Autor Tópico: "Florzinha" - Uma exposição fotográfica  (Lida 1090 vezes)

ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 15 de Novembro de 2020, 08:09:36
Tentando achar beleza no trivial.  :shock:

Todas foram feitas com a D300, em 05 de Novembro deste ano, Guararema - SP.









Eu não posso negar, sou apaixonado por flores, mesmo que sejam fotos simples e clichês.  :ok:


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2020, 08:11:07
Ficaram pequenas aqui no fórum, peço a gentileza de clicar para ver em tamanho e qualidade maiores.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 15 de Novembro de 2020, 10:50:43
Gostei bastante das fotos 2, 4 e 5, ficaram bem bonitas, bem compostas, focadas e fotometradas. Tratamento da imagem também ficou bem bacana. As outras nem tanto.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2020, 10:54:20




Essa usa uma luz que se chama volumétrica; que realça as texturas das flores. Pode ser muito bem usada pra retratos. Eu adoro esse tipo de luz e acho que fotos de flores feitas com ela, deixam o resultado final muito melhor. É melhor luz volumétrica, uma luz dura pra fotografar flores do que uma luz suave, a luz volumétrica dá sensação de profundidade na imagem. É engraçado como muitos fotógrafos buscam luz suave o tempo todo, e isso é um grande mito. A luz e sombra dão volume, profundidade a uma cena. Acho que não há certo ou errado, mas pegando essa tua foto foi pra mim, disparado, a melhor , por causa dessa luz, deixou o resultado muito melhor.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2020, 18:20:20
Gostei bastante das fotos 2, 4 e 5, ficaram bem bonitas, bem compostas, focadas e fotometradas. Tratamento da imagem também ficou bem bacana. As outras nem tanto.

Oi meu caro, bem isso mesmo, postei as que fiz na viagem com a esposa, estão sem tratamento, apenas importei no LR, apliquei perfil de correção e exportei. Usei nestas fotos a 18-140VR, 55-300VR e 50mm f/1.8G.

Confesso que ando mais preguiçoso, todas foram no modo prioridade de abertura, com compensação negativa em 0.7EV, a D300 tem a tendência de superexpor um pouco.

Essa usa uma luz que se chama volumétrica; que realça as texturas das flores. Pode ser muito bem usada pra retratos. Eu adoro esse tipo de luz e acho que fotos de flores feitas com ela, deixam o resultado final muito melhor. É melhor luz volumétrica, uma luz dura pra fotografar flores do que uma luz suave, a luz volumétrica dá sensação de profundidade na imagem. É engraçado como muitos fotógrafos buscam luz suave o tempo todo, e isso é um grande mito. A luz e sombra dão volume, profundidade a uma cena. Acho que não há certo ou errado, mas pegando essa tua foto foi pra mim, disparado, a melhor , por causa dessa luz, deixou o resultado muito melhor.

Também gosto dos contrastes, esta era de um jardim de restaurante, todas as fotos são da mesma orquídea, na primeira, com a árvore em diagonal, eu fiz almoçando, da mesa, depois fui ao jardim e aproveite que o local era mais escuro e tinha alguns raios de sol entrando, bastante volume e contraste.

Na primeiro ISO 800, depois com o contraste, ISO 200.  :ok:

Excelentes  :clap:

É  florzinha, mas tá valendo :D:ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2020, 19:17:37
Gostei da 5. Tem uma ambientação que me agrada, natural e gosto desse tipo de luz. Minha sugestão seria puxar para cima as sombras na curva de luminância, pelo menos um pouquinho para ter um  pouco mais de verde nas sombras. Mas é gosto pessoal.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2020, 22:52:38
Tentando achar beleza no trivial.  :shock:

Achou!

Eu não posso negar, sou apaixonado por flores, mesmo que sejam fotos simples e clichês.  :ok:

Eu também...  :wub: :wub:

Sobre suas fotos, Armando, gostei de todas. Vou comentar,  algumas com mais detalhe.

1 - No olhar inicial a verticalidade da flor me causou uma ideia de rigidez... mas olhando com atenção e passeando os olhos pelo quadro,  a combinação das cores das pétalas (bela cor!), do caule e do fundo etéreo atenuam essa sensação. No final do "passeio", você já percebe... não tinha como ser de outra forma: a flor tinha que estar na vertical!

2 - Esta me passa a ideia de uma "floresta" de flores, de onde emergem as três (legal esse número) flores semelhantes, praticamente paralelas, o que impõe uma ordem geométrica nessa "floresta".

3 - Gostei da curva que fazem as flores agrupadas, mas meu olhar foi um pouquinho desviado pela flor cortada que está lá no canto superior esquerdo.

4 - Acho que esta é um prelúdio para a seguinte... então vou comentar a seguinte da qual gostei mais.

5 - Quando apreciamos uma foto alheia o fazemos e a julgamos a partir do nosso próprio gosto pessoal. Aponto este fato "óbvio ululante" porque esta quinta foto é do tipo que procuro fazer, e então, é a que mais gosto do conjunto. O cheferson já chamou a atenção para os aspectos técnicos da luz dura que incide na flor deixando outras áreas na sombra, o que acentua o contraste e no final dá essa sensação agradável de volume. O bokeh do fundo completa perfeitamente o quadro. Uma foto muito feliz... Parabéns!

