Autor Tópico: [DICAS] Introdução fotografia do Sol  (Lida 1775 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
Online: 28 de Novembro de 2020, 13:54:55
Conforme solicitado, seguem exemplos de fotos reais de astrofotografia feitas e editadas por mim.

FullSpectrum:

H-α + IR Block + UV Block:

Reservo aqui o direito de editar minhas fotos como bem entendo. Direito que parece que todos aqui possuem mas, que me é negado com frequência.

« Última modificação: 30 de Novembro de 2020, 12:17:26 por André Sena »
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2020, 14:49:30
Esclarecendo melhor,

Críticas são bem vindas  :ok:

Inclusive sobre a edição  :ok:

Todas fotos de astrofotografia que eu já vi nesse forum, receberam edição forte.

Porém, me indicaram manter todo o céu ao redor do Sol, sem detalhes. Cerceando a minha liberdade de criação. Fui então, obrigado a recortar o Sol e colocá-lo sobre fundo preto.

Na bronca, fiz sem cuidado e há marcas no recorte.

« Última modificação: 28 de Novembro de 2020, 14:53:25 por Ernesto »
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2020, 16:19:51
Aqui com outro tipo de filtro, ajustado para ver a Coroa do Sol

H-Alpha Largo + IR Block + UV Block

Reparem que, de quinta para cá, as manchas solares mudaram de posição  :ok:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2020, 16:33:54 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2020, 16:20:44
Aqui com outro comprimento focal. Também com filtro ajustado para a Coroa do Sol mas, menos intenso.

Se a compactação não estragou demais, deve dar para ver as labaredas de fogo pela superfície

H-Aplha largo + UV Block + IR Block
« Última modificação: 28 de Novembro de 2020, 16:34:22 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2020, 16:25:00
ATENÇÃO,  as fotos acima são feitas com equipamento profissional, específico para fotografar o Sol.

Qualquer tentativa sem conhecimento ou equipamento inadequado, leva a cegueira permanente e perda (derretimento) do equipamento

Todas as imagens são reais e são editadas, assim como, todas as imagens de astrofotografia aqui sempre foram. Mas me obrigam a citar, pois, a regra que cai sobre "alguns", é diferente da regra que cai para "outros" :ok:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2020, 16:27:08 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2020, 16:27:53
Se me sobrar tempo, farei fotos CaK e também fotos IR  :ok:
« Última modificação: 28 de Novembro de 2020, 16:28:06 por Ernesto »
Abraham Lincoln

amador47sc

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2020, 22:32:31
Só eu que estou admirado com as fotos do Ernesto?

Não imaginei que você fotografasse os astros. Taí, gostei ... Impressionante. Parabéns  :clap: :clap: :clap:

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2020, 00:10:58
Só eu que estou admirado com as fotos do Ernesto?

Não imaginei que você fotografasse os astros. Taí, gostei ... Impressionante. Parabéns  :clap: :clap: :clap:

Obrigado  :ok: :worship:
Abraham Lincoln

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2020, 02:10:18
IMpressionante as fotos Ernesto!

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2020, 02:22:58

Isso era um sonho de criança.

Eu sempre gostei de planetas e estudava Astronomia Prática no interior

Ao me mudar para a cidade de SP, tudo se perdeu e todos me diziam que nunca mais seria possível ...

Até que teve "o último eclipse do milênio" lá em +-1994: Eclipse total do Sol.

Aí percebi que dava para ser um amante da Astronomia e ser, pelo menos, meio-feliz na cidade de SP  :D

De lá para cá, voltei a estudar Astronomia e fui juntando equipamentos  :ok:
« Última modificação: 29 de Novembro de 2020, 02:26:53 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2020, 02:24:17

Obrigado !

