Autor Tópico: Sapata de flash  (Lida 1182 vezes)

tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Novembro de 2020, 20:03:15
Pessoal, boa noite!

A sapata de Flash das câmeras da canon tem um ou dois botoes pra detectar presença de acessórios? Ver imagens anexadas.

Pergunto isso porque estou com uma t5i aqui que o Flash pop-up levanta mas não dispara, e aparece uma mensagem (busy com o ícone de um Flash, como se estivesse carregando).

Daí reparei na sapata dessa t5i que só tem um botão na sapata, do outro lado é só um buraco.

Nessa aqui da pra ver o botaozinho preto embaixo do trilho na sapata:


Nessa tem só o buraco:


Essa t5i tá com algum defeito no flash pop-up, não sei se interno ou se é por conta desses botões na sapata.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2020, 20:06:30
Em tese não há ligação entre o flash pop-up e os pinos da sapata.

Tente colocar a câmera no modo manual e levanta o flash pra ver se ele dispara. Esse busy pode ser um aviso de que é pra esperar o tempo de reciclagem da lâmpada.

Isso nada tem a ver com a sapata, já que essa é pra flash externo.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2020, 20:09:58
Opa, blz? Então,  com um Flash speedlight na sapata funciona perfeitamente (580ex II). O problema entao é no flash pop-up.

Também tive essa impressão que seria a espera do tempo de reciclagem. O problema é que ele nunca dispara após a mensagem desaparecer. Em nenhum modo, e sim, o Flash embutido esta ativado no menu hehehe
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2020, 23:25:32
Em tese não há ligação entre o flash pop-up e os pinos da sapata.

Tente colocar a câmera no modo manual e levanta o flash pra ver se ele dispara. Esse busy pode ser um aviso de que é pra esperar o tempo de reciclagem da lâmpada.

Isso nada tem a ver com a sapata, já que essa é pra flash externo.

Tem haver sim.
Aqueles pinos são pra informar que tem um flash externo e não disparar o pop up.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2020, 23:26:19
Confirme se o pino não está travado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2020, 01:08:49
Tem haver sim.
Aqueles pinos são pra informar que tem um flash externo e não disparar o pop up.



Vivendo e aprendendo, valeu!


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2020, 06:15:23
Confirme se o pino não está travado.

Bom dia! Então,  o pino do lado direito da sapata tá ok. Mas do lado esquerdo só tem um buraco.  É assim mesmo? Essa é a minha dúvida original hoje.

Obrigado!
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2020, 08:00:00
Bom dia! Então,  o pino do lado direito da sapata tá ok. Mas do lado esquerdo só tem um buraco.  É assim mesmo? Essa é a minha dúvida original hoje.

Obrigado!

Olhei aqui na minha t3 e tem um buraco também.

O problema que tive uma vez foi que esse ferrinho que pressiona o botão, ficou travado, aí o pop up não disparava.

Tive que levantar com uma pinça.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2020, 10:07:32
Hum tô ligado. Tentei fuçar aqui nesse pino, mas ele parece tá ok. Tanto é que quando eu tiro o 580exII da sapata a câmera n detecta mais flash externo, e quando coloco detecta.

Deve ser bronca no popup em si. Que saco, nunca me interessei em usar flash pop-up, mas agora que tentei pra disparar flash remotamente (com ttl e hss) sem precisar de acessórios, não tá pegando kk.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2020, 10:55:10
Eu tenho esse problema também com a T3i. Vira e mexe tenho que fazer esse procedimento aqui:

Alexandre Rodrigues


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2020, 12:31:04
Tem haver sim.
Aqueles pinos são pra informar que tem um flash externo e não disparar o pop up.
Sim é isso aqui que o Vangelis falou !!!
Conhecimento importa mais que equipamento.