Autor Tópico: Fotos em movimento c/ pouca luz  (Lida 5107 vezes)

B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Online: 25 de Abril de 2005, 21:54:10
Olá pessoal!
Bem, sou completamente iniciante em fotografia. Entretanto, estou tentando aprender algumas coisas a partir do que leio aqui e da prática com minha S70.
Nessa semana, tive um problema: fui tentar fotografar a apresentação de um grupo de dança Afro do qual participo, mas não obtive muito sucesso.
Ocorreu o seguinte:
- o ambiente estava com uma luminosidade que, por si só, não permitia que eu utilizasse a velocidade 1/200, que era o mínimo necessário para pegar os movimentos (segundo meus testes amadores, posso estar errado);
- por outro lado, o flash era ineficaz devido à distância que me encontrava do palco;
- fui tentando achar um meio termo entre abertura, velocidade e compensação de exposição, mas as fotos ficavam ou claras e "borradas", ou com movimentos precisos mas escuras;
- por fim, aumentei o ISO para 200 e, a seguir, para 400. Nesse caso, não tive mais problema com exposição e velocidade. O problema, então, passou a ser o ruído (até suportável no 200, mas muito forte no 400).

Gostaria que me ajudassem, com dicas e críticas em relação ao meu procedimento. Além disso, também gostaria de sugestões de câmeras que se saiam bem nessas situações (mas não a F828 que, segundo comentários, seria boa SÓ para noturnas). Como é o ruído na 300D, por exemplo?

Bom, conto com a ajuda de vocês!
 


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2005, 22:03:24
Bom, vc fez o certo pra situação, aumentou o ISO e usou a maior abertura, pra entrar mais luz. Isso com certeza aumentou muito o ruído, como vc disse... mas fazer o que...

A solução? Compre uma DSLR, pois o nível de ruído delas é bem menor que qualquer compacta... tanto na 300D, D70, D50, 350XT, etc...

Nessas cameras até ISO 1600 é perfeitamente "usável", desde que vc exponha a foto corretamente...
« Última modificação: 25 de Abril de 2005, 22:03:44 por Fly Angler »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2005, 22:19:19
Essa questão do ruído ainda tira o sono de usuários de compactas, mas às vezes penso q à toa, p ex, minha Panasonic é uma desgraça em ISO 400, mas isso com a foto em crop de 100%. Meu uso até aqui foi basicamente WEB + impressão 10x15cm, quer dizer, o ruído praticamente some, ainda n fiz testes suficientes, mas essa questão de partir p uma DSLR exclusivamente por causa do ruído é um pouco de exagero, boa parte dos usuários da compactas nunca imprime além do tamanho padrão (isso qd imprime), o problema é que vendo a imagem ampliada na tela realmente assusta, acima de tudo tem q se saber a destinação dada a imagem.
« Última modificação: 25 de Abril de 2005, 22:19:53 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2005, 23:12:18
Use o flash para congelar o movimento.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2005, 23:27:37
Pois é Leo, eu tentei, mas a distância era maior do que o alcance do flash...


jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2005, 08:39:29
Ainda falando nesse assunto gostaria de saber o seguinte...

Quando tiro foto com pouca luz ou luz muito irregular, parece que a qualidade de ¨detalhes¨ que a camera pega é muito inferior a uma situação onde existe mais luz....

Ex: Tirei uma foto em iso 400 de uma pessoa e ficou um lixo (o nivel de detalhes muito baixo) nem com tratamento no fotoshop...

ISO 400 sem flash

Iso 400 (com flash)

Acho que esse exemplo não é o melhor, pois tem situações bem mais gritantes que vi, mas nenhuma dessas gritantes tenho publicado....

Alguem ajuda????
« Última modificação: 29 de Abril de 2005, 08:43:29 por jando »


wpmartini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • http://
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2005, 09:25:29

perguntinha de iniciante sobre o assunto

o iso pode compensar a abertura de uma camera (tenho uma 70-200, f 4.5)?

vou tirar umas fotos ao ar livre sabado (rally), qual o melhor filme, vou de iso 400 para compensar a abertura? e o tempo de exposicao?

Usando iso 200 velocidade de 1/1000 ta bom com luz ambiente ou vao ficar subexpostas?

aposento minha tele e vou com a original (f 1.4) do meu trabuco (canon ae1) e tiro só fotos com 50mm??



 


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2005, 10:01:29
martini,

A coisa é: Filmes de isos mais altos são mais sensíveis à luz, com isso, voce precisa de menos incidencia de luz, o que acaba compensando sua abertura.

Sua pergunta "Usando iso 200 velocidade de 1/1000 ta bom com luz ambiente ou vao ficar subexpostas?" não tenho como responder, pq isso vai depender da luz que voce tiver no local... Voce não disse se é de dia ou de noite! Ao ar livre pode ser à noite! :)

Faça a fotometria da luz do local e veja.... Se for durante o dia, acredito que voce consiga sim usar sua tele e bater boas fotos.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2005, 10:11:59
Edit: Não vi que o Fernando já tava escrevendo a resposta... bom, o que eu disse serve pra complementar o que ele falou acima.

Citar
o iso pode compensar a abertura de uma camera (tenho uma 70-200, f 4.5)?

Na verdade um filme de ISO maior é apenas basicamente mais sensível à luz que um filme de ISO menor. Ou seja, um filme de ISO 400 é 1 EV mais sensível que ISO 200.

Citar
vou tirar umas fotos ao ar livre sabado (rally), qual o melhor filme, vou de iso 400 para compensar a abertura? e o tempo de exposicao?

A abertura máxima vai sempre ser 4.5 no seu caso, não há nada que o filme possa fazer nesse sentido, é uma limitação da lente... agora vc vai poder usar velocidades mais rápidas (1 EV mais rápida), já que o filme é mais sensível, não precisa "bater" tanta luz no filme pra expor a foto corretamente. Acho que 400 ou mesmo 200 no seu caso já seja suficiente, considerando que o rally é durante o dia né?

Citar
Usando iso 200 velocidade de 1/1000 ta bom com luz ambiente ou vao ficar subexpostas?

Normalmente 1/1000 em F/4.5 e ISO 200 é mais ou menos o correto pra expor uma foto em dias não muito claros ou nublados. Se tiver sol talvez seja necessário aumentar a velocidade ou diminuir a abertura, o que vc achar melhor na situação.

Citar
aposento minha tele e vou com a original (f 1.4) do meu trabuco (canon ae1) e tiro só fotos com 50mm??

Acho que tele é fundamental pra fotos de corridas....
« Última modificação: 29 de Abril de 2005, 10:13:09 por Fly Angler »


wpmartini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
    • http://
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2005, 10:58:24
valeu pessoal!

a corrida será de dia sim, e pelo jeito vai estar meio nublado.

a noite nem arriscaria, tenho um flash de qualidade duvidosa (tron), tiraria só da largada.

...

outra duvida... uso flash?

...

prometo que algum dia para de encher, e  (e se ficarem boas) tento digitalizar umas fotos para comentarios...
« Última modificação: 29 de Abril de 2005, 10:59:05 por wpmartini »


jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2005, 11:35:36
Ola amigos....
respondam minha dúvida também......

 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2005, 11:40:39
O Bruno, a F828 poderia ser até pior neste caso do que a S70. O que se diz é que a F828 tem um bom foco noturno, rápido e preciso, mas ela NÃO é boa pra fotos sem flash em tais situações (assim como nenhuma prosumer ou compacta é), é uma máquina que gera ruído pra caramba. Se considerarmos a lente F/2.0, até a Canon G6 fará imagens melhores, só que em eventos sociais considera-se que tu vá usar flash... Em shows com pouca iluminação e sem flash, não adianta. Nestes casos, só SLR com ISO altíssimo e olhe lá... Mas se tu obteve exposição adequada com ISO 400 na S70, é esse o caminho, só precisas de um software pra tratar o ruído. Recomendo o Neat Image, ou o Noise Ninja. Lembre-se de baixar também no site do fabricante o perfil específico pra tua câmera. Calibrações manuais do software em cima do perfil podem dar resultados ainda melhores. Faça vários testes, até obter o melhor compromisso entre redução de ruído (grãos maiores principalmente) e preservação de texturas (no geral grãos menores que formam os detalhes). Remover o ruído completamente não é boa idéia na grande maioria dos casos.

Jando: teu problema pode ter sido exposição longa demais (tremeu), ou teve problemas de foco... ISO alto elimina detalhes de fato, porque eles já estão sobrepostos pelo ruído de fundo, chegando num ponto que não dá pra eliminá-lo sem perda de texturas porque ele já se confundiu demais com a informação real da imagem. Mas não acredito ser teu caso, reveja os problemas citados acima (tempo de exposição e foco), pois me parece bem mais provável que seja por aí.
« Última modificação: 29 de Abril de 2005, 12:42:13 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Abril de 2005, 12:00:35
Jando, tbm acho que seu problema naquela foto foi um tempo de exposição muito longo....


jando

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
    • http://www.jando.hpg.com.br
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2005, 17:58:59
Ok vou analisar melhor..!!!

Obrigado galera!