Autor Tópico: As câmeras e os biscoitos (Estou olhando pra você, Olympus!)  (Lida 3285 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2020, 10:55:45
Pessoal que tem e entende de câmeras Sony, ajude aí... Eu me perdi nas especificações p/montar um kit compacto nesta plataforma

Coloquei o kit Canon EOS RP + 50mm f/1.8 na comparação e me parece que dá pra ter um kit fullframe bem compacto também — talvez o mais barato da comparação, inclusive! Segue aqui: https://j.mp/3kPukux

O que novamente me faz pensar que iria tranquilamente para a Fujifilm ou Olympus por uma série de motivos — mas, com certeza, não pela relação tamanho/peso. Muito menos pelos preços.

Sent from my motorola one using Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2020, 11:21:41
Pessoal que tem e entende de câmeras Sony, ajude aí... Eu me perdi nas especificações p/montar um kit compacto nesta plataforma

Depende da sua tara por biscoitos.

Quanto a Sony, não uso nenhuma lente da própria Sony, só lentes de foco manual e algumas AF da Minolta que são A-Mount. Em ambos os caso, uso adaptadores. Não gosto das lentes da Sony, as boas de verdade são muuuito caras. Optei pela Sony A7 por ser mirrorless e serem full frame. Nikon e Canon eu realmente não estava a fim de comprar.

Só não entendo por que você deixou de fora as Panasonic. Tenho/tive várias Pana e Oly e sempre gostei mais das Pana.





Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2020, 11:26:23
Depende da sua tara por biscoitos.

Quanto a Sony, não uso nenhuma lente da própria Sony, só lentes de foco manual e algumas AF da Minolta que são A-Mount. Em ambos os caso, uso adaptadores. Não gosto das lentes da Sony, as boas de verdade são muuuito caras. Optei pela Sony A7 por ser mirrorless e serem full frame. Nikon e Canon eu realmente não estava a fim de comprar.

Só não entendo por que você deixou de fora as Panasonic. Tenho/tive várias Pana e Oly e sempre gostei mais das Pana.

Obrigado pelas dicas. A plataforma da Sony é muito eclética e variada em opções.

O único motivo de eu deixar de fora as da Panasonic, é a minha enorme ignorância. Fora da plataforma da Canon, eu não entendo muito das opções de lentes possíveis.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2020, 18:45:40
Perfeito!
Você me deu a ideia de comparar as câmeras pequenas, com distâncias focais "normais".
Peguei o exemplo da Fujifilm x100v e tentei montar kits equivalentes, em distância focal, peso e tamanho nas outras marcas.
Eu tenho até de te agradecer :ok: tinha esquecido completamente que o Camera Size permitia avaliar tamanho de câmera+lente. :ok:






André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2020, 18:53:34
Obrigado pelas dicas. A plataforma da Sony é muito eclética e variada em opções.

O único motivo de eu deixar de fora as da Panasonic, é a minha enorme ignorância. Fora da plataforma da Canon, eu não entendo muito das opções de lentes possíveis.

Dá uma olhadinha, vendi as minhas Olys todas (tive 3) e fiquei com a GX7 e a GX85, ambas com IBIS. Acho as objetivas básicas "de kit" da Panasonic muito melhores, principalmente a 14-45 que vinha com a GF1, essa eu guardei. A 14-42 PZ é super compacta e também muito boa, e se você quiser mesmo as fodonas, tem as PanaLeica ou mesmo algumas Olympus profissionais.

A GX7 filma em full HD muito bem e a GX85 em 4K. Na verdade bem melhor que as Oly em vídeo, não tem nem o que conversar. A única Oly que mantive foi uma E-PM2 que uso para alguns experimentos.

Uma coisa que reparei foi que o IBIS das Olys dão muuuito problema. Essa E-PM2 que tenho está com o IBIS ferrado, assim como diversas outras de conhecidos que vi. É algo que tem que ter em mente se optar pelas Oly, tem uma quantidade grande de reclamações sobre isso.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #20 Online: 23 de Novembro de 2020, 08:09:57
Dá uma olhadinha, vendi as minhas Olys todas (tive 3) e fiquei com a GX7 e a GX85, ambas com IBIS. Acho as objetivas básicas "de kit" da Panasonic muito melhores, principalmente a 14-45 que vinha com a GF1, essa eu guardei. A 14-42 PZ é super compacta e também muito boa, e se você quiser mesmo as fodonas, tem as PanaLeica ou mesmo algumas Olympus profissionais.

A GX7 filma em full HD muito bem e a GX85 em 4K. Na verdade bem melhor que as Oly em vídeo, não tem nem o que conversar. A única Oly que mantive foi uma E-PM2 que uso para alguns experimentos.

Uma coisa que reparei foi que o IBIS das Olys dão muuuito problema. Essa E-PM2 que tenho está com o IBIS ferrado, assim como diversas outras de conhecidos que vi. É algo que tem que ter em mente se optar pelas Oly, tem uma quantidade grande de reclamações sobre isso.

Já testou aquela 12-100 f4?
Já pensei em pegar uma oly só por causa dela, mas me conhecendo não conseguiria ficar sem as pancake também rsrs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 23 de Novembro de 2020, 09:23:30
Já testou aquela 12-100 f4?
Já pensei em pegar uma oly só por causa dela, mas me conhecendo não conseguiria ficar sem as pancake também rsrs


Sinceramente não e nem quero. Não gosto de zoom com um fator tão grande assim, fora que não pago $1200 em uma lente MFT nem a pau. Prefiro mil vezes duas lentes que cubram a mesma faixa.
O que te digo é que a pancake 14-42 é um horror para uma lente de $220

Das que tive, mantive:

Oly 9-18 + Pana 12-32 / 14-45 / 14-42 PZ / 45-150 / 25

O resto todo eu vendi, até a 7-14 F4 que eu gostava mas achava pesada.

Para mim, a essência de uma câmera MFT é a leveza. Não me vejo usando uma 70-200 F4 nelas, a pegada fica péssima nas câmeras que tenho. Acho que só justifica usar essas lentes maiores em câmeras tipo a G9 , que é bem maior e tem uma ergonomia muito mais pensada para essas situações. Sei que existem grips, já usei mas de que adianta uma câmera minuscula que você tem no final que por um grip para ela ficar suportável ?

Estou muito feliz com a minha decisão. Leve, barato e produz imagens excelentes.
Se eu precisar de alguma coisa mais complicada, tenho as A7 e um monte de lentes matadoras de foco manual e mais as da Canon com o adaptador MC-11 da Sigma.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2020, 09:24:48 por AFShalders »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2020, 10:41:43
Não sou um grande praticante de fotografia de rua, mas entendo que as câmeras pequenas + lentes normais são as preferidas neste segmento.
A série Fujifilm X100 é um destes parâmetros.
A x100v, que eu citei ali em cima, custa aproximadamente US$ 1400,00 -- mas, no Brasil, pode chegar a 2000 dólares. Não chega a ser um preço absuuuuuurdo, mas acredito que é possível considerar alternativas.

Full disclaimer... sou fã das câmeras Fujifilm e acho esta série x100 muito charmosa.

Mas é possível ter um kit para fotografia de rua, com tamanho e peso reduzido, por um preço melhor em outras marcas?!
Na minha "montagem" no CameraSize https://j.mp/2J0KdkI cheguei aos seguintes kits: (os preços são da BH)

1 - Fujifilm x100v: 476g; US$ 1.400,00 --- Definitivamente, ela ganha em peso, em tamanho e, na minha humilde opinião, em beleza.

2 - Nikon z50 + 16-50mm: 585g US$; 896,00  :clap: --- Um preço destes, bicho!!  E a diferença de peso em relação à x100v é menos que o pacote de biscoito :clap:

3 - Canon RP + 50mm f/1.8: 645g; US$ 1.200,00 --- Nesta configuração, acho que o kit não causa muita empolgação, mas eu vi uma promoção deste corpo c/ uma lente 24-105mm na BH por US$ 999,00, mas foge totalmente do objetivo de manter o tamanho reduzido.

4 - Fujifilm X-T3 + 18-55mm: 849g; US$ 1.400,00 --- este foi incluído, por causa do Dan Milnor (assisto aos vídeos dele no YT), que vive dizendo que não tem mais saúde para carregar câmeras grandes por aí e prefere usar esta câmera. Mas, já que o preço é o mesmo da x100v, creio que o peso não é exatamente tão prioritário quanto ele diz. . Dá mais de 2 pacotes de bolacha, aí!  :D :assobi: 8-) :) São 373g a mais em relação à x100v.

No final das contas, estou concluindo que os Youtubers não estão sabendo muito do que estão falando, quando falam de peso de câmeras.
Na minha mais que humilde opinião, os 373 gramas a mais não significa muita coisa, se for pra usar a câmera e a lente que eu gosto, que me sinto bem. Acredito que as diferenças de preços também não são tão gritantes (chegam a 50% a mais em alguns casos).

Eu uso Canon, mas fiquei positivamente muito impressionado com o kit da Nikon.  :worship: -- que ainda oferece a possibilidade de anexar uma teleobjetiva que, em tempos de pandemia, pode dar mais segurança para fotógrafos de rua.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2020, 11:12:15
Não sou um grande praticante de fotografia de rua, mas entendo que as câmeras pequenas + lentes normais são as preferidas neste segmento.
A série Fujifilm X100 é um destes parâmetros.
A x100v, que eu citei ali em cima, custa aproximadamente US$ 1400,00 -- mas, no Brasil, pode chegar a 2000 dólares. Não chega a ser um preço absuuuuuurdo, mas acredito que é possível considerar alternativas.

Full disclaimer... sou fã das câmeras Fujifilm e acho esta série x100 muito charmosa.

