Autor Tópico: Como tirar boas fotos de "florzinha" ???  (Lida 12201 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.371
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 15 de Novembro de 2020, 15:27:23
Desculpem mas parece que o Ivan baixou aqui em mim...

Acho isso muito relativo. Nem sempre quem fotografa uma flor está interessado em fazer uma mega composição artística. Muitas vezes faz-se uma foto de uma flor simplesmente pelo registro de cores e formas, outras simplesmente para registro pessoal ou algum teste fotográfico. Há quem goste de fotos de flores em estúdio. Eu simplesmente detesto, gosto delas na natureza ou na localização original, sendo em um jardim ou na floresta, mas estúdio com luz artificial, jamais. Mas há quem adore esse tipo de trabalho, já eu, gosto do desafio da luz natural e das dificuldades técnicas in situ.

Indo nessa linha, posso dizer que seguramente 99,999% das fotos de casamento que vejo considero péssimas, quando não beirando ao brega e ao cafona. Mas entendo (aliás, quero crer) que sejam os clientes que optam por um determinado estilo. Penso o mesmo da imensa maioria de ensaios fotográficos de modelos que vejo por aí: Geralmente muito cafonas e de qualidade bem duvidosa.

Acho isso bem pior do que o cara que eventualmente tenha passado por um lugar e tenha visto uma flor bonita e clicado sem maiores pretensões.


Colocaçao absolutamente pertinente! Traduziu com maestria uma realidade de quem fotografa flores, em geral ato completamente aleatório, tipo qdo vemos alguma bela flor com a maquina a tiracolo, sem maiores pretensoes.. Mesmo assim, muitas vezes, nem sempre, o resultado fica muito bom.. Triste mesmo, diria feio rsrs..,  é ver trabalhos clichês de "profissionais" , sem criatividade e, as vezes,  até com limitaçoes técnicas.. Ai podemos fazer como o que foi feito nesse tópico: comparar com fotos de fotografos unanimamente consagrados, criativos, com inteligencia estética (q eu nao tenho rsrs..) e constamos o quão fraquinhos são a maioria dos profissionais padrão, mas que fazem rigoroso julgamento em cima do  material de hobbistas, que nao necessitam disso para viver..
« Última modificação: 15 de Novembro de 2020, 15:31:57 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #61 Online: 15 de Novembro de 2020, 17:33:00
Caro Angelone,

Eu discordo disso e do que o AFShalders fala.
Fico com a impressão que pra ele só presta foto de fotógrafo de renome.
Aí ninguém nunca faz uma foto que preste.
Os mestres são pontos fora da curva e devem ser separados dos mortais.

Por outro, o simples fato de esbarrar numa flor bonita não justifica fazer um snapshot e querer passar como sendo o que dá pra fazer, pois não é.

Basta olhar a dedicação dos fotógrafos de paisagem, hobbystas, que enxergam uma paisagem bonita e não se contentam com a luz ruim do momento.
Retornam em outro horário, outro dia, outra estação ou até mesmo outro ano para fazer a foto.

Os fotógrafos hobbystas de flor não podem se dedicar?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #62 Online: 15 de Novembro de 2020, 18:55:50
Caro Angelone,

Eu discordo disso e do que o AFShalders fala.
Fico com a impressão que pra ele só presta foto de fotógrafo de renome.
Aí ninguém nunca faz uma foto que preste.
Os mestres são pontos fora da curva e devem ser separados dos mortais.

Por outro, o simples fato de esbarrar numa flor bonita não justifica fazer um snapshot e querer passar como sendo o que dá pra fazer, pois não é.

Basta olhar a dedicação dos fotógrafos de paisagem, hobbystas, que enxergam uma paisagem bonita e não se contentam com a luz ruim do momento.
Retornam em outro horário, outro dia, outra estação ou até mesmo outro ano para fazer a foto.

Os fotógrafos hobbystas de flor não podem se dedicar?

Vangelis, dá uma lida de novo. O que eu disse não tem nada a ver com isso.
Quem disse que tudo que é foto de florzinha é uma porcaria não fui eu não.
O que eu disse é que para o meu gosto pessoal acho a imensa maioria das fotos de casamentos e ensaios cafonas. Nem falei em fotógrafos de renome.

---

Inclusive eu me encaixo na categoria dos hobbistas. Se reparar bem nunca mencionei nenhum mestre em nenhuma postagem.
A mensagem aqui foi que é complicado criticar o hobbista, principalmente quando vem de profissionais que as vezes tem técnica e gosto duvidosos.

Por outro, o simples fato de esbarrar numa flor bonita não justifica fazer um snapshot e querer passar como sendo o que dá pra fazer, pois não é.

Não ? Por que ? Você estava lá ? Não faz o menor sentido isso.

Basta olhar a dedicação dos fotógrafos de paisagem, hobbystas, que enxergam uma paisagem bonita e não se contentam com a luz ruim do momento.
Retornam em outro horário, outro dia, outra estação ou até mesmo outro ano para fazer a foto.


Isso, SE você puder voltar. Nem sempre é possível.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2020, 19:11:04 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 15 de Novembro de 2020, 19:29:14

Colocaçao absolutamente pertinente! Traduziu com maestria uma realidade de quem fotografa flores, em geral ato completamente aleatório, tipo qdo vemos alguma bela flor com a maquina a tiracolo, sem maiores pretensoes.. Mesmo assim, muitas vezes, nem sempre, o resultado fica muito bom.. Triste mesmo, diria feio rsrs..,  é ver trabalhos clichês de "profissionais" , sem criatividade e, as vezes,  até com limitaçoes técnicas.. Ai podemos fazer como o que foi feito nesse tópico: comparar com fotos de fotografos unanimamente consagrados, criativos, com inteligencia estética (q eu nao tenho rsrs..) e constamos o quão fraquinhos são a maioria dos profissionais padrão, mas que fazem rigoroso julgamento em cima do  material de hobbistas, que nao necessitam disso para viver..
Oi Angelone, me dirijo a vc pq me parece que é a segunda vez que vc toca neste ponto, de comparar o trabalho de profissional com o de hobbista, de um cara bom com outro ruim, etc... etc...

Lamento mas eu não consigo discutir esses termos com vc. A intenção do tópico foi trazer referencias de fotos bacanas para poder entender o que é que tem em uma foto bacana, quais são as técnicas e características estéticas que ajudam a tornar uma foto de florzinha bacana. É só isso. E ainda em todas as vertentes possíveis, seja em uma produção artística mais rebuscada ou em outra mais simples e natural, seja qual for o estilo, sempre haverá um jeito de fazer uma foto bonita.

Esse tópico não é para dizer que tal fotografo é bom e que outro é ruim, que fulano é melhor que ciclano, mesmo porque esse tipo de conceito não existe.

Veja Angelone, não estamos falando de pessoas, mas sim de fotografia.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 15 de Novembro de 2020, 19:33:53
Desculpem mas parece que o Ivan baixou aqui em mim...

Acho isso muito relativo. Nem sempre quem fotografa uma flor está interessado em fazer uma mega composição artística. Muitas vezes faz-se uma foto de uma flor simplesmente pelo registro de cores e formas, outras simplesmente para registro pessoal ou algum teste fotográfico. Há quem goste de fotos de flores em estúdio. Eu simplesmente detesto, gosto delas na natureza ou na localização original, sendo em um jardim ou na floresta, mas estúdio com luz artificial, jamais. Mas há quem adore esse tipo de trabalho, já eu, gosto do desafio da luz natural e das dificuldades técnicas in situ.
Sim Antonio, aqui vc tem razão, é isso mesmo, cada um na sua praia. O indivíduo tem que fazer aquilo que lhe faz feliz.


Indo nessa linha, posso dizer que seguramente 99,999% das fotos de casamento que vejo considero péssimas, quando não beirando ao brega e ao cafona. Mas entendo (aliás, quero crer) que sejam os clientes que optam por um determinado estilo. Penso o mesmo da imensa maioria de ensaios fotográficos de modelos que vejo por aí: Geralmente muito cafonas e de qualidade bem duvidosa.

Acho isso bem pior do que o cara que eventualmente tenha passado por um lugar e tenha visto uma flor bonita e clicado sem maiores pretensões.
Aqui é sua opinião Antonio e eu respeito tá valendo, obrigado por compartilhar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 15 de Novembro de 2020, 19:37:37
Os mestres são pontos fora da curva e devem ser separados dos mortais.

Por outro, o simples fato de esbarrar numa flor bonita não justifica fazer um snapshot e querer passar como sendo o que dá pra fazer, pois não é.

Basta olhar a dedicação dos fotógrafos de paisagem, hobbystas, que enxergam uma paisagem bonita e não se contentam com a luz ruim do momento.
Retornam em outro horário, outro dia, outra estação ou até mesmo outro ano para fazer a foto.

Os fotógrafos hobbystas de flor não podem se dedicar?
Sim Vangelis, entendo e concordo com vc  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 15 de Novembro de 2020, 19:51:54
Mais uma...


Florzinha by Carlos C. Sosa, on Flickr
Carlão, eu vou comentar, mas estou olhando mais vezes para ela para poder da uma opinião melhor, ainda não estou seguro do que vou dizer. Enquanto isso espero que outros colegas comentem.

Vamos lá gente!!!
Fala ai gente!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.010
Resposta #67 Online: 16 de Novembro de 2020, 10:10:34
nossa, aqui parece sessão espirita, um cara baixou o Ivan e o outro a quinta série.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #68 Online: 16 de Novembro de 2020, 10:17:06
Continuo torcendo muito para que esse tópico seja de fato um fórum de discussão fotográfica e não uma palco para discordâncias de gosto pessoal. É natural  que ao se envolver a vertente arte discussões acabem surgindo por conta do gosto pessoal. No entanto, nosso objetivo aqui, acredito, não seja simplesmente mostrar a foto que fizemos no fim de semana para que todos sempre concordem que está maravilhosa.
Penso que o objetivo de todos seja evoluir na arte fotográfica, para isso temos que aceitar criticas e se tivermos argumentos técnicos para contrapor apresenta-los. Se nos mantivermos dentro da discussão técnica acho que as chances de discordância minimizam e a de aprendizado fotográfico aumenta.
Um abraço a todos, que venham fotos e opiniões!
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 16 de Novembro de 2020, 10:38:11
nossa, aqui parece sessão espirita, um cara baixou o Ivan e o outro a quinta série.
Calma Japa, vc tá jogando álcool na fogueira, vamos trabalhar para o tópico acalmar e estabilizar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 16 de Novembro de 2020, 10:39:55
Continuo torcendo muito para que esse tópico seja de fato um fórum de discussão fotográfica e não uma palco para discordâncias de gosto pessoal. É natural  que ao se envolver a vertente arte discussões acabem surgindo por conta do gosto pessoal. No entanto, nosso objetivo aqui, acredito, não seja simplesmente mostrar a foto que fizemos no fim de semana para que todos sempre concordem que está maravilhosa.
Penso que o objetivo de todos seja evoluir na arte fotográfica, para isso temos que aceitar criticas e se tivermos argumentos técnicos para contrapor apresenta-los. Se nos mantivermos dentro da discussão técnica acho que as chances de discordância minimizam e a de aprendizado fotográfico aumenta.
Um abraço a todos, que venham fotos e opiniões!
Sim Marcelo, é por ai mesmo!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 16 de Novembro de 2020, 11:00:18
Fiz estas pensando em vc Lindsay:

Fotos são do Ernesto redimensionadas:




Ernesto as fotos estavam muito grandes, fiz essa alteração no tamanho aqui para ver se muda a minha percepção. Já tenho uma noção melhor, vou avaliar mais um pouco para falar das fotos em si (composição, cores, etc...)

Mas antes de qq coisa Ernesto, uma coisas que tenho notado nesta foto assim como nas outras que vc postou é White Balance e a Exposição. Eu já olhei em vários aparelhos, em celulares diferentes e em 2 computadores que tenho aqui.

Veja nesta foto o branco não é branco, o verde não me parece no ponto que eu imaginava que deveria ser. Então me pergunto, isso é proposital e vc esta no comando dessa coloração ou será que vc tem um problema de ajuste de monitor???



Mas esclareço que se vc fez assim propositalmente não tem problema nenhum Ernesto.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2020, 11:08:28 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.699
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 16 de Novembro de 2020, 11:07:50
Mais uma...


Florzinha by Carlos C. Sosa, on Flickr
Carlão a foto é boa. Coisas que eu gostaria de pontuar, a nível de composição/enquadramento, acho que faltou room para esta Rosa, ela ficou confinada, muito apertada no quadro, meio que sufocada, principalmente acima da flor penso que eu daria mais espaço para ela respirar.
Outra coisa quanto aos níveis de brancos, olhando por aqui no fórum detonou a foto, mas indo lá no flickr a coisa muda bastante, bem melhor no flickr.
Não entendo pq dessa diferença nas postagens de imagens aqui do fórum (de fotografia).
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.005
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 16 de Novembro de 2020, 11:09:19
Carlão a foto é boa. Coisas que eu gostaria de pontuar, a nível de composição/enquadramento, acho que faltou room para esta Rosa, ela ficou confinada, muito apertada no quadro, meio que sufocada, principalmente acima da flor penso que eu daria mais espaço para ela respirar.
Outra coisa quanto aos níveis de brancos, olhando por aqui no fórum detonou a foto, mas indo lá no flickr a coisa muda bastante, bem melhor no flickr.
Não entendo pq dessa diferença nas postagens de imagens aqui do fórum (de fotografia).
É cara, também não sei porque no fórum fica ruim, melhor sempre clicar na foto.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #74 Online: 16 de Novembro de 2020, 11:16:18
É cara, também não sei porque no fórum fica ruim, melhor sempre clicar na foto.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Percebi isso também, talvez seja pelo tamanho.