Autor Tópico: Modo Slave no Flash Canon 550ex e Canon SL2  (Lida 2580 vezes)

Rildo Matos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Novembro de 2020, 15:23:43
Boa tarde tudo bem?
Meu primeiro post aqui no forum, se estiver no lugar errado me desculpem.

Estou iniciando na fotografia e tenho uma Canon SL2 e um Flash 550ex
Gostaria de saber se tem alguma forma de eu disparar essa flash no modo slave apenas com o pop up da sl2, ou de outra forma sem estar plugado na sapata da camera.
Existe essa possibilidade ou só comprando um radio flash?

desde já obrigado pela atenção


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2020, 15:50:04
No  seu  flash tem um modo slave S1 ou S2. Ao configurar para disparo no modo Slave  (s1 ou s2) o flash  irá disparar quando o flash pop-up da sua câmera  disparar. É claro  que um rádio flash é melhor, mas essa solução (que  se chamaa  foto célula )  é boa e funciona bem. Esse sistema só tem  duas  desvantagens 1)  O  disparo da  luz do flash pop-up  também vai  influenciar na  iluminação da  sua foto 2) A foto-célulaa do flash pode nãao funcionar dependendo  da distâancia e do ângulo.

No fim  é  uma solução temporária. Se puder ter um rádio flash é melhor.


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2020, 16:30:41
Vê se nas configurações do flash pop-up tem opção de deixar ele no manual, se sim, vc reduz a potência no mínimo que aí ele vai interferir quase nada na iluminação e ainda assim vai disparar os outros flashes via foto célula.
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


Rildo Matos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2020, 16:58:31
Vê se nas configurações do flash pop-up tem opção de deixar ele no manual, se sim, vc reduz a potência no mínimo que aí ele vai interferir quase nada na iluminação e ainda assim vai disparar os outros flashes via foto célula.

No pop up da SL2 não da a opção para manual, apenas TTL


Rildo Matos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2020, 17:00:56
No  seu  flash tem um modo slave S1 ou S2. Ao configurar para disparo no modo Slave  (s1 ou s2) o flash  irá disparar quando o flash pop-up da sua câmera  disparar. É claro  que um rádio flash é melhor, mas essa solução (que  se chamaa  foto célula )  é boa e funciona bem. Esse sistema só tem  duas  desvantagens 1)  O  disparo da  luz do flash pop-up  também vai  influenciar na  iluminação da  sua foto 2) A foto-célulaa do flash pode nãao funcionar dependendo  da distâancia e do ângulo.

No fim  é  uma solução temporária. Se puder ter um rádio flash é melhor.

Eu já tentei deixar a chavinha do flash no slave e disparar o meu flash pop up pra ver se disparava o 550ex porem sem resultados,
já vi videos que tem algumas cameras que tem a opção de deixar o pop up como master, mas na SL2 nunca achei essa opção


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2020, 19:52:57
Eu já tentei deixar a chavinha do flash no slave e disparar o meu flash pop up pra ver se disparava o 550ex porem sem resultados,
já vi videos que tem algumas cameras que tem a opção de deixar o pop up como master, mas na SL2 nunca achei essa opção

A SL2 não tem essa opção igual algumas câmeras como a 7D que podem disparar o pop-up como master ; sem disparar o próprio flash pop-up. No caso você precisa habilitar o modo S1 ou S2 no seu próprio flash, e na SL2 configurar a potência de disparo do seu flash pop-up; a SL2 não tem modo manual do flash pop-up, apenas o TTL com exposição de compensação que vai de -2 a +2 (assim como a maioria das Rebels) .

O que você pode fazer é deixar o pop-up da SL2 com potência -2 ; mas estive lendo o 550EX parece não ter essa função. Como eu uso flashs da Younguo , eles funcionam normalmente com essa função. Parece que a solução seria comprar um trigger de foto-célula, mas pelo preço é mais barato comprar um rádio-flash mesmo, nem que seja daqueles genéricos made in China, eles funcionam bem para o que se propõem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2020, 21:14:41
Eu já tentei deixar a chavinha do flash no slave e disparar o meu flash pop up pra ver se disparava o 550ex porem sem resultados,
já vi videos que tem algumas cameras que tem a opção de deixar o pop up como master, mas na SL2 nunca achei essa opção

Ai seria outra tecnologia, infrared ou radio.

É como o cheferson explicou, verifique se a frente do flash está virada para sua camera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2020, 21:18:16
Vixi, segundo esse link esse flash não tem o optical slave:

https://www.photo.net/discuss/threads/canon-550ex-as-slave-to-an-alienbee.72557/

Por isso que fico com meus chinas mesmo.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2020, 21:49:36
Vixi, segundo esse link esse flash não tem o optical slave:

https://www.photo.net/discuss/threads/canon-550ex-as-slave-to-an-alienbee.72557/

Por isso que fico com meus chinas mesmo.....

