Autor Tópico: Erro 01 - Canon t3i  (Lida 1003 vezes)

mendes.sara2801

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 05 de Dezembro de 2020, 14:42:00
Boa tarde pessoal ! Nova por aqui, cheguei atraves de uma pesquisa no google.

O que ocorre e que minha t3i esta dando erro 01 na lente do kit na abertura 18, e na 50m YN.

Pesquisando achei aqui um poste parecido, e em um dos comentários vi que falaram em colocar fita adesiva nos contatos . Bom fiz assim e funciona, porem perco a trava do foco automático. Tenho que focar manual. 

Minha duvida é que, nesse comentário que eu vi falavam em cabo flat. E ai o que me dizem ? Tem concerto ?
Vale a pena ?



Ps : Não sou profissional, mais amo minha pretinha . Um técnico chegou a dizer que era obturador( ele me disse em ver a camera) meio que mandou eu desistir dela, mais não me conformo 😭😭


Help


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2020, 15:29:21
Vc limpou bem os contatos da baioneta?

O esquisito é estar dando erro com as duas lentes.

Experimenta limpar direitinho os contatos, com borracha escolar, mas que não seja daquela que esfarela adoidado.
Se não resolver, aí é assistência. De preferência, outro que não seja esse adivinhão aí, rsrsrs.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2020, 17:43:12
Tenho uma T3i e já tive esse erro.
Como o Mike comentou, via de regra esse defeito está na objetiva. Limpe os contatos com lápis borracha. Se não resolver, experimente trocar a lente com algum amigo. Se não der erro, já sabes que o defeito está na lente e não na câmera.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2020, 18:54:44
Cara uma dica se o "técnico' falou que é obturador, caia fora. A chance desse cara ser um picareta é enorme. Geralmente na Canon o erro 01, está ligado a um defeito no cabo flat que controla a abertura do diafragma das lentes. No sistema EF (e na maioria das concorrentes também) o motor de autofoco e o motor de abertura são operados de maneira eletrônica pela câmera e lente.

Tente passar uma borracha nos contatos da lente (lembre de tirar os fiascos de borracha, e passar bem de leve) . Teste a lente. Se funcionar ok, senão terá que levar na assistência. Há uma pequena chance do problema ser nos contatos eletrônicos da câmera (perto do encaixe da lente, no corpo da câmera) mas é bem raro de acontecer.

Se fosse problema no obturadora da câmera, ao tirar a foto o mecanismo do obturador ficaria travado ou ficaria parte da imagem preta em cima e em baixo. Portanto obturador com certeza não é.

De toda forma, o ideal seria testar as mesmas lentes em outro corpo de cãmera. Se o defeito aparecer em outra câmera significa que o problema está nas lentes. Caso não aconteça, significa que o problema está em sua câmera.

Fazendo esses testes, recomendo o envio da câmera ao pessoal da Portsar. Eles são uma assistência técnica muito competente.


FernandoSL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2020, 12:23:10
Boa tarde pessoal ! Nova por aqui, cheguei atraves de uma pesquisa no google.

O que ocorre e que minha t3i esta dando erro 01 na lente do kit na abertura 18, e na 50m YN.

Pesquisando achei aqui um poste parecido, e em um dos comentários vi que falaram em colocar fita adesiva nos contatos . Bom fiz assim e funciona, porem perco a trava do foco automático. Tenho que focar manual. 

Minha duvida é que, nesse comentário que eu vi falavam em cabo flat. E ai o que me dizem ? Tem concerto ?
Vale a pena ?



Ps : Não sou profissional, mais amo minha pretinha . Um técnico chegou a dizer que era obturador( ele me disse em ver a camera) meio que mandou eu desistir dela, mais não me conformo 😭😭


Help



Sou leigo mas tambem não entendi o problema aparecer com as 2 lentes que vc testou, visto que, como disseram aqui, geralmente esse código se refere a defeito na lente e não na câmara.  Aconteceu comigo mês passado com uma Tamron 17-50mm zero bala!  Torci muito para ser o cabo flat (custo bem mais em conta), mas a pessoa que a examinou disse-me que o problema era no motor. No meu caso ela vai virar adorno de estante.   :(