Autor Tópico: Para quem você fotografa?  (Lida 3706 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2020, 12:57:37
Eu vi a questao como um questionamento que vem mais tarde.  Eu me reconheco em determinado assunto, grupo que fotografo? Ou nao?


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2020, 17:36:15
A fotografia sempre será  melhor enquanto se fotografa olhando seu íntimo ao invés da preocupação com o exterior.
Enquanto o homem (o fotógrafo) se preocupar em exteriorizar e cuidar do imponderável mais se afastará do que realmente importa.

É bem difícil não se preocupar com o exterior.
Com o externo e com as opiniões a respeito.
Mas estou tentando fazer as fotos, e mostrá-las da forma como fiz, sem tanta neura em relação ao juízo que façam dela.
Assim me sinto mais livre.
Se ninguém gostar... paciência.
Eu gostando, já está tudo bem.
Mas acredito que aquela foto que fiz naquele dia, se fosse hoje talvez fizesse diferente.
Minha cabeça estava assim naquele dia, hoje pode estar assada.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #17 Online: 27 de Novembro de 2020, 18:40:49
Perfeito, Helvio.
Este é o espírito.
 :ok:

É bem difícil não se preocupar com o exterior.
Com o externo e com as opiniões a respeito.
Mas estou tentando fazer as fotos, e mostrá-las da forma como fiz, sem tanta neura em relação ao juízo que façam dela.
Assim me sinto mais livre.
Se ninguém gostar... paciência.
Eu gostando, já está tudo bem.
Mas acredito que aquela foto que fiz naquele dia, se fosse hoje talvez fizesse diferente.
Minha cabeça estava assim naquele dia, hoje pode estar assada.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2020, 15:43:04
Eu acho, sinceramente, que sim.
Mas isso depende do que vc entende qdo eu digo "fotografar olhando seu interior".
Se existe algum pensamento que direcione à questões de inspiração, transcendência, estímulos emocionais, etc, talvez não (mas apenas você pode ter certeza).
Se vc fotografa com sua verdade, sim, a todo momento é possível.
"fotografar olhando seu interior"

Então eu acho isso um tremendo romantismo com a fotografia. Penso que é perfeitamente possível fazer ótimas fotos de maneira muito racional e calculada, olhando para o exterior, pensando em objetivos.

Mas vc não explica direito aquilo que vc quer dizer, não é Peri??? Explica ai, desce pro play ground e entra na conversa Peri!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2020, 15:48:09
Legal o tópico. Vou acompanhar.

Lendo as últimas mensagens, relacionei com uma citação interessante do fotógrafo Don McCullin que li hoje:

"Photography for me is not looking, it’s feeling. If you can’t feel what you’re looking at, then you’re never going to get others to feel anything when they look at your pictures." – Don McCullin.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2020, 18:46:55
Kkkk
Calma Lindsay, melhor fazer pensar do que já sair falando tudo.
Moro na cobertura, o play tá longe, já corri muito hj pela manhã, melhor ficar no sofá mesmo.  Kkkk

"fotografar olhando seu interior"

Então eu acho isso um tremendo romantismo com a fotografia. Penso que é perfeitamente possível fazer ótimas fotos de maneira muito racional e calculada, olhando para o exterior, pensando em objetivos.

Mas vc não explica direito aquilo que vc quer dizer, não é Peri??? Explica ai, desce pro play ground e entra na conversa Peri!!!


