Autor Tópico: Além de falar sobre equipamentos e comprar equipamentos, alguma vez você comprou fotografias?  (Lida 13736 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Nunca comprei.
Sempre ganhei, sempre presenteei.
Mas se achar necessário não teria nenhum motivo para não comprar.

Pois é, ganhar, presentear, obviamente é válido, mas não é isso. Eu penso que muitos aqui sonham como falei, em ter uma câmera bacana, estudam a fundo para tomar a decisão correta quando querem trocar de equipamento. Mas não vejo esse ânimo no estudo de artistas (sejam eles fotografos ou não), no estudo de suas obras, na evolução do conhecimento da fotografia, não necessariamente como arte, mas como fotografia.

Existe um vasto mundo que poderia ser apreciado e me parece que a cada dia como disseram a fotografia se torna efêmera, pois se resume a questões extremamente rasas como unidades vendidas por uma indústria e aquele novo lançamento que todos estavam esperando.

Basta ver a relevância que este tópico tem e aposto com você que poucos se atreverão a responder a pergunta que foi feita.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Eu já comprei fotografias, compro e só dei uma parada por causa da pandemia
Bacana! Que tipo de fotografias você gosta mais ? Comente !

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Já comprei algumas do Shorpy e do Studio Alinari, mas é algo muito raro.

Não compraria fotografias como investimento, simplesmente porque elas tem pouco valor no mercado e o preço de revenda é muito baixo pois a fotografia geralmente tem uma alta taxa de deteriorização, salvo se for de algum fotógrafo muito importante tipo um Brersson, um Adams, ou um moderno do mesmo calibre. É muito diferente de se comprar uma tela ou uma gravura.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Já comprei algumas do Shorpy e do Studio Alinari, mas é algo muito raro.

Não compraria fotografias como investimento, simplesmente porque elas tem pouco valor no mercado e o preço de revenda é muito baixo pois a fotografia geralmente tem uma alta taxa de deteriorização, salvo se for de algum fotógrafo muito importante tipo um Brersson, um Adams, ou um moderno do mesmo calibre. É muito diferente de se comprar uma tela ou uma gravura.
Acredito que seja igual a telas AFShalders. Mas não me refiro a colecionar pensando em revenda, me refiro a compra pensando em decoração ou até mesmo para apreciar de maneira pessoal, guardada em uma pasta de porfifolios.

A questão é consumir fotografia.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Já comprei algumas do Shorpy e do Studio Alinari, mas é algo muito raro.

Não compraria fotografias como investimento, simplesmente porque elas tem pouco valor no mercado e o preço de revenda é muito baixo pois a fotografia geralmente tem uma alta taxa de deteriorização, salvo se for de algum fotógrafo muito importante tipo um Brersson, um Adams, ou um moderno do mesmo calibre. É muito diferente de se comprar uma tela ou uma gravura.
Essa questão colocada pelo Antonio é interessante.

Mercado de fotografia Arte aqui no BR é ínfimo. Tenho frequentado feiras onde as galerias expõe os seus artistas e vendem para coleção/decoração. Essas galerias representam ótimos fotógrafos, e vc encontra realmente ótimos trabalhos (do ponto de vista técnico de obra de arte). Porem comprar esses fotógrafos brasileiros para investimento e pensando em obter retorno é algo limitado a poucos artistas e poucos investidores.
Tem tbm as galerias que trabalham com fotos lindas e baratas, porem ai o que se paga pela foto fica mais limitado a decoração mesmo, inclusive tem artistas sobrevivendo da venda de fotos para este tipo de mercado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Galeria de arte só serve pra atravessador ganhar dinheiro.

Tem um novo mercado de venda quadros pela internet, do fotografo direto pro cliente final.
Sem pretensão de ser arte, mas como decoração e tem gente vendendo quadros de 10, 12 mil todo mês.

Respondendo ao tópico, eu tenho livros.

A ultima aquisição foi Rui Resende - Chapada Diamantina.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Galeria de arte só serve pra atravessador ganhar dinheiro.

Tem um novo mercado de venda quadros pela internet, do fotografo direto pro cliente final.
Sem pretensão de ser arte, mas como decoração e tem gente vendendo quadros de 10, 12 mil todo mês.

Respondendo ao tópico, eu tenho livros.

A ultima aquisição foi Rui Resende - Chapada Diamantina.
Bacana!

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Essa questão colocada pelo Antonio é interessante.

Mercado de fotografia Arte aqui no BR é ínfimo. Tenho frequentado feiras onde as galerias expõe os seus artistas e vendem para coleção/decoração. Essas galerias representam ótimos fotógrafos, e vc encontra realmente ótimos trabalhos (do ponto de vista técnico de obra de arte). Porem comprar esses fotógrafos brasileiros para investimento e pensando em obter retorno é algo limitado a poucos artistas e poucos investidores.
Tem tbm as galerias que trabalham com fotos lindas e baratas, porem ai o que se paga pela foto fica mais limitado a decoração mesmo, inclusive tem artistas sobrevivendo da venda de fotos para este tipo de mercado.
Eu consumo bastante sobre fotografia.

Muitos livros auotrais de diversos fotografos, famosos ou não,  recentemente adquiri o livro Penitentes de Gui Veloso, um fotógrafo Paraense, mas adquiri Zines e quadros diversos também, além de fotografias ampliadas.


Consumir fotografia e dar um respiro da tecnologia faz bem a todos, nos leva a refletir sobre como precisamos de muito pouco para fazer boas fotografias.


Não é preciso consumir fotografias somente pela visão financeira de investimentos. Até porquê uma vez me disseram:

"O que vende não é a foto, é a história de vida do fotógrafo ".

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Sobre fotos para decoração, sou fã desse cara aqui:

https://instagram.com/kiolo?igshid=uosyfbyso5sb


Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Eu não tenho muito o costume de comprar fotografias, como arte... Não é usual aqui na minha cidade esse tipo de comércio.

Mas compro, por exemplo, dos fotógrafos que faziam fotos do meu filho na escolinha, batismos, eventos, etc. Sempre o preço pedido, às vezes até pedindo um descontinho, mas sem denegrir a dignidade do fotógrafo em questão.

Teve duas situações que merecem destaque:
Fui visitar meu ex chefe, fotógrafo pioneiro aqui em Maringá, Kenji Ueta. Fui visitá-lo, como sempre fazia, e entre um café e outro, contei pra ele, que sua foto que eu mais admirava era uma que ele fez, de quando a Catedral de Maringá estava finalizando.

Essa foto:


E pedi a ele uma cópia autorizada. Paguei pouco, coisa de R$ 50,00, na impressão 20x30. A foto original era negativo de chapa de vidro, feita com uma Linhoff, se não me engano. O negativo original havia se perdido, só restava uma "matriz" digitalizada, com qualidade bem mediana.

O que mais tem valor nessa foto, contudo, é a dedicatória que ele fez. Se me oferecerem dez mil nessa foto, não entrego a ninguém.

Mas essa foto foi emblemática para mim, porque conta muito da história da cidade, e foi feita por um grande amigo. Ele me contara como havia sido feito para fazer a foto, ele estava a mais de 200m da dita Catedral, e a comunicação era por grandes lenços sendo abanados, rsrsrs.

Esse amigo faleceu agora, 12 de setembro, vitima do covid 19, aos 93 anos.



E teve um caso, esse mostra o quanto muita gente não dá valor no trabalho dos fotógrafos.
Minha sobrinha foi batizada. Eu não poderia ir, pois estava em viagem, etc...

O fotógrafo "da igreja", na situação, um grande amigo, reconheceu meu irmão, se cumprimentaram, etc. De boa. O cara fez as fotos da minha sobrinha.

Cheguei de viagem, lamentei não ter ido ao batismo (tanto pra fotografar quanto pra comer o churras depois) e ouvi: "Hein, o fotógrafo é seu amigo, tenta pedir as fotos lá pra gente"

Ah, mano, fiquei bravo kkkkkkkkkkkkk

Acho que foi uma das vezes em que mais xinguei meu irmão, kkkkkkkkkkkk
Filho da mãe, querendo desmerecer o trabalho do cara desse jeito, querendo as fotos "na amizade". Não tinha como deixar quieto.
O fotógrafo, tão amigo que é, ofereceu os arquivos, sem custo. Falei pra ele "Não esquenta, meu irmão tem condição, vai pagar sim" e fiz questão de que ele comprasse o trampo do cara.
O máximo que rolou, foi um pedir um descontinho mínimo, tipo um arredondamento.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Galeria de arte só serve pra atravessador ganhar dinheiro.

