Autor Tópico: Indicação de flash e tripé para iniciante  (Lida 2466 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2020, 13:02:40
Sei que já passou a BF, mas vou recomendar 2 flashs que tem me atendido maravilhosamente:

Triopo TR988. INseesi 560.

Embora o Triopo seja mais especificado (TTL, HSS, Zoom, segunda cortina, etc..) eu prefiro o INseesi porque ele tem um número guia menor então ele recicla muito mais rápido e funciona com qualquer pilha vagabunda, além de não ter muita função pra ficar preocupado e servir em qualquer câmera com pino central.

O pessoal fala para pegar flash mais especificado para começar e eu sou um que discorda totalmente disso. Um bom flash manual é a melhor escola. Flash é fácil, só precisa parametrizar o ISO e a abertura, a velocidade dele só muda o quanto de luz ambiente a câmera irá captar. Assim, o que se deve preocupar é o triângulo de exposição (assim como usualmente) e a carga do flash. TTL só é útil para quem faz evento onde a fotometria varia muito, mas com o ônus de gastar bem mais bateria do que o convencional.

Mais importante que o flash são os modificadores e disparadores. Flash em cima da câmera não resolve muito, o jeito é usar ele fora. Aí vc precisa de ter um rádio e um modificador. Os rádios tem na faixa de 100-150, e os modificadores na faixa de 150-300. Sugiro pegar um rádio simples e um Softbox 60x60 da GODOX (ou similar.... NEEWER, FOTGA, ETC.) com o tripé e o S-Type. Sombrinha também é uma boa por ser baratinha, mas os suportes que se acha para elas são bem ordinários.... forçam muito a sapata do flash e o mesmo não fica muito centrado na sombrinha.

Um livro que recomendo muito é o  "O Livro do Flash do Scott Kelby" linguagem fácil e bem humorada, sem muito preciosismo e termos extremamente técnicos.

Comprar na China é tranquilíssimo!!!!!! Papagaiada isso que taxa... peguei já 2 flashes e veio de boa, no máximo paguei o despacho postal. O INseesi custa entre 150-200 reais. O Triopo paguei 250 (ano passado). O softbox custa 190-260 reais com suporte. Compensa olhar no ALI e no Shopee.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2020, 13:04:10 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.