Recebi seu e-mail hoje à tarde e ainda estou montando sua resposta porque ela ficou enorme !
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2020, 03:24:29

Cheferson, acho mais fácil responder suas perguntas aqui, separando por tema em vários posts. Pois as respostas são longas
 :ok:

Como eu disse, eu preferia muito mais falar de planetas mas, é impossível fotografá-los, com qualidade, na cidade de SP

Devido a poluição atmosférica e luminosa, a opção que sobra para quem gosta de Astronomia e mora na cidade SP, é bem perigosa e é fotografar o Sol.

Então vamos lá:
Até por lei, eu não posso recomendar nada antes de passar as normas de segurança. Porque se alguém ler e ficar cego permanentente, não quero que a culpa venha para mim :ok:

Ainda assim, na cidade de SP, são poucos os dias e os horários que podemos fazer estas fotos do Sol com qualidade.

Enfim, não temos muita escolha e precisamos escolher um dos poucos dias/horários de "Solzão". (o que é mais perigoso ainda. Perigoso para nossos olhos, perigoso para nossos equipamentos)

Sabemos que olhar para o Sol em dias normais, já pode dar cegueira permanente.

Olhar através de lentes é muito pior.

Olhar através da lente, lhe causará cegueira pemanente certa e sensores de câmera derretidos.

Isso não é exagero.

Durante séculos, se usou lupas para fazer fogo em acampamentos (imagine sua retina nisso) :(

A história de fazer fogo esfregando gravetos é da idade da pedra. 
:no: :doh: :hysterical:

Isso é ensinado para crianças escoteiras porque, se as ensinarmos a usar lentes para fazer fogo, uma criança pode apontar a lente para o olho da outra (na brincadeira) ou olhar para o Sol com a lente (e ficar cega permanentemente)
Enfim, durante toda a idade moderna, quem tinha posses, usava lupas em acampamentos  :ok:

Posto os fatos e riscos, no próximo posto falarei dos equipamentos

Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2020, 03:43:43
Ok, equipamentos: Óculos

Então, antes de começarmos qq coisa,primeiro, vamos proteger nossos olhos:

Como disse, a cidade de SP é péssima para fotos de astrofotografia à noite mas, é ótima para acesso à tecnologia.

Então, em 2012, comprei uma armação de óculos RodenStock no Shopping Iguatemi e comecei a busca das lentes

Você precisa de uma ótica que trabalhe com a linha médica da ZEISS

Na época eu achei na antiga ótica Wanny de Higienópolis (credenciada a ZEISS).

A loja é credenciada ZEISS mas o vendedor não tem a menor ideia do que você está pedindo...

Então, vamos na lingagem dele. :ok:

Comece o papo assim:

Peça o catálogo de lentes para albinos com certificação médica da ZEISS e esteja certo que está na parte de lentes com certificação médica para albinos com os graus mais altos de deficiência à fotosensibilidade.

Informe que entre estas, você quer encomendar as mais escuras possíveis para quando estes albinos vão à praia (são lentes feitas sob encomenda na Alemanha).

O vendedor vai te explicar que "ninguém" :assobi: compra essa linha máxima.
Nem albinos !!!
Vai te empurrar as mais claras.
Vai dizer que são apenas lentes de proteção caso o albino abra o olho e distraído, olhe para o céu, na praia.
Vai lhe dizer que dentro de casa e à noite, a pessoa não vê absolutamente nada.
Vai dizer que se você não gostar não há devolução
Vai dizer que 90% dos albinos que compram, não gostam, por serem escuras demais.
Vai dizer que até de dia, "não servem para nada". Só para o albino enquanto ele está sentado na cadeira de praia. Pois nem o Albino enxerga com elas para poder caminhar com segurança na praia.

Perfeito  :ok: Se a conversa chegou nesse tom, você está na parte certa do catálogo :ok:  :hysterical:

Agora você vai escolher a mais escura e pedir uma que lente que filtre 100% do UV, polarizadas, espelhada, anti-reflexo e que a ZEIS garante que bloqueia +-95% da luz. Eles mandarão o pedido para a Alemanha fazer)

Esse óculos é um item de segurança como um air-bag ou um extintor de incêndio

Ainda assim, esse óculos não lhe permitirá olhar para o Sol. Se olhar, você ficará cego. Vou explicar o porquê dos óculos nos próximos posts.

