Autor Tópico: Além de falar sobre equipamentos e comprar equipamentos, alguma vez você comprou fotografias?  (Lida 13708 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Esse é o ponto,eu discordo, não é exatamente assim não... o pessoal que valida a arte tem uma função social muito importante, e isso ao longo dos séculos e passando pelos movimentos artísticos que o mundo já viveu.

Mas olha só, se vc pensa assim, pra mim tudo bem, discordo mas respeito o seu pensamento.  :ok:

O motivo de eu trazer citacoes desse pessoal que "valida arte", eh para poder embasar o que eu digo com o conhecimento deles e validacoes deles.

Em outras palavras, eh para mostrar que nao eh meramente minha opiniao mas sim a visao desses que vcs chamam de "validores da arte".

Desculpa se meus posts sao massivos de ler, mas so faco assim para ficar claro o que eu estou tentando dizer.


Eh curioso que aqui que buscamos debater assuntos bem especificos a galera nao gosta de posts longos e mais elaborados. Ja no reddit varias comunidades bloqueiam posts por "low effort".  8-)
« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, 15:15:29 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Mas para concluir em uma linha: Nenhum curador rejeita uma obra de arte por nao respeitar a regra do terco. E isso nao eh minha opiniao mas eh a verdade. Fim.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Desculpa se meus posts sao massivos de ler, mas so faco assim para ficar claro o que eu estou tentando dizer.

Não precisa se desculpar, continue assim, eu que peço desculpas pelo jeito rude como de referi aos seus posts.
 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Mas para concluir em uma linha: Nenhum curador rejeita uma obra de arte por nao respeitar a regra do terco. E isso nao eh minha opiniao mas eh a verdade. Fim.
Sim. Claro... Até por que há caráter transgressor da arte. Que por alguns períodos valoriza muito mais a mensagem do que a estética.
Mas ainda assim há uma curadoria... Há uma análise, entende.
Talvez os motivos e justificativas variem, de época pra época, de artista pra artista, de curador pra curador.

Não para de argumentar não, Márcio.
As vezes não se pode explicar resumidamente... Deixemos os twites pro Twitter.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Sim. Claro... Até por que há caráter transgressor da arte. Que por alguns períodos valoriza muito mais a mensagem do que a estética.
Mas ainda assim há uma curadoria... Há uma análise, entende.
Talvez os motivos e justificativas variem, de época pra época, de artista pra artista, de curador pra curador.

Não para de argumentar não, Márcio.
As vezes não se pode explicar resumidamente... Deixemos os twites pro Twitter.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

Sim, ha curadoria, mas a curadoria nao eh para avaliar se a obra esta boa ou nao baseada em alguma regra.
A curadoria avalia a qualidade da hobra pelo contexto dela (historia dela, historia do autor, o movimento, a tendencia, a mensagem, a cultura, tema da exposicao, etc).

Como alguem comentou, algumas obras de Monet ou outros artistas famosos tem menos valor no mercado pq nao representa o movimento, estilo, epoca em que o nome do artista esta associado. Nao por causa da qualidade de obra em si referente a qualquer regra.

Na danca classica sim tem o dedo, braco, pescoco no na posicao correta ou errada. Nas astes visuais nao. O que tem eh proposta e contexto.

Arte visual, apesar do nome, nao eh sobre o que se ve mas sobre o que se sente.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2020, 15:49:24 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
E mesmo a transgressao. Trangredir nao eh meramente quebrar regras. Ninguem liga se alguma regra foi seguida ou quebrada. A trangressao que chama atencao na arte eh pq ela tem uma mensagem, uma intencao que nao tem nada a ver com a regra em si.

Duchamp nao transgredio pq queria quebrar regras, ele trangrediu pq ele queria criticar o mundo da arte que transformou tudo que se coloca em pedestal em arte.
Os impressionistas nao transgrediram pq queriam quebrar regras, eles transgrediram pq eles queriam fazer arte expontanea, ao ar livre, apresentar visao abistrata.
O cubusmo nao foi feito para quebrar regras mas para regatar o olhar por tras da linguagem.
Picasso nao quis quebrar regras, ele apenas percebeu a supercicialidade da arte mimetica e resgatou as impressoes que ele observou nas artes tribais.

