Me perguntaram como fiz a foto abaixo:

Todas essas fotos são obtidas através da:
1. Condição atmosférica.
2. Ângulo do Sol no céu
3. Vontade do Sol
4. Fotometria no ponto certo do Sol
5. Filtros específicos para cara área de cor do Sol
6. Conhecimento das cores que queremos destacar
7. Software de edição de RAW que selecione as cores
Como eu fiz:
1. Condição atmosférica:Dias sem nuvens são melhores
Regiões sem poluição são melhores
2. Ângulo do Sol no Céu:É melhor quando ele está na região do Zenite (no topo do Céu) entre 11 da manhã e 13hrs (porque nela há menos atmosfera e poluição nesse ponto). Foge do nosso escopo aqui, explicar a atmosfera ou o porquê disso
3. Vontade do Sol:O Sol está em constante atividade e ele muda a cada instante
Como tudo em astrofotografia, é importante acompanhar por sites, as condições do Sol, os melhores dias, horários e época do ano.
4. Fotometria:Fotometrei na coroa do Sol
Aí temos uma foto nesse estilo:

(mas essa foto foi feita com outra combinação de filtros)
Se fotometrar no Sol, temos isso:

(mesma combinação de filtros da primeira foto acima)
Se fotometrar na média, temos algo assim: (espero que vc consiga ver a coroa do Sol bem fraquinha)

(mas essa foto foi feita com outra combinação de filtros)
5. Filtros:No caso acima, usei a D810A que tem um tipo específico de filtro para astrofotografia.
É possível fazer essa foto com outras câmeras e filtros ? Sim
a) Existem vários tipos de filtros
b) Existem várias combinações possíveis a fazer (juntando os filtros)
c) E "o mesmo" filtro tem diferenças que variam de uma marca para outra
d) A temperatura também muda a característica do filtro. Em algumas marcas, é possível controlar a temperatura do filtro e se escolher qual temperatura se deseja, através de um LCD. Isso é possível porque o filtro fica ligado na tomada. Se você não tem isso, podemos esquentar o filtro sob o Sol mesmo (fica por conta e risco de cada um)
6. Estudo das cores do Sol:Cada fenômeno do Sol, tem uma característica.
É preciso estudar a característica dos fenômenos que buscamos (antes de comprar os filtros) e é preciso saber como combinar os filtros
Na foto acima tem:
- dois filtros de bloqueio de UV (O Sol tem muito UV)
- filtro H-Alpha
- filtro de bloqueio de IR
- filtro ND com características para fotografar o Sol
- filtro 650nm
É fundamental que o RAW registre corretamente, as cores que buscamos
7. Software:No caso acima, buscamos um certo tipo de "labareda" de Hidrigênio.
Existem filtros que entregam apenas a cor de algumas "labaredas" de Hidrogênio e todo o resto da foto sai preto.
Eles são bons para a ciência mas não para a fotografia pq deixam a foto feia (só com as "labaredas")
Na configuração usada, nosso RAW tem mais que isso.
E os filtros usados já saturaram a região de vermelho que queremos.
E isso nos permite "criar" os filtros que faltam digitalmente.
Retiramos todo o canal azul (pois nele está o sinal de outros elementos quimicos)
Retiramos todo o canal verde (que também nos mostra outros fenômenos)
E no canal vermelho temos os tons de vermelho de +-650nm a +-700nm
As cores de +-650nm a +-700nm estão registradas em uma escala de 14-bits
Ou seja, de 0 a 16.384 (14-bits).
Essas labaredas estão nos tons ao redor de 656,28 nm
Aí o que fazemos é ajudar, dessaturando os outros tons de vermelho. (não os retiramos !!! Apenas dessaturamos)
Depois disso é edição de ruído como em qq foto