Autor Tópico: Além de falar sobre equipamentos e comprar equipamentos, alguma vez você comprou fotografias?  (Lida 13845 vezes)

cfcsosa

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Algumas fotografias documentais sao dirigidas, pois os fotografos   nao tiveram a sorte da apresentacao da realidade de um momento decisivo, portanto optaram (ou mesmo preferem) pela representacao de uma realidade, de uma situacao, de uma condicao.

Na minha percepcao, a fotografia dele se aproxima da arte, assim como outros foto jornalistas ou documentaristas.

Ao meu ver é arte na sua mais pura forma, o que não necessariamente limita o fator histórico da peça. Antigamente existia a pintura que hoje é tida como arte e as esculturas com o objetivo simplista de fazer registros, justamente o que também é o propósito da câmera fotografica e por muito tempo o desenho também foi objeto de registro e não de arte.


C R O I X

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Sim Croix, criterios sao quebrados, principalmente na arte contemporanea.

Mas voce parece recusar os avaliadores de arte, os curadores, criticos, colecionadores, escritores,  academicos. Toda essa turma que estrutura o citcuito economico das artes e de alguma forma vivem para a arte, ou de arte. Voce tem conhecimento. Entao eu me pergunto pergunto, por que?  Eu estou equivocado?

Eu sinto que estamos falando de coisas completamente diferentes.

O unico criterio usado no mercado para vender arte eh venda e nao arte.
As pessoas que olham obras de arte para vender elas olham nomes o nome de quem fez a obra (se eh um nome que vende), depois olham se o estilo da obra faz parte do estilo do portfolio de clientes deles, e depois olham se o artista tem algum stilo ou expressao propria que acredita poder atrair a atencao de seus clientes, mas nao pq segue algum criterio de regras artisticas em si. O criterio das galerias eh o gosto dos clientes que eles tem no portfolio. Pq se nao for esse o criterio a galeria fecha as portas.

Ja os criterios dos clientes tambem nao eh baseado em nenhuma regra artista mas sim no maximo estilo. Colecionadores de arte compram o que acreditam que outro colecionadores valorizam. Logo eles tambem primeiro olham para o nome de quem fez a obra, depois olham se o estilo eh do gosto deles, e mais tarde olham se o artista fez algo que tais colecionadores sintam algo especial, mas nao por seguir qualquer critorio artistico.

Museus tambem nao olham para nenhum criterio artistico mas sim criterio historico e cultural.

A analise artistica de obras de arte nao eh para separar o que eh boa arte e o que nao eh boa arte, mas eh apenas para buscar entender pq algumas artes foram feitas de maneira X e pq tal maneira X cria uma armonia ou ruido que faz a arte ser interessante.

Nao existe criterio para a arte. O que existe eh entender o contexto dela para entender a arte.


Leonardo Tonin

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Obrigado gente! Eu nao tenho mais o que acrescentar. Ficarei acompanhando.  :snack:


Lindsay

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Eu sinto que estamos falando de coisas completamente diferentes.

O unico criterio usado no mercado para vender arte eh venda e nao arte.
As pessoas que olham obras de arte para vender elas olham nomes o nome de quem fez a obra (se eh um nome que vende), depois olham se o estilo da obra faz parte do estilo do portfolio de clientes deles, e depois olham se o artista tem algum stilo ou expressao propria que acredita poder atrair a atencao de seus clientes, mas nao pq segue algum criterio de regras artisticas em si. O criterio das galerias eh o gosto dos clientes que eles tem no portfolio. Pq se nao for esse o criterio a galeria fecha as portas.

Ja os criterios dos clientes tambem nao eh baseado em nenhuma regra artista mas sim no maximo estilo. Colecionadores de arte compram o que acreditam que outro colecionadores valorizam. Logo eles tambem primeiro olham para o nome de quem fez a obra, depois olham se o estilo eh do gosto deles, e mais tarde olham se o artista fez algo que tais colecionadores sintam algo especial, mas nao por seguir qualquer critorio artistico.

Museus tambem nao olham para nenhum criterio artistico mas sim criterio historico e cultural.

A analise artistica de obras de arte nao eh para separar o que eh boa arte e o que nao eh boa arte, mas eh apenas para buscar entender pq algumas artes foram feitas de maneira X e pq tal maneira X cria uma armonia ou ruido que faz a arte ser interessante.