Nenhum deles ficou famoso e teve obras valorizadas por causa de regras, mas pq a arte deles representa a expressao de uma epoca, a critica a culturas e ate mesmo a arte. O valor de todos eles esta no contexto historico, social deles e individual da historia de cada um deles.

Ate porco e crianca que nunca estudaram arte e nao sabem nada de regras ou transgressoes tem obras de arte sendo vendidos por fortunas em galerias.

Fazer arte segundo manual eh coisa do passado muito distante.
Nem escola de arte ensina regras.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2020, 15:46:57 por C R O I X »


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 568
Eu também perdi o bonde desse tópico como outras pessoas , mas achei super pertinente a discussão.  Eu possuo somente uns 3 livros de fotografia sem ser técnicos , onde certamente eu devo me atentar em investir mais nisso. Tem um livro por exemplo que tenho muita vontade de comprar, que é de um fotografo spotter,  o Panda Beting (na realidade ele é um empreendor na aviação ,  foi uns dos fundadores da Azul) de todas fotos que vem  tirando  de Boeings 747 ha mais de 30 anos pelo menos, mas sempre fico adiando...  nunca comprei fotos , na vdd mal levo as minhas pra imprimir , mas é algo realmente a se refletir.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.870
  • Sexo: Masculino
Eu também perdi o bonde desse tópico como outras pessoas , mas achei super pertinente a discussão.  Eu possuo somente uns 3 livros de fotografia sem ser técnicos , onde certamente eu devo me atentar em investir mais nisso. Tem um livro por exemplo que tenho muita vontade de comprar, que é de um fotografo spotter,  o Panda Beting (na realidade ele é um empreendor na aviação ,  foi uns dos fundadores da Azul) de todas fotos que vem  tirando  de Boeings 747 ha mais de 30 anos pelo menos, mas sempre fico adiando...  nunca comprei fotos , na vdd mal levo as minhas pra imprimir , mas é algo realmente a se refletir.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Aproveita a Black Friday!  :ok:


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 568
Aproveita a Black Friday!  :ok:
Bem lembrado , hehe. Vou dar uma olhada.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.713
  • Sexo: Masculino

Lembrei deste tópicco

https://fhox.com.br/news/foto-iconica-de-ansel-adams-e-leiloada-por-mais-de-r-5-milhoes-de-reais/
"FOTO ICÔNICA DE ANSEL ADAMS É LEILOADA POR MAIS DE R$ 5 MILHÕES DE REAIS"
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Um bom uso pra compra de fotografias é imprimir as fotos em camisetas. Como se chama esse serviço ?
Eu gostaria de ver e usar camisetas com minhas fotos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Um bom uso pra compra de fotografias é imprimir as fotos em camisetas. Como se chama esse serviço ?
Eu gostaria de ver e usar camisetas com minhas fotos.
Normalmente isso é feito por SUBLIMAÇÃO. Mas é difícil de achar uma sublimação com ótima definição.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Nando,

achei um laboratório na minha cidade que imprime fotos em camisetas. Eu vou separar as fotos.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Eu compro fotos...
Gosto de corrida de rua, e sempre nessas corridas tem fotógrafos que trabalham por sites que são tipo um "UBER" de fotografia (FOTOP, Foco Radical, De Olho no Atleta, Sport Click, etc.). Aí posteriormente eu compro a minha foto do evento... mas se for pensar é valor irrisório, coisa de R$6,90.

No começo da pandemia como tinha parado 100% desses eventos, então para promover o site e ter alguma entrada fizeram uma promoção de fotos por R$2,00, depois do tipo quanto achava que valia. Acho que o intuito foi meio que aquele lema antes pingar do que secar.

As vezes no circo ou algum evento assim,  tem a galera que fotografa, imprime e vende na hora... dependendo eu compro.

Mas de toda forma não são fotos artísticas, são sei lá... documentações né!? só vai ter valor para quem foi clicado.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2021, 13:19:36 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Acho que retrato próprio não vale, é como contratar fotografo de casamento ou aniversario.

Tem que ser foto autoral de outra pessoa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs