Autor Tópico: Lente  (Lida 1123 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Novembro de 2020, 00:33:29
Moderadores,

Estou criando o tópico na sala geral de DSLR /Mirroless, pois apesar do meu equipo ser uma Samsung NX3000 com lente 16-50mm. é que pretendo adquirir uma lente Canon EF/EF-S ou Nikon DX para usá-la com adaptador na câmera supracitada.

Por qual motivo ? Por que a minha lente 16-50mm está com uma coleção de fungos na parte blindada de lente e a técnica que analisou o problema em Recife, me disse que não vale a pena o conserto, pois a desmontagem dessa parte blindada pode danificar os elementos óticos que são delicados por se tratar de uma lente pancake.

Como farei uma viagem na próxima quinta e só tenho esse equipamento, só vejo duas soluções imediata, a saber:

1ª) Adquirir uma lente NX 18-55mm (a que tenho atualmente é a 16-50mm) usada no ML por algo em torno de R$480,00.

2ª) Adquirir uma lente Canon ou Nikon (para aproveitá-la em uma DSLR de entrada que irei comprar em Janeiro/2021) e usá-la com adaptador para o sistema NX

Considerando-se que o fator de corte do sistema NX é de 1,53.
Seguem as dúvidas:

1ª) Qual dos dois mounts Canon (fator de corte de 1,6) ou Nikon (fator de corte 1,5) vai VINHETAR MENOS ao usar a lente com o adaptador para o sistema NX ?

2ª) Dá para ter Foco Automático usando por exemplo uma EF-S 24mm uma Nikon 35mm 1.8 com o adaptador para o sistema NX, ou só terei foco manual ?

Muito meu obrigado, desde já, a todos que puderem me orientar a solucionar este imprevisto.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2020, 00:50:26 por maxcarvalho »
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2020, 01:17:43
Cara se vai usar mais pra viagens ou  passeios,  eu creio  que só o preço de uma lente + adaptador dá  pra comprar uma Sony Nex C3 ou F3 com a lente  18-55.  Se for usar adaptadores, geralmente o foco será manual mesmo. Na Sony há adaptadores com eletrônica  que permitem controlar a abertura e tem autofoco (embora não seja rápido) . Pelos valores, esses dias   vi uma Nex C3 no Olx por 500  reais e tava aparentemente em bom estado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2020, 01:20:14
Veja no OLX https://www.olx.com.br/brasil?q=sony nex

PS: os anúncios não são de minha responsabilidade, isso é com cada vendedor. Verifique preços, procedência do equipamentoo com eles. Tenho a Sony Nex  F3,, e adoro  ela.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2020, 03:32:16
1ª) Qual dos dois mounts Canon (fator de corte de 1,6) ou Nikon (fator de corte 1,5) vai VINHETAR MENOS ao usar a lente com o adaptador para o sistema NX ?

2ª) Dá para ter Foco Automático usando por exemplo uma EF-S 24mm uma Nikon 35mm 1.8 com o adaptador para o sistema NX, ou só terei foco manual ?

1. Não se preocupe muito com isso. Ambas vão funcionar a contento. A menos propensa a vinhetar vai ser a Nikon, mas a diferença é desprezível. Porém...

2. Pra isso você precisa de um adaptador com foco automático. Nem sei se existem destes adaptadores pra Samsung NX; mas se existir, vai ser mais caro que a lente nativa 18-55.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2020, 16:32:08
Obrigado a todos pelas respostas.
Encontrei a 18-55mm por R$480,00 no ML, e me parece ser a melhor alternativa.
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo