte está na concepção de quem a cria.

Se eu postar uma foto aqui, você pode dizer que não é arte, pois alguém poderia fazer igual. A questão é: Fez? Quem congelou aquele momento único e deu o toque final que gostaria foi quem produziu a imagem, isto por si só já determina que aquela imagem é única.

Pois eh, vc esta confirmando o que eu disse, com outras palavras.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Algumas fotografias documentais sao dirigidas, pois os fotografos   nao tiveram a sorte da apresentacao da realidade de um momento decisivo, portanto optaram (ou mesmo preferem) pela representacao de uma realidade, de uma situacao, de uma condicao.

Na minha percepcao, a fotografia dele se aproxima da arte, assim como outros foto jornalistas ou documentaristas. 

« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 10:31:47 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
O mercantilismo nao estrutura a arte mas sim o mercantilismo da arte.
Ja o glamour nunca esteve tao forte. Quanto mais a sociedade acredita na pessoa que se auto-fez, maior eh o glamour.

Pois eh, vc esta confirmando o que eu disse, com outras palavras.

Eu nao vejo como glamour, mas como inspiracao. Sem os que estudam como estabelecer criterios de valor, artistas estariam em piores situacoes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Eu nao vejo como glamour, mas como inspiracao. Sem os que estudam como estabelecer criterios de valor, artistas estariam em piores situacoes.

Eu nao faco ideia do que vc esta falando. Vc parece falar de mercantilismo, arte e glamour como se nao fosse coisas distintas.

No mais, artistas nunca precisaram de ninguem para estabelecer critarios. Os criterios sao estabelecidos e quebrados pelos proprios artistas.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 11:47:47 por C R O I X »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Perdi o bonde do tópico mas gostei do assunto, li todas as páginas.

Este é um diálogo muito importante. Compartilho deste entendimento, hoje em dia a grande maioria de fotógrafos (amadores ou profissionais), não pensam duas vezes em gastar 3, 4 mil reais para fazer o upgrade da câmera (adorei a expressão que alguém utilizou aqui, fazer upgrade de equipamento para fazer a mesma coisa  :clap:), mas torcem o nariz para gastar R$100,00 em um livro de fotografias, ou R$300,00 em um quadro com fotografia para decoração. Acho triste essa realidade, valorizamos o que não deveria ter tanto valor.

Quanto a pergunta do tópico, comprei fotografia apenas de amigos e devo ter uns 10 livros de fotografia (não técnicos). Gostaria de investir mais, mas minha condição financeira não tem permitido e nos últimos 3 anos nem casa fixa tenho tido, os livros que tenho já são um problema pq acabo sempre deixando encostado na casa de alguém. Assim que se resolver esta situação quero sim investir em fotografias para decoração, junto aos artigos indígenas que ganhei de presente quando estive na comunidade (conjunto de arco e flecha, tipiti, um remo antiguíssimo, e outras peças).


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Sim Croix, criterios sao quebrados, principalmente na arte contemporanea.

Mas voce parece recusar os avaliadores de arte, os curadores, criticos, colecionadores, escritores,  academicos. Toda essa turma que estrutura o citcuito economico das artes e de alguma forma vivem para a arte, ou de arte. Voce tem conhecimento. Entao eu me pergunto pergunto, por que?  Eu estou equivocado?
« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 12:15:01 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Perdi o bonde do tópico mas gostei do assunto, li todas as páginas.

Este é um diálogo muito importante. Compartilho deste entendimento, hoje em dia a grande maioria de fotógrafos (amadores ou profissionais), não pensam duas vezes em gastar 3, 4 mil reais para fazer o upgrade da câmera (adorei a expressão que alguém utilizou aqui, fazer upgrade de equipamento para fazer a mesma coisa  :clap:), mas torcem o nariz para gastar R$100,00 em um livro de fotografias, ou R$300,00 em um quadro com fotografia para decoração. Acho triste essa realidade, valorizamos o que não deveria ter tanto valor.

Quanto a pergunta do tópico, comprei fotografia apenas de amigos e devo ter uns 10 livros de fotografia (não técnicos). Gostaria de investir mais, mas minha condição financeira não tem permitido e nos últimos 3 anos nem casa fixa tenho tido, os livros que tenho já são um problema pq acabo sempre deixando encostado na casa de alguém. Assim que se resolver esta situação quero sim investir em fotografias para decoração, junto aos artigos indígenas que ganhei de presente quando estive na comunidade (conjunto de arco e flecha, tipiti, um remo antiguíssimo, e outras peças).
:ok: Leandro.

Um amigo meu tem um arquivo, com tudo para conservar as fotos.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 12:07:38 por Leonardo Tonin »