Autor Tópico: Análise da Fotografia - Como Criticar e Receber Criticas  (Lida 4754 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2020, 14:05:28
Ok, e o que difere a interpretacao da analise critica?

O método

Toda análise crítica é uma interpretação, mas nem toda interpretação é uma análise crítica.

E o que faz toda a diferença é o método.

A análise crítica é sustentada em como vc desenvolve seus argumentos para entender a obra, buscar referencias e mostrar caminhos.

Quando alguém comenta “linda foto” isso tbm é uma interpretação, mas baseada em gosto pessoal, ponto de vista e achismo, e isso não nada a ver com análise crítica


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2020, 14:07:15
ok muito bom Marcio e Paulo, mas assim, eu gostaria da opinião dos senhores dirigida para um fotografo que está iniciando nesta experiência de criticar uma foto, digamos, a principio, como o(a) cara vai fazer para criticar o seu próprio trabalho???
Como é que se dever proceder para identificar as situações e armadilhas que uma pessoa normalmente tem ao interpretar o seu próprio trabalho fotográfico???

Acho muito difícil um fotografo criticar seu próprio trabalho de maneira imparcial por causa do ego.

Existem pessoas e pessoas

Tem gente que se acha bonzão pq tem um equipamento top de linha, ou pq tem 30 anos de fotografia nas costas, ou pq recebe elogio da mãe, ou muitos likes no face, tudo isso alimenta o ego.

Tbm alimenta o efeito Dunning–Kruger


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2020, 14:45:33
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2020, 16:35:10
Pergunta aos colegas:

Do ponto de vista do fotografo que critica uma foto que ele não fez, relacione entre as alternativas, a(s) que descreve(m) o significado de criticar uma foto.

a) Falar bem ou mau da foto, como espectador
b) Afirmar que a foto é boa ou ruim
c) Dizer que a foto é feia ou bonita
d) Editar a foto que ele não fez, por um modo de raciocínio próprio, intimo
e) Dizer que aquele fotografo é bom ou péssimo fotógrafo
f) Ficar puxando o saco de um amigo que fotografou, pq que vc o admira
g) Incentivar um fotografo novato, para que ele continue
h) Mostrar o caminho correto para o cara fotografar bem
i) Ficar falando mau do fotografo que é desafeto pessoal

Comentem, e se estiver faltando alguma coisa nesta lista, por favor acrescente.

Nenhuma delas.
A alternativa que esta faltado e que eu sugeri nos meus comentarios anteriores, eh que o significado de criticar uma foto esta em ganhar conciencia de como seu corpo reage a foto (emocao) e racionalizar reacao corporal fazendo correlacoes com o que ve na imagem.

Por exemplo, se eu sinto uma sensacao de comforto ao ver um rastro de luz na foto, buscar expressar pq tal rastro de luz eh sentido como conforto no meu corpo, relacionando com demais elementos em busca de correlacoes que nos facam sentidos.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2020, 16:36:20 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2020, 16:42:33
E o que faz toda a diferença é o método.

A análise crítica é sustentada em como vc desenvolve seus argumentos para entender a obra, buscar referencias e mostrar caminhos.

Quando alguém comenta “linda foto” isso tbm é uma interpretação, mas baseada em gosto pessoal, ponto de vista e achismo, e isso não nada a ver com análise crítica

Analise critica eh saber dizer pq considera uma foto linda baseado em referencias entao. Nesse caso a Analise critica sempre existiu. Os gregos, mesopotaneos, egipcios, os medievais, etc, tinham analise critica.

Toda  arte baseada em regras e tradicoes tem analise critica.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2020, 16:43:51 por C R O I X »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2020, 18:59:22
Vamos lá pessoal, esse tópico não pretende ser apenas do Paulo, do Marcio ou meu. Por favor participem, mesmo que seja para abordar uma raciocínio completamente diferente do que foi discutido até agora.

Bora falar de fotografia gente!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2020, 02:50:19
Certo,  eu considero ser possivel  analisar utilizando ambas perspectivas.  Seja ela,  a do criador (fotografo) ou a de uma epoca.

