Autor Tópico: Como tirar boas fotos de "florzinha" ???  (Lida 11856 vezes)



Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 14 de Novembro de 2020, 12:43:42
Aqui, coloquei 3 que mais gosto, a primeira e segunda foram feitas em 3 exposições diferentes, à 3 foi flash com softbox fora da câmera.
Nem ia postar pelas discussões aqui, mas como eu já tinha comentado que ia postar aí.
Espero críticas...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 14 de Novembro de 2020, 13:35:11
troca o disco do Marcio, Brother
E quantas vezes ele me ofendeu ?
E quantas vezes vc e vários tretaram e tretam comigo e me ofendem abertamente ? (Como vc fez, agora, neste tópico, posts atrás.)

Quantas vezes fui ofendido e depois de 2-3 anos viram que eu estava certo ?

Agora eu só concordei com seus "brother". E você não teve a dignidade de se dirigir a eles e veio me ofender e depois diz que eu tenho que aprender a aceitar criticas ??? Mano olha no espelho e veja o que vc fez !!!
Tá certo Ernesto, olha só, como falei antes, vc é bem vindo, e eu não vou ficar tretando com vc não, vamos em frente, te ofereço o cachimbo da paz !!!  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 14 de Novembro de 2020, 13:41:05
Aqui, coloquei 3 que mais gosto, a primeira e segunda foram feitas em 3 exposições diferentes, à 3 foi flash com softbox fora da câmera.
Nem ia postar pelas discussões aqui, mas como eu já tinha comentado que ia postar aí.
Espero críticas...
Opaaaaa ai sim, já tem fotos ai com potencial, outro nível heim??? Outra hora vou olhar com calma, pensar e comentar, então por favor, aguarde.

Mas antes disso, vamos ver se algum outro colega se anima pra comentar essas 3 fotos boas que vc postou, seria legal receber a opinião de outros colegas além da minha; espero que esse tópico consiga se transformar em algo colaborativo, que seja bom para a comunidade.  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 14 de Novembro de 2020, 15:56:17
Acrilex  :hysterical:

Lembrou mesmo, vocês são resenha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #50 Online: 14 de Novembro de 2020, 16:15:43
Gabriel, gostei de todas as 3. :ok:

Viola x wittrockiana

Flower among stones

Me identifiquei muito com essas duas. Principalmente por me reconhecer nessas fotos. Quando comecei a fotografar tive um pouco de interesse por macro e o tema flor foi um pouco recorrente. Nunca fiquei 100% satisfeito com minhas fotos de flor.

Minha identificação com essas fotos foi na questão do estilo de fotografia aplicado. Aquele clássico foto de perfil da flor, no mesmo nível da flor e com um belo desfoque no fundo.

Com um tempo fui percebendo 2 aspectos nesse tipo de composição:
1. não valoriza/detalhe a flor em si;
2. não coloca/contextualiza a flor no ambiente que ela existe.

Depois que comecei e perceber isso cheguei a conclusão que nunca fiquei 100% satisfeito com minhas fotos de flor.

Acabou que perdi um pouco o interesse por macro. E não desenvolvi mais nada sobre isso.

Mas esse tópico me despertou um interesse antigo. :ok: :ponder:

Calliandra eriophylla

Fotografia super técnica e bem estilo de foto de catálogo ou para documentação.  Bem executada. :ok:

Só achei que a parte inferior da imagem ficou escura e as folhas verdes quase se mesclam com o fundo preto.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #51 Online: 14 de Novembro de 2020, 16:17:38
Terrario #2

O que mais me chamou a atenção da foto foi a profundidade de campo. A foto parece um pouco 3D. E a conversão para preto e branco, gostei muito. Gastei um bom tempo venda as transições de cinza.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #52 Online: 14 de Novembro de 2020, 16:38:02
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #53 Online: 14 de Novembro de 2020, 17:32:41
Pra galera entender como é essa bagaça ai do Harold Davis alguns exemplos:









gostei muito do tópico
Lindsay, sensacional o trabalho do Harold Davis, no site dele tem outros tipos de fotos que ele faz
extremamente complexo e diversificado,

não conhecia, obrigado por compartilhar,

vou dar a minha contribuição

adoro o trabalho do karl blossfeldt, um fotografo do inicio do séc.XX que fazia fotos de flores, brotos, folhas e gavinhas.



e da Imogen Cunningham tbm do inicio do séc.XX, ela pertencia ao grupo F64 fundado por Ansel Adams.


Eles são criadores de uma estética que perdurou por décadas e de certa forma ainda influenciam (linha, ângulo e composição)

Mas o mundo contemporâneo nos traz outro paradigma, não é mais "a flor", mas "como eu vejo a flor",
e para cada pessoa é diferente, cada um tem o seu ponto de vista.

Kunsthaus Graz


 Silvia Spedicato








vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.768
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #54 Online: 14 de Novembro de 2020, 18:02:22
Essa do Kunsthaus Graz eu nunca diria que é uma flor, mas gostei muito da foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #55 Online: 14 de Novembro de 2020, 18:26:39
Essa do Kunsthaus Graz eu nunca diria que é uma flor, mas gostei muito da foto.

eu não tenho certeza, mas acho que esse trabalho ficava exposto num painel numa galeria onde tinha uns botões, ai vc podia alterar contraste, cor, foco, etc
então cada visitante podia dar a sua interpretação dessa imagem e como cada pessoa achava o deveria ser.

ah e fui pesquisar mais e Kunsthaus Graz parece que um museo.

e parece que tbm não é uma flor....haha...errei feio
encontrei o link da materia

https://www.fastcompany.com/1671876/box-with-sliders-gives-viewers-control-of-the-art

eu tinha essa imagem na minha pagina de flores no pinterest, é dai que veio o engano.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2020, 18:42:39 por pkawazoe »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 14 de Novembro de 2020, 18:44:51
eu não tenho certeza, mas acho que esse trabalho ficava exposto num painel numa galeria onde tinha uns botões, ai vc podia alterar contraste, cor, foco, etc
então cada visitante podia dar a sua interpretação dessa imagem e como cada pessoa achava o deveria ser.

ah e fui pesquisar mais e Kunsthaus Graz parece que um museo.

e parece que tbm não é uma flor....haha...errei feio
encontrei o link da materia

https://www.fastcompany.com/1671876/box-with-sliders-gives-viewers-control-of-the-art

eu tinha essa imagem na minha pagina de flores no pinterest, é dai que veio o engano.
Não é uma flor vegetal, mas as linhas denotam a forma de flor. Eu vi uma flor, digital.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 14 de Novembro de 2020, 20:10:23
Gabriel, gostei de todas as 3. :ok:

Me identifiquei muito com essas duas. Principalmente por me reconhecer nessas fotos. Quando comecei a fotografar tive um pouco de interesse por macro e o tema flor foi um pouco recorrente. Nunca fiquei 100% satisfeito com minhas fotos de flor.

Minha identificação com essas fotos foi na questão do estilo de fotografia aplicado. Aquele clássico foto de perfil da flor, no mesmo nível da flor e com um belo desfoque no fundo.

Com um tempo fui percebendo 2 aspectos nesse tipo de composição:
1. não valoriza/detalhe a flor em si;
2. não coloca/contextualiza a flor no ambiente que ela existe.

Depois que comecei e perceber isso cheguei a conclusão que nunca fiquei 100% satisfeito com minhas fotos de flor.

Acabou que perdi um pouco o interesse por macro. E não desenvolvi mais nada sobre isso.

Mas esse tópico me despertou um interesse antigo. :ok: :ponder:

Fotografia super técnica e bem estilo de foto de catálogo ou para documentação.  Bem executada. :ok:

Só achei que a parte inferior da imagem ficou escura e as folhas verdes quase se mesclam com o fundo preto.

Muito obrigado pela crítica, eu não tinha notado sobre a sombra na foto, realmente ficou pesado.
Eu também parei um pouco de fotografar monstrando o fundo, fica muito comum, com isso comecei usando flash como na foto 3, mas acontece que já acostumei com o resultado perdendo a graça :no: :hysterical:
Agora vou tentar me forçar, para uma nova forma de fotografar...

Depois posto outras com fundo escuro :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 15 de Novembro de 2020, 10:38:45
Mais uma...


Florzinha by Carlos C. Sosa, on Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #59 Online: 15 de Novembro de 2020, 12:21:27
Talvez alguns amigos já perceberam que eu dificilmente comento foto de florzinha, este fórum esta repleto delas, mas muito raramente comento.

Isso é porque normalmente a maioria absoluta dessas fotos são fotos ruins, algumas péssimas, fotos sem técnica nenhuma, fotos sem dificuldade, tipo assim, o(a) cara tá passeando e vê uma flor ali e clica, tipo assim simples registro. Muito raramente o cara consegue alguma coisa realmente boa.

Talvez alguns colegas já perceberam também que eu mesmo nunca coloco fotos de florzinha, e isso acontece porque é realmente muito difícil fazer uma boa foto de florzinha, confesso, já tentei varias vezes e descobri que sem técnica não vai sair nada que presta, apenas aquele tradicional simples registro. Tirar foto de florzinha decente requer muito tempo, dedicação, criatividade e muito trabalho.

Eu ainda vou fazer fotos boas de florzinha, mas como ainda estou estudando para isso, resolvi criar esse tópico para compartilhar informações com os colegas. Convido os amigos para participarem pois colaborativamente podemos investir nesse tipo de conhecimento, trazendo e trocando informações, para melhorar o nível geral das imagens de "florzinha" deste fórum.

Em tempo, talvez seja algum trauma meu, afinal a vida inteira de participação em fotoclube, a galera mais experiente simplesmente odeia esse tipo de foto de florzinha simples registro. Acontece o mesmo com  fotos do por do sol.

Prezados amigos foristas, estejam convidados a participar.

Desculpem mas parece que o Ivan baixou aqui em mim...

Acho isso muito relativo. Nem sempre quem fotografa uma flor está interessado em fazer uma mega composição artística. Muitas vezes faz-se uma foto de uma flor simplesmente pelo registro de cores e formas, outras simplesmente para registro pessoal ou algum teste fotográfico. Há quem goste de fotos de flores em estúdio. Eu simplesmente detesto, gosto delas na natureza ou na localização original, sendo em um jardim ou na floresta, mas estúdio com luz artificial, jamais. Mas há quem adore esse tipo de trabalho, já eu, gosto do desafio da luz natural e das dificuldades técnicas in situ.

Indo nessa linha, posso dizer que seguramente 99,999% das fotos de casamento que vejo considero péssimas, quando não beirando ao brega e ao cafona. Mas entendo (aliás, quero crer) que sejam os clientes que optam por um determinado estilo. Penso o mesmo da imensa maioria de ensaios fotográficos de modelos que vejo por aí: Geralmente muito cafonas e de qualidade bem duvidosa.

Acho isso bem pior do que o cara que eventualmente tenha passado por um lugar e tenha visto uma flor bonita e clicado sem maiores pretensões.