Autor Tópico: Qual valor justo cobrado p fotografar evento?  (Lida 4691 vezes)

gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 24 de Novembro de 2020, 14:33:23
Oi gente!

Qual o valor justo em média, cobrado p se fotografar um aniversário infantil sem a edição das imagens?

Obrigada


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2020, 15:11:01
Sem nenhum demérito a outras profissões:

Cobre no mínimo igual ao DJ.

Calcule o uber de ida e volta para o local mais distante dentro de sua cidade, se o valor pesar, é porque você está cobrando pouco.

Não cobre menos que uma boa maquiadora para debutante.

E nem menos que o cache dos animadores.

A diária do garçom é o alerta vermelho, se você estiver cobrando próximo deles, que não precisam de equipamento caro e não levam trabalho pra casa, é hora de rever o negocio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2020, 10:10:46
Oi gente!

Qual o valor justo em média, cobrado p se fotografar um aniversário infantil sem a edição das imagens?

Obrigada

Eu acho que vc deve vender seu trabalho, não as fotos. Meu trabalho fechado inclui tratamento das imagens sempre, não tem essa de só digital sem tratar, faz parte da minha identidade a curadoria e tratamento das melhores fotos.

Pense: vc entrega as imagens cruas, ou outra pessoa trata e outro taca um filtro de insta de qualquer jeito e quem fez as fotos? O seu nome que fica ali "feio".

Cálculo de preço é uma coisinha um pouco complexa de calcular, depende muito da região, do seu nível de mercado e do resultado final do seu trabalho, fora cálculos de custo. O mínimo seria calcular seus custos e por uma margem de lucro sustentável, mas isso é o mais básico.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2020, 10:12:53 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2020, 15:37:44
Infantil já "desencanei" faz tempo.

Até um tempo atrás os buffets infantis já ofereciam foto no pacote por R$150,00 e já tinha o esquema com um fotógrafo que fazia semana toda evento pra eles, agora até isso ai caiu, galera faz com celular e fica satisfeita.

E se levar em consideração que a galerinha dos R$150,00 ia com sua 18-55 sem saber direito o que estava fazendo, eu acho que as pessoas não estão p0erdendo nada em fotografar com seus celulares.


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2020, 14:16:04
Eu acho que vc deve vender seu trabalho, não as fotos. Meu trabalho fechado inclui tratamento das imagens sempre, não tem essa de só digital sem tratar, faz parte da minha identidade a curadoria e tratamento das melhores fotos.

Pense: vc entrega as imagens cruas, ou outra pessoa trata e outro taca um filtro de insta de qualquer jeito e quem fez as fotos? O seu nome que fica ali "feio".

Cálculo de preço é uma coisinha um pouco complexa de calcular, depende muito da região, do seu nível de mercado e do resultado final do seu trabalho, fora cálculos de custo. O mínimo seria calcular seus custos e por uma margem de lucro sustentável, mas isso é o mais básico.

Sim! Eu sempre vende meu serviço com o tratramento da imagem. A minha pergunta foi referente à um job que outro fotógrafo me contratou para fotografar p ele. Quem fará a edição será ele. Eu tenho meu preço p fotografar evento, porém fiquei na dúvida referente ao preço sem tratamento nesse caso. Obrigada pela resposta!


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2020, 14:35:31
Sem nenhum demérito a outras profissões:

Cobre no mínimo igual ao DJ.

Calcule o uber de ida e volta para o local mais distante dentro de sua cidade, se o valor pesar, é porque você está cobrando pouco.

Não cobre menos que uma boa maquiadora para debutante.

E nem menos que o cache dos animadores.

A diária do garçom é o alerta vermelho, se você estiver cobrando próximo deles, que não precisam de equipamento caro e não levam trabalho pra casa, é hora de rever o negocio.

Muito boa a sua observação sobre levar em conta o valor do uber ida e volta p o lugar mais longe da minha cidade. No caso eu moro em SP Capital. Eu sei q precificar é algo complexo e inclui muitas coisas. Levar esse fator do uber é essencial. Dica bem prática!!

Concordo plenamente sobre.meu valor ser maior que djs e etc, porém necessito cotar c estes serviços p entender qual o valor q esses profissionais cobram.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2020, 14:46:29
Sem nenhum demérito a outras profissões:

Cobre no mínimo igual ao DJ.

Calcule o uber de ida e volta para o local mais distante dentro de sua cidade, se o valor pesar, é porque você está cobrando pouco.

Não cobre menos que uma boa maquiadora para debutante.

E nem menos que o cache dos animadores.

A diária do garçom é o alerta vermelho, se você estiver cobrando próximo deles, que não precisam de equipamento caro e não levam trabalho pra casa, é hora de rever o negocio.

Cara, vou copiar isso aqui, e colar pra todo mundo que me perguntar "quanto cobrar".
Sensacional!

A métrica do garçom é fantástica.
 :ok: :ok:

Infantil já "desencanei" faz tempo.

Até um tempo atrás os buffets infantis já ofereciam foto no pacote por R$150,00 e já tinha o esquema com um fotógrafo que fazia semana toda evento pra eles, agora até isso ai caiu, galera faz com celular e fica satisfeita.

E se levar em consideração que a galerinha dos R$150,00 ia com sua 18-55 sem saber direito o que estava fazendo, eu acho que as pessoas não estão p0erdendo nada em fotografar com seus celulares.

Dellano, aniversário infantil e ensaio de grávida são coisas que eu nem lembro direito como faz.

Meu último ensaio de grávida foi do meu sobrinho, ele nasceu em janeiro. E aniversário, eu fiz um dia 22/12.

Dei um orçamento mês passado, cobrei barato 500,00 ensaio e festa.

Ouvi um "Ainn mas o fulano fez por 200,00 tudo... Só que eu prefiro as suas fotos, vc não consegue chegar no preço dele?"
Respondi de boa "Claro que chego sim... Mas aí vou chegar na qualidade dele tbm, que acha?"

Não fechei  :D :D

Sim! Eu sempre vende meu serviço com o tratramento da imagem. A minha pergunta foi referente à um job que outro fotógrafo me contratou para fotografar p ele. Quem fará a edição será ele. Eu tenho meu preço p fotografar evento, porém fiquei na dúvida referente ao preço sem tratamento nesse caso. Obrigada pela resposta!

Então devia colocar como "Qual valor justo pra freelance"?

Aí a galera ia orientar com mais precisão.

Aqui em Maringá e região, pessoal tá fazendo casamento e debutante 350 ~ 450, formatura 250 ~ 400 e aniversáriozinho/batismo/crisma 200 ~300, isso para freelancer. Cobrar esses preços do cliente final é suicídio.

Sempre varia de acordo com o gabarito/equipamento do contratado, do contratante, e de um acordo comum entre as partes antes.

Off topic: Dia desses, eu tava num sábado, extremamente a toa, meu filho com a mãe, namorada em outra cidade, e eu sem nenhum programa, ou casa de parente/amigo pra ir, kkkkkkk
pipocou num grupo de fotógrafos, um cara precisando de assistente, pra dali a uma hora, o seu assistente tava com piriri e não conseguiria ir. Oferecendo 120,00 contos.

Chamei o cara, era conhecido meu (não amigo), fui de célula kkkkkkkkkkkk

Ganhei cenzinho (coloquei 20 pra gasosa), conversei, jantei um rango bom, e distraí a cabeça  :D :D :D :D
« Última modificação: 26 de Novembro de 2020, 14:51:19 por Mike Castro »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2020, 18:35:03
Off topic: Dia desses, eu tava num sábado, extremamente a toa, meu filho com a mãe, namorada em outra cidade, e eu sem nenhum programa, ou casa de parente/amigo pra ir, kkkkkkk
pipocou num grupo de fotógrafos, um cara precisando de assistente, pra dali a uma hora, o seu assistente tava com piriri e não conseguiria ir. Oferecendo 120,00 contos.

Chamei o cara, era conhecido meu (não amigo), fui de célula kkkkkkkkkkkk

Ganhei cenzinho (coloquei 20 pra gasosa), conversei, jantei um rango bom, e distraí a cabeça  :D :D :D :D

Nossa, deu até inveja agora!!

Saudade de ir pra um evento sem preocupação.

 :)


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2020, 20:32:25


Então devia colocar como "Qual valor justo pra freelance"?

Aí a galera ia orientar com mais precisão.

Aqui em Maringá e região, pessoal tá fazendo casamento e debutante 350 ~ 450, formatura 250 ~ 400 e aniversáriozinho/batismo/crisma 200 ~300, isso para freelancer. Cobrar esses preços do cliente final é suicídio.

Sempre varia de acordo com o gabarito/equipamento do contratado, do contratante, e de um acordo comum entre as partes antes.



obrigada pela resposta. agora tive uma base, pelo menos!

200 a 300 reais um aniversário de 3h e o mesmo valor p a cerimonia de batismo que é por volta de 1h?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2020, 12:33:34
obrigada pela resposta. agora tive uma base, pelo menos!

200 a 300 reais um aniversário de 3h e o mesmo valor p a cerimonia de batismo que é por volta de 1h?

Então... Aí vai da conversa... Batismo a partir de 200, niver até 300. Por isso coloquei a base.
E batismo, apesar de parecer "mais rápido", não é tão mole assim.
Um batismo marcado para 9h na igreja, tem que chegar 8h30, puxar o saco das maria-sacristia, pra ver onde pode e não pode subir, fazer foto com pais, padrinhos, convidados, enfim.
E geralmente os batismos são no fim da missa, ou seja, fotógrafo chega antes, faz foto antes, fica a missa inteira moscando, e só vai trabalhar depois. Demora tbm.
Um batismo marcado para 9h, difícil o fotógrafo chegar em casa antes das 11h.


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2020, 14:43:04
Então... Aí vai da conversa... Batismo a partir de 200, niver até 300. Por isso coloquei a base.
E batismo, apesar de parecer "mais rápido", não é tão mole assim.
Um batismo marcado para 9h na igreja, tem que chegar 8h30, puxar o saco das maria-sacristia, pra ver onde pode e não pode subir, fazer foto com pais, padrinhos, convidados, enfim.
E geralmente os batismos são no fim da missa, ou seja, fotógrafo chega antes, faz foto antes, fica a missa inteira moscando, e só vai trabalhar depois. Demora tbm.
Um batismo marcado para 9h, difícil o fotógrafo chegar em casa antes das 11h.

Super interessante vc detalhar isso. Batismo é uma coisa q ainda não fiz. Achava q depois da cerimônia a gente fazia as fotos c os parentes. Bem legal esse comentário sobre puxar o saco da maria sacristia. Hahahaha. Ta aí. Gostei! Ganhei uma dica fora do assunto principal.

Off Topic: vc costuma fazer foto antes da missa, posada, dentro da igreja?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2020, 15:10:40
E ainda pode ter uma recepção depois do Batismo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2020, 19:25:24
Então... Aí vai da conversa... Batismo a partir de 200, niver até 300. Por isso coloquei a base.
E batismo, apesar de parecer "mais rápido", não é tão mole assim.
Um batismo marcado para 9h na igreja, tem que chegar 8h30, puxar o saco das maria-sacristia, pra ver onde pode e não pode subir, fazer foto com pais, padrinhos, convidados, enfim.
E geralmente os batismos são no fim da missa, ou seja, fotógrafo chega antes, faz foto antes, fica a missa inteira moscando, e só vai trabalhar depois. Demora tbm.
Um batismo marcado para 9h, difícil o fotógrafo chegar em casa antes das 11h.

Duvido encontrar um depoimento mais honesto que esse  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas vem cá, não tem o outro lado da moeda?
Não rola um convite pro almoço ou outro agrado?
 :ok: :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2020, 11:16:21
Super interessante vc detalhar isso. Batismo é uma coisa q ainda não fiz. Achava q depois da cerimônia a gente fazia as fotos c os parentes. Bem legal esse comentário sobre puxar o saco da maria sacristia. Hahahaha. Ta aí. Gostei! Ganhei uma dica fora do assunto principal.

Off Topic: vc costuma fazer foto antes da missa, posada, dentro da igreja?