Mas uma obra de arte, pelo que me recordo, é identificada dentro de uma trajetoria, quando uma pintura, escultura fotografia, supera o próprio autor.  Ou seja, nem tudo de um artista atinge este nivel. Por favor, me me corrijam se eu estiver equivocado.  :snack:

« Última modificação: 20 de Novembro de 2020, 02:51:52 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 20 de Novembro de 2020, 04:13:01
Este assunto mexe diretamente com o ego das pessoas. Estou lendo um livro muito interessante de 1937 chamado "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas". Confesso que é uma habilidade que posso e preciso desenvolver. O primeiro item é jamais criticar alguém. O autor cita já no começo do livro que isso precisa ser vivido, praticado, incorporado no seu ego. Impressionante como livros antigos devem ser conservados e resgatados. O mundo moderno as pessoas se esqueceram do que funciona (mas isso é outro papo) . Eu creio que isso tenha relação com o assunto...

Toda pessoa com seu ego quer se sentir importante e para isso busca a aprovação de terceiros. Com a fotografia não é diferente. Todos quando postam suas fotos querem, consciente ou inconscientemente, se sentirem importantes e sentirem que fazem parte de um grupo.

Entendido isso , eu falo por minha experiência própria que há 10 maneiras diferentes - no mínimo - de se fazer alguma coisa. Então há 10 maneiras diferentes pelo menos de dar dicas e sugestões sem ferir o ego do indíviduo. Notem dois exemplos práticos de se comentar numa foto:

1) Sua foto está legal. O que eu faria se estivesse no momento da foto seria: o enquadramento poderia ser XYz (seus comentários) poderia usar um ISO mais baixo, etc.

2) A sua foto está horrível. O enquadramento tá uma bosta; cheio de ruídos.

Qual desse comentários irá fazer com o que o sujeito melhore suas fotos naturalmente e qual vai provocar um ego ressentido? Acho que não preciso me alongar mais na explicação...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2020, 08:39:54
Certo,  eu considero ser possivel  analisar utilizando ambas perspectivas.  Seja ela,  a do criador (fotografo) ou a de uma epoca.

Mas uma obra de arte, pelo que me recordo, é identificada dentro de uma trajetoria, quando uma pintura, escultura fotografia, supera o próprio autor.  Ou seja, nem tudo de um artista atinge este nivel. Por favor, me me corrijam se eu estiver equivocado.  :snack:

Ao meu ver, obra superar o artista significa o artista conseguir trensmitir bem a experiencia que esta retratando e apresentando na obra. E essa experiencia pode ser tanto particular, como a de seu ambiente familiar, trabalho ou situacao psicologica por exemplo, ou social, como a experiencia de uma determinada epoca, local, classe social, cultura ou groupo de pessoas. Mas o interesse do publico em tal experiencia/vivencia, e/ou conhecimento de tais realidades, tambem eh fundamental, se nao a obra eh ignorada de todo jeito.

O interessante eh que tal experiencia pode ser real ou imaginaria, como o romantimo que expressa um ideal imaginario particular de uma epoca, mas que nao representa a realidade do dia a dia da epoca em si. No entanto, pode ser a expressao real de sentimentos do artista na idealizacao de tal imaginario.

No final das contas, eu insisto, eh que tal experiencia so eh realmente bem transmitida quando o astista atento a seus sentimento e expressao consegue transmitir tais sentimentos justamente por causa dessa atencao agucada/dedicada. Junto com certa habilidade e treino motor na execucao artistica, o artista consegue transmitir tal experiencia sem mesmo pensar em regras nem nada, mas apenas confiando que no que sente quando realiza algo na obra.

E isso eh similar ao processo da apreciacao da obra de arte que mencionei inicialmente, que seria o expectador da obra, prestando atencao no que sente, meio que experienciar o mesmo que o artista sentiu ao fazer a obra e confiar no que sentio para concluir a obra como tal. Ambos sao capazes de sentir algo similar, ou proximo do similar, por causa da experiencia cognitiva de ambos sobre uma epoca, local, cultura, personalidade ou mesmo imaginario.

O conhecimento tecnoco ajuda a colocar em palavras tais experiencias como tambem ajuda ao artista na habilidade em mekhor executar e expressar suas experiencias na obra. Mas artista e observador da obra que apenas se focam no tecnico correm o risco de nao estarem vendo a obra em si, mas somente a linguagem tecnica da obra em suas cabecas.