Nao existe criterio para a arte. O que existe eh entender o contexto dela para entender a arte.
Não entendi o ponto Marcio, vc é contra esse sistema de reconhecimento e valorização e elevação ao status de "obras de arte" os trabalhos vendidos pelas galerias??? Vc quer dizer que essas obras não deveriam ser consideradas como obras arte, é isso???
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vangelismm

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Eu sinto que estamos falando de coisas completamente diferentes.

O unico criterio usado no mercado para vender arte eh venda e nao arte.
As pessoas que olham obras de arte para vender elas olham nomes o nome de quem fez a obra (se eh um nome que vende), depois olham se o estilo da obra faz parte do estilo do portfolio de clientes deles, e depois olham se o artista tem algum stilo ou expressao propria que acredita poder atrair a atencao de seus clientes, mas nao pq segue algum criterio de regras artisticas em si. O criterio das galerias eh o gosto dos clientes que eles tem no portfolio. Pq se nao for esse o criterio a galeria fecha as portas.

Ja os criterios dos clientes tambem nao eh baseado em nenhuma regra artista mas sim no maximo estilo. Colecionadores de arte compram o que acreditam que outro colecionadores valorizam. Logo eles tambem primeiro olham para o nome de quem fez a obra, depois olham se o estilo eh do gosto deles, e mais tarde olham se o artista fez algo que tais colecionadores sintam algo especial, mas nao por seguir qualquer critorio artistico.

Museus tambem nao olham para nenhum criterio artistico mas sim criterio historico e cultural.

A analise artistica de obras de arte nao eh para separar o que eh boa arte e o que nao eh boa arte, mas eh apenas para buscar entender pq algumas artes foram feitas de maneira X e pq tal maneira X cria uma armonia ou ruido que faz a arte ser interessante.

Nao existe criterio para a arte. O que existe eh entender o contexto dela para entender a arte.

Perfeito.
Esse texto descreve sem romantismo o que é o mercado de arte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nandoespinosa

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Ok. Eu não entendo de arte. Sinceramente admito que não sei avaliar uma obra de arte, técnica ou economicamente.
Então o que vocês dizem é que não há nenhuma avaliação técnica? E o que define "o que vende"? Lá no início... Por que as coisas não começam a ser interessantes "do nada".
Não é possível que seja só o sobrenome do sujeito. Senão não existiriam artistas como Homero Brito e Cobra, por exemplo.
Desculpa, mas aos meus ouvidos leigos isso soa como um ranço...
E não me entendam mal... Eu quero é entender o ponto de vista de vocês mesmo.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2020, 19:13:21 por nandoespinosa »


Lindsay

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Ok. Eu não entendo de arte. Sinceramente admito que não sei avaliar uma obra de arte, técnica ou economicamente.
Então o que vocês dizem é que não há nenhuma avaliação técnica? E o que define "o que vende"? Lá no início... Por que as coisas não começam a ser interessantes "do nada".
Não é possível que seja só o sobrenome do sujeito. Senão não existiriam artistas como Homero Brito e Cobra, por exemplo.
Desculpa, mas aos meus ouvidos leigos isso soa como um ranço...
E não me entendam mal... Eu quero é entender o ponto de vista de vocês mesmo.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.
Vc esta coberto de razão Nando, posso pessoalmente até não gostar de alguns trabalhos, mas não conheço um artista estabelecido com obras valorizadas por museus / galerias que façam coisas insignificantes. Quem chega lá tem o seu valor.
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vangelismm

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Ok. Eu não entendo de arte. Sinceramente admito que não sei avaliar uma obra de arte, técnica ou economicamente.
Então o que vocês dizem é que não há nenhuma avaliação técnica? E o que define "o que vende"? Lá no início... Por que as coisas não começam a ser interessantes "do nada".
Não é possível que seja só o sobrenome do sujeito. Senão não existiriam artistas como Homero Brito e Cobra, por exemplo.
Desculpa, mas aos meus ouvidos leigos isso soa como um ranço...
E não me entendam mal... Eu quero é entender o ponto de vista de vocês mesmo.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

Se você levar uns rabiscos feitos por uma criança, tem 99% de chance de ser recusado. Mas veja que se tratando de arte, esse 1% acontece.

Leve 10 fotos brilhantes de um talentoso fotógrafo, atendendo o mínimo de qualidade, vão analisar a viabilidade financeira.

