Esses dois paragrafos que fazem parte de um texto que publiquei no meu livro "A anxiedade da Inexistencia", responde a sua pergunta
Ter consciência significa aparecer para si mesmo, mas aparecer para si mesmo (nossa mente) não é suficiente para garantir sua realidade objetiva11. Apenas sob o olhar de outra pessoa que o indivíduo se torna um objeto a si mesmo (HUSTVEDT, p.370)12. Através de expressões artísticas, como pintura, escrita, escultura e fotografia, estamos sempre nos comunicando com alguém, um espectador, a quem queremos aparecer; Mesmo que o espectador seja um eu imaginário, a auto narrativa do indivíduo (onde é formado o senso de identidade da pessoa)13. É como se o desejo de criar fosse um desejo de aparecer em outro objeto através do qual nossa existência possa ser percebida além de nos mesmos. Também é no trabalho artístico que o artista aparece para si, desta vez não apenas através de sua auto narrativa mental (as imagens mentais de si), mas através de um eu materializado que pode ser percebido através dos sentidos corporais – da emoção – no mundo objetivo. Como se isso confirmasse nossa existência a nós mesmos.
O mesmo é a reação das pessoas à nossa própria aparência, que nos confirma nossa própria existência. Quando falta essa interação, sentimos-nos invisíveis. O corpo sente fome de confirmar sua existência. O corpo sente desaparecer, resultando em ansiedade, apreensão sobre sua própria inexistência, e que só pode sentir-se descansado novamente quando os sentidos são alimentados pela reação interativa de sua aparência a outra pessoa, confirmando sua existência.
Em resume, toda criacao sugere um espectador, mas o espectador nao eh necessariamente um publico alheio a nos mas sim nos mesmos. E mesmo assim esse espectador continua sendo invisivel, mas como Kandinsky sugeriu, o verdadeiro ver nao acontece com os olhos. Os olhos apenas olhar, o que ve eh o copro. Se vc sente e esta ciente do que sente, vc esta vendo.
Uma vez um amigo pediu a minha opiniao de uma foto que ele fez e eu gostei muito, entao fiz uma descricao detalhada do pq eu gostei da foto. Ele respondeu que fez tudo o que eu descrevi sem pensar e nem saber. Eu disse a ele que as melhores fotos sao as que fazemos sem pensar mesmo. Se estamos sentindo e confiando no que sentimos, fazemos pq acreditamos que o nosso sentimento esta correto. Saber o pq esta correto eh secundaro e nao eh impostante para pazer a obra, mas somente para julgar a hobra se necessario ou desejado apos a criacao.
As pessoas que confundem o olhar com o ver acabam nao vendo nada. Bresson disse que o problema das pessoas eh que elas nao viam. E muitas pessoas que admiram as obras do fotografo concordam com ele e ate citam ele, mas sem realemnte entender o que ele quiz dizer com isso.