Como Susan Sontag diz, o pensamento da analise da obra se torna uma distracao alem da obra em si.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2020, 09:11:18
Este assunto mexe diretamente com o ego das pessoas. Estou lendo um livro muito interessante de 1937 chamado "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas". Confesso que é uma habilidade que posso e preciso desenvolver. O primeiro item é jamais criticar alguém. O autor cita já no começo do livro que isso precisa ser vivido, praticado, incorporado no seu ego. Impressionante como livros antigos devem ser conservados e resgatados. O mundo moderno as pessoas se esqueceram do que funciona (mas isso é outro papo) . Eu creio que isso tenha relação com o assunto...

Toda pessoa com seu ego quer se sentir importante e para isso busca a aprovação de terceiros. Com a fotografia não é diferente. Todos quando postam suas fotos querem, consciente ou inconscientemente, se sentirem importantes e sentirem que fazem parte de um grupo.

Entendido isso , eu falo por minha experiência própria que há 10 maneiras diferentes - no mínimo - de se fazer alguma coisa. Então há 10 maneiras diferentes pelo menos de dar dicas e sugestões sem ferir o ego do indíviduo. Notem dois exemplos práticos de se comentar numa foto:

1) Sua foto está legal. O que eu faria se estivesse no momento da foto seria: o enquadramento poderia ser XYz (seus comentários) poderia usar um ISO mais baixo, etc.

2) A sua foto está horrível. O enquadramento tá uma bosta; cheio de ruídos.

Qual desse comentários irá fazer com o que o sujeito melhore suas fotos naturalmente e qual vai provocar um ego ressentido? Acho que não preciso me alongar mais na explicação...

O que vc diz sobre todo mundo querer se sentir importante eh na verdade: Todo mundo precisa se sentir valorizado. E isso resumo todo e qualquer comportamento humano (trabalho, consumo, moda, hobby, estudos, dinheiro, tradicao, identidade, erc).

Eu acho errado dizer que nao deva haver criticas mas sim saber fazer criticas sem que a pessoa se sinta desvalorizada mas sim valorizada.

Eu vai dar o exemplo da educacao infantil que serve exatamente ao da fotografia, mas de uma forma bem mais familiar a todos. Toda crianca tem o desempenho avaliado na escola e consequentemente recebe criticas de educadores, pais, amigos. Principalmente quando o desempenho escolar eh ruim.

Quando pais, educadores e amigos comocam a falar que a crianca vai mau nos estudos por ser desinteressada, preguissosa, nao gostar de estudar, so querer saber de brincadeira, que ela nao tera futuro e que vai apanhar se nao acertar os exercicios da prova para a nota ser boa, a crianca se sente desvalorizada pela familia, escola e sociedade. Ao se sentir desvalorizada ela se sente a parte, excluida, por se sentir incapaz e consequentemente sem valor para todos. Tal sentimento de incapacidade e consequentemente de nao ter valor faz com que a crianca, ou adulto, fique pensando demasiadamente e isso leva ao stress, depressao e maior problemas de concentracao e aprendizado.

A gora, se uma crianca vai mau na escola mas os pais e educadores buscarem ver no que a crianca tem maior afinidade a facilidade em aprender, a focam a atencao para fazer a crianca se sentir valorizada nessas habilidades, a crianca passa se sentir valorizada. Ao se sentir valorizada ela ganha confianca nela mesma e passa a ter melhor desempenho no aprendizado. E mesmo nas materias que ela nao consegue ir bem, os "defeitos" dela nao as tornam inseguras, pq elas tem o que as fazem se sentir valorigadas.