Tenho 2 Youngnuo, ,um   deless  já caiu 3x do tripé  e  tá inteiro. Povo reclama dos flashs da Yougnuo, mas ao contrário  das  lentes,  estou  satisfeito com meus flahs by China.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2020, 10:05:41
Eu tive um 550EX, ele funciona como slave, com aquele sistema ótico da Canon. Eu usava ele na 60d. Era um sistema bacaninha, mas tinha limitação, parecido com fotocélula.
Um radinho desses aqui vai resolver seu problema:


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811106301-radio-flash-wansenpt16-transmissor-receptor-pcanon-e-nikon-_JM#position=1&type=item&tracking_id=19accd92-7ddb-43c4-8f18-82e9ed9fab27

Duzentão. Eu uso desses, em formatura, pra acionar as tochas de estudio.
E antes de ter os YN 622C eu usava nos casamentos também. Tem a limitação de não poder mexer na carga do flash pelo menu da câmera, mas não falha. é Filézinho.


Rildo Matos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2020, 11:02:23
A SL2 não tem essa opção igual algumas câmeras como a 7D que podem disparar o pop-up como master ; sem disparar o próprio flash pop-up. No caso você precisa habilitar o modo S1 ou S2 no seu próprio flash, e na SL2 configurar a potência de disparo do seu flash pop-up; a SL2 não tem modo manual do flash pop-up, apenas o TTL com exposição de compensação que vai de -2 a +2 (assim como a maioria das Rebels) .

O que você pode fazer é deixar o pop-up da SL2 com potência -2 ; mas estive lendo o 550EX parece não ter essa função. Como eu uso flashs da Younguo , eles funcionam normalmente com essa função. Parece que a solução seria comprar um trigger de foto-célula, mas pelo preço é mais barato comprar um rádio-flash mesmo, nem que seja daqueles genéricos made in China, eles funcionam bem para o que se propõem.
Realmente, vou verificar a possibilidade de comprar um rádio.
Obrigado pelas informações


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2020, 13:10:39
Eu tive um 550EX, ele funciona como slave, com aquele sistema ótico da Canon. Eu usava ele na 60d. Era um sistema bacaninha, mas tinha limitação, parecido com fotocélula.
Um radinho desses aqui vai resolver seu problema:


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811106301-radio-flash-wansenpt16-transmissor-receptor-pcanon-e-nikon-_JM#position=1&type=item&tracking_id=19accd92-7ddb-43c4-8f18-82e9ed9fab27

Duzentão. Eu uso desses, em formatura, pra acionar as tochas de estudio.
E antes de ter os YN 622C eu usava nos casamentos também. Tem a limitação de não poder mexer na carga do flash pelo menu da câmera, mas não falha. é Filézinho.

Hahahaha eu tenho esse e funciona muito bem. Barato, bom e funcional.


Rildo Matos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2020, 15:13:49
Eu tive um 550EX, ele funciona como slave, com aquele sistema ótico da Canon. Eu usava ele na 60d. Era um sistema bacaninha, mas tinha limitação, parecido com fotocélula.
Um radinho desses aqui vai resolver seu problema:


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811106301-radio-flash-wansenpt16-transmissor-receptor-pcanon-e-nikon-_JM#position=1&type=item&tracking_id=19accd92-7ddb-43c4-8f18-82e9ed9fab27

Duzentão. Eu uso desses, em formatura, pra acionar as tochas de estudio.
E antes de ter os YN 622C eu usava nos casamentos também. Tem a limitação de não poder mexer na carga do flash pelo menu da câmera, mas não falha. é Filézinho.
Desculpe sou um pouco leigo ainda nesses assuntos o que seria esse sistema ótico?
Obrigado pela dica do rádio, vou juntar uma grana pra comprar,
Sabe me dizer se esse modelo também da certo no 550EX e se a loja é confiavel?
https://www.lumitecfoto.com.br/kit-radio-flash-godox-universal-ct-16.html?gclid=EAIaIQobChMIwKW9rZqP7QIVhQeRCh2ezATyEAQYAiABEgLGU_D_BwE


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2020, 16:22:43
Era um sistema que comandava outros flashs com pulsos de luz pelo flash pop up, como se fosse um codigo morse.

Diferente do slave óptico tradicional que dispara com outro flash, esse funcionava em TTL.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2020, 22:47:54
Desculpe sou um pouco leigo ainda nesses assuntos o que seria esse sistema ótico?
Obrigado pela dica do rádio, vou juntar uma grana pra comprar,
Sabe me dizer se esse modelo também da certo no 550EX e se a loja é confiavel?
https://www.lumitecfoto.com.br/kit-radio-flash-godox-universal-ct-16.html?gclid=EAIaIQobChMIwKW9rZqP7QIVhQeRCh2ezATyEAQYAiABEgLGU_D_BwE

Como o Vangelismm explicou, era um sistema da Canon, quase uma foto-célula, mas específico para alguns modelos de flash e câmeras. Era melhor que foto-célula, pior que rádio. Eu usei muito numa 60d com o próprio 550EX. Mas tinha limitações.

Esse modelo de rádio aí é filé, chega a ser melhor que o que eu postei, e tá num preço excelente! Tem rosca na base, suporte pra sombrinha, gostei.
Tô quase comprando um pra mim, hahaha. Lumitec Foto é muito bem falada pela galera.