Exatamente como o Croix, falou.
Eu galeria, tenho clientes pra comprar isso? Então vendo como obra de arte.
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Lindsay

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Se você levar uns rabiscos feitos por uma criança, tem 99% de chance de ser recusado. Mas veja que se tratando de arte, esse 1% acontece.

Leve 10 fotos brilhantes de um talentoso fotógrafo, atendendo o mínimo de qualidade, vão analisar a viabilidade financeira.

Exatamente como o Croix, falou.
Eu galeria, tenho clientes pra comprar isso? Então vendo como obra de arte.
Que absurdo...
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Não entendi o ponto Marcio, vc é contra esse sistema de reconhecimento e valorização e elevação ao status de "obras de arte" os trabalhos vendidos pelas galerias??? Vc quer dizer que essas obras não deveriam ser consideradas como obras arte, é isso???

Ok. Eu não entendo de arte. Sinceramente admito que não sei avaliar uma obra de arte, técnica ou economicamente.
Então o que vocês dizem é que não há nenhuma avaliação técnica? E o que define "o que vende"? Lá no início... Por que as coisas não começam a ser interessantes "do nada".
Não é possível que seja só o sobrenome do sujeito. Senão não existiriam artistas como Homero Brito e Cobra, por exemplo.
Desculpa, mas aos meus ouvidos leigos isso soa como um ranço...
E não me entendam mal... Eu quero é entender o ponto de vista de vocês mesmo.

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O meu comentario nao foi sobre julgar meritos e qualidades de obras de arte em galerias e museus.

Para ajudar a entender isso eu vou citar Siri Hustevedt:
"Nao ha sensacao pura de nada, nem em sentir dor, nem em provar vinho, nem em olhar obras de arte. Todas as nossas percepcoes sao codificadas contextualmente, e essa codificacao contextual nao permanece fora de nos, no ambiente, mas se torna uma realidade psicologica dentro de nos, razao pela qual um nome famoso anexado a uma pintura literalmente faz a pintura parecer melhor."

Um experimento feito em um restaurante em que davam aos cliente um menu com diferentes marcas de agua e precos. Os clientes provavam a agua e todos julgavam que a agua com o preco mais caro tinha um gosto melhor do que a agua mais barata. A verdade eh que todas as aguas servidas era da mesma torneira da cozinha. O criterio da qualidade da agua nao era o gosto da agua mas sim o preco e o nome. A percepcao de qualidade que se adapta a tais criterios que nao tem nada a ver com a agua em si. E isso acontece tambem com inumeros produtos e alimentos que sao literalmente o mesmo, mas as pessoas acham que um eh melhor que o outro pq a marca estampada e precos sao diferentes.

O que eu quiz dizer eh que tais criterios nao tem nada a ver com a qualidade da arte em si, pq nao existe criterios para julgar o que eh boa arte. Nenhuma galeria olha para uma arte e diz: "Essa arte eh ruim pq a composicao esta errada". Pq nao existe composicao errada, nao existe enquadramento errado, nao existe cores erradas. O que existe eh composicao que nao combina com o conjuto e contexto da obra. Sendo assim, nao existe criterios artisticos mas sim criterios de como percevemos a obra em determinado contexto.

Em outras palavras, qualquer criterios usados para avaliar arte nao eh a avaliacao da arte em sim mas a raciocinalizazao do que sentimos sobre a arte. Ja ouviram falar da falacia dor pensador profissional? Eh o nome que Emmanuel Kant deu ao que nos percebemos como reliade e verdade. Como nos somos as ferramentas que usamos para medir o que julgamos ser verdade ou realidade, nos nao percebemos a realidade e verdade como elas sao, mas sim como nos somos. Nos humanos gostamos de ver combinacoes e ritimos ate onde nao existem.

Esses criterios de avaliacao artistica eh como Siri Hustvedit descreve tambem: "O jogo eh jogado como se houvesse uma realidade objetiva que pode ser compreendida com precisao sem compreender quem percebe tal realidade".

Quando eu tentei apresentar meus trabalhos para serem expostos nas agencias de bancos com cliente que fazem parte da elite economica, o que me disseram eh que tal elite nao compra arte de artistas desconhecidos. Eles compram nome.
E o motivo de eu ter conseguido exibicao em galerias de arte nao foi por causa da qualidade do trabalho em si mas sim por causa do tema, do material e principalmente pq eu tive contato com os donos das galerias, por meio de terceiros que eram meus amigos.

Arte nao tem nada a ver com as aparencias externas do que percebemos. Toda crianca pratica arte e ate de forma mais sincera do que os adultos tentando fazer arte. Pode ser alegado que a arte de uma crianca nao tem qualidade. Mas eu tenho um desenho de um coelho com um coracao no meio que uma crianca deu para mim 2 anos atras e que tenho ate hoje na minha parede. E eh uma das arte que mais gosto. E o fato de eu gostar nao tem nada a ver com composicao, cores, etc mas sim pelo fato de eu conhecer a crianca e a familia dela, de eu gostar deles, da crianca ter expressado um amor por mim e por eu reconhecer esse amor dela em mim, o que camamos de empatia. O fato da arte dela me trazer esse sentimento de empatia, de amor inocente, de reconhecer nela e na expressao da arte dela algo humano que todos nos procuramos, e de me sentir valorizado pela expressao artistica dela, me faz ver qualidade e valor na arte que talvez ninguem mais veja. E esse eh o motivo de ninguem comprar minhas fotos com paisagem e aqtuitetura da Irlanda se nao irlandeses. Ninguem comprar meus livros de fotos de Hamburg se nao alemaes. Muito raramente alguem compra alguma foto minha em feiras de rua mas quando exposto em galerias elas vendem.


Leonardo Tonin

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Eu compreendi antes  sua argumentacao, e respeito sua contribuicao.  Eu so nao levaria tudo a ferro e fogo, mas vejo sua boa vontade. Eu nao tenho mais assunto, espero que continuem com o tópico, pois esta muito boa a conversa.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, 10:55:48 por Leonardo Tonin »


Lindsay

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O meu comentario nao foi sobre julgar meritos e qualidades de obras de arte em galerias e museus.

Para ajudar a entender isso eu vou citar Siri Hustevedt:
"Nao ha sensacao pura de nada, nem em sentir dor, nem em provar vinho, nem em olhar obras de arte. Todas as nossas percepcoes sao codificadas contextualmente, e essa codificacao contextual nao permanece fora de nos, no ambiente, mas se torna uma realidade psicologica dentro de nos, razao pela qual um nome famoso anexado a uma pintura literalmente faz a pintura parecer melhor."

Um experimento feito em um restaurante em que davam aos cliente um menu com diferentes marcas de agua e precos. Os clientes provavam a agua e todos julgavam que a agua com o preco mais caro tinha um gosto melhor do que a agua mais barata. A verdade eh que todas as aguas servidas era da mesma torneira da cozinha. O criterio da qualidade da agua nao era o gosto da agua mas sim o preco e o nome. A percepcao de qualidade que se adapta a tais criterios que nao tem nada a ver com a agua em si. E isso acontece tambem com inumeros produtos e alimentos que sao literalmente o mesmo, mas as pessoas acham que um eh melhor que o outro pq a marca estampada e precos sao diferentes.

O que eu quiz dizer eh que tais criterios nao tem nada a ver com a qualidade da arte em si, pq nao existe criterios para julgar o que eh boa arte. Nenhuma galeria olha para uma arte e diz: "Essa arte eh ruim pq a composicao esta errada". Pq nao existe composicao errada, nao existe enquadramento errado, nao existe cores erradas. O que existe eh composicao que nao combina com o conjuto e contexto da obra. Sendo assim, nao existe criterios artisticos mas sim criterios de como percevemos a obra em determinado contexto.

Em outras palavras, qualquer criterios usados para avaliar arte nao eh a avaliacao da arte em sim mas a raciocinalizazao do que sentimos sobre a arte. Ja ouviram falar da falacia dor pensador profissional? Eh o nome que Emmanuel Kant deu ao que nos percebemos como reliade e verdade. Como nos somos as ferramentas que usamos para medir o que julgamos ser verdade ou realidade, nos nao percebemos a realidade e verdade como elas sao, mas sim como nos somos. Nos humanos gostamos de ver combinacoes e ritimos ate onde nao existem.

Esses criterios de avaliacao artistica eh como Siri Hustvedit descreve tambem: "O jogo eh jogado como se houvesse uma realidade objetiva que pode ser compreendida com precisao sem compreender quem percebe tal realidade".