Eu sempre tive tendencia de ir muito mau na escola e eu sempre fui muito desvalorizado por isso. Mas em 3 meses eu fique fluente estudando frances. E apesar de nao ir bem nas aulas provas de geografia e historia na escola, por exemplo, meu conhecimento de historia e geografia era muito acima da media para a minha idade e para o que era ensinado na escola. Eu apenas nao conseguia ter interesse, consentracao e consequentemente ir bem nas questoes que as provas da escola apresentava.
Um dia, um namorado de minha mae foi me buscar na escola e o diretor parou ele para falar de mim, para dizer que eu era um desinteressado, que eu nao queria saber dos estudos, que eu nao era dedicado, etc. Ou seja, ele estava me criticando de forma que me fazia me sentir desvalorizado. Esse namorado de minha mae ouvio tudo em silencia e apos o diretor da escola terminar as criticas sobre meu desempenho escolar, ele respondeu dizendo que ele estava enganado, que eu era muito dedicado, muito focado, muito atento e muito interessado em aprender, pq eu era aprendi frances em 3 meses, eu tinha um profundo conhecimento da historia politica da Franca, um grande conhecimento de geografia, etc. Ele concluiu dizendo ao diretor que se meu desempenho estava sendo mai na escola era pq a escola estava tirando esse meu foco, atencao e desempenho. Desde entao em passei a me sentir valorizado e as criticas de professores e amigos sobre meu desempenho ruim na escola nao me deixavam mais inseguros, pq eu sentir ter valor em algo e para alguem.

Apesar do meu mau desempenho na escola eu fiu o estudante com melhor desempenho da minha sala na faculdade e um dos estudantes com o melhor desempenho no meu curso de minha faculdade. Na epoca eu estudava jornalismo.

O que as pessoas chamam popularmente de ego eh na verdade o a necessidade natural que toda pessoa tem de sentir que tem valor para alguem e para a sociedade, o que a faz sentir viva, por sentir ela eh util e importante para as pessoas.

Como a Angelina Jolie diz: "Nada faria sentido se eu nao tivesse uma vida util para outras pessoas". Pq so eh possivel existir um "eu" se houver um outro ao qual sentimos que nossa existencia tenha um significado.

A boa critica nao eh a que fala mau ou bem, mas a que enxerga potenciais em que o critico mostra dar valor.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2020, 09:13:37 por C R O I X »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 20 de Novembro de 2020, 10:19:48
O que vc diz sobre todo mundo querer se sentir importante eh na verdade: Todo mundo precisa se sentir valorizado. E isso resumo todo e qualquer comportamento humano (trabalho, consumo, moda, hobby, estudos, dinheiro, tradicao, identidade, erc).

Eu acho errado dizer que nao deva haver criticas mas sim saber fazer criticas sem que a pessoa se sinta desvalorizada mas sim valorizada.

Eu vai dar o exemplo da educacao infantil que serve exatamente ao da fotografia, mas de uma forma bem mais familiar a todos. Toda crianca tem o desempenho avaliado na escola e consequentemente recebe criticas de educadores, pais, amigos. Principalmente quando o desempenho escolar eh ruim.

Quando pais, educadores e amigos comocam a falar que a crianca vai mau nos estudos por ser desinteressada, preguissosa, nao gostar de estudar, so querer saber de brincadeira, que ela nao tera futuro e que vai apanhar se nao acertar os exercicios da prova para a nota ser boa, a crianca se sente desvalorizada pela familia, escola e sociedade. Ao se sentir desvalorizada ela se sente a parte, excluida, por se sentir incapaz e consequentemente sem valor para todos. Tal sentimento de incapacidade e consequentemente de nao ter valor faz com que a crianca, ou adulto, fique pensando demasiadamente e isso leva ao stress, depressao e maior problemas de concentracao e aprendizado.

A gora, se uma crianca vai mau na escola mas os pais e educadores buscarem ver no que a crianca tem maior afinidade a facilidade em aprender, a focam a atencao para fazer a crianca se sentir valorizada nessas habilidades, a crianca passa se sentir valorizada. Ao se sentir valorizada ela ganha confianca nela mesma e passa a ter melhor desempenho no aprendizado. E mesmo nas materias que ela nao consegue ir bem, os "defeitos" dela nao as tornam inseguras, pq elas tem o que as fazem se sentir valorigadas.

