Este assunto mexe diretamente com o ego das pessoas. Estou lendo um livro muito interessante de 1937 chamado "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas". Confesso que é uma habilidade que posso e preciso desenvolver. O primeiro item é jamais criticar alguém. O autor cita já no começo do livro que isso precisa ser vivido, praticado, incorporado no seu ego. Impressionante como livros antigos devem ser conservados e resgatados. O mundo moderno as pessoas se esqueceram do que funciona (mas isso é outro papo) . Eu creio que isso tenha relação com o assunto...
Toda pessoa com seu ego quer se sentir importante e para isso busca a aprovação de terceiros. Com a fotografia não é diferente. Todos quando postam suas fotos querem, consciente ou inconscientemente, se sentirem importantes e sentirem que fazem parte de um grupo.
Entendido isso , eu falo por minha experiência própria que há 10 maneiras diferentes - no mínimo - de se fazer alguma coisa. Então há 10 maneiras diferentes pelo menos de dar dicas e sugestões sem ferir o ego do indíviduo. Notem dois exemplos práticos de se comentar numa foto:
1) Sua foto está legal. O que eu faria se estivesse no momento da foto seria: o enquadramento poderia ser XYz (seus comentários) poderia usar um ISO mais baixo, etc.
2) A sua foto está horrível. O enquadramento tá uma bosta; cheio de ruídos.
Qual desse comentários irá fazer com o que o sujeito melhore suas fotos naturalmente e qual vai provocar um ego ressentido? Acho que não preciso me alongar mais na explicação...
O que vc diz sobre todo mundo querer se sentir importante eh na verdade: Todo mundo precisa se sentir valorizado. E isso resumo todo e qualquer comportamento humano (trabalho, consumo, moda, hobby, estudos, dinheiro, tradicao, identidade, erc).
Eu acho errado dizer que nao deva haver criticas mas sim saber fazer criticas sem que a pessoa se sinta desvalorizada mas sim valorizada.
Eu vai dar o exemplo da educacao infantil que serve exatamente ao da fotografia, mas de uma forma bem mais familiar a todos. Toda crianca tem o desempenho avaliado na escola e consequentemente recebe criticas de educadores, pais, amigos. Principalmente quando o desempenho escolar eh ruim.
Quando pais, educadores e amigos comocam a falar que a crianca vai mau nos estudos por ser desinteressada, preguissosa, nao gostar de estudar, so querer saber de brincadeira, que ela nao tera futuro e que vai apanhar se nao acertar os exercicios da prova para a nota ser boa, a crianca se sente desvalorizada pela familia, escola e sociedade. Ao se sentir desvalorizada ela se sente a parte, excluida, por se sentir incapaz e consequentemente sem valor para todos. Tal sentimento de incapacidade e consequentemente de nao ter valor faz com que a crianca, ou adulto, fique pensando demasiadamente e isso leva ao stress, depressao e maior problemas de concentracao e aprendizado.
A gora, se uma crianca vai mau na escola mas os pais e educadores buscarem ver no que a crianca tem maior afinidade a facilidade em aprender, a focam a atencao para fazer a crianca se sentir valorizada nessas habilidades, a crianca passa se sentir valorizada. Ao se sentir valorizada ela ganha confianca nela mesma e passa a ter melhor desempenho no aprendizado. E mesmo nas materias que ela nao consegue ir bem, os "defeitos" dela nao as tornam inseguras, pq elas tem o que as fazem se sentir valorigadas.
Eu sempre tive tendencia de ir muito mau na escola e eu sempre fui muito desvalorizado por isso. Mas em 3 meses eu fique fluente estudando frances. E apesar de nao ir bem nas aulas provas de geografia e historia na escola, por exemplo, meu conhecimento de historia e geografia era muito acima da media para a minha idade e para o que era ensinado na escola. Eu apenas nao conseguia ter interesse, consentracao e consequentemente ir bem nas questoes que as provas da escola apresentava.
Um dia, um namorado de minha mae foi me buscar na escola e o diretor parou ele para falar de mim, para dizer que eu era um desinteressado, que eu nao queria saber dos estudos, que eu nao era dedicado, etc. Ou seja, ele estava me criticando de forma que me fazia me sentir desvalorizado. Esse namorado de minha mae ouvio tudo em silencia e apos o diretor da escola terminar as criticas sobre meu desempenho escolar, ele respondeu dizendo que ele estava enganado, que eu era muito dedicado, muito focado, muito atento e muito interessado em aprender, pq eu era aprendi frances em 3 meses, eu tinha um profundo conhecimento da historia politica da Franca, um grande conhecimento de geografia, etc. Ele concluiu dizendo ao diretor que se meu desempenho estava sendo mai na escola era pq a escola estava tirando esse meu foco, atencao e desempenho. Desde entao em passei a me sentir valorizado e as criticas de professores e amigos sobre meu desempenho ruim na escola nao me deixavam mais inseguros, pq eu sentir ter valor em algo e para alguem.
Apesar do meu mau desempenho na escola eu fiu o estudante com melhor desempenho da minha sala na faculdade e um dos estudantes com o melhor desempenho no meu curso de minha faculdade. Na epoca eu estudava jornalismo.
O que as pessoas chamam popularmente de ego eh na verdade o a necessidade natural que toda pessoa tem de sentir que tem valor para alguem e para a sociedade, o que a faz sentir viva, por sentir ela eh util e importante para as pessoas.
Como a Angelina Jolie diz: "Nada faria sentido se eu nao tivesse uma vida util para outras pessoas". Pq so eh possivel existir um "eu" se houver um outro ao qual sentimos que nossa existencia tenha um significado.
A boa critica nao eh a que fala mau ou bem, mas a que enxerga potenciais em que o critico mostra dar valor.