Esse óculos não lhe permitirá a olhar pelo visor da câmera. Se olhar, você ficará cego. Vou explicar o porquê dos óculos nos próximos posts.

O que o óculos faz é te ajudar enquanto você aponta o equipamento e dá umas olhadas rápidas (até sem querer) para o Sol. Vou explicar o porquê dos óculos nos próximos posts

Quem tem câmera com LCD móvel, pode dizer que o óculos é desnecessário. Enfim, eu passo a norma de segurança. Se a pessoa não quer seguir e ficar cega, não reclame.
Vou explicar o porquê dos óculos nos próximos posts
« Última modificação: 29 de Novembro de 2020, 03:58:54 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2020, 04:21:31
Ok, uma vez com o óculos de proteção na mão... tire-o da mão e ponha na cara...  :D

Vamos lá...

Equipamentos de segurança para proteção do equipamento:

Proteção da objetiva:
Tampe a lente (objetiva) e leve ao local. Por que ?
Porque equanto montamos a lente (objetiva) no tripé (vou explicar o porquê do tripé nos próximos posts), não devemos deixar o Sol passar por dentro dela à toa. A lente amplifica a luz e esquenta, danifica e pode derreter partes do equipamento.

Segunda proteção de segurança para seus olhos:
Tampe o viewfinder com aquela tampinha de viewfinder que vem junto com a câmera (aquela que ninguém usa). Algumas câmeras tem uma chavinha que fecha o viewfinder.

Porque se tampa o viewfinder ?
1. Porque enquanto se movimenta a câmera no tripé (vou explicar o porquê do tripé nos próximos posts), teremos momentos que a objetiva (lente) estará sem a tampa e, se o viewfinder não estiver fechado, a luz do Sol que entra pela objetiva (lente), é amplificada e passará direto pelo viewfinder, indo direto aos seu rosto/olhos e, dependendo do ângulo, ela vai machucar sua vista. E se vc ficar olhando, vai ficar cego

2. Sabemos que foto será feita pelo LiveView mas, se a sua câmera sair do LiveView, seja pelo temporizador ou porque você foi ao menu e apertou um botão errado e o viewfinder abrir, a luz do Sol que entra pela lente, é amplificada e passará direto pelo viewfinder, indo direto aos seu rosto/olhos e, dependendo do ângulo, ela vai machucar sua vista. E se vc ficar olhando, vai ficar cego

Jamais olhe para o Sol pelo viewfinder para fotografar o Sol (você ficará cego)

Na realidade, jamais olhe para o Sol, seja com um óculos de proteção ou qq coisa. O óculos e tudo que se faz e indica, são para a proteção, até em caso de falhas. A vista é sua. Os danos são permanentes. O risco existe. Proteja-se
« Última modificação: 29 de Novembro de 2020, 04:30:57 por Ernesto »
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2020, 04:51:36
Continuando Cheferson,

O último item de segurança, protege o sensor quando tivermos que destampar a objetiva (lente).

Usamos um filtro ND100.000 de 16.6 Stops.

A Hoya fabrica o Solar de 16.6 Stops (veja, desesseis stops)

Esse filtro ficará abaixo do filtro protect e acima de todos os outros filtros, sempre.

Esse filtro não é o que se usa para observar o Sol em telescópios.

Esse filtro é mais fraco para permitir a fotografia.

Aí se começa a entender o porquê de toda a preocupação com os olhos, óculos e viewfinder.

Se usarmos esse filtro para olhar o Sol, podemos ficar cegos permanentemente.

Aqui eu termino os itens de segurança.

Nós próximos posts começo a explicar como fotografar
Abraham Lincoln