6 - Essa rosa solitária, recortada no fundo cinza, me deixa com vontade de olhá-la mais de perto, mas aí fico na dúvida se nesse caso a proximidade não me faria perder essa sensação de que ela está quase como que saltando ao vazio... Nesse momento lembro também que a foto não é minha... é do Armando e não importa o que eu quero, importa como o Armando quer ver a rosa.

7 - Nesta eu também tenho que conter minha vontade: gostaria de ver esa flor amarela inferior um pouquinho mais para cima (o que se conseguiria girando a câmera uns 10 graus para baixo). Nesse caso, certamente se perderia parte do bokeh do canto superior esquerdo, que também atrai meu olhar. Difícil escolha. Novamente, é Armando quem resolve esse "quid pro quo" para nós.

Obrigado por compartilhar.


LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2020, 01:33:40
Eu tô mesmo velho e isso é muito chato...
Armando, por que não tem um espaço entre uma foto e outra?
Ok, vi que disse que anda preguiçoso, mas um espacinho só...  :assobi:
Gostei muito da 5ª foto, mas isso todos já disseram... Só para corroborar.
Grande abraço e da próxima, menos preguiça e mais espaço.  :D


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2020, 20:58:44
Gostei da 5. Tem uma ambientação que me agrada, natural e gosto desse tipo de luz. Minha sugestão seria puxar para cima as sombras na curva de luminância, pelo menos um pouquinho para ter um  pouco mais de verde nas sombras. Mas é gosto pessoal.

Também gostei bastante dessa, eu sou sincero, eu acabei criando este tópico para dar a cara à tapa com as últimas fotos de flores que fiz no aniversário da esposa. Estou numa fase mais minimalista em relação ao equipamento e tratamento, estou buscando o resultado o mais pronto possível. Pensei em subir um pouco os tons médios/escuros, para aparecer um "tiquinho" do fundo, obrigado pela sugestão.  :ok:
Achou!

Eu também...  :wub: :wub:

Sobre suas fotos, Armando, gostei de todas. Vou comentar,  algumas com mais detalhe.

1 - No olhar inicial a verticalidade da flor me causou uma ideia de rigidez... mas olhando com atenção e passeando os olhos pelo quadro,  a combinação das cores das pétalas (bela cor!), do caule e do fundo etéreo atenuam essa sensação. No final do "passeio", você já percebe... não tinha como ser de outra forma: a flor tinha que estar na vertical!

2 - Esta me passa a ideia de uma "floresta" de flores, de onde emergem as três (legal esse número) flores semelhantes, praticamente paralelas, o que impõe uma ordem geométrica nessa "floresta".

3 - Gostei da curva que fazem as flores agrupadas, mas meu olhar foi um pouquinho desviado pela flor cortada que está lá no canto superior esquerdo.

4 - Acho que esta é um prelúdio para a seguinte... então vou comentar a seguinte da qual gostei mais.

5 - Quando apreciamos uma foto alheia o fazemos e a julgamos a partir do nosso próprio gosto pessoal. Aponto este fato "óbvio ululante" porque esta quinta foto é do tipo que procuro fazer, e então, é a que mais gosto do conjunto. O cheferson já chamou a atenção para os aspectos técnicos da luz dura que incide na flor deixando outras áreas na sombra, o que acentua o contraste e no final dá essa sensação agradável de volume. O bokeh do fundo completa perfeitamente o quadro. Uma foto muito feliz... Parabéns!

6 - Essa rosa solitária, recortada no fundo cinza, me deixa com vontade de olhá-la mais de perto, mas aí fico na dúvida se nesse caso a proximidade não me faria perder essa sensação de que ela está quase como que saltando ao vazio... Nesse momento lembro também que a foto não é minha... é do Armando e não importa o que eu quero, importa como o Armando quer ver a rosa.

7 - Nesta eu também tenho que conter minha vontade: gostaria de ver esa flor amarela inferior um pouquinho mais para cima (o que se conseguiria girando a câmera uns 10 graus para baixo). Nesse caso, certamente se perderia parte do bokeh do canto superior esquerdo, que também atrai meu olhar. Difícil escolha. Novamente, é Armando quem resolve esse "quid pro quo" para nós.

Obrigado por compartilhar.




Obrigado caro Luis pela disposição de escrever e comentar estas fotos simples, comentários pbem pertinentes e sensatos, eu não sou da geração "mimimi", críticas e sugestões sempre são bem vinda e de bom grado. Fiquei curioso com o tópico do Lindsay e o uso de contra luz para fotos de flores, quero experimentar. Obrigado!  :ok:

Eu tô mesmo velho e isso é muito chato...
Armando, por que não tem um espaço entre uma foto e outra?
Ok, vi que disse que anda preguiçoso, mas um espacinho só...  :assobi:
Gostei muito da 5ª foto, mas isso todos já disseram... Só para corroborar.
Grande abraço e da próxima, menos preguiça e mais espaço.  :D

Concordo amigo Maneco, esta hospedagem de fotos "colou" tudo, ficou ruim a visualização, prejudicou a visualização.   :ok:

Se algum moderador conseguir editar, agradeço muito.