Eu considero esse raciocínio um pensamento raso sobre o mercado de arte.

As galerias e os marchands são fundamentais para aproximar o investidor/comprador do artista. Principalmente aquele comprador interessado que não sabe como avaliar ou reconhecer o valor de um trabalho e/ou de um artista.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Eu não tenho muito o costume de comprar fotografias, como arte... Não é usual aqui na minha cidade esse tipo de comércio.

Mas compro, por exemplo, dos fotógrafos que faziam fotos do meu filho na escolinha, batismos, eventos, etc. Sempre o preço pedido, às vezes até pedindo um descontinho, mas sem denegrir a dignidade do fotógrafo em questão.

Teve duas situações que merecem destaque:
Fui visitar meu ex chefe, fotógrafo pioneiro aqui em Maringá, Kenji Ueta. Fui visitá-lo, como sempre fazia, e entre um café e outro, contei pra ele, que sua foto que eu mais admirava era uma que ele fez, de quando a Catedral de Maringá estava finalizando.

Essa foto:


E pedi a ele uma cópia autorizada. Paguei pouco, coisa de R$ 50,00, na impressão 20x30. A foto original era negativo de chapa de vidro, feita com uma Linhoff, se não me engano. O negativo original havia se perdido, só restava uma "matriz" digitalizada, com qualidade bem mediana.

O que mais tem valor nessa foto, contudo, é a dedicatória que ele fez. Se me oferecerem dez mil nessa foto, não entrego a ninguém.

Mas essa foto foi emblemática para mim, porque conta muito da história da cidade, e foi feita por um grande amigo. Ele me contara como havia sido feito para fazer a foto, ele estava a mais de 200m da dita Catedral, e a comunicação era por grandes lenços sendo abanados, rsrsrs.

Esse amigo faleceu agora, 12 de setembro, vitima do covid 19, aos 93 anos.



E teve um caso, esse mostra o quanto muita gente não dá valor no trabalho dos fotógrafos.
Minha sobrinha foi batizada. Eu não poderia ir, pois estava em viagem, etc...

O fotógrafo "da igreja", na situação, um grande amigo, reconheceu meu irmão, se cumprimentaram, etc. De boa. O cara fez as fotos da minha sobrinha.

Cheguei de viagem, lamentei não ter ido ao batismo (tanto pra fotografar quanto pra comer o churras depois) e ouvi: "Hein, o fotógrafo é seu amigo, tenta pedir as fotos lá pra gente"

Ah, mano, fiquei bravo kkkkkkkkkkkkk

Acho que foi uma das vezes em que mais xinguei meu irmão, kkkkkkkkkkkk
Filho da mãe, querendo desmerecer o trabalho do cara desse jeito, querendo as fotos "na amizade". Não tinha como deixar quieto.
O fotógrafo, tão amigo que é, ofereceu os arquivos, sem custo. Falei pra ele "Não esquenta, meu irmão tem condição, vai pagar sim" e fiz questão de que ele comprasse o trampo do cara.
O máximo que rolou, foi um pedir um descontinho mínimo, tipo um arredondamento.
Muito legal essa história!

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Sobre fotos para decoração, sou fã desse cara aqui:

https://instagram.com/kiolo?igshid=uosyfbyso5sb


Sent from my SM-N975F using Tapatalk
Um dia vc me indicou esse cara e outros, desde então venho acompanhando. Esse cara além de fotograficamente bom, entende todo o processo da produção até a impressão, entende o mercado e faz muito bem o seu mkt.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Um dia vc me indicou esse cara e outros, desde então venho acompanhando. Esse cara além de fotograficamente bom, entende todo o processo da produção até a impressão, entende o mercado e faz muito bem o seu mkt.
Exato, é uma aula!

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Eu considero esse raciocínio um pensamento raso sobre o mercado de arte.

As galerias e os marchands são fundamentais para aproximar o investidor/comprador do artista. Principalmente aquele comprador interessado que não sabe como avaliar ou reconhecer o valor de um trabalho e/ou de um artista.

Até parece que a maioria faz essa curadoria.
Basta ter QI ou investir uma grana fazendo os quadros que eles botam qualquer um em exibição.
Recebendo 50% pra vender seu trabalho como "arte".

Talvez ainda sirva pra quem quer ser reconhecido como artista.
Quem quer ganhar dinheiro, a Internet é a galeria.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs