Autor Tópico: Como tirar boas fotos de "florzinha" ???  (Lida 11888 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 16 de Novembro de 2020, 11:27:44
A gente poderia discutir sobre o ponto de foto e a profundidade de campo, onde focar em uma flor.

Qual a profundidade de campo ideal ou adequada para determinado estilo de fotografia???

Qua caminho o olho percorre quando olhamos para uma foto de florzinha???
Conhecimento importa mais que equipamento.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #76 Online: 16 de Novembro de 2020, 12:04:30
Ok Lindsay

 vc e o Marcelo estão certos

Então vou colocar alguns pensamentos aqui, espero que gostem. 

AFShalders, desculpe mas eu preciso discordar de vc, tem muito cara bom por ai, pois casamento para mim é um dos tipos de fotografia mais difíceis que se tem.

Veja, o fotografo tem que produzir um número considerável de fotos boas em um período de poucas horas, é ele vs o momento, ou seja se ele perder um acontecimento já era, não dá pra dizer     “ei vamos fazer a cena do anel de novo”, ele não tem controle de nada, não escolhe o local, o horário, como o padre vai agir ou os convidados, o evento tem uma dinâmica própria, vc tem que seguir o ritmo que lhe é imposto.

É bem desgastante

Acho que o fato de se fazer fotos cliché depende muito do repertório de cada um, mas tbm depende do momento, fazer algo diferente num momento importante é arriscado, já pensou se o cara perde o momento do beijo ou da aliança? Mas se cara estiver seguro de si, faça, mas acho que uma mudança de estilo fotográfico deva acontecer aos poucos.

A respeito de fotos de flores eu tenho a impressão que pessoas que participam de fóruns, fazem saídas fotográficas ou participam de grupos ou clubes de fotografia sejam mais engajadas do que as outras que não fazem nada disso, essas pessoas realmente tem a intenção de melhorar na fotografia e encontram um enorme prazer quando veem essa evolução acontecer.

A origem da palavra “amador” é aquele que faz por amor, não posso falar pelas outras pessoas mas eu sempre dou o máximo de mim em minhas fotografias, não quer dizer que eu fique horas numa flor, mas ela tem minha total atenção nos segundos que precede a foto.

E o ego faz parte da nossa jornada, é natural a medida que melhoramos e recebemos elogios nosso ego infle e quando recebemos críticas fiquemos ressentidos, e a maturidade como lhe damos com essas emoções é que nos impulsiona a melhor na fotografia.

 


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 16 de Novembro de 2020, 12:06:58
A gente poderia discutir sobre o ponto de foto e a profundidade de campo, onde focar em uma flor.

Qual a profundidade de campo ideal ou adequada para determinado estilo de fotografia???

Qua caminho o olho percorre quando olhamos para uma foto de florzinha???

Boa! Composições interessantes seria uma boa também.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #78 Online: 16 de Novembro de 2020, 12:10:04
vou colocar aqui o que escrevi em outro post, de uma certa maneira complementa com o que eu estava dizendo

A nossa fotografia tem muito a ver com gosto pessoal, por isso eu a comparo com comida.

A gente sabe do que gosta e passa a maior parte do tempo comendo coisas que se encaixam dentro desse gosto, por exemplo, arroz feijão e bife, mas ai algum dia vc experimenta sushi, e fica surpreso em como peixe cru pode ter aquele gosto e é como se uma porta se abrisse na sua cabeça, ai vc descobre que comida japonesas vai muito além de sushi, têm tonkatsu, ramen, udon, oden, kare, etc. E do kare japonês (que é uma apropriação cultural) vc descobre o curry indiano e a quantidade de especiarias que se tem por lá e outra porta se abre na sua mente.

A nossa fotografia é a mesma coisa, a gente fica fazendo o arroz e feijão e de repende vc descobre outros mundos e uma chave liga na nossa cabeça, e o nosso gosto pessoal muda, e cada vez mais que vc experimenta coisas diferentes, vc muda e se torna mais complexo.

Por isso que eu adoro essa frase

“fotografamos o que vemos e o que vemos depende de quem somos”


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #79 Online: 16 de Novembro de 2020, 13:18:34
Concordo quase com tudo que o Ernesto expôs.

O que é o padrão ouro para um pode ser o padrão lata para o outro no frigir dos ovos, e isso sempre irá existir.
Nem tudo que é feito com boa técnica funciona no final.

Não curto manipulações excessivas na imagem, salvo raríssimos casos, mas não critico quem goste, da mesma forma que detesto solenemente o uso que a maioria faz de HDR. Essas manipulações que deixam com ar de desenho, por exemplo, eu detesto. Fotos em P&B são um terreno pantanoso, dependem 100% de textura e tons e não é qualquer tipo de foto de flor ou de planta que fica bem. Gosto de PB mas para outras coisas, com outros objetivos.

Já a das "flores" azuis do Kunsthaus Graz eu gostei bastante, principalmente porque não são flores realmente. Aquelas outras tipo toalha de mesa ou pano de prato, realmente não são a minha praia e não quer dizer que a minha opinião importe a mínima.

E continuo achando que a imensa maioria de fotos de casamento são ruins, sejam por que razões forem (exigencia do cliente, clichê, dificuldade de capturar o momento, etc.). Existem boas ? Claro que sim.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2020, 13:20:00 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 16 de Novembro de 2020, 13:42:54
Véi... seria como padronizar o tom correto contraste para P&B  :doh: :hysterical:

Cada música, cada filme, cada pintura e cada foto tem seu estilo

Você já deixou claro que não gosta flores. Nada te mudará e não há nada de mal nisso  :ok:

---

Ex.: Eu odeio P&B e nunca gostarei. Não nasci daltônico.

Agora olhe meu comentário acima !

Serve para algo ? Não
Mudará algo entre quem ama P&B ? Não

---

No seu caso, vc claramente elogiou flores digitais que nem representam algo que exista no mundo.  :(  :doh:

Na visão de retratos de pessoas, seria como pedir que todos achatem, alterem formas e tons de fotos de pessoas, para padrões inexistentes, só para  passarem a participar de um padrão superior que você prefere.

E pq vc prefere ? Pq vc não gosta do estilo. E não há nada de mal nisso  :ok:

Mas vc não pode classificar como ruim, só pq não gosta :ok:

Eu odeoo P&B mas comento P&B numa boa, sobre padrões de mercado  :ok:

---

Depois o tópico foi forçando para Macro...

Ora, macro não é fotografia de flor. Macro é Macro e é uma categoria à parte que pode fotografar qq coiaa

Esperar que todas fotos de flor sejam Macro, tb é absurdo :no:

---

Vc não gosta de flor, relaxe, mas não tenta mudar o mundo. :ok:
Assim como eu odeio P&B mas não tento mudar o mundo  :ok:
Legal Ernesto, obrigado por dar a sua opinião!!!

Então se vc quer transgredir as regras está no caminho certo, e tem o meu apoio viu!!! Não mude de opinião, siga em frente. Não fique chateado com os outros que seguem regras. Seja livre e deixa rolar :ok:
« Última modificação: 16 de Novembro de 2020, 13:49:43 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 16 de Novembro de 2020, 13:46:27
Concordo quase com tudo que o Ernesto expôs.

O que é o padrão ouro para um pode ser o padrão lata para o outro no frigir dos ovos, e isso sempre irá existir.
Nem tudo que é feito com boa técnica funciona no final.

Não curto manipulações excessivas na imagem, salvo raríssimos casos, mas não critico quem goste, da mesma forma que detesto solenemente o uso que a maioria faz de HDR. Essas manipulações que deixam com ar de desenho, por exemplo, eu detesto. Fotos em P&B são um terreno pantanoso, dependem 100% de textura e tons e não é qualquer tipo de foto de flor ou de planta que fica bem. Gosto de PB mas para outras coisas, com outros objetivos.