Pelo menos com os pais e padrinhos, é bom fazer antes, porque agiliza. É menos foto pra fazer depois quando tá todo mundo morrendo de fome e calor... E principalmente a criança, que estressa com aquele zumzumzum da cerimônia. Então, pais e padrinhos chegando 30 minutos antes, dá pra fazer fotos deles de boa, com a igreja vazia, ambiente fresquinho, criança descansada e bem humorada...

Além disso, fica aquela muvuca na igreja depois dos batismos, bagunça, todo mundo querendo fazer foto o quanto antes, "Vamo tirar foto logo, vai", e todo mundo fica olhando pro fotógrafo, achando que ele é que tem culpa da demora...

E ainda pode ter uma recepção depois do Batismo.

Verdade! Bem lembrado!

Por isso é bom combinar antes, 'Vai ser só a cerimônia na igreja? Vai ter almoço depois?"... Aí cobrar X pela igreja, x+y pelos dois. O adicional geralmente é pouca coisa, mas tem que cobrar, senão cliente monta nas costas.

Duvido encontrar um depoimento mais honesto que esse  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rapaz, eu só tento passar o que vivi nesses quase vinte anos fotografando os outros, kkkkkk
É fogo!  :D :D



Mas vem cá, não tem o outro lado da moeda?
Não rola um convite pro almoço ou outro agrado?
 :ok: :ok:

Então: aí entra uma situação delicada: se o cliente contratou só igreja e no fim, te chama pra almoçar, é certo que vai ter que fazer foto lá.

Partindo do pressuposto que o fotógrafo deu os dois orçamentos, valor para igreja e valor para igreja+almoço, e o cliente contratou só a igreja, fica aquela coisa:

Na visão do fotógrafo, ele fez meia dúzia de fotos, (de um domingo que já tava perdido) e comeu um churrascão - STONKS
Na visão do cliente, ele conseguiu as fotos da recepção de graça, (já que tinha recebido orçamento para isso) em troca de um prato de comida - STONKS

Quando me contratam só pra igreja, e me chamam pra almoçar, eu não vou. Eu não tenho coragem de deixar a câmera no porta-malas e chegar com a cara e a coragem pra encher o bucho. E acredite, 99% dos clientes só convidam pra ter fotos "de grates" no almoço/jantar. "Ahh, fotógrafo, já que você tá aqui, não tem como fazer umas fotinhos da decoraçãozinha que a gente fez? Tem também uns tios/primos que não foram à igreja, pode ser?"

Fotógrafo que se condiciona a isso uma vez, nunca mais tem paz.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2020, 11:19:48 por Mike Castro »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2020, 11:33:20
Só um caso, parece off topic, mas tem muito a ver com o que eu relatei acima.

Chegou um fulano no estúdio uma vez, pra contratar pro casamento da filha. Eles olharam as fotos, videos, etc, adoraram o serviço.
Na hora do dindin, o cara assim: "Você deveria me dar um desconto, afinal, vocês já vão estar lá comendo, bebendo, ouvindo o som, etc."
Pois é, foi isso que ele me disse.
"Por isso não, amigo. Façamos o seguinte: me paga o preço de tabela, que eu coloco em contrato que minha equipe não vai comer nem beber na sua festa. Nem água eu vou deixá-los tomar.

Pois o filho da p*** aceitou. Paguei marmita, comprei agua mineral e refrigerante pra todo mundo. Estávamos em dois fotógrafos, um assistente e dois cines. Pra mim, saiu mais barato do que o desconto que eu ia dar pra ele, porque foi um contrato bom, com álbum grande, réplica de pais, enfim...

Não pensem que eu tratei mal meus freelas. Quando liguei pra marcar com cada um deles, expliquei: "Segunte, casamento dia tal, só que não pode comer no buffet nem beber agua deles, porque o pai da noiva é um miserável. Vou providenciar tudo, jantar do restaurante X e bastante água pra gente, de boa" E eles fecharam numa boa, já sabendo como ia ser.

Resumindo, o povo acha que a gente vai nas festas só pra comer. Não caiam nessa, novatos.