Quando eu tentei apresentar meus trabalhos para serem expostos nas agencias de bancos com cliente que fazem parte da elite economica, o que me disseram eh que tal elite nao compra arte de artistas desconhecidos. Eles compram nome.
E o motivo de eu ter conseguido exibicao em galerias de arte nao foi por causa da qualidade do trabalho em si mas sim por causa do tema, do material e principalmente pq eu tive contato com os donos das galerias, por meio de terceiros que eram meus amigos.

Arte nao tem nada a ver com as aparencias externas do que percebemos. Toda crianca pratica arte e ate de forma mais sincera do que os adultos tentando fazer arte. Pode ser alegado que a arte de uma crianca nao tem qualidade. Mas eu tenho um desenho de um coelho com um coracao no meio que uma crianca deu para mim 2 anos atras e que tenho ate hoje na minha parede. E eh uma das arte que mais gosto. E o fato de eu gostar nao tem nada a ver com composicao, cores, etc mas sim pelo fato de eu conhecer a crianca e a familia dela, de eu gostar deles, da crianca ter expressado um amor por mim e por eu reconhecer esse amor dela em mim, o que camamos de empatia. O fato da arte dela me trazer esse sentimento de empatia, de amor inocente, de reconhecer nela e na expressao da arte dela algo humano que todos nos procuramos, e de me sentir valorizado pela expressao artistica dela, me faz ver qualidade e valor na arte que talvez ninguem mais veja. E esse eh o motivo de ninguem comprar minhas fotos com paisagem e aqtuitetura da Irlanda se nao irlandeses. Ninguem comprar meus livros de fotos de Hamburg se nao alemaes. Muito raramente alguem compra alguma foto minha em feiras de rua mas quando exposto em galerias elas vendem.
Marcio, vc escreve posts longos, difíceis de massivos de se ler, a sua opinião sempre é baseada em citações, e vc precisa reafirma-las para validar as suas respostas. Vc faz parte da sociedade e seu pensamento é completamente influenciado e regido pelas noções que a sociedade te entregou. Vc precisa dessas noções para concluir o seu pensamento.

Pois veja, acontece o mesmo com as obras de arte reconhecidas pelos museus e galerias, então acho que vc consegue entender como funciona; fazer arte é uma coisa (busque a definição por ai), ter sua obra de um artista reconhecida pela sociedade como arte é outra coisa. Esse é o mundo real, esse mundo é assim há muito tempo; vivemos em sociedade. Não há nenhum problema nisso.
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Pois veja, acontece o mesmo com as obras de arte reconhecidas pelos museus e galerias, então acho que vc consegue entender como funciona; fazer arte é uma coisa (busque a definição por ai), ter sua obra de um artista reconhecida pela sociedade como arte é outra coisa. Esse é o mundo real, esse mundo é assim há muito tempo; vivemos em sociedade. Não há nenhum problema nisso.

Em nenhum momento ele nega isso ou diz que é um problema.

Apenas desmascarou esse romantismo sobre existir paladinos curadores de artes, buscando artistas pelos seus dotes artísticos.
O mundo real é dinheiro e QI, e não tem problema nisso, só não podemos nos enganar.
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Em nenhum momento ele nega isso ou diz que é um problema.

Apenas desmascarou esse romantismo sobre existir paladinos curadores de artes, buscando artistas pelos seus dotes artísticos.
O mundo real é dinheiro e QI, e não tem problema nisso, só não podemos nos enganar.
Esse é o ponto,eu discordo, não é exatamente assim não... o pessoal que valida a arte tem uma função social muito importante, e isso ao longo dos séculos e passando pelos movimentos artísticos que o mundo já viveu.

Mas olha só, se vc pensa assim, pra mim tudo bem, discordo mas respeito o seu pensamento.  :ok:
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nandoespinosa

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Eu, do alto da minha ignorância, acho que a coisa não é lá, nem cá.
Acho que é um meio termo...
Claro que achar um quadro inédito de um Rennoir hoje em dia trará algum valor à essa obra.
Mas eles podem constatar que essa obra era de um período em que ele não produzia coisas tão boas. Sei lá. E valorizar ela de forma mediana, por exemplo.
E se um artista bam bam bam começar a fazer porcaria, vai depreciar no mercado.
Claro que tem os apadrinhamentos, como tudo no mundo. Mas não acredito que um curador de arte dê um valor a uma obra sem nem olhar. Sem analisar tecnicamente, mesmo que isso seja muito subjetivo...

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