Eu sempre tive tendencia de ir muito mau na escola e eu sempre fui muito desvalorizado por isso. Mas em 3 meses eu fique fluente estudando frances. E apesar de nao ir bem nas aulas provas de geografia e historia na escola, por exemplo, meu conhecimento de historia e geografia era muito acima da media para a minha idade e para o que era ensinado na escola. Eu apenas nao conseguia ter interesse, consentracao e consequentemente ir bem nas questoes que as provas da escola apresentava.
Um dia, um namorado de minha mae foi me buscar na escola e o diretor parou ele para falar de mim, para dizer que eu era um desinteressado, que eu nao queria saber dos estudos, que eu nao era dedicado, etc. Ou seja, ele estava me criticando de forma que me fazia me sentir desvalorizado. Esse namorado de minha mae ouvio tudo em silencia e apos o diretor da escola terminar as criticas sobre meu desempenho escolar, ele respondeu dizendo que ele estava enganado, que eu era muito dedicado, muito focado, muito atento e muito interessado em aprender, pq eu era aprendi frances em 3 meses, eu tinha um profundo conhecimento da historia politica da Franca, um grande conhecimento de geografia, etc. Ele concluiu dizendo ao diretor que se meu desempenho estava sendo mai na escola era pq a escola estava tirando esse meu foco, atencao e desempenho. Desde entao em passei a me sentir valorizado e as criticas de professores e amigos sobre meu desempenho ruim na escola nao me deixavam mais inseguros, pq eu sentir ter valor em algo e para alguem.

Apesar do meu mau desempenho na escola eu fiu o estudante com melhor desempenho da minha sala na faculdade e um dos estudantes com o melhor desempenho no meu curso de minha faculdade. Na epoca eu estudava jornalismo.

O que as pessoas chamam popularmente de ego eh na verdade o a necessidade natural que toda pessoa tem de sentir que tem valor para alguem e para a sociedade, o que a faz sentir viva, por sentir ela eh util e importante para as pessoas.

Como a Angelina Jolie diz: "Nada faria sentido se eu nao tivesse uma vida util para outras pessoas". Pq so eh possivel existir um "eu" se houver um outro ao qual sentimos que nossa existencia tenha um significado.

A boa critica nao eh a que fala mau ou bem, mas a que enxerga potenciais em que o critico mostra dar valor.

Excelentee,, conccordo  muitto ccom  essa  visão. No  fim do dia, o desejo de sentir importante é  o  que move om mundo..


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 20 de Novembro de 2020, 10:30:13
Sim, por isso a relacao da fotografia (do fórum) com os outros é importante.  E a existencia de conteudos que tornam a fotografia uma area de conhecimento, com erros, acertos...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Novembro de 2020, 11:07:00
O que vc diz sobre todo mundo querer se sentir importante eh na verdade: Todo mundo precisa se sentir valorizado. E isso resumo todo e qualquer comportamento humano (trabalho, consumo, moda, hobby, estudos, dinheiro, tradicao, identidade, erc).

Eu acho errado dizer que nao deva haver criticas mas sim saber fazer criticas sem que a pessoa se sinta desvalorizada mas sim valorizada.

Eu vai dar o exemplo da educacao infantil que serve exatamente ao da fotografia, mas de uma forma bem mais familiar a todos. Toda crianca tem o desempenho avaliado na escola e consequentemente recebe criticas de educadores, pais, amigos. Principalmente quando o desempenho escolar eh ruim.

Quando pais, educadores e amigos comocam a falar que a crianca vai mau nos estudos por ser desinteressada, preguissosa, nao gostar de estudar, so querer saber de brincadeira, que ela nao tera futuro e que vai apanhar se nao acertar os exercicios da prova para a nota ser boa, a crianca se sente desvalorizada pela familia, escola e sociedade. Ao se sentir desvalorizada ela se sente a parte, excluida, por se sentir incapaz e consequentemente sem valor para todos. Tal sentimento de incapacidade e consequentemente de nao ter valor faz com que a crianca, ou adulto, fique pensando demasiadamente e isso leva ao stress, depressao e maior problemas de concentracao e aprendizado.

A gora, se uma crianca vai mau na escola mas os pais e educadores buscarem ver no que a crianca tem maior afinidade a facilidade em aprender, a focam a atencao para fazer a crianca se sentir valorizada nessas habilidades, a crianca passa se sentir valorizada. Ao se sentir valorizada ela ganha confianca nela mesma e passa a ter melhor desempenho no aprendizado. E mesmo nas materias que ela nao consegue ir bem, os "defeitos" dela nao as tornam inseguras, pq elas tem o que as fazem se sentir valorigadas.