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2020, 19:16:49
Mas falando sério,  eu acho perfeitamente possível ser racional.
E eu sou, já que me pauto muito na técnica para fotografar e não acredito muito em inspiração, mas em transpiração.
Fotografar olhando "seu interior" nada mais é que escolher a sua verdade e seguir nela sem se importar com os outros.
É aí que quero chegar.
Eu abri este tópico porque vi um tópico seu onde vc tenta chegar a um consenso sobre críticas de fotografias, como se isso fosse algo palpável e, por que não, importante.
Toda esta coisa de balançar o fórum criticando fotos, para mim, não passa de uma bobagem.
Veja bem, NADA de pessoal, até porque tenho enorme consideração por vc e pela forma sempre educada que nos tratamos sempre.
Mas eu acho que qdo se posta uma foto, não importa se virão críticas (qdo se pensa no lado negativo) ou elogios (lado positivo).
E é neste ponto que quero chegar.
Esqueçam críticas ou elogios, fotografem.
Busquem suas verdades e descansem desta coisa de achar que toda foto tem explicação, porque na verdade não tem.
Isso é muito fruto desta geração que gosta de like e exposição, e se há realmente verdade no que estão fazendo, isso é supérfluo.

"fotografar olhando seu interior"

Então eu acho isso um tremendo romantismo com a fotografia. Penso que é perfeitamente possível fazer ótimas fotos de maneira muito racional e calculada, olhando para o exterior, pensando em objetivos.

Mas vc não explica direito aquilo que vc quer dizer, não é Peri??? Explica ai, desce pro play ground e entra na conversa Peri!!!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2020, 09:41:50
Esse "olhar interior" ou "Sentir o corpo", nao eh romantismo mas sim pura neurobiologia. Eh na verdade mais racional do que as pessoas chamam de racional. E o que as pessoas chamam de racional acaba sendo na verdade racionalisacao e nao racional.

Arte e neuro biologia estao diretamente relacionados tal como e conomia e sociologia.

Vcs podem entender a ciencia neurologica e biologica por tras da experiencia corporal e a relacao que isso tem com a experiencia no mundo (incluindo a arte) em obras como:

How the body shapes the brain (Lauria)
River of consciousiness (Oliver Sacks)
A estranha ordem das coisas (Antonio Damasio)
A woman looking at men looking at women (Siri Hustvedt)
Art and Artist (Otto Rank)
The life of the mind (Hannah Arendt)


Achar que a relacao corporal com a arte eh algo romatico e nao racional eh o mesmo erro que as pessoas comentem em achar que economia racional sao numeros e nao pessoas. As pessoas confundem datas com racional quando datas nao contem absolutamente nenhum racional, sao apenas datos para se fazer correlacoes que as pessoas confundem com racional e conhecimento quando na verdade eh o contrario.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2020, 09:46:53 por C R O I X »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Dezembro de 2020, 11:25:12
Mas falando sério,  eu acho perfeitamente possível ser racional.
E eu sou, já que me pauto muito na técnica para fotografar e não acredito muito em inspiração, mas em transpiração.
Fotografar olhando "seu interior" nada mais é que escolher a sua verdade e seguir nela sem se importar com os outros.
É aí que quero chegar.
Eu abri este tópico porque vi um tópico seu onde vc tenta chegar a um consenso sobre críticas de fotografias, como se isso fosse algo palpável e, por que não, importante.
Toda esta coisa de balançar o fórum criticando fotos, para mim, não passa de uma bobagem.
Veja bem, NADA de pessoal, até porque tenho enorme consideração por vc e pela forma sempre educada que nos tratamos sempre.
Mas eu acho que qdo se posta uma foto, não importa se virão críticas (qdo se pensa no lado negativo) ou elogios (lado positivo).
E é neste ponto que quero chegar.
Esqueçam críticas ou elogios, fotografem.
Busquem suas verdades e descansem desta coisa de achar que toda foto tem explicação, porque na verdade não tem.
Isso é muito fruto desta geração que gosta de like e exposição, e se há realmente verdade no que estão fazendo, isso é supérfluo.
Aêhhhh Peri muito bom!!!

