Autor Tópico: Peter Kropotkin sobre Qualidade artistica e necessidade da arte.  (Lida 9496 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2020, 09:56:33

Não vejo relação entre retrarar a história de Cristo (Rafael, Titan), etc.. com sair fotografando gente pobre e suja nas ruas  :ok:

Creio que o pobre prefere ser retratado limpo e arrumado.

A exploração da pobreza é válida para vender jornal mas não vejo como classificar isso como arte.

Existem politicos que nao gostam, e fotografos também. Nao acredito que seja facil para um fotografo psicologicamente lidar com as contradicoes de registrar uma desgraca. E ai eu acredito que conta muito com o compromisso e honestidade do fotografo, do jornal. Do editor.

Eu diria que ambas podem e devem ser feitas e tudo que é fotografado pode ter conflito de interesse.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Dezembro de 2020, 10:56:50

Não vejo relação entre retrarar a história de Cristo (Rafael, Titan), etc.. com sair fotografando gente pobre e suja nas ruas  :ok:

Creio que o pobre prefere ser retratado limpo e arrumado.

A exploração da pobreza é válida para vender jornal mas não vejo como classificar isso como arte.

Porque não gostamos de algum tipo de expressão de um artista não significa que não podemos classificar aquilo como arte arte.
A arte não deve ser necessariamente bela ou agradável a todos.
Muitas vezes não o é, mas continua sendo arte.
Embora seja apaixonado por música clássica, muitas peças e autores compuseram musicas absolutamente tristes, depressivas, que geralmente não gosto de ouvir, mas é arte da mesma forma.
Apenas aquela peça não me agrada.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.365
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Dezembro de 2020, 10:59:19

 A foto em preto e branco eh para a fotografia o carvao, grafite, etc que eh para o desenho e pintura.


Que beleza de definição!
É exatamente assim que eu enxergo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Dezembro de 2020, 11:06:57
Nada contra foto de jornal retratando pobreza, gente mal-arrumada, suja ou fotos de guerra

São úteis para a evolução da sociedade  :worship:

Mas, não não tem valor artistico porque:
- não são criadas pela mente autor.
- não são criadas pela criatividade do autor

São criadas pela desigualdade social.

São um registro importantíssimo para a história e para a evolução da sociedade.

Mas, arte é outra coisa :ok:

Arte  envolve mais expressao, e fotografia  comunicacao, mas acredito que algumas fotografias se aproximam mais da arte, da expressao, outras um pouco menos,  muda um pouco a turma envolvida,  e a percepcao. O que nao tira o valor, mas tem coisas um pouco diferentes. Mas a literatura também é arte. Concordo que algumas coisas sao dificeis de atingir, e que bom que sao.


« Última modificação: 06 de Dezembro de 2020, 11:26:26 por Leonardo Tonin »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 06 de Dezembro de 2020, 11:27:58

Não vejo relação entre retrarar a história de Cristo (Rafael, Titan), etc.. com sair fotografando gente pobre e suja nas ruas  :ok:

Creio que o pobre prefere ser retratado limpo e arrumado.

A exploração da pobreza é válida para vender jornal mas não vejo como classificar isso como arte.

A explicacao ja dei. Basta querer ler.
E teve muita pobreza, gente suja e mau arrumada nas pinturas passadas sim. Veja os links que mandei.

Existem ótimos trabalhos nessa área e eles não são, necessariamente, a representação da pobreza de forma suja.
Sim, vc tratou de dois assuntos e ambos foram abosrdados distintamente.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2020, 11:33:01 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2020, 11:34:22

Se eu filmar um cara tocando beethoven, eu viro artista ? Não, pois, eu apenas registrei o fato

Se eu fotografar dois caras brigando na Serra Pelada, eu viro artista ? Não. Eu viro jornalista. A língua portuguesa tem esse nome: "jornalismo" para o que eu acabei de fazer. Eu não criei nada. Eu só estava lá naquela hora, trabalhando e registrando os fatos.

Sendo assim nada que usa o mundo como referencia eh arte.
Nesse caso so arte abistrata eh arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2020, 11:42:32
Jornalismo é o que o dicionário da Academia Brasileira de Letras define como jornalismo.

Não está nas nossas mãos inventar palavras que não existem, só para massagear nossos egos.

Nós não vamos mudar o dicionário só porque queremos melhorar nossa auto-estima artificialmente

Uma coisa nao anula a outra.
Da mesma forma que as pinturas nas igrejas renascentistas foram feitas para propaganda politica e hoje chamamos de arte.
Ou da mesma forma que a fotografia de modada conceitual, que eh definida como arte, eh usada em revistas para fins publicitarios.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 06 de Dezembro de 2020, 11:46:12
O pintor não era um apertador de botão  :ok:
Se eh como vc define a sua fotografia tudo bem.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 06 de Dezembro de 2020, 11:53:03

A arte do pintor retratista está no dom de criar tons de cores (até então inexistentes em lojinhas), criar transparências, sombras e tridimensionadilade em planos e, principalmente, em reproduzir a natureza com uma habilidade incomum

A arte do pintor de temas abstratos está na criatividade


Nenhum deles era apertador de botão  :ok:

Ok, se vc define a sua fotografia assim, para mim tudo bem.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 06 de Dezembro de 2020, 11:57:55
Sim, sou jornalista. Não vou criar títulos artificiais para massagear meu ego e querer parecer que sou o que não sou.

Isso, a longo prazo, não dá certo.

Você estána Europa, certo ?

Veja que há muita gente estudando arte em Paris. E eles fazem coisas incríveis.

Ok. Aperte seus botoes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 06 de Dezembro de 2020, 12:03:19
É o que sei fazer


Qual o dom ou talento nisso ?  :D

Claro, tem a composição da foto que leva um peso mas, perto da pintura, da escultura ou da composição de músicas, estamos muito distantes :ok:

Se formos forçar para classificarmos como arte, estaremos tão abaixo deles que não creio que compense  :ok:

Ja foi entendido. Bom aperto de botoes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #26 Online: 06 de Dezembro de 2020, 12:11:50
Me lembro que, quando comecei na profissão, ao ter contato com o pessoal, eu voltei para casa e falei ao meu pai (que tb era fotógrafo):

- Pai, achei estranho, tem um pessoal lá que se acha artista, né ?

Me lembro que meu pai riu  :D e falou:
- É assim mesmo, meu filho.

Pq tem botao? Legal. Abre um topico sobre botoes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 06 de Dezembro de 2020, 12:30:13
Sim  :D

Senão daqui há pouco diremos que um piloto de F1 é artista. Ele pode ter até um dom único ao usar a máquina (automóvel) e um salário milhonário mas, ele ainda é um pitolo de F1  :ok:

Assim como o jornalista tem seu valor de profissão e até tem valor social e histórico ali mas, ele sempre será um jornalista

Ok, ja foi entendido. Somos todos jornalistas pq apertamos botoes.
Abre um topico sobre isso.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2020, 12:31:20 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2020, 12:34:23
Você viu no histórico a quais tipos de fotos eu me refiro ?

Você viu no histórico quais são as fotos com o conceito de foto de jornal ?

Mas vc eh apenas apertador de botao, que diferenca faz? Eh apenas apertar botao. Vc quer ficar inventando nome para apertar botao?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2020, 12:49:44
Evidentente, vc não viu no histórico que concordei com você na qualidade de certos trabalhos fotográficos, diferenciando-os da fotografia de jornal que se limita apenas ao registro de fatos e pobreza

Então leia agora:

Jornalista de verdade eh quem escreve texto explicando fatos, com introducao, desenvolvimento e fim, descrevendo quem, quando onde e pq. Nao tem pra que ficar inventando nome para quem aperta botao.

Quando eu estudei jornalismo eu cheguei em casa e disse para um parente meu, que tambem eh jornalista, que os fotografos la se chamam de foto-jornalistas. Demos risadas.

Comigo nao tem duplo standard. Vc me convenceu que fotografo nao faz arte pq eh apenas apertador de botao. Vc me disse que tambem eh apenas papertador de botao. Pela sua logica vc nao nao eh nada mas apenas apertador de botao. Nao adianta querer me convemcer do contrario agora.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2020, 12:50:08 por C R O I X »