Eu sempre tive tendencia de ir muito mau na escola e eu sempre fui muito desvalorizado por isso. Mas em 3 meses eu fique fluente estudando frances. E apesar de nao ir bem nas aulas provas de geografia e historia na escola, por exemplo, meu conhecimento de historia e geografia era muito acima da media para a minha idade e para o que era ensinado na escola. Eu apenas nao conseguia ter interesse, consentracao e consequentemente ir bem nas questoes que as provas da escola apresentava.
Um dia, um namorado de minha mae foi me buscar na escola e o diretor parou ele para falar de mim, para dizer que eu era um desinteressado, que eu nao queria saber dos estudos, que eu nao era dedicado, etc. Ou seja, ele estava me criticando de forma que me fazia me sentir desvalorizado. Esse namorado de minha mae ouvio tudo em silencia e apos o diretor da escola terminar as criticas sobre meu desempenho escolar, ele respondeu dizendo que ele estava enganado, que eu era muito dedicado, muito focado, muito atento e muito interessado em aprender, pq eu era aprendi frances em 3 meses, eu tinha um profundo conhecimento da historia politica da Franca, um grande conhecimento de geografia, etc. Ele concluiu dizendo ao diretor que se meu desempenho estava sendo mai na escola era pq a escola estava tirando esse meu foco, atencao e desempenho. Desde entao em passei a me sentir valorizado e as criticas de professores e amigos sobre meu desempenho ruim na escola nao me deixavam mais inseguros, pq eu sentir ter valor em algo e para alguem.

Apesar do meu mau desempenho na escola eu fiu o estudante com melhor desempenho da minha sala na faculdade e um dos estudantes com o melhor desempenho no meu curso de minha faculdade. Na epoca eu estudava jornalismo.

O que as pessoas chamam popularmente de ego eh na verdade o a necessidade natural que toda pessoa tem de sentir que tem valor para alguem e para a sociedade, o que a faz sentir viva, por sentir ela eh util e importante para as pessoas.

Como a Angelina Jolie diz: "Nada faria sentido se eu nao tivesse uma vida util para outras pessoas". Pq so eh possivel existir um "eu" se houver um outro ao qual sentimos que nossa existencia tenha um significado.

A boa critica nao eh a que fala mau ou bem, mas a que enxerga potenciais em que o critico mostra dar valor.
Sim Marcio, mas voltando para a fotografia, por exemplo aqui neste fórum, penso que a boa critica é a que consegue educadamente ser sincera em relação a fotografia, é aquela onde o crítico consegue demonstrar com a sua própria verdade o confronto entre os valores, sentimentos, raciocínio e conhecimento que ele tem, em relação à aquilo que aquilo que ele vê na foto.

Penso assim.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 20 de Novembro de 2020, 11:11:03
Certo,  eu considero ser possivel  analisar utilizando ambas perspectivas.  Seja ela,  a do criador (fotografo) ou a de uma epoca.

Mas uma obra de arte, pelo que me recordo, é identificada dentro de uma trajetoria, quando uma pintura, escultura fotografia, supera o próprio autor.  Ou seja, nem tudo de um artista atinge este nivel. Por favor, me me corrijam se eu estiver equivocado.  :snack:

No final das contas, eu insisto, eh que tal experiencia so eh realmente bem transmitida quando o astista atento a seus sentimento e expressao consegue transmitir tais sentimentos justamente por causa dessa atencao agucada/dedicada. Junto com certa habilidade e treino motor na execucao artistica, o artista consegue transmitir tal experiencia sem mesmo pensar em regras nem nada, mas apenas confiando que no que sente quando realiza algo na obra.

E isso eh similar ao processo da apreciacao da obra de arte que mencionei inicialmente, que seria o expectador da obra, prestando atencao no que sente, meio que experienciar o mesmo que o artista sentiu ao fazer a obra e confiar no que sentio para concluir a obra como tal. Ambos sao capazes de sentir algo similar, ou proximo do similar, por causa da experiencia cognitiva de ambos sobre uma epoca, local, cultura, personalidade ou mesmo imaginario.

Mas aqui com restrições. Isso vai funcionar direito dentro de um ambiente cultural "uníssono", onde as pessoas tem a mesmas referencias e construção social, referencias parecidas, sejam adquiridas através da convivência social ou de estudo. Mas dentro deste planeta existem varias sociedades com referencias culturais diferentes, com signos, e reconhecimento e valores diferentes.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 20 de Novembro de 2020, 11:28:31
Cursors de fotografia e leituras de portfolio.