O meu processo:
1. Olhar a imagem. E olhar nao significa julgar, eh simplesmente colocar o olho nela e observar os detalhes e o todo de forma aleatoria, cores, formas, texturas, elementos na imagem, linhas, brilhos e sombras, a relacao de tudo isso um com o outro ao qual chamamos de composicao, e a relacao de tudo isso com a area da umagem ao qual chamamos de enquadramento. Eh apenas olhar, sem buscar conclusao, sem julgar, sem fazer associacoes, sem nomear e sem pensar.
Esse processo eu acho o mais importante pq so assim eh que eh possivel realmente ver. Ver o mundo abistrato por tras dos vicios das metaforas de nossa linguagem. Se nao fizer esse processo vc nao ve as coisas em si, vc nao percebe o que seu corpo sente, vc enxerga apenas as coisas atravez da metaforas de nossa linguagem.
2. Sentir a imagem. Isso significa fazer o processo acima prestando atencao em como seu corpo reage.
Existe uma dualidade em nos (corpo e mente). O corpo tem expressoes, reacoes e vontades independente da mente. Na verdade, eh dito que o nosso sistema nervoso no abdomem eh o nosso cerebro primitivo. O corpo sempre esta reagindo ao que os seus sentidos percebem no mundo externo e interno tambem. Vamos chamar essa reacao somatica de emocao.
Sendo assim, esse segundo processo eh sentir como seu corpo involuntariamente reage a experiencia do que vc observa na imagem e em cada detalhe.
Mas essa experiencia so eh clara e pura da imagem se nao tiver a influencia do pensar. Por isso que eh dito que grandes obras de arte nos fazem deixar sem palavras, pq a emocao (a reacao somatica) eh tao forte que deixa a mente no escanteio. Uma vez passamos a visualizar a obra de arte em nossa mente eh como se ela desaparecesse para o corpo, mesmo que vc ainda esteja em frente da obra. Transformar o objeto experienciado pelo corpo em imagem eh o que chamamos de imaginacao. Sendo assim, uma vez que o pensar entra em campo, usando das metaforas linguisticar para descrever e julgar algo que ve, o corpo ja nao esta mais reagindo ao objeto artistico em sua frente mas sim a imagem do objeto em sua mente. E o que sentimos pela imagem do objeto na mente podemos chamar de sentimento.
Esses dois processos acima trabalham juntos para que possamos realmente ver imagem e realmente sentir nos "emocionar" pela imagem que esta em nossa frente, ao invez de limitar a experiencia em sentimentos e emocoes na traducao metaforica da obra, em linguagem.
3. Racionalizar o que viu e o que sentiu. E so apos os dois processos acima que depois podemos julgar. Eh ai que entra o pensar. Esse julgamento nao eh o da imagem em si mas o da sua experiencia ao ser exposto pela imagem.
Eh importante resaltar que o primeiro processo nao deve ser feito de maneira rapido ou como exercicio, mas sim como uma atividade natural e casual, sem objetivos (se tiver objetivo passa a ser um exercicio). O motivo para isso eh que nesse processo, quanto mais longo mais se ve. Mas esse ver nao eh ativo e sim passivo. Eh igual quando vc entra em quarto escuro e nos primeiros minutos vc nao ve nada, mas depois de 10 minutos vc comeca a ver frestas de luz vazando de algum canto. E quanto mais vc fica olhando o escuro mais vc vai ver frestas de luz. Mas isso demanda tempo para que seus olhes se acostumem, se dilatem e fiquem entao mais sensivel a luz. O mesmo processo eh similar no olhar da imagem. Em resumo, nao eh vc que esta ativamente vendo mas eh como se a imagem estivesse se revelando para vc, se comunicando com vc, pq vc parou para "ouvir" o que ela tem a dizer, e deu o seu tempo a ela.
Isso significa que esse terceiro processo de racionalizacao sera tao rico ou tao pobre a medida que vc de tempo para seus sentidos se sensibilivar ao objeto observado.
Essa racionalizacao em tentar entender pq dois elementos que juntos formam uma linha ou uma forma, ou um padrao de cor, fez vc se emocionar (seu corpo reagir) de forma tao direta, forte, clara. E assim vc procura fazer as correlacoes de dados que facam sentido para a sua mente (sentimeto).
4. A critica ou julgamento de uma imagem a um espectador (o criador da obra ou pessoas que querem saber a sua opiniao sobre a obra).
Esse processo final eh a apresentacao dessa racionalizazao da experiencia somatica que vc teve da obra. Nesse sentido, nao eh uma critica a obra em sim mas a descricao de como seu corpo e mente reagiram a obra.
O fato eh que nosso cerebro tem memorias de experiencias cognitivas que muitas outras pessoas tambem tem, seja por compartilharem de uma mesma cultura, de uma mesma influencia artistica, de uma mesma epoca, e ate mesmo de uma mesma classe social, ou paisagem. Poir isso, essa racionalizacao que tenta explicar pq seu corpo reage a certos elementos em uma obra pode fazer sentido e ser claro para algumas ou muitas pessoas que sentem sentir o mesmo. E assim as pessoas criam suas regras de harmonia, etc.
Mas a contece que se as pessoas se apegam a essas regras elas se tornam uma linguagem pelo qual as pessoas passam a medir as obras de arte nessa regua. Deixando entao de realmente olhar e sentir a obra em si. Mas a memoria dessas racionalizacoes ajudam a nos entender e racionalizar os sentimentos que temos de demais obras futura.
Eh nesse sentido que a obra de arte eh algo vivo, a reacao de nosso corpo a percepcao sensorial das obras de arte, ou qualquer objeto, eh que nos da a sensacao de que as obras se expressam para nos.
Eh isso.