Já a das "flores" azuis do Kunsthaus Graz eu gostei bastante, principalmente porque não são flores realmente. Aquelas outras tipo toalha de mesa ou pano de prato, realmente não são a minha praia e não quer dizer que a minha opinião importe a mínima.

E continuo achando que a imensa maioria de fotos de casamento são ruins, sejam por que razões forem (exigencia do cliente, clichê, dificuldade de capturar o momento, etc.). Existem boas ? Claro que sim.
Muito bom Antonio, compreendo a sua opinião, e sim cada um tem um gosto e uma construção cultural, e isso é uma das coisas mais belas do ser humano. Mais uma vez respeitando a sua opinião. Valeu!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 16 de Novembro de 2020, 13:52:47
Boa! Composições interessantes seria uma boa também.

Opaaa claro que sim Carlão, boa  :ok: então aumentando a lista:

1) Composições interessantes
2) Ponto de foto e a profundidade de campo, onde focar em uma flor.
3) Profundidade de campo ideal ou adequada para determinado estilo de foto
4) Qual caminho o olho percorre quando olhamos para uma foto de flor
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #83 Online: 16 de Novembro de 2020, 14:05:29

E continuo achando que a imensa maioria de fotos de casamento são ruins, sejam por que razões forem (exigencia do cliente, clichê, dificuldade de capturar o momento, etc.). Existem boas ? Claro que sim.

Mas você acompanha fotógrafos de casamento ou está falando em cima de conteúdo esporádico que aparece na sua frente?

Pergunto porque tem uma galera muito boa fazendo foto "autoral" de casamento.
Autoral porque não segue roteiro de cliente ou cerimonialista.
Principalmente os que beberam na fonte do fotojornalismo.
Abusando dos recortes fora do padrão, utilizando luz e sombras.
Teve até gente se "ousando" em sair de f/2.8 e fazendo fotos em f/16 para mostrar diversas "camadas" na mesma foto.

São resultados artisticamente muito diferente das fotos de casamento para coluna social de jornal.
 
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #84 Online: 16 de Novembro de 2020, 14:13:03


Deixo aqui a foto de um fotografo de casamento brasileiro e na ativa.
Se alguém disser que isso é uma foto clichê de casamento, realmente não sei o que esperar de uma fotografia de casamento.

https://www.frankiecosta.com/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #85 Online: 16 de Novembro de 2020, 14:28:18


Deixo aqui a foto de um fotografo de casamento brasileiro e na ativa.
Se alguém disser que isso é uma foto clichê de casamento, realmente não sei o que esperar de uma fotografia de casamento.

https://www.frankiecosta.com/


Menos ainda que tenha alguma coisa a ver com casamento...
E novamente, eu nunca disse que todas as fotos são clichê. Disse que a esmagadora maioria são.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2020, 14:30:04 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 16 de Novembro de 2020, 14:44:04

Menos ainda que tenha alguma coisa a ver com casamento...
E novamente, eu nunca disse que todas as fotos são clichê. Disse que a esmagadora maioria são.
Fotos de casamento precisam de contexto, geralmente contam uma história, essa foto precisa ser analisada dentro do ENSAIO. No meu modo de ver a coisa seria isso.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #87 Online: 16 de Novembro de 2020, 15:00:53
Fotos de casamento precisam de contexto, geralmente contam uma história, essa foto precisa ser analisada dentro do ENSAIO. No meu modo de ver a coisa seria isso.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Sim, essa foto solta não diz nada. Bem legal mas pode ser em qualquer contexto.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2020, 15:01:11 por AFShalders »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 16 de Novembro de 2020, 15:02:11


Deixo aqui a foto de um fotografo de casamento brasileiro e na ativa.
Se alguém disser que isso é uma foto clichê de casamento, realmente não sei o que esperar de uma fotografia de casamento.

https://www.frankiecosta.com/
Esse cara é muito bom!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #89 Online: 16 de Novembro de 2020, 17:39:20
Ernesto, ai nada a ver.