Autor Tópico: Como tirar boas fotos de "florzinha" ???  (Lida 11836 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 16 de Novembro de 2020, 17:41:42
Bom pq ?

- Aonde está a ceiação digital ? Parece um sapato de verdade !

- As cores nem foram forçadas para parecer transparentes

- As cores tb não parecem fluorescentes/radioativas

- E a foto nem lembra pano de prato ! Esqueceram de achatar !

- Ah ! E o efeito Macro para destacar dedão do pé ? É importante saber como é o dedão do pé da "florzinha", digo, "pessoinha"


Agora não entendi !

A "mão pesada" é só para flores ?  :ponder:


O mínimo que a gente espera, é que o sapato se pareça com isso:



Certo ?

"Em tempo, talvez seja algum trauma meu, afinal a vida inteira de participação em fotoclube, a galera mais experiente simplesmente odeia esse tipo de foto de "sapatinho" simples registro."  :D

Ernesto, na boa, me desculpe mas não tenho nem vontade de te responder. Não consigo te entender e tenho medo de vc Ernesto.

Mais uma vez me desculpe.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 17 de Novembro de 2020, 08:05:33
Algumas:

detalhe lírio by Andre Sena, no Flickr

detalhe phalaenopsis_amarela by Andre Sena, no Flickr

orquídea by Andre Sena, no Flickr

Às duas primeiras ficaram legais, eu só fiquei incomodado com a inclinação, senti como se estivesse girando.
À 3 não me agradou, a flor não ajuda muito, faltou ser mais tridimensional, no meu ponto de vista.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 17 de Novembro de 2020, 19:39:06
Muito bom, legal em gente, estou vendo o pessoal aparecer ai para dar as opiniões!!!

Lembrando que este fórum é aberto par todos darem opiniões, e se manifestar, não importa o tempo de frequência neste fórum nem a quantidade de posts, todos estão convidados a participar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #93 Online: 17 de Novembro de 2020, 19:47:27
Com relação ao ponto de foco e profundidade de campo, uma teoria, com ressalvas às devidas exceções:

"O olhar percorre um caminho na foto que termina na parte central da flor, no miolo dela. Assim sendo é melhor que essa região esteja perfeitamente em foco. Melhor tbm que a profundidade de campo seja o suficiente para não atrapalhar a visualização desta região.

As pétalas que circundam a região central da flor, mesmo que estejam suavizadas ou menos nitidas fora da região do DOF, não prejudicam a harmonização visual."

Vc concorda com isso??? Critiquem, comentem esse raciocínio.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 18 de Novembro de 2020, 08:15:59
Com relação ao ponto de foco e profundidade de campo, uma teoria, com ressalvas às devidas exceções:

"O olhar percorre um caminho na foto que termina na parte central da flor, no miolo dela. Assim sendo é melhor que essa região esteja perfeitamente em foco. Melhor tbm que a profundidade de campo seja o suficiente para não atrapalhar a visualização desta região.

As pétalas que circundam a região central da flor, mesmo que estejam suavizadas ou menos nitidas fora da região do DOF, não prejudicam a harmonização visual."

Vc concorda com isso??? Critiquem, comentem esse raciocínio.

Também concordo, o centro da flor se estiver muito aparentemente na foto deve estar em foco, assim como os olhos de animais e pessoas, eu considero muito o enquadramento para que a flor ou qualquer outro assunto, não fique apertado no quadro ou tenha uma folha cortada ao meio.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #95 Online: 18 de Novembro de 2020, 11:21:25
A primeira e a segunda dessa série eu também gostei muito  :ok:
Valeu Ernesto :ok:

Às duas primeiras ficaram legais, eu só fiquei incomodado com a inclinação, senti como se estivesse girando.
À 3 não me agradou, a flor não ajuda muito, faltou ser mais tridimensional, no meu ponto de vista.
Dá vertigem as vezes... :assobi: :D
Obrigado pelos comentários!! :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #96 Online: 18 de Novembro de 2020, 23:12:48
Legal Chefferson  :ok:

Sim, objetiva macro faz todo o sentido para esse tipo de fotografia, e já tentei sim, inclusive com ultra aproximação usando tubo extensor e lente invertida. Achei o resultado promissor, depois vou achar algumas fotos e posto aqui.



Fiquei uns dias sem acessar e o tópico já está em 8 páginas, bora ler, aprender e compartilhar dicas de florzinhas rs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #97 Online: 18 de Novembro de 2020, 23:51:26
Daqui a pouco vou ter que postar uma, pqp...  :doh:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #98 Online: 19 de Novembro de 2020, 21:37:18
Bem espero contribuir um pouco com o tópico ...



Retificando essa foto NÃO foi feita com uma Helios 58MM e sim uma Pentacon 50MM 1.8 M42 que é a lente do kit das antigas câmeras alemãs Praktica, facilmente encontradas no Brasil (mas super-valorizadas na minha opinião).
« Última modificação: 19 de Novembro de 2020, 21:53:10 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #99 Online: 19 de Novembro de 2020, 21:45:33


Sobre a questão "elogios, críticas, reclamações" eu acredito que aqui seja uma espécie de "amigos que saem para fotografar virtual". Eu tinha um grupo antigamente que fiz parte, sempre saímos 2 a 3x por mês para fotografar. Uma pena que 4 dos 6 elementos do grupo já se mudaram de SPO, os encontros eram bem legais e sempre terminavam numa cerveja ou lanche depois da saída fotográfica :)

Entendam que toda crítica a uma foto nunca é pessoal, é sempre questão de entender como a pessoa fez aquela foto, e eu aceito de boas as críticas, acho que elas nos fazem pensar outras formas de compor uma fotografia que, talvez na hora de fotografar, não pensamos.

Vários conceitos fotográficos podem ser aprendidos ao fotografar flores como cores, balanço de branco, luz dura x luz suave, luz volumétrica, luz masculina e feminina, entendimento de como a luz é refletida na flor e atinge o sensor, etc. Esse conhecimento é muito útil e vale pra retratos, pra fotografia de gastronomia, de eventos. Tem muito mais coisa que se pode aprender fotografando "florzinhas" do que vocês possam imaginar. Basta abrir a mente para treinar esses e outros conceitos na fotografia.

Eu mesmo não sou nenhum expert em "florzinhas", não gosto de flores com cara de tecido (manipulação via software), mas tem quem goste e respeito, tá tudo certo. O mais importante é compartilhar o conhecimento e ter maturidade emocional pra distinguir que as críticas são feitas à fotografia e não à pessoa. Eu não tenho problema algum com isso; até porque geralmente quando um fotógrafo fala que a foto de outro está uma merda, geralmente o que criticou faz fotos ainda piores  :D :D :D :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 19 de Novembro de 2020, 21:53:40 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens




bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 21 de Novembro de 2020, 17:19:26
Gabriel Büll

que fotaça a da Erika japonesa e linda a Margarida azul. As de fundo escuro eu gosto de amarelo e preto.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #103 Online: 21 de Novembro de 2020, 19:03:57


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #104 Online: 21 de Novembro de 2020, 20:34:09
Mais florzinha kkk
Essa é de 2009.