Agora eu entendi onde vc queria chegar, obrigado pela resposta. Aliás, é ótima resposta, veja o que vc escreveu:

"Mas eu acho que qdo se posta uma foto, não importa se virão críticas (qdo se pensa no lado negativo) ou elogios (lado positivo).
E é neste ponto que quero chegar.
Esqueçam críticas ou elogios, fotografem.
Busquem suas verdades e descansem desta coisa de achar que toda foto tem explicação, porque na verdade não tem.
Isso é muito fruto desta geração que gosta de like e exposição, e se há realmente verdade no que estão fazendo, isso é supérfluo..."

Show !!!! Então palmas Peri  :clap: :clap: :clap: vc tem o meu respeito, siga por ai mesmo.

Mas veja no meu caso Peri, a relação que tenho com minha fotografia pessoal (não se trata da fotografia que faço para a maioria dos clientes), estou falando da fotografia que faço pra mim, o meu trabalho autoral. Pra mim importa sim aquilo que as pessoas falam e sentem pelas fotografias, porem se o espectador não gosta da fotografia, e quiser descer a lenha, tudo bem, eu não vou ficar chateado com criticas ou comentários que possam falar de maneira negativa das fotos ou das minhas intenções. Eu acredito que neste aspecto, de certa forma concordamos, afinal não importa o tipo de comentário, todos são bem vindos;

Peri, essa sua resposta é super importante e construtiva, acho que seria bom se estivesse lá naquele outro tópico que vc mencionou, então eu vou tomar a liberdade de copiar para lá. Muito obrigado pelos esclarecimentos.  :ok:

Mas tem uma diferença, eu não considero bobagem, afinal tem coisa que eu faço mesmo é para provocar, muitas vezes até mesmo para protestar, reclamar, para criticar a sociedade, para questionar o ser humano e a sua existência. Veja um exemplo, essa é uma foto de um trabalho em andamento, uma serie que comecei anos atrás mas ainda não terminei, onde falo das mulheres:

A imagem fica melhor de se ver no imgBB


Essa é uma parte da minha poesia, é provocação, receber criticas e saber o como as pessoas se relacionam com esse tipo de foto é importante pra mim.

Marcio se estiver lendo isso aqui, brincando um pouco com vc, eu acho que essa foto foi feita com o meu intestino.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2020, 11:34:28 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Dezembro de 2020, 11:33:33
Esse "olhar interior" ou "Sentir o corpo", nao eh romantismo mas sim pura neurobiologia. Eh na verdade mais racional do que as pessoas chamam de racional. E o que as pessoas chamam de racional acaba sendo na verdade racionalisacao e nao racional.

Arte e neuro biologia estao diretamente relacionados tal como e conomia e sociologia.

Vcs podem entender a ciencia neurologica e biologica por tras da experiencia corporal e a relacao que isso tem com a experiencia no mundo (incluindo a arte) em obras como:

How the body shapes the brain (Lauria)
River of consciousiness (Oliver Sacks)
A estranha ordem das coisas (Antonio Damasio)
A woman looking at men looking at women (Siri Hustvedt)
Art and Artist (Otto Rank)
The life of the mind (Hannah Arendt)


Achar que a relacao corporal com a arte eh algo romatico e nao racional eh o mesmo erro que as pessoas comentem em achar que economia racional sao numeros e nao pessoas. As pessoas confundem datas com racional quando datas nao contem absolutamente nenhum racional, sao apenas datos para se fazer correlacoes que as pessoas confundem com racional e conhecimento quando na verdade eh o contrario.
Tudo bem Marcio  :ok:

Mas olha só esclarecendo o "romantismo" que usei ai em cima. Acredito que dentro de um fotografo existem varias coisas, um monte de coisas. E fazer fotos o tempo todo buscando "espiritualidade" ou tentando fotografar para si mesmo "olhando para o seu interior", não significa que as fotos serão sempre melhores, ou que ele será sempre um melhor fotógrafo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 01 de Dezembro de 2020, 12:17:23
Tudo bem Marcio  :ok:

Mas olha só esclarecendo o "romantismo" que usei ai em cima. Acredito que dentro de um fotografo existem varias coisas, um monte de coisas. E fazer fotos o tempo todo buscando "espiritualidade" ou tentando fotografar para si mesmo "olhando para o seu interior", não significa que as fotos serão sempre melhores, ou que ele será sempre um melhor fotógrafo.

Eu nao estou falando sobre o que da melhor resultado. Ate mesmo pq o que eh chamado de melhor eh 100% subjetivo.

Eu estou falando que o que vc chama de "espiritualidade" nao tem nada de espiritual mas sim eh 100% cientifico.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 01 de Dezembro de 2020, 12:18:45
Eu nao estou falando sobre o que da melhor resultado. Ate mesmo pq o que eh chamado de melhor eh 100% subjetivo.

Eu estou falando que o que vc chama de "espiritualidade" nao tem nada de espiritual mas sim eh 100% cientifico.

ok  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #27 Online: 01 de Dezembro de 2020, 12:57:06
Aêhhhh Peri muito bom!!!

Agora eu entendi onde vc queria chegar, obrigado pela resposta. Aliás, é ótima resposta, veja o que vc escreveu:

"Mas eu acho que qdo se posta uma foto, não importa se virão críticas (qdo se pensa no lado negativo) ou elogios (lado positivo).
E é neste ponto que quero chegar.
Esqueçam críticas ou elogios, fotografem.
Busquem suas verdades e descansem desta coisa de achar que toda foto tem explicação, porque na verdade não tem.
Isso é muito fruto desta geração que gosta de like e exposição, e se há realmente verdade no que estão fazendo, isso é supérfluo..."

Show !!!! Então palmas Peri  :clap: :clap: :clap: vc tem o meu respeito, siga por ai mesmo.

Citar
Mas veja no meu caso Peri, a relação que tenho com minha fotografia pessoal (não se trata da fotografia que faço para a maioria dos clientes), estou falando da fotografia que faço pra mim, o meu trabalho autoral. Pra mim importa sim aquilo que as pessoas falam e sentem pelas fotografias, porem se o espectador não gosta da fotografia, e quiser descer a lenha, tudo bem, eu não vou ficar chateado com criticas ou comentários que possam falar de maneira negativa das fotos ou das minhas intenções. Eu acredito que neste aspecto, de certa forma concordamos, afinal não importa o tipo de comentário, todos são bem vindos;

Citar
Peri, essa sua resposta é super importante e construtiva, acho que seria bom se estivesse lá naquele outro tópico que vc mencionou, então eu vou tomar a liberdade de copiar para lá. Muito obrigado pelos esclarecimentos.  :ok:

Mas tem uma diferença, eu não considero bobagem, afinal tem coisa que eu faço mesmo é para provocar, muitas vezes até mesmo para protestar, reclamar, para criticar a sociedade, para questionar o ser humano e a sua existência. Veja um exemplo, essa é uma foto de um trabalho em andamento, uma serie que comecei anos atrás mas ainda não terminei, onde falo das mulheres:


Quando falo "bobagem" é mais no sentido que já falei, de eu não me importar. Penso que a responsabilidade do autor termina na postagem. A partir deste ponto o observador é responsável pelo que vê,  pelo que sente e pelo feedback que dá ou não.
Mas é salutar qdo postamos uma foto e temos um retorno.
Até porque isso abre portas, confirma nossas expectativas com o trabalho e até mesmo nos mostra caminhos diferentes.
O mais importante pra mim é vc olhar a obra da pessoa e entender o que ela fez; saber que a pessoa tem intenção e traduz isso no trabalho.
Gostar ou não são outros quinhentos.

Citar
A imagem fica melhor de se ver no imgBB


Essa é uma parte da minha poesia, é provocação, receber criticas e saber o como as pessoas se relacionam com esse tipo de foto é importante pra mim.

Correto.

Citar
Marcio se estiver lendo isso aqui, brincando um pouco com vc, eu acho que essa foto foi feita com o meu intestino.