Mas é possível ter um kit para fotografia de rua, com tamanho e peso reduzido, por um preço melhor em outras marcas?!
Na minha "montagem" no CameraSize https://j.mp/2J0KdkI cheguei aos seguintes kits: (os preços são da BH)

1 - Fujifilm x100v: 476g; US$ 1.400,00 --- Definitivamente, ela ganha em peso, em tamanho e, na minha humilde opinião, em beleza.

2 - Nikon z50 + 16-50mm: 585g US$; 896,00  :clap: --- Um preço destes, bicho!!  E a diferença de peso em relação à x100v é menos que o pacote de biscoito :clap:

3 - Canon RP + 50mm f/1.8: 645g; US$ 1.200,00 --- Nesta configuração, acho que o kit não causa muita empolgação, mas eu vi uma promoção deste corpo c/ uma lente 24-105mm na BH por US$ 999,00, mas foge totalmente do objetivo de manter o tamanho reduzido.

4 - Fujifilm X-T3 + 18-55mm: 849g; US$ 1.400,00 --- este foi incluído, por causa do Dan Milnor (assisto aos vídeos dele no YT), que vive dizendo que não tem mais saúde para carregar câmeras grandes por aí e prefere usar esta câmera. Mas, já que o preço é o mesmo da x100v, creio que o peso não é exatamente tão prioritário quanto ele diz. . Dá mais de 2 pacotes de bolacha, aí!  :D :assobi: 8-) :) São 373g a mais em relação à x100v.

No final das contas, estou concluindo que os Youtubers não estão sabendo muito do que estão falando, quando falam de peso de câmeras.
Na minha mais que humilde opinião, os 373 gramas a mais não significa muita coisa, se for pra usar a câmera e a lente que eu gosto, que me sinto bem. Acredito que as diferenças de preços também não são tão gritantes (chegam a 50% a mais em alguns casos).

Eu uso Canon, mas fiquei positivamente muito impressionado com o kit da Nikon.  :worship: -- que ainda oferece a possibilidade de anexar uma teleobjetiva que, em tempos de pandemia, pode dar mais segurança para fotógrafos de rua.

Só não esqueça que a X100 cabe em um bolso de jaqueta, por exemplo.

Eu prefiro ter uma XE com uma 27mm, que é menor ainda. Só perde o OVF


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 23 de Novembro de 2020, 11:20:04
...
Eu prefiro ter uma XE com uma 27mm, que é menor ainda. Só perde o OVF

Concordo plenamente.

Mas nesse caso específico de câmeras com lente fixa, eu já iria para uma Pana LX100, mas aí é gosto pessoal.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #25 Online: 23 de Novembro de 2020, 11:27:35
Só não esqueça que a X100 cabe em um bolso de jaqueta, por exemplo.

Eu prefiro ter uma XE com uma 27mm, que é menor ainda. Só perde o OVF
Perfeito! Bem colocado!
Aliás, ela tá aí como referência, um parâmetro sólido de comparação.
Até pensei em usar a Ricoh GR III Street Edition https://www.bhphotovideo.com/c/product/1600249-REG que tá abaixo de 900 dólares — mas comprar isso no Brasil é "meio" difícil.

A x100v a gente encontra fácil, aqui.


Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #26 Online: 23 de Novembro de 2020, 11:31:15


Eu prefiro ter uma XE com uma 27mm, que é menor ainda. Só perde o OVF

Se o ovf/evf for dispensável, poderia ser mais justo usar uma série M, da Canon, na comparação, provavelmente.

A Sony também tem uma câmera assim, ou tô enganado?!



Sent from my motorola one using Tapatalk



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #27 Online: 23 de Novembro de 2020, 12:02:32
A Sony também tem uma câmera assim, ou tô enganado?!

A sony tem essa câmera: RX1R II
https://www.sony.com/electronics/cyber-shot-compact-cameras/dsc-rx1rm2

Mas acho que pela faixa de preço é outra categoria.  :ponder:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #28 Online: 23 de Novembro de 2020, 12:05:48

No final das contas, estou concluindo que os Youtubers não estão sabendo muito do que estão falando, quando falam de peso de câmeras.


Se no youtube o sujeito comenta só a questão de peso e não mostra qual a referência da comparação e/ou não apresenta números mostrando o quanto é a redução de peso, nem termino de ver o vídeo.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #29 Online: 23 de Novembro de 2020, 12:09:46
Se no youtube o sujeito comenta só a questão de peso e não mostra qual a referência da comparação e/ou não apresenta números mostrando o quanto é a redução de peso, nem termino de ver o vídeo.
Pois é!
Há outras referências!!
Fotografia de rua com Leica é uma delícia, se você não pensar no tamanho do prejuízo, se for roubado huehuehuehue

Tem que ser pequeno no preço também (Olympus, estou olhando pra você!)

Sent from my motorola one using Tapatalk